YOGA FACIAL: A TÉCNICA ORIENTAL REJUVENESCEDORA QUE ELIMINA AS RUGAS,MARCAS DE EXPRESSÃO E ACNE E PROBLEMAS DE OLEOSIDADE NA PELE

Foto: Arquivo Harper's Bazaar Brasil
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar Brasil
Vem da Ásia uma técnica milenar que, agora provou-se cientificamente, rejuvenesce o rosto: a ioga facial. É um mix de respiração com exercícios de pressão, massagem e relaxamento, no qual são trabalhados vários pontos do rosto. Há ainda séries de respiração que inflam e relaxam os músculos da bochecha.

A yoga facial  é uma técnica anti-idade que pode ser feita em 20 minutos por dia e pela própria pessoa!  São os movimentos da yoga que são usados no rosto, assim como a respiração controlada que costuma ser uma característica da prática. Os exercícios de ioga facial agem na região do pescoço e de toda a cabeça, praticado regularmente reduz a acne, marcas de expressão e a oleosidade da pele, também aumenta o rubor e a oxigenação dos tecidos e melhora, inclusive, a memória, o raciocínio e o humor, já que o yoga facial atua na cabeça de maneira geral. O estímulo alcançado pelos exercícios também chega ao sistema endócrino e, já que melhora a circulação do sangue na face, aumenta o tônus muscular e a tonicidade da pele.
Ioga Facial

A prática pode ser feita por qualquer pessoa, de qualquer idade e, quanto antes começar, mais tempo manterá a aparência mais jovem. Esses exercícios não diferem das atividades para o corpo, já que os músculos do rosto sofrem a mesma degeneração se não forem exercitados, ficando flácidos. Essa é uma alternativa bastante saudável, barata e até divertida, aos tratamentos antiidade, afinal, depois de aprender a fazer os movimentos, você faz sozinha em casa, durante dez minutos, sendo ideal  praticar logo que fizer a higiene pessoal pela manhã, mas você pode escolher a hora em que for conveniente.
É divertida porque os movimentos são nada mais do que caretas engraçadas que você fará na frente do espelho. Importante é ter disciplina e saber que deve tornar os exercícios um hábito, não adianta fazer num dia e já querer resultados ou fazer apenas vez ou outra.
A autora do livro Yoga Face (Editora Penguin, 2007, disponível apenas em inglês aqui no Brasil), Annelise Hagen, chama cada um dos movimentos por nomes como “Satchmo”, por causa do sorriso de Louis Armstrong, “Kiss”, lembrando beijos de Marilyn Monroe e “Lion face”. Nesta obra encontram-se mais de 75 fotos instrutivas para ensinar os exercícios.
As americanas aderiram com tudo a essa maneira como forma de evitar as terríveis rugas. Algumas adeptas famosas, como Jennifer Aniston e Gwyneth Paltrow já deram seu aval aos resultados.
Vale a pena testar, assim, picadas e cremes caros podem ser temporariamente dispensados!

Veja um dos movimentos passo a passo

Postura do Leão – Simhãsana
Postura do Leão – Simhãsana
  1. Sente-se em uma cadeira com a coluna ereta.
  2. Feche os olhos, a boca e as mãos enquanto inspira pelo nariz.
  3. Ao expirar, abra bem a boca, coloque a língua para fora o máximo que puder, arregale os olhos e abra as mãos, como se estivesse imitando as garras de um leão. Tudo isso enquanto emite um som, como se fosse o rugido do leão.
  4. Essa postura deve ser praticada com o abdome contraído.
  5. Repita o processo de duas a quatro vezes.

Como definir as maçãs do rosto com ioga facial

Você pode levantar a pele flácida do seu rosto praticando ioga facial. Os exercícios de ioga facial firmam os músculos que estão de baixo da pele usando técnicas de resistência que focam especificamente nos músculos faciais. Tenha você 28 ou 62 anos, seu rosto ficará mais firme e mais jovem em apenas algumas semanas de ioga facial.

Passo 1

Concentre-se na ponta do seu nariz. Mova todos os seus músculos faciais para a frente como se você quisesse encostá-los na ponta de seu nariz. Movimente a sobrancelha para baixo, franza os lábios para trazê-los para cima, e puxe a mandíbula para cima e para a frente. Segure por 10 segundos.

Passo 2

Abra os seus olhos o máximo que poder, e levante as sobrancelhas sem deixar que crie linhas ou rugas em sua testa. Concentre-se em esticar todos os músculos para longe da ponta do seu nariz. Abra a sua boca o máximo que puder, como se você estivesse puxando para baixo, longe do centro do rosto. Segure este exercício por 10 segundos. Alterne os exercícios do Passo 1 e este por 10 vezes.

Passo 3

Coloque os seus três dedos do meio nas maçãs do rosto, pressionando gentilmente para baixo para exagerar um sorriso. Levante e solte os músculos da bochecha superior usando certa resistência dos seus dedos, como se você estivesse fazendo flexões das bochechas. Recline a sua cabeça a encare o teto. Faça três sessões de 15.

Passo 4

Enrugue gentilmente seus lábios, e faça com que o lábio superior toque a parte de baixo da nariz, esticando o maxilar e movendo-o para cima. Levante os músculos da bochecha como você fez no Passo 3. Segure esta posição por 10 segundos e relaxe. Repita 10 vezes. Este exercício não só firma as bochechas flácidas como também endurece a papada.

5 EXERCÍCIOS DE YOGA FACIAL PARA FAZER EM CASA

Você já ouviu falar de yoga facial? Assim como a Yoga para o corpo, a ela é altamente benéfica. No caso do rosto, a técnica é eficaz na redução de linhas de expressão, e também ajuda a firmar, tonificar e reduzir rugas.

Segundo a especialista Danielle Collins para a Marie Claire britânica, os exercícios atuam na hipoderme, derme e epiderme aumentando a circulação sanguínea, o que permite transportar mais oxigênio para dentro da célula.

Essa técnica também estimula a produção de colágeno e elastina na camada intermediária, o que deixa a pele mais macia e firme.
Confira a série de atividades recomendadas por Danielle:
yoga facialrugas
Foto - Reprodução/MarieClaire
1. "V"- é recomendado para pálpebras caídas, pés de galinha, olheiras e inchaço;
Passo 1: Aperte ambos os dedos médios juntos no canto interno das sobrancelhas, em seguida, com os dedos indicadores, aplique pressão para os cantos externos das sobrancelhas.
Passo 2: Olhe para o teto e levante as pálpebras inferiores para cima, e depois relaxe.
Passo 3: Repita mais seis vezes, apertando por 10 segundos.
2. "Sorriso suave" - é bom para linhas finas e flacidez da pele;
Passo 1: Esconda os dentes com os lábios para fazer um ‘O’ forma com a boca.
Passo 2: Sorria mantendo os dentes ocultos. Repita seis vezes.
Passo 3: Em seguida, mantenha a forma sorriso ao colocar um dedo no queixo. Então comece a mover a mandíbula para cima e para baixo como a cabeça se inclina suavemente para trás. Relaxe e repita mais duas vezes.
yoga facialrugas
Foto - Reprodução/MarieClaire
3. "Olhar sedutor" - faz bem as olheiras e sobrancelhas caídas;
Passo 1: Coloque o dedo indicador por baixo de cada olho, apontando para o nariz.
Passo 2: Esconda os dentes sem deixar o lábio superior tocar no inferior.
Passo 3: Pressione as pálpebras superiores, enquanto olha para o teto durante 30 segundos.
4. "A girafa" - ajuda a reduzir flacidez no pescoço;
Passo 1: Olhe para a frente, coloque as pontas dos dedos na parte inferior do pescoço e levemente acaricie a pele para baixo, com a cabeça inclinada para trás.
Passo 2: Abaixe a cabeça encostando o queixo no peito e repita mais duas vezes.
Passo 3: Por fim, puxe os cantos da boca para baixo e colocar as pontas dos dedos na clavícula com o queixo apontado para cima. Mantenha a posição por quatro respirações profundas.
5. "Alise a testa"- atua no combate rugas de expressão na testa.
Passo 1: Coloque as duas mãos na testa voltadas para dentro e massageie com todos os dedos a região entre as sobrancelhas e couro cabeludo.
Passo 2: Com cuidado, passe os dedos para fora através da testa, aplicando uma leve pressão para firmar a pele.
Passo 3: Relaxe e repita dez vezes.
Ioga facial é aliada no rejuvenescimento e deixa a expressão do rosto mais saudável
Jennifer Aniston e Gwyneth Paltrow usam a ioga, técnica milenar que surgiu na Índia há mais de 5 mil anos, para manter o rosto mais jovem



Imagine-se diante do espelho sorrindo, fazendo caretas e massagens no rosto. Rídiculo? Para algumas mulheres pode ser, mas para famosas como as atrizes americanas Jennifer Aniston e Gwyneth Paltrow não. Ambas usam a ioga, técnica milenar que surgiu na Índia há mais de 5 mil anos, para manter o rosto mais jovem. Com a prática, é possível tonificar 57 músculos da face e irrigar a pele, mantendo uma aparência jovem e adiando a necessidade de procedimentos invasivos na face por muitos anos. A ideia é que os exercícios faciais podem fazer pelo rosto o que o treino pode fazer pelo corpo, transformando a expressão de cansaço numa expressão cheia de vida.


Para alcançar tais objetivos são necessários disciplina e tempo, orienta a presidente da Associação Mineira de Yoga (Amyoga) e coordenadora do Instituto de Yoga de Belo Horizonte, Fátima Macedo. Segundo ela, 20 minutos diários são suficientes para irrigar a pele e tonificar os músculos do rosto. De acordo com ela, os resultados dependem basicamente de 16 exercícios que aliam movimentos faciais, massagens e respiração. “Tudo começa pela manhã, depois de acordar, com um sorriso diante do espelho. O sorriso relaxa a musculatura do rosto e libera endorfina, descontraindo também as têmporas.”

Segundo ela, é possível notar a diferença imediatamente após os exercícios, mas com a prática constante a fisionomia do rosto é renovada, os olhos ficam mais vivos, a pálpebra menos caída e a elasticidade da pele do rosto melhora sensivelmente. Os exercícios são feitos com a mão, puxando a pele, e também com movimentos faciais e dos olhos. Mas o ideal mesmo é que a prática seja feita com a ioga tradicional. “Na sala de aula, é possível aprender as técnicas corretas e também estimular a disciplina diária. Dessa forma, uma pessoa fica muito mais saudável e, ao mesmo tempo, passa por um rejuvenescimento intenso”, justitifica.

Terezinha Marta Gonçalves de Souza é professora de ioga e também já aplicou a técnica como um complemento durante as aulas. “Nunca dei cursos específicos, mas são exercícios que ativam a circulação sanguínea periférica e realmente trazem resultados”, sustenta. De acordo com ela, porém, muitos outros profissionais podem ter acesso a esse tipo de ginástica facial. “O que diferencia nosso trabalho (da ioga) é fazer essa prática com uma respiração correta e com consciência. Acreditamos que isso traz mais resultados do que simplesmnte estar na frente do espelho para melhorar a aparência física”, observa. Ela explica que o relaxamento das arcadas dentárias não deixa que a pele desça muito, por isso existem muitos exercícios labiais, para tireoide e para engolir. “Tudo isso rejuvenesce o rosto.”

TREINO DIÁRIO

O mestre em ioga Victor Lino começou a dar aulas de ioga facial em 2006, em São Paulo, atendendo a pedidos de algumas alunas que solicitavam uma prática focada no rosto. Diante disso, ele selecionou cerca de 20 exercícios que podem ser feitos em meia hora. A ideia é que o treino seja diário ou, no máximo, em dias alternados. “A circulação melhora e vai haver mais sangue, oxigênio e nutrientes no rosto. Isso faz com que a pele naturalmente fique mais bem nutrida e forte, sofrendo menos com os impactos da poluição e do vento. Assim, o rosto vai envelhecer mais lentamente”, explica. Além disso, de acordo com ele, os alongamentos garantem o fortalecimento da musculatura, o que transforma um rosto de aparência caída num semblante mais firme.

“Levando mais energia para o rosto e para a cabeça, consequentemente será possível relaxar mais essas partes do corpo. Com toda a cabeça mais relaxada, as rugas de expressão e aquelas que surgem do nervosismo devido às emoções negativas repetitivas ao longo da vida já não serão agravadas, deixando de pesar na aparência do rosto”, observa Lino. Exemplo disso é a mania de franzir a testa repetidamente quando nos sentimos indignados por algum motivo. “Se você está tranquilo e consegue o melhor da vida, não vai reagir a essas situações e assim deixará de reforçar as rugas de expressão”, resume.

Mestre Victor Lino defende, no entanto, que a prática da ioga vá além das questões ligadas à vaidade. Por isso mesmo, ele, que chegou a montar um vídeo com os ensinamentos sobre ioga facial, no qual combinava a prática convencional de ioga com um treino de 20 minutos para o rosto, acabou desistindo de ensinar a prática voltada para o rosto. “Cheguei a ficar famoso, apareci em muitos meios de comunicação em São Paulo e com isso a procura foi enorme. O problema é que a maioria das pessoas estava numa busca limitada à estética e isso me fez perder o interesse na ioga facial”, revela.


Fonte:https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2014/08/24/noticias-saude,191765/ioga-facial-e-aliada-no-rejuvenescimento-e-deixa-a-expressao-do-rosto.shtml

Alguns vídeos que ensinam os exercícios da Ioga Facial


Comentários