IMAGENS MOSTRAM CORONAVÍRUS ATACANDO CÉLULAS HUMANAS


Coronavírus: imagem mostra vírus atacando células humanas (Flickr/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos/Divulgação)

Imagens mostram coronavírus atacando células humanas

O vírus causador da Covid-19 usa células para se replicar


Novas imagens feitas pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos mostram o novo coronavírus atacando células do corpo humano.
As fotos, feitas com microscópio eletrônico, mostram o vírus Sars-CoV-2 (nome do coronavírus) como pontos pequenos envolvendo as células humanas. As imagens foram coloridas artificialmente em laboratório.
Com formato de coroa, o vírus se prende às células e as utiliza para se reproduzir, aumentando o nível de infecção. Com isso, a célula morre e o vírus se espalha mais pelo corpo humano.
Veja as imagens a seguir.
Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos
Coronavírus: imagem mostra vírus atacando células humanas em amostra de paciente contagiado (Flickr/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos/Divulgação)
Vírus: novo coronavírus são os pontinhos laranja atacando as células em amostra de paciente infectado (Flickr/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos/Divulgação)
Como é possível perceber, o vírus é minúsculo se comparado às células do nosso corpo. Isso porque esses organismos são estruturas simples: o coronavírus consiste em uma única cadeia de RNA (material genético) coberta por uma bicamada lipídica e picos de proteína — as chamadas proteínas spike.
Ainda assim, esses agentes infecciosos podem causar danos reais em quem for infectado. Para contaminar uma célula, os coronavírus usam sua proteína spike para se ligar à membrana celular do hospedeiro. Uma vez dentro, o vírus passa a comandar a célula, obrigando-a a replicar seu material genético milhares de vezes.
Isso acontece até que, eventualmente, a célula hospedeira fica sobrecarregada e morre, causando uma "inundação" de material genético do vírus no organismo, o que leva à contaminação de novas células. E é exatamente essa parte do processo que a NIAID capturou nas novas imagens.
Resultado de imagem para Fotos mostram o vírus SARS-CoV-2 (pontinhos) na superfície de uma célula humana (estrutura maior) (Foto: NIAID)
Fotos mostram o vírus SARS-CoV-2 (pontinhos) na superfície de uma célula humana (estrutura maior) (Foto: NIAID)
Fonte;https://exame.abril.com.br/ciencia/imagens-mostram-coronavirus-atacando-celulas-humanas/?
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2020/03/imagens-mostram-coronavirus-sars-cov-2-matando-celula-humana.html

Comentários