O QUE OS FILMES E SÉRIES ENSINAM SOBRE MOMENTOS DE PANDEMIA



A Gripe - Foto: Netflix / Divulgação


O que filmes e séries ensinam sobre momentos de pandemia

Listamos cinco coisas que aprendemos assistindo produções como A Gripe, Pandemia, Contágio a os Doze Macacos


“A gripe é extremamente difícil de prever. Basta uma pessoa, um hospedeiro para começar um surto, o que pode levar a uma pandemia”. A frase dita na série Pandemia, de 2019, disponível na Netflix, nunca esteve tão popular. Em tempos de Coronavírus, ela e outras produções audiovisuais podem nos ensinar muita coisa sobre como lidar com isso tudo. Separamos cinco aprendizados.

Clique nos títulos para assistir.

Isolamento social

Com Pandemia, Epidemia (1995), A Gripe (2013), Contágio (2011) e outros aprendemos que a melhor coisa para se evitar o contágio de doenças é ficar em casa. O atual isolamento social. Epidemia mostra uma operação do governo para combater um vírus letal desconhecido. Uma das táticas usadas é a permanência nas casas. Só sai quem apresenta algum sintoma. A Gripe também mostra que é preciso se isolar para não se contagiar.

Manter a calma

Correria, desespero e pânico tomam conta dos personagens de Epidemia, A Gripe, Ensaio Sobre a Cegueira (2008) e Os Doze Macacos (1995). Isso é mostrado em todos os filmes que retratam o tema e deixam claro que perder o controle só atrapalha. Em A Gripe, o desespero toma conta da população que tenta escapar da cidade e pode ser aniquilada pelo estado. Já Os Doze Macacos mostra que o sentimento é tão grande que toma conta até dos cientistas e de toda a população. É momento de calma e sensatez.

Série Epidemia, da Netflix, apresenta entrevista com especialistas em saúde sobre um vírus como o Covid-19 – Foto Netflix/ Divulgação

Valorização dos profissionais da saúde e pesquisa

Se pegarmos todos os filmes sobre o tema, veremos que a salvação da humanidade em tempos de pandemia está nos profissionais da saúde e da pesquisa. Em Epidemia Dra. Robby Keough (Rene Russo) e o Dr. Daniels (Dustin Hoffman) são os responsáveis por descobrir a origem do vírus e o anticorpo. Isso depois de muito sacrifício e estudos. Já em Flu, a Dra. Kim In-hae (Soo Ae) é a responsável por achar a cura para a doença, após pesquisas e ter filha contagiada. Em O Enigma de Andrômedra (1972), pesquisadores vivem em um laboratório no subsolo para tentar achar a cura para a doença causada por uma bactéria. A série Pandemia também nos mostra a importância dos médicos e cientistas na busca pela cura e tratamento da doença. Mas muita das vezes, os profissionais não são valorizados pelo governo e tem que lutar com suas próprias forças para vencer.

Cobrar do Governo

O governo é um elemento central e primordial para a acabar com as pandemias. Afinal de contas, determina as normas e as toma as decisões. Um erro pode causar maior propagação da doença. Em Ensaio Sobre a Cegueira, por medida de precaução, o governo decide confinar os infectados em um manicômio abandonado, onde são obrigados a reaprender a viver em sociedade. Já em A Gripe, o governo confina os doentes na cidade e causa um alvoroço. Exite até a possibilidade de acabar com todo mundo. Deranged (2012) mostra que a epidemia foi manipulada pelo governo para atingir a bolsa de valores. Dessa forma, aprendemos que o governo nem sempre esta preparado para enfrentar uma pandemia, não sabe o que fazer e pode usá-la a seu favor. Esses filmes ensinam que devemos cobrar posições e não nos calar.

Refletir sobre as relações atuais

Em grande parte dos filmes de pandemia, após muito conflito, pânico, incertezas, mortes, desabastecimento e euforia, a mensagem principal é de que devemos refletir sobre nossas relações. Sentidos do amor (2011) é o que mais deixa isso claro. Em resumo, em meio a uma pandemia um casal se apaixona e nos faz pensar sobre interações e que o momento é de olhar para o interior e se redescobrir. Em síntese, todas nos ensinam como a controlar as emoções e a importância de se viver em comunidade.


Comentários