PAISAGISMO SEGUNDO O FENG SHUI


Imagem relacionada

Paisagismo segundo o Feng Shui


A arte chinesa Feng Shui é utilizada há milhares de anos para deixar um ambiente harmonioso e equilibrado. Tendo como base a astronomia e sendo a bússola seu principal instrumento, o Feng Shui não tem uma norma, mas um único objetivo: transformar energias negativas em positivas.
Já que quase tudo interfere no meio, como cores, clima, sombra, sol, texturas, barulho ou silêncio é fundamental tentar modificar tudo isso que nos cerca para que seja possível corrigir o que possa estar errado em um ambiente. É exatamente isso que o Feng Shui prioriza.
Conversando com o Habitissimo decidimos dar algumas dicas de pequenas alterações que podem mudar completamente um projeto de paisagismo. São técnicas, que aplicadas corretamente em qualquer tamanho de jardim, externo ou interno, podem trazer bem-estar para as pessoas que desfrutam daquele espaço.

equilíbrio-paisagismo-feng-shui
Cuidar do paisagismo equilibra a energia do jardim. Foto: Reprodução | Christine Wagner
Lembra que falamos sobre a bússola? Ela é usada para fazer a medição do sentido das edificações e com isso determinar seus possíveis potenciais. A área central de um projeto de paisagismo não deve ter bancos ou plantas, por exemplo. Ele deve ficar livre para que a energia possa circular sem qualquer impedimento. Outro detalhe extremamente importante é manter o jardim sempre bonito, com suas plantas e flores saudáveis e muito bem cuidadas. Podas, regas e adubagem devem ser planejadas com critérios e feitas periodicamente para manter o jardim vivo e exuberante.

flores-coloridas-equilibrar-energia-jardim-feng-shui
As cores influenciam a energia do jardim. Invista em flores! Foto: Reprodução | Daia Kaspary
Para fazer a decoração de seu jardim, seguindo as técnicas do Feng Shui, é indicado que você coloque plantas verdes, mas que não esqueça de investir nas flores. Muitos não acreditam, mas cor tem muita influência no ambiente. A energia de uma casa, e até mesmo de uma empresa, está diretamente ligada às cores que são empregadas ali. Por exemplo, flores vermelhas e rosas levam ao romance. Já as brancas atraem pessoas úteis e as violetas, ou azuis, mantêm a virtude da alma.

fonte-decoração-buda-para-jardim
Segundo o Feng Shui, fontes de água equilibram o Chi, a energia vital do ambiente.
Além de extremamente relaxantes e lindas, as fontes de água, de acordo com o Feng Shui, trazem o equilíbrio Chi por meio do elemento “abundância”. Porém ela precisa estar em movimento, ou seja, sempre fluindo. Nunca deixe sua fonte desligada ou com água suja. Isto contamina todo ambiente. Por isso, certifique-se que a fonte esteja constantemente livre de limo, restos de folhas ou qualquer outro tipo de sujeira.

decor-de-jardim-pedras-feng-shui
Pedras aumentam a positividade e harmonizam o jardim. Foto: Reprodução | Habitissimo
As pedras trazem a positividade e por causa da pouca energia que liberam conseguem ter uma rápida conectividade com a terra, as flores e plantas. A ideia é criar um lindo caminho bem ordenado onde domine a coerência e a relação harmoniosa com os outros elementos. Nunca coloque as pedras de uma forma aleatória e de um modo que elas não tenham qualquer utilidade.

móvel-mesa-em-madeira-decoração-acolhedora-feng-shui
Inserir um móvel em madeira harmoniza o jardim e o torna mais acolhedor.
Caso seu projeto de paisagismo tenha sido criado para que seu jardim fosse um lugar apropriado para receber amigos e familiares, é fundamental que você escolha um mobiliário feito de madeira. Além de ser super indicado para este tipo de ambiente, este material harmoniza perfeitamente com os elementos terra, água e fogo, o que faz com que o equilíbrio do Chi seja mantido no espaço e o lugar fique repleto de boas energias.
Viu só como pequenas mudanças podem criar um local perfeito? O que achou destas dicas?
Habitissimo para Arte & Sintonia
Fonte:https://blog.artesintonia.com.br/2018/10/11/paisagismo-segundo-o-feng-shui/

Comentários