GUIA DE ORGANIZAÇÃO: COMO HIGIENIZAR E ARRUMAR O LIVING E O ESCRITÓRIO

 Guia de organização: como higienizar e arrumar o living e o escritório (Foto: Reprodução)

Guia de organização: como higienizar e arrumar o living e o escritório. Na imagem, sala de estar assinada pela H&M

Guia de organização: como higienizar e arrumar o living e o escritório

Experts em limpeza e organização indicam como limpar e reorganizar a sala de estar, sala de jantar, varanda e home office

Após o descarte realizado no living e escritório, chegamos à quarta etapa do Guia de Organização: a limpeza, higienização e reorganização da sala de estarsala de jantarvaranda e home office.

Fique atento, pois nesta etapa algumas receitas para higienização repetem-se a cada cômodo. E lembre-se: antes de iniciar a faxina, abra todas as janelas e portas para que os ambientes fiquem arejados.  

Limpeza da sala de estar 
Para iniciar a faxina da sala de estar, a personal organizer Livian Tamaso, parceira da Maria Brasileira, junto com João Pedro Fidelis, especialista técnico da rede de franquias multisserviços, indicam a ordem correta da limpeza. Confira o passo a passo.

1. Retire os tapetes
2. Afaste o sofá
3. Retire as almofadas
4. Inicie limpando as janelas
5. Aspire sofá, poltronas e artigos estofados
6. Retire pó dos objetos
7. Finalize com o piso

Higienização da sala de estar
Para higienizar o tapete misture um copo de água com um copo de vinagre. "Basta molhar um pano na solução, torcê-lo bem e passar sobre todo o tapete", indica o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria. 

Nos sofás e estofados, espalhe bicarbonato de sódio por todo o móvel e deixe por aproximadamente 15 minutos. Depois é só passar o aspirador com filtro HEPA para remover o produto. "Esta receita pode ser utilizada também nos tapetes e carpetes", explica o Dr. Bactéria. 

Se você tem pets em casa, o biomédico indica enrolar uma fita adesiva na mão, deixando a superfície colante para fora, e passar pelos estofados para retirar os pelos dos animais. Já para higienizar controles remoto, basta passar um pano com álcool isopropílico, o produto é encontrado em lojas para eletrônicos e evita a oxidação dos aparelhos. 

Reorganização da sala de estar
Após a limpeza, chegou a hora de reorganizar a sala de estar. Lembre-se de manter ali apenas o que é realmente utilizado no cômodo e priorizar o conforto e a boa circulação. Em relação aos objetos de decoração, Micaela Góes, personal organizer e apresentadora do canal GNT, explica em seu livro 'Santa Ajuda' (ed. Globo Estilo) que o excesso de enfeites também passa sensação de bagunça e alerta: "Pessoas não são objetos. Você não precisa guardar todas as lembranças de um amigo ou parente para se lembrar dele".

Por fim, atente-se aos fios neste espaço. Vale escondê-los atrás de móveis e painéis e evitar ligar muitos aparelhos em uma única tomada. 

Guia de organização: como higienizar e arrumar o living e o escritório (Foto: Reprodução)

Ambiente assinado pelos designers de interiores Emil Humbert e Christophe Poyet, do estúdio Humbert & Poyet

Limpeza da sala de jantar
A ordem da faxina segue o mesmo checklist do estar, sugerido por Tamaso e Fidelis, adicionando o louceiro. "A sala de jantar deve estar sempre pronta para receber reuniões que nem sempre serão programadas, por isso, atenção máxima", indica a personal organizer parceira da Maria Brasileira.

Higienização da sala de jantar
As receitas caseiras indicadas pelo Dr. Bactéria para a higienização do estar podem ser repetidas no jantar também. Além delas, misture 1 litro de água com 10 gotas de detergente neutro e uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio para limpar o piso do ambiente.

Reorganização da sala de jantar 
Na sala de jantar, a atenção volta-se ao louceiro, que pode ser um cristaleira, buffet ou aparador. Ali, as peças devem estar sempre bem organizadas e limpas para facilitar na hora das refeições.

Guia de organização: como higienizar e arrumar o living e o escritório (Foto: Reprodução)

Projeto assinado pelos designers de interiores Ben May e Claire Zinnecker.

Limpeza da varanda
O passo a passo para a faxina da varanda sugerido por Tamaso e Fidelis.

1. Retire os móveis do ambiente
2. Inicie pela limpeza dos vidros
3. Sofá, poltronas e outros estofados devem ser aspirados
4. Retire o pó dos objetos
5. Verifique se os vasos de plantas estão aguados e limpos
6. Finalize com a limpeza do piso

Reorganização da varanda
O primeiro passo para organizar a varanda é delimitar o espaço dado para cada função e criar o armazenamento necessário. "Quando utilizada como brinquedoteca, por exemplo, pode colocar estantes para separar o ambiente e acomodar os brinquedos. Já na área gourmet, monte um espaço de armazenamento fácil para ter tudo o que precisa para servir os convidados", indica a personal organizer Carol Rosa.

Guia de organização: como higienizar e arrumar o living e o escritório (Foto: Reprodução)

Ambiente assinado por Dorothée Meilichzon no hotel Panache

Limpeza do escritório
"Escolha um dia mais tranquilo para limpeza do escritório. São inúmeros objetos, muitas vezes pequenos e que necessitam de atenção e cuidado", alerta Tamaso. 

1. Inicie a limpeza pelos vidros
2. Armários devem ser limpos por dentro e por fora
3. Retire o pó, seguindo a recomendação de uma prateleira ou então uma gaveta por vez
4. Para retirar o pó dos livros faça a limpeza um a um
5. Limpe monitores e outras telas
6. Cadeiras: assento, encosto e apoio dos braços devem estar limpos. Verifique a condição das rodinhas, caso tenha!
7. Aspire artigos estofados
8. Finalize com o piso.

Higienização do escritório
No escritório, a receita caseira para limpar o piso da sala de jantar pode ser utilizada para higienizar chão, bancadas e armários do escritórios. "Já os eletrônicos devem ser limpos com pano umidecido com álcool isopropílico", explica o Dr. Bactéria.

Reorganização do escritório
"Evite deixar sua mesa muito cheia coloque apenas itens como bloco ou agenda de anotações, computador e um porta lápis", indica a personal organizer Carol Rosa. Os itens de estoque podem ser armazenados em um gaveteiro. 

"Crie um local para entrada de todos os documentos novos e correspondências que precisam ser checados. Isso ajuda a saber realmente qual o trabalho pendente e definir para todos onde acomodar algum papel novo que chegue", explica Carol Rosa. Em seguida, defina outro local ou pasta para todos os documentos que já foram lidos, resolvidos ou pagos evitando de misturar com os pendentes. E lembre-se de revisar os novos documentos a cada quinze dias ou um mês.

Fonte:https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2020/05/guia-de-organizacao-como-higienizar-e-arrumar-o-living-e-o-escritorio.html


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