ESTUDO APONTA QUE DEPRESSÃO E ESTRESSE PODEM ENFRAQUECER SISTEMA IMUNOLÓGICO E AFETAR EFICÁCIA DA VACINA CONTRA A COVID-19

 

Depressão paterna (Foto: Thinkstock)

Estudos apontam que saúde mental pode afetar resposta do corpo a vacinas (Foto: Thinkstock)

Estudo aponta que depressão e estresse podem enfraquecer sistema imunológico e afetar eficácia da vacina contra a covid-19

Pesquisadores recomendam exercícios físicos e bom sono para melhorar resposta do corpo

Um estudo conduzido por pesquisadores da The Ohio State University alerta que a depressão, o estresse e a solidão podem enfraquecer a capacidade do corpo de desenvolver uma resposta imunológica às vacinas – inclusive a desenvolvida para combater a covid-19, que já começou a ser aplicada em diversos países ao redor do mundo.
“Além do custo físico da covid-19, a pandemia tem um componente de saúde mental igualmente perturbador, causando ansiedade e depressão, entre muitos outros problemas relacionados. Estressores emocionais como esses podem afetar o sistema imunológico de uma pessoa, prejudicando sua capacidade de evitar infecções”, diz Annelise Madison, principal autora do estudo, ao Daily Mail.
Os cientistas revisaram 49 estudos de vacinas em humanos, durante 30 anos. A conclusão a que chegaram é de que as condições de saúde mental podem enfraquecer o sistema imunológico do corpo e diminuir a eficácia de certas vacinas, ao prolongar o tempo necessário para o corpo desenvolver a imunidade, bem como reduzir a duração dessa imunidade. A revisão foi aceita para publicação na revista Perspectives on Psychological Science.

Apesar do efeito que parece quase inevitável em meio ao isolamento causado pela pandemia, a equipe acredita que é possível reduzir esses efeitos negativos com medidas simples, como a prática de exercícios físicos e boas noites de sono – principalmente 24 horas antes de tomar a vacina. Também estão entre as boas práticas para melhorar a eficácia da vacina a meditação, melhora na alimentação e redução no consumo de cigarro.

“Pesquisas anteriores sugerem que intervenções psicológicas e comportamentais podem melhorar a capacidade de resposta à vacina. Mesmo as intervenções de curto prazo podem ser eficazes. Portanto, agora é a hora de identificar aqueles que correm o risco de uma resposta imunológica deficiente e intervir sobre esses fatores de risco”, afirma Madison.

Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/01/estudo-aponta-que-depressao-e-estresse-podem-enfraquecer-sistema-imunologico-e-afetar-eficacia-da-vacina-contra-covid-19.html



Comentários