INSTITUTO INKIRI -ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA EM PIRACANGA - BAHIA

Inkiri é um lugar de realização de sonhos e colocá-los em prática tem tudo a ver com o nosso impacto socioambiental. Todas as nossas ações acontecem em mais de 25 projetos que compõem uma organização comunitária sem fins lucrativos chamada de Instituto Inkiri. Assim, os recursos movimentados aqui são reinvestidos em nossas atividades de transformação.

Todos os anos recebemos a visita de cerca de 2 mil pessoas que vêm das mais diversas partes do mundo para participar dos nossos cursos, retiros e programas de imersão, ou simplesmente para conhecer o que estamos fazendo por aqui nas práticas que englobam nossos pilares: Natureza, Comunidade, Criação, Crianças, Artes, Autoconhecimento e Alimentação (Saiba mais sobre nossos pilares aqui). 
Tudo o que desenvolvemos busca o crescimento integral do ser humano a partir de uma visão ecológica e socialmente responsável.
Para nós, a espiritualidade e o autoconhecimento também estão intimamente ligados ao nosso impacto no mundo. Por isso, também sustentamos a Escola da Aura, uma das principais referências do mundo no ensino e propagação da técnica.
Instituto Inkiri Archives - Inkiri Piracanga

SER Inkiri

Nosso programa SER Inkiri (Serviço, Empoderamento e Realização) permeia tudo o que fazemos. Ele é um programa com o objetivo de fomentar o envolvimento direto das pessoas em suas comunidades com atividades ligadas à educação, ao cuidado com o meio ambiente, à geração de renda e protagonismo – como práticas de comércio responsável e desenvolvimento de relações econômicas mais humanas – e à criação de condições para a vivência plena da infância.

Apoie a Instituto Inkiri Piracanga com suas compras online | Polen

Programa Propósito em Ação

O PPA (Programa Propósito em Ação) é uma maneira de possibilitar que as pessoas se conectem com seu propósito de vida, contribuindo também para o desenvolvimento de um propósito maior que une todas as pessoas ao Instituto Inkiri. O apoiador vinculado ao PPA tem a oportunidade de desenvolver seus dons e talentos através dos nossos projetos e receber uma bolsa-auxílio por sua atividade e o acesso gratuito a cursos como Reiki Essencial 1, Meditação das Rosas, Criação de Abundância e Economia Comunitária, Práticas Ecológicas, entre outros que auxiliam em seu autoconhecimento e empoderamento para tornar-se agente de transformação.

Banco, moeda e sistema administrativos próprios

Aqui em Inkiri também mantemos uma economia muito própria, que possui até um banco comunitário, uma moeda local e um sistema administrativo diferenciado, a Floresta de Projetos.
O Banco Inkiri, nosso banco comunitário, é o projeto responsável por fortalecer a economia local. Ele gerencia todos os fundos dos projetos comunitários, intermedeia as transações entre os projetos e seus apoiadores e administra as contas dos participantes e a circulação de Inkiri – uma moeda complementar ao Real que nasceu limpa de programas como escassez, manipulação, poder e acúmulo.
A Floresta de Projetos é o modo como nos organizamos. O sistema foi inspirado na natureza e nele os projetos são as árvores. Eles nascem de um sonho, que é como uma semente. Eles germinam, lançando as primeiras folhas e raízes. Como na natureza, os projetos podem se tornar qualquer planta, seja grande ou pequena, mas para isso é necessário tempo, amor e dedicação. Neste sistema, as pessoas integram uma organização simples, flexível e representam as partes das plantas e são raízes, troncos, galhos, folhas e flor.

Responsabilidade

Temos também uma frente de atualização ecológica, formada pelos projetos da Natureza Inkiri. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento de:
  • Sistemas de tratamento das águas
  • Construção e manutenção de banheiros secos, casas e estruturas bioconstruídas
  • Compostagem e manejo de resíduos
  • Plantio e jardinagem
  • Criação e preservação de agroflorestas
  • Produção de biodegradáveis (higiene e limpeza)
  • Cursos de formação de agentes de design ecológico

Sustentabilidade na prática

Para se ter ideia dos impactos positivos das nossas ações, em menos de uma década, recuperamos o equivalente a 100 campos de futebol de solo e mata, e plantamos mais de 40 espécies de árvores frutíferas.
Com os sistemas naturais de tratamento de água e banheiros secos, estimamos a preservação de 8 milhões de litros de água potável livres de contaminação no lençol freático. Ainda mantemos uma APP (Área de Preservação Permanente) de 90 hectares, com uma variedade enorme de plantas e animais silvestres.

Ações de Internalização de custos


Antes e depois Piracanga
Imagem de satélite de como era o terreno em 2001 (explorado por uma fazenda de cocos) e como ficou depois em 2015 (abrigando o Centro Inkiri, a floresta protegida e terrenos da ecovila)

Nós assumimos os custos do nosso impacto socioambiental. Veja algumas das nossas práticas que refletem isso:
  • Gestão de resíduos, que passa pela reutilização de materiais, encaminhamento para reciclagem e compostagem.
  • Transformação dos resíduos não-recicláveis em ecotijolos de garrafas PET, usados nas obras da bioconstrução.
  • Utilização de painéis de energia solar em todas casas de Inkiri Pirancanga.
Aqui em Inkiri, também fazemos parte do Programa Turismo CO2 Legal, em parceria com o Movimento Mecenas da Vida, uma ONG (Organização Não-Governamental) que atua com a compensação de emissões de gás carbônico (CO2) há uma década. Isso significa que ao ficar acomodado ou participar de algum dos cursos, retiros ou programas de residência do Centro Inkiri Piracanga, o visitante paga uma Taxa de Pegada Ecológica no valor de R$ 15, revertida na “neutralização do carbono”, como é conhecido esse processo. Entenda como funciona aqui.

Educação inovadora de crianças e jovens

A Escola Inkiri é uma instituição de ensino parceira do Gaia Education e que busca expandir o acesso ao conhecimento aplicado e estudado por aqui. Em 2016, foi reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) em inovação e criatividade.
Seus educadores integram a formação Gaia Escola Inkiri, ao lado da Eco-habitare (do educador José Pacheco), e participam da articulação com o poder público na Península de Maraú para a formação de uma educação mais humana.

Serviço e Comunidade

Apoio e Orientação

Também apoiamos o desenvolvimento social de comunidades, como é o caso do Caubi, o povoado mais próximo de Inkiri. Esse trabalho inclui consultorias jurídicas e financeiras, apoio de comunicação para os projetos do povoado, estímulo ao consumo da produção local, entre outros.

Parcerias

Outra maneira de gerar impacto social regional direto é por meio dos convênios e parcerias com a administração pública – como a organização, fiscalização, acompanhamento e engajamento para a melhoria de estradas e da mobilidade na região da Península de Maraú (BA), da coleta de resíduos sólidos, segurança e preservação ambiental dessa localidade. O trabalho é feito pela proximidade e diálogo com os gestores públicos locais.

Conheça o Sonho e a Comunidade Inkiri

Fonte:https://piracanga.com/instituto-inkiri?


Uma nova Educação começa pelo autoconhecimento - Inkiri Piracanga

Comentários