TIK TOK É UMA "ARMA CHINESA" COMO DIZEM OS EUA

 


Membros do Partido Chinês, incluindo o presidente Xi Jinping, se reúnem em Pequim. (Foto: NICOLAS ASFOURI / AFP via Getty Images)

TikTok é uma ‘arma chinesa’, como dizem os EUA?


Esta sexta-feira (18) marcou um novo patamar na escalada de tensões entre Estados Unidos e China, e tudo isso por causa de um aplicativo de celular: o TikTok, fenômeno principalmente entre usuários jovens, que registram no app, em vídeos curtos, seu cotidiano e danças repetitivas, ao som de trilhas sonoras da geração Z.

Segundo memorando divulgado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, o aplicativo, junto ao WeChat, não poderá mais ser baixado em território americano a partir de domingo (20), e o argumento é pesado. Segundo o governo dos EUA, o TikTok seria parte do “arsenal” do Partido Comunista Chinês para capturar informações estratégicas de cidadãos estrangeiros.


Do comunicado:

"O Partido Comunista da China mostrou que tem os meios e a intenção de usar esses aplicativos para ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos. Cada um coleta vastas faixas de dados de usuários, incluindo atividade de rede, dados de localização e históricos de navegação e pesquisa. Cada um é um participante ativo na fusão civil-militar da China e está sujeito à cooperação obrigatória com os serviços de inteligência do PCCh.”

Assustador, não? Mas você, que tem o TikTok instalado no seu celular, deveria se preocupar com a possibilidade de ter seus dados coletados por um partido político estrangeiro?

Segundo especialistas, o TikTok realiza sim coletas de dados de seus usuários, mas de forma não muito diferente da maioria dos outros apps instalados no seu smartphone. Desde que o ex-agente da CIA Edward Snowden revelou o esquema de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, o mundo sabe que as comunicações, inclusive acesso a dispositivos, câmeras e outras informações, são constantemente monitoradas por essas agências estatais, que realizam o armazenamento e a “leitura” desses dados em busca de vantagens estratégicas políticas.

Ou, como no caso do Facebook, os seus dados – de navegação, por exemplo – serão lidos e interpretados para vender anúncios para você, de forma tão precisa e inteligente que até parece que há alguém ouvindo suas conversas (e às vezes essas empresas nos ouvem, mesmo, como já foi revelado no caso de dispositivos como a Alexa da Amazon e o Home do Google).

Ou seja, o caso do TikTok não é tão diferente do que ocorre com a maioria das grandes empresas de tecnologia. A questão é, portanto, mais política. Em um cenário de crescente tensão entre os Estados Unidos e China, um app com a popularidade do TikTok pode se tornar mesmo uma valiosa “mina” de informações para um governo visto muitas vezes, por governos ocidentais, como “inimigo”, e por isso o movimento brusco de Trump contra os apps chineses.

Agora, se você se preocupa com a sua privacidade, e se importa com o que todas as empresas (não apenas a Bytedance do TikTok) têm feito com seus dados pessoais, é uma boa hora de revisar o seu uso de todos esses apps, e entender melhor como eles têm usado suas informações, seja para ganhos políticos ou econômicos.

Fonte:https://br.yahoo.com/financas/noticias/o-tik-tok-e-afinal-uma-arma-chinesa-como-dizem-os-eua-152335459.html



Comentários