CONHEÇA A FAMOSA FLORESTA DE BAMBUS DE KYOTO NO JAPÃO


Arashiyama: florestas de bambu, templos e vilas históricas | Qual ...

Conheça a Famosa Floresta de Bambus, além de outras atrações imperdíveis no distrito de Arashiyama, em Kyoto



A famosa floresta de bambu é uma das principais atrações turísticas de Kyoto, Japão. Sagano Bamboo Forest está localizada em Arashiyama, que por si só é uma beleza cênica e imprescindível no itinerário de turistas de todo o Japão e de diferentes países do mundo.
O bosque de bambus cobre uma área de 16 quilômetros quadrados. É um dos ambientes naturais mais bonitos de todo o Japão, não apenas por causa de sua beleza natural, mas também por causa do som que o vento faz quando sopra através do denso bambuzal.
Há alguns anos, o Ministério do Meio Ambiente incluiu a Floresta de Bambu de Sagano em sua lista das “100 paisagens sonoras do Japão” – uma seleção de ruídos cotidianos destinados a incentivar os habitantes locais a parar e apreciar a música da natureza.
Outra curiosidade interessante ocorreu por volta dos anos de 1870, quando o inventor Thomas Edison procurava um bom bambu como material para fazer o filamento de sua lâmpada, o governador de Kyoto recomendou duas fontes de bambu e Edison usou uma delas.

Um templo ‘importante’ e a antiga casa de uma estrela de cinema

Templo Tenryu-ji, Kyoto (Pixabay)
Em frente à entrada da Floresta de Bambu fica o portão norte do Templo Tenryu-ji, um Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos Kyoto-gozan – cinco principais templos de Kyoto.
Isso não foi coincidência. No Japão, há diversos santuários xintoístas e templos budistas que estão situados perto de bosques de bambu, pois estes são vistos como um instrumento capazes de afastar o mal, enquanto o bambu é visto como um símbolo de força.
Construído no século XIV por um shogun em homenagem à morte do imperador do Japão, Tenryu-ji possui um dos mais incríveis jardins zen do país e hoje é a sede da Escola Rinzai de Zen Budismo, fundada pelo monge Myōan Eisai, após seu retorno da China em 1191.
Okochi Sanso Garden, Arashiyama, Kyoto
Okochi Sanso Garden, Arashiyama, Kyoto
No outro extremo da trilha da Floresta de Bambu fica a Okochi Sanso Garden, que é na verdade, a antiga casa do falecido astro de cinema mudo, Denjiro Okochi.
Há um enorme complexo de jardins com plantas e árvores que florescem nas quatro estações do ano, além de um templo, casa de chá e museu que destacam a vida de Denjiro. Confira abaixo algumas das principais atrações que podem ser encontradas em Arashiyama:

1. Arashiyama

Arashiyama, Kyoto, Japan
Arashiyama por si só é um local incrível para se conhecer, abençoada por um cenário natural de tirar o fôlego. O nome “Arashiyama” significa literalmente “Montanha da Tempestade”.
Arashiyama está localizado a oeste da província de Kyoto e nas encostas da montanha Arashiyama, do outro lado do rio Ōi. Além do belo cenário natural, o distrito de Arashiyama é considerado um dos principais locais históricos e culturais do Japão.

2. Floresta de bambu

Arashiyama bamboo forest, Kyoto
Existem muitas atrações turísticas em Arashiyama, mas a Floresta de Bambu de Sagano é a mais famosa de todas. Trata-se de um bosque de plantas altas de bambu cuidadosamente plantadas. Estradas sinuosas cruzam e atravessam a floresta. Entrar nesta floresta é como chegar a um mundo totalmente novo, calmo, sereno e de uma beleza singular!
O local é extremamente agradável para uma caminhada ou passeio de bicicleta. Se você está à procura de visitas guiadas, existem diferentes agências de turismo que oferecem esse tipo de serviço, com guia turístico. Os bosques são particularmente atraentes quando uma brisa leve faz com que os altos caules de bambu movimentem-se suavemente para frente e para trás.

3. Ponte Togetsukyo

Togetsukyo Bridge, Arashiyama, Kyoto (wikimedia commons)
Ponte Togetsukyo (“Ponte do cruzamento da lua”) é o marco mais icônico de Arashiyama. Foi originalmente construído durante o período Heian (794-1185) e mais recentemente reconstruído na década de 1930. A ponte fica particularmente atraente em combinação com a montanha arborizada ao fundo, especialmente durante a mudança de cores no outono.

4. Cruzeiro no Rio Hozu

Kameyama-koen Park, Arashiyama, Kyoto
Se você está visitando Arashiyama e não fez um cruzeiro no rio Hozu, não experimentou Arashiyama em toda a sua magnitude. O cruzeiro no rio é imperdível para os turistas, especialmente no outono. O rio é cercado por florestas e montanhas de ambos os lados.
Partindo de perto da estação JR Kameoka, o Hozu River Boat Tour é uma viagem de duas horas de duração que leva os passageiros em barcos pelo sinuoso Rio Hozu, descendo até a Ponte Togetsukyo. Os barcos acomodam 25 pessoas e são aquecidos no inverno.

5. Floresta do quimono

Arashiyama-Floresta do quimono
Arashiyama não é famosa apenas por causa da Floresta de Bambu, mas também pela magnífica Floresta de Quimonos. A Kimono Forest está localizada na Estação Randen Arashiyama, que fica ao lado da rua principal de Arashiyama, perto do Patrimônio Mundial da UNESCO, o Templo Tenryu-ji e é composta por cerca de 600 pilares em forma de cilindros.
Cada um dos pilares de 2 metros de altura é coberto com fibra acrílica. Dentro de cada pilar encontramos uma grande variedade de cores e padrões, feitos com tecido tingido usando a técnica tradicional de Kyo-Yuzen, um estilo de tingimento e impressão usado para criar o quimono Yuzen. À noite, os pilares ficam magicamente iluminados. A entrada é gratuita.

6. Templo de Gioji

O templo de Gioji é outra atração turística favorita de Arashiyama. O pequeno templo é famoso por sua história. Este é o lugar onde duas irmãs se converteram ao budismo. O jardim de musgo ao lado do templo é tão bonito que ninguém deve perder uma visita a este lugar.

7. Passeio de riquexó

Passeio de riquexó, Arashiyama, Kyoto, Japan Photo by Mariamichelle
Você já andou de riquexó? É super divertido! Caso ainda não, Arashiyama é o lugar perfeito para passear nos tradicionais riquixás japoneses! Você pode fazer um passeio pelo distrito, também pode fazer um passeio dentro da Floresta de Bambu. É uma autêntica experiência japonesa que ninguém deve perder durante sua passagem por Arashiyama.

8. Pesca de corvos-marinhos (Ukai)

O rio Hozu em Arashiyama é um dos cerca de uma dezena de rios no Japão, onde o ukai, um método tradicional de pesca que usa corvos marinhos, é praticado de julho a final de setembro. Os turistas podem observar o evento a partir de embarcações ou em terra firme.
Os corvos marinhos são treinados para capturar peixes de rios como o peixe-doce (ayu). Esse tipo de pesca milenar, é praticado há mais de 1300 anos no Japão.

9. Sagano Scenic Railway

Sagano Scenic Railway
Ferrovia Panorâmica Sagano percorre sete quilômetros de Arashiyama até Kameoka, principalmente ao longo do rio Hozu. Os trens viajam a uma velocidade máxima de cerca de 25 km / h durante cerca de 25 minutos de viagem, para que os passageiros possam ter a oportunidade de apreciar todos os detalhes magníficos que a paisagem oferece.

10. Templo Otagi Nenbutsu-ji

Templo Otagi Nenbutsu-ji, Arashiyama, Kyoto, Japão
Não se sabe por que, o fantástico Templo Otagi Nenbutsu-ji é estranhamente esquecido pela maioria dos turistas, talvez por ser um pouco mais distante da maioria das atrações. A cerca de 30 minutos a pé da Floresta de Bambu Sagano, este templo possui mais de 1.000 pequenas estátuas rakan de pedra feitas de 1981 a 1991 durante a reconstrução do templo.
O templo está localizado no final da rua preservada Saga-Toriimoto. Foi fundado no início do século 9, quando o famoso monge Kobo Daishi colocou estátuas de pedra em homenagem às almas dos mortos. A maioria das estatuas posa serenamente, coberta por uma camada verde de musgo. Algumas são bem divertidas como uma que segura uma raquete de tênis.

ARASHIYAMA: FLORESTAS DE BAMBU, TEMPLOS E VILAS HISTÓRICAS



Quioto é o lugar ideal para conhecer a cultura milenar do Japão. A cidade, que foi a capital imperial do país, guarda tesouros históricos, templos e santuários centenários, belíssimos palácios, jardins floridos e uma refinada gastronomia “kaiseki”.
No entanto, é em Arashiyama que estão as mais lindas atrações de Quioto, como a Floresta Sagano Bamboo. O bairro é bem residencial e agradável, principalmente se visitado durante o final começo a da primavera e durante o outono, e desde o período Heian – por volta de 710 – é uma área famosa devido seus cenários naturais, onde os nobres iam para descansar.
A ponte Togetsukyo é o centro da cidade, onde ficam os melhores restaurantes, hotéis e pousadas, além de ser muito próxima da estação de trem. O Parque dos Macacos de Itawayama fica bem pertinho da ponte, onde os bichinhos circulam livremente e vale muito a pena a visita.
Foto via iStock por 7maru
Foto via iStock por 7maru
O templo de Tenryuji, considerado um dos cinco grandes Templos Zen de Quioto, foi erguido em 1338, durante o império de Go-Daigo e é o maior de Arashiyama, além de ter sido incluso na lista de Patrimônio Mundial da Unesco. Os visitantes podem fazer trilhas pelos jardins que ficam ao redor do santuário.
Foto via iStock por bennymarty
Foto via iStock por bennymarty
Outro templo que vale uma visita é o de Otagi Nenbutsuji. Apesar de ter sido construído a pouco tempo, no final dos anos 80 e início dos anos 90, Otagi Nenbutsuji ficou bastante famoso devido as 1.200 estátuas de pedra rakan, que representam os devotos e discípulos de Buda.
Foto via iStock por fazon1
Foto via iStock por fazon1
Sagano Bamboo é a grande atração da cidade. Saindo a partir da estação de trem de Arashiyama Hankyu, a floresta de bambus fica a 15 cerca de minutos a pé. Logo na entrada, há um lindo túnel de bambus e que segue por dentro do bosque.
Foto via iStock por the.epic.man
Foto via iStock por the.epic.man
Os visitantes podem fazer o percurso a pé ou de bicicleta, enquanto aproveitam a incrível paisagem. Caso bata um cansaço, dentro da floresta existem jinrikisha, uma riquixá – espécie de carroça – puxada por uma pessoa. Apesar da pratica ter sido banida em muitos lugares, devido à preocupação com os trabalhadores que puxam as riquixás, ainda é bem comum em Arashiyama.
No fundo dos bosques de Sagano Bamboo está a encantadora Vila Okochi Sanso, onde morou o popular ator Okochi Denjiro, que ficou reconhecido ao interpretar papéis em “jidaigeki” e ”chambara”, filmes de época com muitas cenas de lutas de espadachins.
Okochi Sanso possui diversos jardins e edifícios diferentes, incluindo alojamentos e casas de chá. A entrada nas casas não é permitida, o ingresso inclui um estudo sobre a era Momoyama e chá verde matcha com um lanche.
Texto por Agência com edição de Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock tawatchaiprakobkit

Arashiyama, floresta de bambus e Fushimi Inari | KYOTO



Comentários