MEDOS: ORIGEM E COMO SUPERÁ-LOS – PARAMAHANSA YOGANANDA


Medos: Origem e como Superá-los – por Paramahansa Yogananda

MEDOS: ORIGEM E COMO SUPERÁ-LOS – POR PARAMAHANSA YOGANANDA

Postado por Carolina Conti* | 12 set, 2019 | MeditaçãoYoga 

Medo de escuro, de fazer exames, da morte, de ficar sozinho…

São tantos os medos que nos assolam, sobretudo porque eles aparecem de forma consciente e são reforçados na medida em que os repetimos mentalmente, potencializando sua ação em nós.
Sabendo da força de nossos pensamentos, Yogananda nos convida a fazer o contrário: focar naquilo que é oposto ao medo para, assim, ir criando caminhos cerebrais aos quais podemos recorrer quando estivermos em uma situação desafiadora.
“O medo de fracassar ou de ficar doente se cultiva quando se remoem esses pensamentos na mente consciente até eles fincarem raízes no subconsciente e finalmente na superconsciência.4 Em seguida, os temores arraigados superconsciente e subconscientemente começam a germinar e a preencher a mente consciente com as plantas do medo, que não são tão fáceis de destruir quanto teriam sido os pensamentos originais. Afinal, essas plantas produzem frutos venenosos que levam à morte. (…) Arranque-os de dentro de você concentrando-se poderosamente na coragem e deslocando sua consciência para a absoluta paz de Deus em seu interior.” 
Paramahansa Yogananda, Onde Existe Luz
Quando apontamos a seta para o alto, para o Criador, passamos a enxergar as coisas de uma outra forma. Se, antes, o temor e a insegurança tomavam conta do nosso coração, agora, a certeza de que tudo está ocorrendo de acordo com a vontade de Deus e de que ele, onipresente, está nos amparando a todo momento, o medo se esvai. Torna-se parte do chamado filme cósmico a que Yogananda se referia, fazendo alusão à vida e a comparando a uma trama cinematográfica, a qual devemos apenas assistir, sem se identificar com ela, com o olhar de alguém que supera a matéria.
“Seja qual for o seu temor, desvie sua mente dele e entregue o caso a Deus. Tenha fé Nele. Muito do sofrimento se deve somente às preocupações. Por que sofrer agora se a doença ainda não chegou? Uma vez que a maioria de nossas doenças é provocada pelo medo, se você abandonar o medo estará imediatamente livre. A cura é instantânea. Todas as noites, antes de dormir, faça a seguinte afirmação: “O Pai Celestial está comigo; estou protegido”. Mentalmente envolva-se com o Espírito. (…) Você sentirá Sua maravilhosa proteção.”
Paramahansa Yogananda, Onde Existe Luz 
“Enquanto mantiver sua consciência em Deus, você jamais sentirá medo. Todos os obstáculos serão superados pela coragem e pela fé.”
Paramahansa Yogananda, Onde Existe Luz
O medo vai ter sempre foco no futuro ou no passado. Um trauma, por exemplo, é algo que está arraigado no fundo de nosso ser e, dado um gatilho específico, essa lembrança vem à tona com força total, como se revivêssemos aquilo que tanto nos machucou. Sobre o foco no futuro: me conta quantas e quantas vezes você não sentiu medo de algo que estava para acontecer?
Pois é, o fato de estarmos sempre transitando por esses tempos inalcançáveis, faz com que a gente se distraia daquilo que é realmente importante: viver o presente.
“Esqueça o passado, porque ele já escapou a seu controle! Esqueça o futuro, porque está além de seu alcance! Domine o presente! Viva agora de maneira supremamente boa! Isso apagará completamente a escuridão do passado e obrigará o futuro a ser brilhante! Esta é a maneira de ser do sábio.” 
Paramahansa Yogananda, Onde Existe Luz
A principal ferramenta para nos trazer de volta para onde efetivamente estamos, para Paramahansa Yogananda, é – sem dúvida – a meditação. Com ela, encorpamos nosso cofre de energia para que – nos momentos difíceis – possamos buscar ali os recursos de que precisamos para superar qualquer obstáculo.
“Se estiver sempre emitindo cheques sem nada depositar na sua conta bancária, você acabará sem dinheiro. O mesmo acontece com sua vida. Sem depósitos regulares de paz na conta da vida, vai faltar vigor, calma e felicidade. Você será por fim levado à falência – emocional, mental, física e espiritual. Mas a comunhão diária com Deus reabastecerá permanentemente seu saldo bancário interno.”
Paramahansa Yogananda, Onde Existe Luz
Disse Yogananda, certa vez: “Não se pode controlar a mente pela mente, só se pode controlar a mente pela respiração.”. 
Quais as chaves, então, para que – na hora em que o medo bater à porta – possamos superá-lo?
“O medo vem do coração. Se alguma vez você se sentir dominado pelo medo de alguma doença ou acidente, deve inspirar e expirar profunda, lenta e ritmicamente várias vezes, relaxando  a cada expiração. Isso ajuda a normalizar a circulação. Se o seu coração estiver realmente calmo, você não sentirá medo algum.” 
Paramahansa Yogananda, Viva Sem Medo
Mais uma vez, trazendo para cá a importância de firmarmos nossos pensamentos no Bem, faz-se presente. Em uma outra passagem do livro Viva Sem Medo, Paramahansa Yogananda, nos alerta sobre os efeitos nocivos dos pensamentos que incorrem no erro de se estabelecerem, apenas, naquilo que nos fez mal. E ele diz, também, que tomados por esses sentimentos, nos colocamos mais vulneráveis às doenças.
“A consciência da dor desperta a ansiedade no coração; por isso, o medo depende de alguma experiência prévia – talvez um dia você tenha caído e quebrado a perna, e daí aprendeu a temer a repetição dessa experiência. Quando você abriga esse tipo de apreensão, a vontade e os nervos paralisam-se, e você pode realmente cair outra vez e quebrar a perna. Além disso, quando o coração fica paralisado de medo, sua vitalidade diminui, dando aos germes nocivos a oportunidade de invadir seu corpo.”
Paramahansa Yogananda, Viva Sem Medo
Entregue tudo a Deus:
“Seja qual for o seu medo, desvie a mente dele e entregue o caso a Deus. Tenha fé Nele. Grande parte do sofrimento é devido apenas às preocupações. Para que sofrer agora, se a doença ainda não chegou? Uma vez que a maioria de nossos males é provocada pelo medo, se você rejeitá-lo, estará imediatamente livre. A cura é instantânea.”
Paramahansa Yogananda, Viva Sem Medo
Uma dica de afirmação para fazer à noite:
“Todas as noites, antes de dormir, afirme: “O Pai Celestial está comigo, estou protegido”.  Mentalmente, sinta-se envolvido pelo Espírito e por Sua energia cósmica, e pense: “Qualquer germe que me atacar será eletrocutado”.  Cante Om três vezes, ou a palavra “Deus”. Isso o protegerá. Você sentirá Sua maravilhosa proteção. Não tenha medo. É a única maneira de ser saudável. Se comungar com Deus, a verdade Dele fluirá para você, e aí você saberá que é uma alma imperecível.”
Paramahansa Yogananda, Viva Sem Medo
Essas frases, ditas de forma repetida: primeiro em voz alta, depois em um tom mais baixo, em terceiro lugar como um sussurro e, por último, mentalmente – até que se tenha internalizado esse ensinamento, são um poderoso remédio às nossas angústias e preocupações, ensina Yogananda. Fazê-las cotidianamente é como reprogramar a mente, tornando-a viva apenas para aquilo que nos convida ao desenvolvimento.
Mas veja, também, esse exercício, que interessante:
“Sempre que sentir medo, coloque a mão sobre o coração, junto à pele; esfregue da esquerda para a direita e diga: “Pai, eu sou livre. Apaga este medo do rádio de meu coração.” Assim como você apaga a estática num rádio comum, se esfregar continuamente o coração da esquerda para a direita e concentrar-se constantemente na ideia de que deseja eliminar o medo, este desaparecerá, e então você vai experimentar a alegria de Deus.” 
Paramahansa Yogananda, Viva Sem Medo
Em sua Autobiografia, Yogananda fala a respeito do poder mental de seu mestre Sri Yukteswar, que lhe inspirava por meio da sabedoria a respeito da medicina natural/espiritual:
“A saúde de Sri Yukteswar era excelente: nunca o vi doente. Para demonstrar respeito por um costume secular, permitia a seus estudantes consultar um médico, se desejassem. Dizia: “Os médicos deveriam realizar o seu trabalho de cura aplicando as leis de Deus à matéria.” Mas louvava a superioridade da terapia mental, repetindo com frequência: “A sabedoria é o maior depurativo”. Dizia aos chelas: – O corpo é um amigo traiçoeiro. Deem-lhe o que é devido, nada mais. Dor e prazer são transitórios; suportem com serenidade todas as dualidades, tentando, ao mesmo tempo, colocar-se fora do alcance da influência delas. A imaginação é a porta pela qual entram tanto a enfermidade quanto a cura. Desacredite na realidade da doença, mesmo quando estiver doente; um visitante ignorado baterá em retirada! O Mestre tinha muitos médicos entre seus discípulos. Dizia-lhes: – Os que estudaram fisiologia deveriam ir além e investigar a ciência da alma. Uma sutil estrutura espiritual se oculta atrás do mecanismo físico.” 
Paramahansa Yogananda, Autobiografia de um Iogue 
Importante: se a gente coloca na mente que somos saudáveis, vamos “batendo o éter”, como dizia esse querido Mestre, para construir isso em nossas vidas:
“Um corpo descontraído e tranquilo conduz à paz mental. “
Paramahansa Yogananda, Paz Interior
“Estados psicológicos perturbadores podem ser aliviados substancialmente pela remoção consciente de sua manifestação fisiológica externa. Frequentemente o medo faz com que você cerre os punhos e incline a cabeça ligeiramente para diante, e isso certamente causará palpitação do coração. Se você observar essas reações fisiológicas e relaxar as mãos, endireitar o corpo, respirar lenta e profundamente e, em seguida, exalar o alento e ficar sem respirar por tanto tempo quanto seja confortável, concentrando-se na tranquilidade interior do estado sem respiração, sentirá alívio da sensação de medo.” 
Paramahansa Yogananda, Paz Interior
Yogananda explica, em seu livro Afirmações Científicas de Cura, que as afirmações são um poderoso recurso para afastar o fracasso e ele nos convida a fazê-las sobretudo assim que acordar e antes de dormir.
Para finalizar esse artigo, selecionamos mais uma afirmação a fim de que possa se fortalecer e espantar o medo para longe. Lembre-se de procurar um lugar tranquilo, onde esteja a sós; mantenha a coluna ereta e respire calma e profundamente, concentrado-se no ar que entra e sai das narinas.
Depois, aplique a prática das afirmações da maneira ensinada por Yogananda: leia a frase primeiro em voz alta, depois abaixe um pouco o tom, na terceira vez fale como um sussurro e, por último, a repita apenas mentalmente até que a tenha internalizado:
“Deus está em meu interior e à minha volta, protegendo-me; por isso, expulsarei o medo, que cerra as portas à divina luz que nos guia.” 
Paramahansa Yogananda, Afirmações Científicas de Cura
Vamos adorar saber, se você quiser compartilhar: quais são os seus medos? Existe algum recurso que utiliza para combatê-los? Escreva aqui nos comentários!
*Carolina Conti é jornalista com especialização em Ciências da Religião pela PUC e autora do blog Altar Particular (https://blogaltarparticular.wordpress.com/). Atua como editora e coordenadora da área de Comunicação na Omnisciência.



Comentários