CIGARRO ELETRÔNICO: QUAIS OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DESSE APARELHO(E COMO ELE AGE NO SEU CORPO)

Cigarro eletrônico: quais os malefícios desse aparelho e como ele age no seu corpo

Cigarro eletrônico: quais os benefícios e malefícios desse aparelho (e como ele age no seu corpo)

Agora, parece que o mundo inteiro descobriu o cigarro eletrônico.

Muita gente anda usando esse aparelho por aí e, na onda, muita gente anda espalhando mentiras e inverdades sobre os benefícios e malefícios do cigarro eletrônico. 
Cigarro eletrônico: quais os malefícios desse aparelho e como ele age no seu corpo

COMO O CIGARRO ELETRÔNICO FUNCIONA 

Um cigarro eletrônico é um dispositivo operado por bateria que emite doses de nicotina vaporizada, ou soluções sem nicotina, para o usuário inalar. O objetivo é fornecer uma sensação semelhante à inalação de fumaça de tabaco, mas sem a fumaça.

Também conhecidos como e-cigarros, e-cigs, sistemas eletrônicos de fornecimento de nicotina, cigarros vaporizadores e canetas vape, eles são comercializados como uma maneira de parar ou reduzir o tabagismo.Ele foi inventado em 2003 por um farmacêutico chinês chamado Hon Lik, sob alegação de ser uma forma menos nociva de consumir a nicotina, sem que o tabaco fosse queimado, evitando assim e eliminação das outras mais de 4.700 substâncias produzidas nessa queima. Mas os especialistas afirmam que não há crteza sobre a exposição em longo prazo à nicotina sozinha. O aparelho funciona com o uso de refis, e eles nem sempre precisam conter nicotina em sua solução. Alguns desses refis têm sabores, o que os ajuda a se tornarem mais palatáveis. Os cigarros eletrônicos foram aderidos por milhões de pessoas no mundo todo desde que apareceram no mercado chinês em 2004. Em 2016, 3,2% dos adultos nos Estados Unidos estavam usando cigarros eletrônicos.

Cigarro eletrônico: quais os malefícios desse aparelho e como ele age no seu corpo

A POPULARIZAÇÃO DO CIGARRO ELETRÔNICO

“Vaping” é agora a forma mais popular de uso de tabaco entre adolescentes no uso de cigarros eletrônicos dos EUA aumentou em 900% entre estudantes do ensino médio de 2011 a 2015.

Em 2016, mais de 2 milhões de estudantes do ensino médio e do ensino médio experimentaram cigarros eletrônicos. Para aqueles com idade entre 18 e 24 anos, 40% dos vapers não eram fumantes antes de usar o dispositivo. Um corpo crescente de pesquisas sugere que o vaping pode ser perigoso. Embora possa ajudar os fumantes existentes a desistir, existe a preocupação de que os jovens estejam começando a usar sem a intenção substituir o uso do tabaco. Essa preocupação, na verdade, é bem óbvia e embasada.

Cigarro eletrônico: quais os malefícios desse aparelho e como ele age no seu corpo

COMO É A SITUAÇÃO DO CIGARRO ELETRÔNICO NO BRASIL

Em julho de 2017, a Anvisa recebeu um documento de apoio da Associação Médica Brasileira (AMB) e das Sociedades Médicas a ela filiadas à proibição dos Dispositivos Eletrônicos no Brasil. O texto aborda quão perigoso e nocivo pode ser o uso do cigarro eletrônico para a saúde. A AMB também reforça o poder do produto para atrair jovens, instigando o hábito de fumar, funcionando de maneira contrária ao que foi proposto – diminuir o uso da nicotina. A alegação de trazer menos risco à saúde transmite a falsa sensação de segurança e pode induzir não fumantes a aderirem ao cigarro eletrônico. Os cigarros eletrônicos também não têm comprovação de que promova a sensação de uso dos cigarros convencionais. Isso faz com que algumas pessoas façam o uso duplo, ou seja, usam o cigarro eletrônico e o convencional. Em 2016, foi publicado um estudo que mostrou a falta de evidências científicas sobre a segurança desses produtos. O estudo, chamado Cigarros eletrônicos: o que sabemos?, foi realizado em parceria entre o Ministério da Saúde – Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e a ANVISA. No Brasil, esses produtos estão proibidos desde 2009, quando foi publicada a resolução RDC 46/2009. Esta norma traz as seguintes proibições: Art. 1º Fica proibida a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos, e-cigaretes, e-ciggy, ecigar, entre outros, especialmente os que alegam substituição de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo e similares no hábito de fumar ou objetivem alternativa ao tratamento do tabagismo.

Cigarro eletrônico: quais os malefícios desse aparelho e como ele age no seu corpo

PONTOS NOCIVOS DO CIGARRO ELETRÔNICO: TALVEZ, ELE NÃO SEJA TÃO DIFERENTE ASSIM PARA O SEU CORPO

Alguns estudos recentes têm mostrado a relação entre a nicotina e o câncer. Um estudo publicado na revista científica PLoS One, em 2013 mostrou que a substância pode alterar a expressão dos genes da células, tornando mais provável o aparecimento da doença. Essas descobertas podem mudar as medidas de recomendação para esse tipo de terapia. Diferente da terapia de reposição de nicotina – como o chiclete de nicotina e o adesivo de nicotina, por exemplo -, nem sempre o usuário do cigarro eletrônico reduz gradualmente a quantidade dessa substância que ele está ingerindo. Como o cigarro eletrônico se diz inócuo, o usuário tende a continuar com a mesma quantidade de nicotina anterior. Então ele, na verdade, está trocando uma vício  por outro. Assim como funciona com o narguilé, um dos problemas disso é que não existem estudos que mostrem as consequências à exposição à nicotina em longo prazo. Além disso, o fumante usa o vício como uma maneira de enfrentar situações de seu dia, e com o cigarro eletrônico ele continua tendo esse tipo de visão sobre o problema. Outro fator importante é a qualidade do refil ou do próprio aparelho. É bem comum que os usuários relatem dores de garganta ou falta de ar ao usarem alguns tipos desse dispositivo. Não se sabe também se a fumaça liberada por esses aparelho é segura para quem está ao redor dos usuários. Por isso mesmo, a Anvisa mantém o cigarro eletrônico sujeito às mesmas restrições que o cigarro comum em ambientes públicos.

Cigarro eletrônico: quais os malefícios desse aparelho e como ele age no seu corpo

RISCOS DO CIGARRO ELETRÔNICO

Embora os cigarros eletrônicos possam ajudar algumas pessoas a parar de fumar, há evidências crescentes de que o vaping pode ser prejudicial em alguns casos, e mais prejudicial do que evitar completamente o fumo. Aqui estão 10 razões pelas quais as autoridades estão preocupadas: Como já falamos, a maioria dos cigarros eletrônicos contém nicotina, que é viciante e desencadeia mudanças no cérebro do adolescente. É perigoso durante a gravidez, pois pode afetar o desenvolvimento fetal; O aerossol contém solventes, aromatizantes e tóxicos, que o Surgeon General descreve como “prejudicial” ou “potencialmente prejudicial”; E-cigarros expõem os pulmões a substâncias diferentes. Uma deleas é o dicetil, que pode causar “pulmão de pipoca”, uma doença pulmonar grave e irreversível; O envenenamento potencialmente fatal resultou do engolimento acidental e da inalação do líquido do cigarro; As pessoas que procuram parar de fumar deixarão de usar métodos convencionais e medicamente monitorados para fazê-lo; Aqueles que usam ou que usaram e-cigarros são menos propensos a parar de fumar por completo; Os adolescentes que usam produtos de cigarro eletrônico são mais propensos a começar a usar o tabaco normal também; O uso continuado de nicotina pode tornar outros medicamentos, como a cocaína, mais prazerosos; Os aromas, o marketing e o conceito de que não são prejudiciais, todos tentam os adolescentes a começar a usar o vaping. Existe a preocupação de que isso aumenta a chance de que eles fumarão cigarros convencionais mais tarde; O tabagismo passivo não é eliminado pelo vaping, já que o vaping libera emissões carcinogênicas. Além disso, os estudos se dividem quando o assunto é a colaboração do cigarro eletrônico para ajudar a vencer o vício de fumar. Um estudo feito pela Universidade da California (Estados Unidos) comparou fumantes que estão tentando parar sozinhos com aqueles que usavam o cigarro eletrônico. O primeiro grupo trabalhou com 861 voluntários e 13,8% deles tiveram sucesso em deixar o tabagismo. Já o segundo grupo, que recorria ao cigarro eletrônico, era composto de 88 voluntários, e 10,2% deles conseguiriam sucesso na hora de parar com o cigarro comum. Já outro estudo, feito na Nova Zelândia, comparou o cigarro eletrônico com o adesivo de nicotina. Após seis meses, 5,8% do grupo que usava o adesivo parou de fumar, contra 7,3% do grupo que estava com o cigarro eletrônico. Porém, uma revisão de 44 estudos publicada em maio de 2014 pelo Centro de Produtos do Tabaco da FDA concluiu que falta material que mostre o real impacto do cigarro eletrônico na saúde de seus usuários. Ou seja: apesar de parecer, o cigarro eletrônico pode ser mais nocivo do que você imagina.

Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br/comportamento/cigarro-eletronico-quais-os-maleficios-desse-aparelho-e-como-ele-age-no-seu-corpo

Comentários

  1. mechanical mod kits is a mechanical vape mod style. It's just like smok v9 max for sale can change your vaping, and bring your new flavors. For the vaping you need other vape products like bonza mech mod kit is also necessary!

    ResponderExcluir
  2. Freemax, one professional e-cigarette company integrating R&D, production and sales, is the first to launch the Dual Vertical Mesh Coil sub ohm tank, and the world’s first Single, Double, Triple, Quad and Quintuple mesh coil sub ohm tank. Freemax has released many wonderful products, such as M Pro Tank, Twister 30W. In 2020, more novel products have been launched such as Autopod50, Maxus 200W and Twister 30W.

    ResponderExcluir

Postar um comentário