LUC MONTAGNIER,NOBEL DE MEDICINA FRANCÊS,CAUSA POLÊMICA AO DIZER QUE CORONAVÍRUS SAIU DE LABORATÓRIO CHINÊS

Nobel de Medicina diz que Coronavírus saiu de laboratório chinês ...


Nobel de Medicina francês causa polêmica ao dizer que coronavírus saiu de laboratório chinês

Texto por:Márcia Bechara

Publicado em: 

Recompensado em 2008 com o Prêmio Nobel de Medicina pela "descoberta" do vírus da Aids, o virologista francês Luc Montagnier divulgou na quinta-feira (16) uma hipótese sobre a origem do Covid-19 que causa polêmica na França. O coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela pandemia de Covid-19, que já matou mais de 140.000 pessoas em todo o mundo, seria um vírus manipulado, acidentalmente liberado de um laboratório chinês em busca de uma vacina contra a Aids. O virologista Simon Wain Hobson, do Instituto Pasteur, relativiza no entanto, em entrevista à RFI, a declaração de Montagnier.
Em uma entrevista ao site francês Pourquoi doctor? (“Por quê doutor?”, em português), o professor e Nobel de Medicina francês Luc Montagnier explica que não acredita que a Covid-19 seja originária da contaminação em um mercado de animais selvagens na China. “É apenas uma história da Carochinha, mas não é real. O vírus saiu de um laboratório de Wuhan”, declarou.

Montagnier, premiado com o Nobel pela "descoberta" do HIV em 2008, afirmou ainda que "o laboratório da cidade de Wuhan se especializou nesse coronavírus desde o início dos anos 2000. Eles têm experiência nessa área", disse.
O professor explica ter analisado "nos mínimos detalhes" a sequência com seu colega matemático Jean-Claude Perrez: "Não fomos os primeiros, já que um grupo de pesquisadores indianos tentou publicar um estudo que mostra que o genoma completo desse coronavírus [possui] seqüências de outro vírus, o HIV, o vírus da AIDS”, explicou.
O pesquisador diz que o grupo indiano de pesquisa teve que se retratar após sua publicação. Ele afirma que "a verdade científica sempre acaba surgindo". Segundo ele, a sequência do HIV foi inserida no genoma do coronavírus na tentativa de fazer uma vacina contra o HIV. "É o trabalho de um aprendiz de feiticeiro", comenta.
Após ganhar o Prêmio Nobel de Medicina, ao lado da pesquisadora Françoise Barré-Sinoussi, o professor Luc Montagnier foi acusado de "desvios científicos". Em 2009, ele apresentou teorias controversas sobre a origem do HIV e sua transmissão. Em 2017, 100 acadêmicos denunciaram suas posições anti-vacinas e pediram ao Colégio de Médicos que a sancionasse.
“Análise errada”
 “É uma análise errada”, critica o especialista Simon Wain Hobson, virologista molecular do Instituto Pasteur, em Paris, em entrevista à RFI. “Ele [Luc Montaigner] não é o único a falar isso, outros pesquisadores já cometeram o mesmo erro”, diz.
“É muito simples. O genoma do novo coronavirus é particularmente rico em duas bases em seu genoma, e o HIV é rico em uma delas. Olhando a sequência genética, pode-se chegar à conclusão de que há similaridades [dentro da hipótese de que o novo coranavirus teria sido “manipulado” em laboratório durante testes de uma vacina contra o HIV].
“Mas eles não compararam o genoma do novo coronavirus com outros genomas, como o humano, que também possuem partes dessa sequência. Esse é um erro fácil de ser cometido, e que eu percebo desde o início da minha carreira, nos anos 1980. Assim, as conclusões de Montaigner estão erradas”, afirma Hobson.
“Trabalhamos com informações disponíveis e publicadas, então só posso comentar em cima destas informações previamente catalogadas. Tudo leva a pensar que [a Covid-19] seja uma infecção natural. Ou seja, vem do mundo animal, e o ponto de partida seria um outro mamífero”, afirma o virologista.
“Poderiamos analisar outras hipóteses, como essa que diz que o vírus foi criado em um laboratório de Wuhan, todos sabem que ele veio dessa cidade. Todos os vírus precisam de um ponto de partida, é aleatório. Com a evolução das informações sobre esse novo coronavirus, poderemos no futuro imaginar outras causas. Mas, nesse exato momento, a única causa possível é a natural”, declarou Hobson.
O virologista francês e Prêmio Nobel de Medicina, Luc Montagnier.

O virologista francês e Prêmio Nobel de Medicina, Luc Montagnier. AFP - STEPHANE DE SAKUTIN

Comentários