XAMANISMO: QUAL É SEU ANIMAL GUIA ?

Xamanismo: qual é o seu animal guia?


Desde o início dos tempos que o Homem conta com a companhia e a ajuda dos animais. Para além de estarem na base da sobrevivência humana, fornecendo o alimento e o vestuário, os animais sempre tiveram um importante papel como protetores e como guias, sendo ainda hoje venerados pelas tribos que vivem em contacto direto com a Natureza. Na civilização moderna, há cada vez mais pessoas a elegerem os animais domésticos como uma companhia indispensável. E quase toda a gente tem um animal – doméstico ou selvagem – de eleição. Saiba que o seu animal preferido revela muito acerca da sua própria personalidade.

A Natureza que nos rodeia é o melhor espelho de nós próprios, e se olharmos atentamente para o que está à nossa volta encontramos as respostas para as questões que nos inquietam. Ao observarmos cada espécie animal, compreendemos que existem traços físicos e comportamentais que a distinguem das restantes. Por exemplo, quando pensamos num veado vem-nos à cabeça uma imagem doce e ternurenta, associamos um rouxinol à leveza e alegria do seu canto, e se pensarmos num leão surge-nos a imagem mental da força e do domínio impostos pelo rugido imponente do rei da selva. Os animais dão-nos exemplos constantes de bravura, coragem, persistência, lealdade e ternura, entre muitas outras qualidades. Cada animal ensina-nos uma lição específica, ajudando-nos a regressarmos ao nosso caminho espiritual de cada vez que nos sentimos perdidos ou hesitantes. Descobrir o animal que a guia vai ajudá-la a fortalecer as suas maiores qualidades interiores e a vencer os seus medos, reforçando a sua capacidade de superar os desafios. Os animais acompanham-nos fisicamente ou em espírito, alertam-nos para certos perigos e ajudam-nos a encontrar a solução certa em tempos difíceis. 
Em traços muito gerais, o Xamanismo é uma filosofia ancestral que assenta na união entre o Homem e a Natureza. Há quem diga que é tão antigo como o ser humano, começando há cerca de 40.000 a 50.000 anos, na Idade da Pedra, pois por sentir-se vulnerável perante a Natureza, que não pode controlar, o Homem cedo procurou compreender as suas leis. O Xamã, aquele que tem a capacidade de estabelecer a ligação entre a Terra e o Céu, é alguém capaz de receber mensagens e de as interpretar, fornecendo informações importantes a quem delas precisa. Um conceito muito importante no Xamanismo é o do "animal de poder", segundo o qual temos guias animais que nos podem ajudar na nossa jornada, pois pelas suas caraterísticas aumentam as nossas forças e ajudam-nos a vencer as nossas fraquezas.

Qual é o seu animal guia?


Em primeiro lugar, identifique o animal que o guia. Este é, normalmente, coincidente com o seu animal preferido. Se não é capaz de eleger um animal preferido, responda às seguintes questões:
- Costuma sonhar com algum animal?
- Qual é o animal com que mais simpatiza desde pequeno?
- Quando era criança, qual era o seu boneco preferido? E desenhos animados, quais eram os seus favoritos? (Muitos brinquedos e desenhos animados retratam animais, precisamente pela proteção que inspiram e pelo conforto que transmitem às crianças)
- Tem roupas, canecas, copos ou objetos decorativos com algum animal? Qual?
- Qual é o animal que lhe parece mais bonito? Quais são as características que mais aprecia nesse animal?


O que é que o seu animal guia diz sobre si?

Em primeiro lugar, identifique o tipo de habitat natural do seu animal de eleição:
- Se vive no campo, você é uma pessoa que valoriza a calma e a tranquilidade, apreciando o conforto e a segurança do lar. Dá muito valor àquilo que conquista.
- Se vive na água, você está á vontade com as suas emoções e sentimentos. Ou, pelo contrário, eles são a sua maior preocupação, pois são sem dúvida aquilo a que você dá maior importância na vida. é uma pessoa muito sensível e poderosamente intuitiva.
- Se vive no ar, você é uma pessoa que vive sobretudo ao nível das suas ideias. A liberdade é o seu bem mais precioso, não gosta de se sentir preso a compromissos nem que lhe deleguem responsabilidades. Imaginativo, é versátil e está sempre em busca de novas informações.
- Se vive na selva ou no meio da floresta, você é uma pessoa destemida e o perigo dá-lhe adrenalina e motivação para viver. Não gosta de rotinas nem consegue estar parado durante muito tempo seguido. Auto-confiante e corajoso, precisa de novos desafios constantes e não tem medo de correr riscos.
- Se vive debaixo da terra, você é uma pessoa com pouca auto-confiança, discreta e muito prudente. Não gosta de dar nas vistas, preferindo ser valorizado e reconhecido por aquilo que faz. Tem um carácter meticuloso e trabalhador, sendo muito perfeccionista e por vezes demasiado exigente consigo próprio.

O significado de cada animal guia:

CÃO 

Símbolo da lealdade, o cão é considerado o melhor amigo do Homem, por ser o animal que mais fielmente se mantém ao seu lado. Se este é o seu animal guia, você é uma pessoa que honra os seus compromissos e que dá muito valor à amizade, à família e aos afetos. Fica extremamente magoado quando o desiludem ou quando se sente traído, pois acredita de imediato nas pessoas e deposita nelas a máxima confiança. Com uma personalidade alegre e divertida, possui uma certa ingenuidade e acredita que é possível existir um mundo ideal, liberto de injustiças e preocupações. Gosta de estar acompanhado, aborrece-o estar sozinho.
Se este é o seu animal guia…
Saiba que ele irá trazê-lo de regresso a casa sempre que for necessário, protegendo-o em todas as horas para que nunca se sinta sozinho.

GATO

Adorado por algumas civilizações, o gato simboliza a independência, a elegância e o poder intuitivo. Por mais que o Homem o tente domesticar, o gato permanece indomável e livre. Se este é o seu animal preferido, você tem uma personalidade forte e indomável. Gosta de ser apreciado pela sua beleza e de causar impacto nas pessoas que o rodeiam, mas nunca se dá a conhecer completamente. Lida bem com a solidão, pois acredita que “mais vale só do que mal acompanhado”. É um observador perspicaz, sendo difícil esconderem-lhe um segredo. Embora seja afetuoso e protetor para com aqueles que ama, define muito bem os seus limites e não deixa que os outros “pisem o risco”.
Se este é o seu animal guia…
A sua intuição é muito poderosa, e o seu forte instinto ensina-lhe sempre qual é o caminho que deve seguir.  

CAVALO

Símbolo da liberdade e da força, se este é o seu animal preferido você é uma pessoa destemida e audaz, mas que sabe respeitar os pontos de vista dos outros, sem querer impor os seus. Embora precise de ter espaço e de sentir-se livre de seguir a sua própria vontade, não gosta de se encontrar numa posição de chefia, pois acredita que cada um é responsável por si. Trabalha bem em equipa, desde que não lhe imponham regras ou restrições. Pioneiro e aventureiro, é capaz de motivar as pessoas que estão à sua volta, inspirando-as com o seu exemplo. Embora seja romântico e sonhador, tem alguma dificuldade em prender-se a um compromisso.  
Se este é o seu animal guia…
O seu espírito inquieto vai sempre ajudá-lo a superar os desafios com que for confrontado. Acredite na sua força interior, pois a sua alma é mais robusta do que imagina!

LEÃO

Associado à nobreza e à coragem, este é o rei da selva, símbolo de poder conquistado pela força e pelo mérito. Se é este o seu animal guia, você é uma pessoa determinada na conquista das suas metas, que acredita em si e que sabe que chegará onde deseja. Tem aptidões naturais para a liderança, sabe comandar os outros e tem boas capacidades organizacionais. É ambicioso e recusa-se a deixar-se limitar pelas circunstâncias, pois acha que é sempre possível evoluir, a todos os níveis. No amor é leal, mas pode ser dominador e orgulhoso. Precisa de se sentir reconhecido e valorizado por aqueles que o rodeiam.  
Se este é o seu animal guia…
Terá sempre a coragem necessária para vencer todas as batalhas. A sua força interior faz com que nada nem ninguém lhe consiga fazer frente.

LOBO

Embora selvagens, os lobos são animais que inspiram muitos homens. Vivendo em matilha, estão associados à família e ao espírito de equipa, e se é este o seu animal preferido você é uma pessoa que valoriza muito a opinião daqueles que o rodeiam. Precisa de se sentir apreciado e respeitado por aquilo que faz, mas no seu interior possui uma independência que nem sempre deixa adivinhar. Os lobos estão, também, associados à lua e ao seu poder, e aqueles que têm esta influência são pessoas com uma intuição apurada, que possuem uma vida interior muito intensa. Podem, por vezes, ter dificuldade e expressar aquilo que sentem, guardando para dentro de si próprias as suas complexas emoções.
Se este é o seu animal guia…
Ele ajudá-lo-á sempre a encontrar o trilho certo quando se sentir perdido ou confuso. Procure descobrir a verdade que se esconde bem guardada dentro do seu coração, e faça-se ouvir.

RAPOSA

Conhecidas por serem matreiras, as raposas representam muitas vezes uma ameaça para a espécie humana, pois alimentam-se do gado. Se é este o seu animal guia, você é uma pessoa com um poderoso instinto de sobrevivência, que contorna airosamente os obstáculos com que se depara. Possui uma notável destreza mental, e a sua mente está sempre inquieta com mil ideias a fervilharem no seu interior. Precisa de estímulos constantes, pois a rotina aborrece-o. Confia na sorte e acredita que existe sempre maneira de melhorar as situações. Embora adore conversar e procure estar acompanhado, no fundo é independente e vira costas quando sente que chegou o momento de o fazer.
Se este é o seu animal guia…
A raposa vai sempre iluminar a sua mente para encontrar, como por milagre, a solução que procurava. Sabe escapar ileso de todas as situações.

MACACO

Divertido e brincalhão, o macaco é um dos animais com os quais o homem consegue uma maior proximidade. Se este é o seu animal guia, você é uma pessoa bem-disposta, curiosa e ágil. Gosta do convívio social, sendo naturalmente extrovertido e fazendo amigos com facilidade. Tem sempre tema de conversa, pois interessa-se por uma grande diversidade de assuntos, embora não costume aprofundá-los. Pode ser um tanto distraído, pois os estímulos à sua volta fazem com que seja difícil concentrar-se numa só tarefa. Procura agradar a toda a gente, evitando conflitos. Aceita facilmente as opiniões dos outros, privilegiando sempre a harmonia e a boa-disposição.
Se este é o seu animal guia…
O macaco ajuda-o a ver a vida com otimismo e a enfrentar todas as situações com um sorriso nos lábios. Se precisar de ajuda… sabe que pode contar com a ajuda da pessoa certa!

COELHO

Estes pequenos animais ágeis e de orelhas sedosas estão associados à humildade, ao amor e à fertilidade. Se o coelho é o seu animal guia, você é uma pessoa simpática, afável e divertida, e procura agradar àqueles que o rodeiam. Por vezes pode esquecer-se do seu próprio valor em prol dos outros, pois como procura conquistar o seu afeto acaba por fazer demais por aqueles que o rodeiam, tornando-se uma presa fácil para pessoas que se aproveitam da sua boa vontade. É, contudo, perspicaz e ágil, sendo capaz de escapar de situações mais complicadas. Possui um forte instinto familiar, sentindo-se realizado através da maternidade.
Se este é o seu animal guia…
O coelho ajuda-o a conquistar os seus objetivos através da doçura, da agilidade e da perspicácia. É fácil fazer com que gostem de si.

GOLFINHO

Associados à alegria, estes simpáticos animais aquáticos são protetores, afetuosos e extremamente inteligentes. Se o golfinho é o seu animal guia, você é uma pessoa muito criativa, sonhadora e romântica, e vive frequentemente no mundo da sua própria imaginação. Sentir-se protegido e acarinhado por aqueles de quem gosta é fundamental para se sentir bem, pois fica triste quando se sente sozinho. Prefere que outras pessoas tomem decisões por si, pois por vezes é inseguro. Gosta, contudo, de cuidar e acarinhar as pessoas que ama, sendo um amigo muito leal e um amante dedicado. A família é a sua maior prioridade na vida, e se tem filhos é capaz de tudo por eles. Precisa de estar num ambiente que o faça sentir-se seguro.
Se este é o seu animal guia…
O golfinho ajuda-o a cativar as pessoas que estão à sua volta, de tal maneira que encontrará sempre a ajuda de que precisa. A sua simpatia é o seu maior trunfo.

PÁSSARO

As aves representam a liberdade e o desprendimento. Se o seu animal guia é uma ave, você possui horizontes muito vastos, procurando sempre ir mais além, pois para si o céu é o limite. A sua vida mental é muito rica, é uma pessoa extremamente curiosa e interessada por tudo o que está à sua volta. Possui um espírito independente e não se compromete facilmente. 
Resultado de imagem para aguia
Dentro das aves, se o seu animal guia é uma águia, você é uma pessoa intrépida e com objetivos bastante definidos, que não olha a esforços para alcançar os seus fins. 
Se, pelo contrário, for um rouxinol ou beija-flor, é uma pessoa flexível, extrovertida e mais maleável, que procura criar harmonia à sua volta. Se for uma coruja, pode ser demasiado introvertida, sendo uma pessoa estudiosa e com grandes capacidades mentais.
Se este é o seu animal guia…
O pássaro irá sempre ajudá-lo a voar rumo à sua liberdade, mesmo quando se sentir aprisionado pelas circunstâncias. O vento irá mostrar-lhe que direção deve seguir.

BORBOLETA

A borboleta encanta pelo seu poder de transformação, pois começa por ser uma crisálida e acaba por tornar-se nesta criatura leve, que voa pelos ares exibindo as suas asas coloridas. Se é este o seu animal guia, você possui uma forte flexibilidade, sendo capaz de refazer a sua vida e de “renascer” tantas vezes quantas forem necessárias. Não tolera a desigualdade nem a injustiça, defendendo sempre o equilíbrio e procurando a alegria. Pode possuir talentos artísticos notáveis, tem uma sensibilidade muito apurada e uma graciosidade evidente. Conquista facilmente a admiração dos outros.
Se este é o seu animal guia…
Ele vai sempre ajudá-lo a transformar a sua vida com beleza e elegância. A sua capacidade de adaptação vai sempre ajudá-lo a superar os desafios.

VACA

Associada à bondade, à generosidade e à paciência, a vaca é um dos animais que mais tem acompanhado o Homem desde sempre, dando-lhe alimentos preciosos como o leite e a carne. Se é este o seu animal guia, você é uma pessoa leal e muito dedicada à família, empenhando-se em proporcionar boas condições de vida àqueles que ama. Tem um espírito trabalhador e altruísta, sendo capaz de fazer grandes esforços sem se queixar. Tem uma personalidade forte, mas doce, não gostando de se impor. É muito protetor e carinhoso, mas quando o magoam é capaz de ter reações explosivas e inesperadas.
Se este é o seu animal guia…
Ainda que possa levar algum tempo, você conseguirá alcançar as suas metas e chegar ao caminho certo, pois a sua tenacidade é notável.

OVELHA

Se este é o seu animal guia, você é uma pessoa muito carinhosa e que precisa de ter a seu lado pessoas em quem pode confiar. Não gosta de estar sozinho, e sente-se perdido quando isso acontece. Possui uma personalidade tímida, tendo por vezes falta de auto-confiança. É, no entanto, muito bem-disposto e divertido, mas só o mostra quando se sente à vontade. Pode ser impulsivo nas suas atitudes, pois nem sempre consegue decidir o que fazer, cedendo com facilidade à vontade dos outros. É capaz de fazer grandes sacrifícios por aqueles que ama.
Se este é o seu animal guia…
A ovelha ensina-o a expressar as suas opiniões sem ter medo de arriscar. Confie nos bons amigos que tem.

PORCO

Se este é o seu animal guia, você é uma pessoa reservada e introvertida, mas que possui um forte espírito empreendedor. Gosta de fazer o seu trabalho com esmero e empenho, embora por vezes se deixe convencer pela opinião dos outros. Conquista os seus objetivos com persistência e lentidão, não procura dar nas vistas nem se sente à vontade quando está nas luzes da ribalta. Pode ser um tanto possessivo e ciumento, pois como dá muito valor a tudo aquilo que conquista não abre mão facilmente do que considera “seu”.
Se este é o seu animal guia…
O seu empenho e capacidade de trabalho são os seus maiores trunfos, que a ajudarão a conquistar os seus objetivos.

Fonte:https://www.mariahelena.pt/pt/pages/xamanismo-qual-e-o-seu-guia-animal

Comentários