POR QUE O ESPIRITISMO NÃO FOI BEM ACEITO NA FRANÇA ONDE NASCEU E SIM EM OUTROS PAÍSES E SE POPULARIZOU TANTO NO BRASIL?

Imagem relacionada


Allan Kardec, francês fundador do Espiritismo. 


Por que o Espiritismo não foi bem aceito na França?


Resultado de imagem para allan kardec

Allan Kardec, francês fundador do Espiritismo. 


Embora tenha repercutido em dezenas de países, a verdade é que o Espiritismo não achou muito espaço para prosperar na maioria dos países europeus.

Embora tenha repercutido em dezenas de países, a verdade é que o Espiritismo não achou muito espaço para prosperar na maioria dos países europeus.

Um dos argumentos mais clássicos de quem prega contra a doutrina é o de que na própria França, país de origem da religião, pouquíssimas pessoas aderiram aos ensinamentos de Kardec. Pesquisadora no Laboratório de Urbanismo na Universidade de Paris e coordenadora do departamento de pesquisa e estudos da união espírita francesa, a engenheira civil Anita Becquerel aponta alguns dos possíveis motivos do fracasso.
Em entrevista à Revista Espírita-Cristã do Terceiro Milênio, a pesquisadora afirma: “a 1ª Grande Guerra deixou sequelas nos corações dos familiares que perderam entes queridos na guerra e essa dor fez com que muitos buscassem no Espiritismo um meio de comunicação com os parentes desencarnados, ao invés de buscar o caráter renovador da doutrina. Os anos 20 foram difíceis para o Espiritismo na França porque desencarnaram os mestres Léon Denis, Camille Flammarion e alguns outros.
Depois, em 1939, a França se acha implicada na 2ª Grande Guerra com a ocupação do norte pelos alemães até 1946, quando foi assinado o acordo de paz.Depois disso, por 30 anos, conquistou um grande progresso material, com pleno emprego, avanço sem par na instrução escolar, etc., e isso fez com que a população não se interessasse na busca do transcendente e do divino”.
cerimônia do espiritismo com bíblia aberta com vela e mão estendida

Por que o Espiritismo se popularizou tanto no Brasil?

De acordo com o último censo demográfico realizado pelo IBGE, no ano de 2010, havia no Brasil cerca de 3,8 milhões de adeptos do Espiritismo

Muitos fatores explicam a questão – a começar pelo caldeirão cultural brasileiro. Afinal, em um país onde as crenças africanas e indígenas foram mascaradas pelo sincretismo do catolicismo dominante, falar com os mortos era uma ideia propensa a ser aceita. Dessa maneira, quando o Espiritismo chegou ao solo tupiniquim na segunda metade do século 19, as explicações para casos extraordinários e assustadores foram vistas com bons olhos.

Além disso, a elite do Rio de Janeiro (então capital federal) reverenciava tudo o que vinha da Europa – especialmente de Paris. Com tamanha recepção, tanto entre as camadas mais baixas como entre os cidadãos prestigiados da corte de dom Pedro II, o próprio Allan Kardec celebrou o sucesso de sua doutrina.Em uma edição de 1864 da Revista Espírita, o pedagogo afirmou que “a ideia espírita faz progressos sensíveis no Rio de Janeiro, onde ela conta com numerosos representantes, fervorosos e devotados”.
Apesar do êxito inicial, é preciso lembrar que boa parte da atual legitimidade do Espiritismo veio com Chico Xavier. Suas obras psicografadas o tornaram um dos médiuns mais emblemáticos de todo o mundo.  Não à toa, o papel do Brasil frente aos rumos tomados pela doutrina espírita nas últimas décadas foi notório.
De acordo com o último censo demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010, havia no Brasil cerca de 3,8 milhões de adeptos da doutrina espírita, sendo que os discípulos de Allan Kardec compunham o segmento social com maior renda e escolaridade.
Fonte:https://www.altoastral.com.br/espiritismo-brasil/
Espiritismo na França – uma breve abordagem
agosto/2012 - Por Alcídio Pereira.

Trabalhadores do Movimento Espírita, no Estado do Paraná, visitamos Paris, no mês de julho. Naturalmente, não poderíamos, minha esposa Iracema e eu, deixar de visitar os lugares demarcados na história da Doutrina Espírita.
O Père Lachaise (15 Boulevard de Ménilmontant, 75011 Paris) foi uma de nossas primeiras visitas. O cemitério recebeu essa denominação em homenagem a François d´Aix de La Chaise (1624-1709), dito le Père La Chaise (o padre La Chaise), confessor do rei Luís XIV, da França. O cemitério foi inaugurado em 21 de maio de 1804, com a inumação de uma menina de cinco anos.
Na visita, pudemos confirmar que, dentre os milhares de túmulos de personalidades famosas, o mais visitado e também impecavelmente cuidado é o de Allan Kardec, repleto de flores frescas. A responsável por esse zelo tivemos o prazer de conhecer (vide foto). 


Ao perguntarmos o porquê do carinho para com o dólmen do Codificador da Doutrina Espírita, ela respondeu que o faz porque é espírita, e se sente bem em fazê-lo.
No dia 6, fomos conhecer a Association Parisienne d’Études Spirites – APES (22, rue des Laitières. Vincennes. Paris), dirigida por um grupo de brasileiros, tendo como líder Anita Becquerel.
Trata-se de um ambiente de dois pavimentos muito bem localizado, composto de subsolo e um pequeno salão térreo, com sala para acomodar até oitenta pessoas; uma pequena livraria expondo as obras básicas, além das do Espírito André Luiz e  Emmanuel,  da médium Yvonne do Amaral Pereira, dentre outras; um pequeno espaço para café e lanches, esses trazidos pelos frequentadores.
Além de necessários para o pessoal que segue diretamente  do trabalho para a Associação, ainda gera renda para as enormes despesas com o aluguel e manutenção. Por fim, uma câmara de passes com seis cadeiras e toalete.
Ao chegarmos, fomos recebidos tão calorosamente, que nos emocionamos, Iracema e eu, nosso neto Alcídio Pereira da Fonseca Neto, de 18 anos, e nossa neta de 10 anos, Ana Elisa Pereira, ambos residentes em Paris.
Nessa noite, o pequeno salão ficou repleto, sendo necessário o acréscimo de mais umas quinze cadeiras dobráveis, a fim de a todos acomodar.
Anita iniciou, falando do programa e do compromisso da A.P.E.S. de difundir Allan Kardec e Jesus. Fez a apresentação do responsável pela palestra da noite, Dr. Carlos Roberto Oliveira, médico anestesista e homeopata de Campina Grande, Paraíba que, após a prece de abertura, por trabalhadora da A.P.E.S, abordou o tema, em português, com tradução ao francês por colaboradora  da Casa: La Glande Pinéale et son importance dans la pratique médiumnique.
Todo o conteúdo foi embasado nas Obras básicas e nas de Emmanuel e André Luiz, sendo acompanhado com muita atenção por todos os presentes. Após a prece de encerramento, às 10h40, saímos radiantes com a feliz oportunidade e, ao mesmo tempo, com a mente cheia de reflexões sobre o sacrifício desses brasileiros para a divulgação da Terceira Revelação na França.
Igualmente, ficamos a refletir em todas as facilidades que temos no Brasil e ainda nos sentimos no direito de justificar o porquê fazemos tão pouco!

Fonte:http://www.mundoespirita.com.br/?materia=espiritismo-na-franca-uma-breve-abordagem

Movimento Espírita vive momento ‘especial’ com avanço na Europa


Ismael Gobbo / Cláudia Santos

O Movimento Espírita vive um momento especial na Europa, com países estruturando-se e organizando-se para se fortalecer na divulgação da Doutrina. É o caso da Bielo-Rússia, Polônia, Dinamarca e, em casos mais ativos, Bélgica, França, Suíça, Reino Unido, Portugal e Espanha. O Conselho Espírita Internacional (CEI) esforça-se em produzir obras espíritas em todos os idiomas. Tudo isso para poder oferecer a literatura e os europeus buscarem e aprimorarem nela seus conhecimentos. E os divulgadores fazem o que podem em seus países para que o Espiritismo chegue ao Velho Continente. Não é fácil, certamente, há um longo caminho a se percorrer para a disseminação da Doutrina, mas as perspectivas são as melhores.
“Os companheiros que atuam no Movimento Espírita de outros países têm muito valor, pois lutam com muitas dificuldades e diante de fatores adversos, em condições muito diferentes daquelas do Brasil. Mas tem havido expansão de atividades e de núcleos espíritas, agora caminhando, por exemplo, para vários países do Leste Europeu”, conta César Perri, presidente do Conselho Espírita Internacional.

Antonio Cesar Carvalho (Brasil), Claudia Bonmartin e Charles Kempf (França), Konrad Jerzak (Polônia), Elsa Rossi (Reino Unido), Spartak Severin
(Bielo-Rússia) e Nestor Masotti (Brasil)
Para se ter uma ideia de que forma está traçado o mapa das casas espíritas no continente, na França existem atualmente 50 centros espíritas. Outros 13 estão no Reino Unido, 2 na Dinamarca, 6 na Suécia, 1 na Escócia, 9 na Suíça, 70 na Espanha, 140 em Portugal, 13 na Bélgica, 1 em Luxemburgo, 7 na Itália, 2 na Bielo-Rússia, 1 na Polônia, 2 na Áustria e 2 na Estônia.
De acordo com Perri, a recente Reunião Ordinária do CEI em Liège, na Bélgica, e curso desenvolvido em Brasília (DF), mostram claramente o interesse e a dedicação dos companheiros de outros países e também a expectativa de apoio institucional, segundo ele, “doutrinariamente seguro e fiel a Kardec”. “O Conselho Espírita Internacional, fundado em 1992, surgiu como solicitação desses países e, desde então, tem pautado sua diretriz de ação nas Obras da Codificação Kardequiana”, informa.

Pessoas de vários países participaram de curso recente, promovido em
Brasília (DF)

Perri, Masotti e Charles Kempf em curso do CEI na Bélgica
Dentre os recentes instrumentos criados pelo CEI para a difusão do Espiritismo na Europa estão a webtv TVCEI (www.tvcei.com, agora também em satélite) e a EDICEI, atualmente com 100 títulos em cinco idiomas, difundindo as obras de Kardec e as psicográficas de Chico Xavier. “Nossos seminários e cursos visando à preparação de trabalhadores espíritas são pautados nessas diretrizes. É notório, nos 33 países que integram o CEI, o crescente interesse em melhoria e expansão de atividades espíritas”, declara Perri.
Agora, melhor estruturado, o CEI, em sua nova sede em Brasília, está mais capacitado para expandir suas atividades.
Persistência
“Somos muito otimistas, mas as coisas não devem ocorrer em curto prazo. Milagres não acontecem mesmo!”, declara a paranaense Elsa Rossi, segunda secretária do Conselho Espírita Internacional e uma das responsáveis pelo trabalho desenvolvido no Reino Unido. “Há ainda muitas restrições por confundirem o Espiritismo com espiritualismo, o mais conhecido no Reino Unido, por exemplo. Em alguns casos não somos vistos com bons olhos, mas, em contrapartida, o esforço de realizarmos eventos conjugados com médicos britânicos da área científica nos rende um pouco mais de credibilidade local. Isso no nosso caso, aqui na Inglaterra”, revela. “Perseverança, paciência e, sobretudo, aprimoramento da aprendizagem do idioma do país para, assim, haver diálogo com confiança, evitando-se a formação de núcleos de brasileiros com conhecimento estancado”, são algumas orientações que Elsa dá aos que estejam trabalhando em prol da divulgação da Doutrina fora do Brasil.
Mediunidade levou à formação de grupo na Espanha

“A Doutrina vem renascendo na Espanha”
A espanhola Isabel sentia a mediunidade desde adolescente, mas não sabia seu significado. Conheceu o Espiritismo no final de 1992 e entrou na Doutrina, como muitos, pela dor. “Sentia que tudo me era familiar. Tive uma espécie de eclosão da mediunidade e via, ouvia, falava e pressentia coisas. Percebia que estava sendo guiada e inspirada para fazer muitas coisas, como compromisso assumido na espiritualidade. Sob direção dos benfeitores, em poucos meses fundei um grupo junto com dois colegas. Estudei muito, entreguei-me em corpo e alma ao conhecimento do Espiritismo e sua divulgação. Criamos um boletim e fundamos uma editora”, conta Isabel, que, por seis anos, foi presidenta do Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec, em Málaga, na Espanha, e por dois anos vice-presidenta da Federação Espírita Espanhola.
Hoje, ela tem como uma de suas mais importantes atividades a versão de obras do português para o espanhol, trabalho que estima envolver, atualmente, 26 países.
Sobre o Movimento em seu país, lembra da fundação, por Rafael González Molina, de um centro espírita e mais tarde da Federação Espírita Espanhola (FEE), anos depois de a democracia ter se restaurado na Espanha, em 1977, após 40 anos de ditadura que praticamente haviam enterrado um Espiritismo “extraordinário”, iniciado no século 19. “Desde a criação da FEE, em 1981, o Espiritismo vem renascendo no país, centros vão surgindo, tornando-se oficiais, e unindo-se à federação. Mas ainda existem muitas barreiras, claro. A primeira é a de acharem que o Espiritismo tem ligações com adivinhações e tarot, a outra é o fato de muitos buscarem fenômenos e não renovação espiritual. Por fim, as pessoas não têm hábito de leitura e isso dificulta o estudo das obras de Kardec”, avalia.
Maior empenho está no estudo da Codificação
Elsa Rossi e Isabel Porras González, do Reino Unido e Espanha, respectivamente, são mulheres que lutam pela divulgação da Doutrina em seus países. Elas vivem situações semelhantes, muitas dificuldades e sabem que há um longo caminho a percorrer:
Folha Espírita – Sob o ponto de vista legal, é fácil se fundar uma casa ou instituição espírita?
Elsa – Depende da legislação do país, para que se tenha uma casa aberta ao público, podendo anunciar e realizar eventos. Em alguns países, brasileiros ou estrangeiros podem fundar um grupo, mas em determinados países somente os nativos podem ser os fundadores. No Reino Unido abre-se com facilidade, desde que hajam pessoas interessadas. Prepara-se um estatuto e pronto. Mas, se quiser mesmo estar legal no país perante o governo, deve-se providenciar o registro da instituição na Companies House, como entidade sem fins lucrativos.
Isabel – Desde que se fundou a Federação Espírita Espanhola, com esforço e tempo, pouco a pouco conseguimos que a fundação de centros espíritas não fosse um problema. Mas a Igreja faz-se inimiga do que ela entende por “Espiritismo”, difundindo ideias extravagantes e infundadas, para atemorizar as pessoas. Isso todos já sabemos como funciona, e é uma prova pela qual passaram nossos irmãos nos tempos da Codificação.
FE – As reuniões são realizadas nos moldes que nós brasileiros conhecemos?
Elsa – Sim, mais ou menos como no Brasil. Estudo, palestras, seminários, passe, água fluidificada e evangelização infantil que, aqui no Reino Unido, chamamos de Espiritismo para crianças e jovens.
Isabel – Em termos gerais, os centros federados têm atividades de estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), estudo da mediunidade, entre outros. Tenta-se estudar bem a Codificação e as obras complementares, promovem-se conferências e alguns encontros fraternais.
FE – Ocorre intercâmbio entre as casas espíritas? De que forma?
Elsa – Sim, ocorre intercâmbio. Agora mesmo estamos preparando dois seminários para ocorrerem em fins de semana de setembro sobre mediunidade e sobre passe. Participarão como aplicadores dos seminários pessoas de várias casas espíritas. Além disso, oradores vêm e visitam várias casas, quando a convite e organização da nossa federativa britânica, a BUSS – British Union of Spiritist Societies.
Isabel – Tenta-se ter esse intercâmbio, e para isso a FEE trabalha para estimular esses contatos que são tão produtivos, mas nem sempre é fácil. Ainda não há por parte de todos os centros o hábito de encontros para trocar ideias, dar conferências, ajudar na assistência social, se conhecer melhor, etc. Acredito que isso acontecerá com o tempo, à medida que se fundem outros centros espíritas, contando também com a cooperação da juventude. Precisamos formar nossos meninos, para que ajudem a mudar esta sociedade tão indiferente e materialista. Aqui somos poucos, mas empenhados no trabalho de reforma moral e estudo da Codificação.
Agosto de 2009 - Edição número 420

Fonte:http://www.folhaespirita.com.br/v2/index.php?q=node/393

ESPFRA
Fonte:https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2016/03/08/o-espiritismo-na-franca-hoje-por-arleir-bellieni/
.
O Espiritismo em outros países
Ano 9 - N° 421 - 5 de Julho de 2015
EUNICE DE OLIVEIRA CAZETTAeunicecazetta@gmail.com
Londrina, Paraná (Brasil)
Alemanha
Bad Honnef – Nos dias 7 e 8/novembro – no Seminaris Hotel – Alexander – von – Humboldt – str 20, 53604 – teremos o 8º Congresso Alemão de Medicina da Alma – realização: AME/Internacional – Tema “Ein neues Paradigma In der Therapie psychischer und psychosomatischer Storungen” – Presenças: Prof. Dra. Ute Habel, Prof. Dra. Irvênia de Santis Prada, Dr. Carlos Roberto de Souza Oliveira, Dr. José Fernando Barboza de Souza, Dr. Lothar Hollerbach, Dr. Julio Peres, Dr. Sergio Luis da Silva Lopes, Dagobert Gobel, Dr. Klaus Volkamer, Dr. Wolf Muller. Info: - + 49 (0) 5551 – 914 9502 / 9503 –info@psychomedizin.com.
Düsseldorf – O Freundeskreis Allan Kardec Düsseldorf realizou no dia 30 de junho uma palestra com Clóvis Braga. Tema: “O sentido da vida segundo o Espiritismo”, em português. Mais informações, acesse o sitewww.sites.google.com/site/fakduesseldorf/.
Stuttgart – O Grupo de Estudos Espírita Allan Kardec – Grupo S.E.E.L.E. e. V. – possui um calendário mensal que pode ser acessado no site www.gruppe-seele.de. O Studienkreis Allan Kardec - Gruppe S.E.E.L.E. e. V. – Endereço: Hackstraße 11 70190 Stuttgart-Ost. Link da programação: www.gruppe-seele.de/de/pt-br/reunioes.
– Reuniões: A partir deste ano temos agora três quintas-feiras com atividades em língua alemã e uma quinta-feira em português.
18h30 – 19h00: Fluidoterapia (passes normais);
19h00 – 20h30: Palestra (incluindo informações e avisos, preces e passe coletivo);
A partir de 20h30: Fluidoterapia (passes de cura indicadas pelo atendimento fraterno).
O Evangelho na sexta-feira também é feito duas vezes em alemão e duas vezes em português.
Curso – Todas as quartas-feiras das 19h30 – 21h00 - Estudo: "O Despertar da Consciência", em português.
Introdução à Doutrina Espírita (ESDE) - todas as 1ª e 3ª sextas-feiras do mês das 17h às 18h30, em Português.
Estudo e Educação da Mediunidade (ESDE) - todas as 2ª e 4ª terças-feiras do mês das 19h às 21h30 (fechado), em português.
Grupo de Trabalho Mediúnico (fechado) - todas as 1ª e 3ª sextas-feiras do mês das 19h às 21h30 (fechado), em alemão.
Austrália
Sydney – Informações sobre o Movimento Espírita em algumas cidades da Austrália podem ser obtidas através de: www.allankardecsydney.org;allankardecsydney@gmail.com.
Áustria
Viena – A Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec de Viena, conhecida pela sua sigla em alemão VAK-Wien ou VAK-Viena, atua em Viena há 25 anos no trabalho de divulgação da doutrina Espírita, e também nas cidades vizinhas de dois outros países: em Bratislava, capital da Eslováquia e em Praga e Brno, na República Tcheca. As informações on-line constam da página www.spiritismus.at e www.facebook.com/pages/VAK-Wien/; e-mail: vakardec@hotmail.com.
Atividades:
Palestras públicas em alemão e português (com tradução consecutiva):
•        Às terças-feiras, das 19 às 20h;
•        Aos sábados, das 15 às 16h.
- Estudos sobre Mediunidade, aberto a todos os interessados, em alemão e português: às terças-feiras das 18h às 18h45.
- Encontros das crianças no segundo e último sábados do mês (com dinâmica especializada. Senhores pais, contactem-nos).
Programa mensal disponível em:
www.spiritismus.at/home1/HomePortugues/programacao-mensal.
- Inscrições e informações por telefone +43-699 10444499 ou e-mailvakardec@msn.com.
– O Grupo Espírita Emmanuel de Viena (Spiritistische Lehre Emmanuel) tem como endereço: Lustkandlgasse, 52/5 - 1090 - Viena - Áustria. Informações: site www.emmanuel-vienna.at; skype: emmanuel.vienna.
Atividades:
•        Visita aos enfermos:
         às terças-feiras – às 14h – para Austríacos (somente em Alemão);
         às segundas-feiras – às 11h – em Português para Brasileiros.
•        Educação Mediúnica: às segundas-feiras – às 20h.
•        Reuniōes Públicas em Português – sempre às quartas-feiras – às 19h30.
•        Reuniōes Públicas em Alemão – sempre às quintas-feiras – às 20h.
•        Atendimento Fraterno – com horário marcado, todos os dias, de segunda a sexta, pelo tel. 0043 664 1053069, ou www.emmanuel-vienna.at, ou skype: emmanuel.vienna.
– A Sociedade de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis – SEEJA – está localizada na Hietzinger-Hauptstrasse 34 A – 1130 - Wien.
Às terças-feiras, a partir de 16 de junho:
PASSES das 18h30 às 18h45.
Estudo das 18h45 às 20h15.
Em junho, a evangelização infantojuvenil foi nos dias 6 e 27 de junho.
Atendimento Fraterno com hora marcada (em português e alemão).
Mais informações: http://seejawien.blogspot.co.at / seejaangelis@gmail.com.
Atividades Regulares:
Terça-feira – 18h45 às 20h15 – Mediunidade estudo e prática – Programa 1, organizado por Marta Antunes. E as obras básicas de Allan Kardec. Aberto a todos. Em português.
Quinta-feira – 20h30 às 21h15 (cada 15 dias) – Grupo de Estudo de Introdução à Filosofia Espírita em alemão.
Quinta-feira – 20h15 às 21h15 (cada 15 dias) – Grupo de Estudo de Introdução à Filosofia Espírita em português.
Sábado – 16h às 17h15 – Estudo do Evangelho – Adultos; Educação Espírita – infantojuvenil (duas vezes por mês) e Palestras públicas – em alemão e português. (Veja a programação.)
Programação: – A SEEJA divulga o calendário de palestras e estudos do mês de junho de 2015. Site www.spiritismus.at.
No dia 30 – terça – 18h45 às 20h15 – em português – Estudo da Mediunidade – Clube de Leitura – Livro No Invisível – Léon Denis – apresentado por Ururaci.  
Vorarlberg – O grupo GEEAK-Vorarlberg-Áustria mudou o seu endereço na internet para: http://geeakvorarlberg.blogspot.co.at/. Paula Kloser:geeakaustria@gmail.com
Bélgica
Bruxelas – O Centre d’Études Spirites Allan Kardec de Bruxelles possui um calendário de estudos e palestras mensal. Acesse www.bruxelles.cesak.org.
Canadá
Toronto – A Toronto Spiritist Society está com nova sede localizada na 261 Gerrard St E. – Toronto, Ontário - M5A 2G1 – Canadá. Caso haja algum problema, basta ligar para (416) 723-2242. Para informar-se sobre a programação das atividades, acesse o site:http://www.torontospiritistsociety.org/.
Chile
Santiago – Nos dias 23 a 25/outubro – no Hotel Los Nogales – será realizado o 3º Congresso Espírita Sul-Americano – em comemoração aos 150 anos da publicação do livro O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina segundo o Espiritismo – Presença de Divaldo Pereira Franco (Brasil) com as palestras: “A vida depois da morte” e “A plenitude da Vida” / e seminário: “Preparar a vida no Além” – Este evento é promovido pelo Conselho Espírita Internacional (intercei@intercei.com). Informações: fabiovillarraga@gmail.com;www.3congresoespiritasudamericano.com.
Dinamarca
Copenhague – Centro Espírita na Dinamarca:
Spiritist Association Allan Kardec - SAAK.dk (nome em dinamarquês)
Associação Espírita Allan Kardec - AEAK.dk (nome em português)
Adresse/Endereco: Kroghsgade 3 - Kbh – Østerbro - 2100 – Danmark (10 meter fra søerne)
ved døren/na porta - Yoga Kroghen
Dag/Dia: Om Tirsdagen / Terças-feiras
Tid/Horário: 19h00 – 22h30
Kontakt/Contato: Roseli Biker - coordenadora
E-mail: aeallankardec@gmail.com - Tlf.: 0045 20952437.
– Atividades às terças: 18h30 as 19h30. A Associação Espírita Allan Kardec – Kroghsgade 3, Kbh, Osterbro, 2100, Danmark – está oferecendo Aula Gratuita de Dinamarquês – Informações: aeallankardec@gmail.com.
– Neste domingo, dia 5 de julho – às 19h – na Spiritist Forening Allan Kardec – será realizada a palestra com Marli Freitas sobre o tema “O amor sob a visão espírita” – Informações: geeak_dk@hotmail.dk.
Espanha
Madrid – Centro Espírita Mensajeros de la Luz – CEMEL – O CEMEL está localizado na Calle Madera 1, Bajo – Madrid e suas atividades são:
2ª feira, às 19h: Sessão Mediúnica - Assistência Privada;
5ªfeira, às 20h: Estudo do Evangelho - Conferência Pública – Passes;
6ª feira, das 18h15 às 19h15: Classes infantis;
6ª feira, às 19h30: ESDE.
– O Centro de Estudios y Divulgación Espírita – C.E.y.D.E. – está localizado na Calle Montera 10-12 - 2ª Planta - Nº 3 – Metro Sol – Madrid. Mais informações pelo site www.ceydemadrid.org.
Estados Unidos da América
– O Movimento Espírita dos Estados Unidos em 2015 pode ser consultado no site da Tri-State Espiritist Federation (Connecticut – New Jersey – New York):
Bridgeport – Na SER – Spiritist Society of Bridgeport – 391 Coleman St Bridgeport, CT 06604 – site: www.ser-usa.org. Informações em:sociedadeespiritarenascer@gmail.com:
Vídeo - DIVALDO RESPONDE: Assuntos abordados: autismo, suicídio, entre outros: http://youtu.be/05K9hVvQ72I.
Vídeo - HAROLDO RESPONDE: perguntas feitas por jovens adolescentes. 
ATIVIDADES REGULARES DA SER:
Segundas - 18h30 às 19h30. Orientação e Atendimento Fraterno (Portas abrem às 18h para atendimento individual) - Orientation & Fraternal Counseling (em Português, podendo ser providenciada a tradução).
Quartas – 20h às 21h30 - Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo (aberto ao público, em Português) - Allan Kardec Study Group (realizada em Português).
Quintas – 19h às 20h30 - Allan Kardec Study Group (Realizada em Inglês).
Sextas – 20h às 21h30 - Palestra pública com aplicação de passe e distribuição de água fluidificada (Na última sexta-feira do mês, a palestra é ministrada em inglês, aberto ao público).
Domingos – 10h30 às 12h - Evangelização Infantil (Realizada em Inglês) e Grupo de Estudo dos pais.
Charlotte – Em 2015, no horário de 15h15 às 15h45 – nos dias 23 e 30/agosto, 13 e 27/setembro, 11/outubro, 1º e 25/novembro, na Spiritist Society of the Carolinas - 4205 Frank Vance Rd. Charlotte, NC / USA, teremos as  atividades: Orações e Imposições das Mãos – Veja informações em: www.spiritismtoday.wix.com/spitiyism-today - sscarolinas2014@gmail.com.
Danbury (CT) – Nos dias de 12 e 13 de setembro – no A Caminho da Luz – presença de Sandra Borba (Brasil) no Encontro com Educadores Espíritas – Informações: www.akscdanbury.org.
Flórida – Forging Equality in the New Era – Seminários sobre a Lei de Igualdade em:
Tampa – 18 de julho – de 9h às 17h;
Port St Lucie – 15 de agosto – de 9h às 17h.
Miami – Até 9 de julho/2016 – 20 às 21h30 – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita I – “Estudios y Formación de Trabajadores. Inscrições até 24/agosto – Informações: Paula - fone: 305 593 5431;paula_albernaz@yahoo.com.br.
– No dia 7 de julho – Davie Arena – Booth # 10 – Orange Drive, Davie, FL 33314 - realização: Bezerra de Menezes Spiritist Association – 6450 NW 77th CT Miami, FL 33166 –  – Teremos uma Festa Junina.
Nova York – A programação do Allan Kardec Spiritist Center - 32-75 Steinway St – sala 201B - Astoria, NY - (718) 429-6626 ou (1718) 639-3041, site www.akscenter.com, e-mail pontodeluz@aol.com, é a seguinte:
Domingo – 12h às 13h - Reunião Pública – Passes; de 10h às 11h - Evangelização Infantil – (domingos alternados por faixa etária – veja detalhes com Alice);
Segunda-feira – 19h15 - Estudo do E S D E (Apostilas da FEB);
Terça-feira – 20h às 21h - Reunião Pública – Passes;
Quarta-feira - Reunião privativa da casa;
Quinta-feira – 20h - Estudo Doutrinário em Espanhol;
Sexta-feira – 20h - Miudinho "Estudo Detalhado do Evangelho de Jesus";
Sábado – 13h30 - Atendimento fraterno individual (hora previamente marcada);
Sábado – 14h30 - Curso de Autoconhecimento à luz do Evangelho de Jesus;
Sábado – 17h30 às 19h - Tratamento – Físico-Espiritual (com hora previamente marcada).
Pedidos de oração via e-mail vão para o arquivo da Internet e são copiados no caderno de vibrações para orações e tratamento. Acessar: orepormim@aol.com.
Port Saint Lucie – No dia 15 de agosto – 9h às 17h – Port Saint Lucie Spiritist Center – será realizado o seminário: “Forning Equality in the new era”.

Tampa
 – No dia 18 de julho – 9h às 17h – Tampa Spiritist Society André Luiz – será realizado o seminário: “Forning Equality in the new era”.
Trumbull (CT) – No dia 28 de junho – no Old Mine Park – realizou-se o 12th Family Spiritist Retreat – Encontro da Família – Informações: www.familyspiritisttretreat.org.
França
I Encontro da Cultura e Pesquisa Espírita França-Brasil, a realizar-se de 31 de julho a 2 de agosto/2015 na UERJ - Espiritismo, elo de duas culturas
O estudo do Espiritismo com o objetivo de fortalecer os laços de amizade entre França e Brasil e a promoção de ações que facilitem a integração entre as duas culturas francesa e brasileira, através de mesa-redonda, conferências e debates públicos.
Programação:
31 de julho de 2015 (sexta-feira):
10h00 – Visita ao monumento a Allan Kardec - Praia de Piratininga, Niterói
18h00 – Recepção
19h00 – Sessão Solene de Abertura
Composição da Mesa
Hino Nacional da França
Hino Nacional Brasileiro
Momento musical: Orquestra de Cordas Jovem da Grota (Niterói). Brigitta Gründig (cantora) e Sonia Leal Wegenast (ao piano)
Palavra das autoridades:
19h45 – Palavra dos representantes do movimento espírita internacional, francês e brasileiro
Representante do Conselho Espírita Internacional – CEI
Representante do Conselho Espírita Francês – CSF
Representante da Federação Espírita Brasileira – FEB
Representante do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro – CEERJ
Coordenador: Roberto Cavalcanti
20h45 – Conferência: O céu e o inferno: celebrando 150 anos - Antonio Cesar Perri de Carvalho – 1º Secretário do Conselho Espírita Internacional – CEI
21h45 – Momento Musical: Brigitta Gründig (cantora) e Sonia Leal Wegenast (ao piano)
1º de agosto de 2015 – Sábado
8h00 – Recepção e Abertura
8h30 – Conferência: Contexto do surgimento do Espiritismo na França - Nadja do Couto Valle
9h30 – Conferência: O Espiritismo da França para o Brasil - Marion Aubrée
10h30 – Intervalo
10h40 – Mesa-redonda: De Manaus ao Rio – olhares sobre a chegada do Espiritismo no Brasil. Expositores: Luciano Klein Filho e Samuel Magalhães. Mediador: Júlio Damasceno
12h10 – Almoço
13h30 – Conferência: Maurice Lachâtre, ativista pela divulgação do Espiritismo. François Gaudin
14h30 – Mesa-redonda: A metodologia de Allan Kardec na elaboração do Espiritismo. Expositores: Alexander Moreira-Almeida e Marcelo Gulão. Mediador: Jáder Sampaio
Intervalo: 16h00
16h10 – Mesa-redonda: Allan Kardec, elo entre Niterói e Lyon. Expositores: Vincent Fleurot, Paulo Peixoto, Olivier Geneviève. Mediadora: Cláudia Dutra
17h40 – Lançamento de livros e sessão de autógrafos
02 de agosto de 2015 – domingo
9h00 – Mesa-redonda: Allan Kardec em português, as primeiras traduções. Expositores: Evandro Noleto Bezerra e Jorge Brito. Mediadora: Cláudia Bonmartin
10h30 – Conferência: Espiritismo e Universidade: o diálogo possível - Dora Incontri
11h30 – Conferência: Os Mártires de Lyon - Yasmin Madeira
12h30 – Momento Musical: Anatasha Meckenna (cantora)
12h50 – Encerramento
Veja o link dos cartazes em alta resolução: https://drive.google.com/folderview
Mais detalhes sobre este projeto: http://www.correioespirita.org.br/pdfs/Projeto França-Brasil final.pdf
Entrevista da Nadja do Couto Valle, em português, uma das integrantes da Comissão do Encontro, que foi realizada na 2a. parte do Programa Roteiro da Rádio Boa Nova de SP, Brasil, apresentado por Adriano Marques, em 1º de junho de 2015, passado. http://radioboanova.com.br/ouvir-now
Lille – No período de 25 de julho a 1º/agosto – realização do 100º Congresso Mundial de Esperanto. Informações: https://infopanespirita.wordpress.com.
Paris – A Association Parisienne d'Études Spirites (A.P.E.S.), sediada no endereço: 22 Rue des Laitières 94300 - Vincennes, disponibiliza informações sobre as palestras do mês através do site www.apes-asso.fr.
– O CELA (Centre Spirite Lumière et Amour) dispõe de informações através do site www.congres.lmsf.org. O website da Enciclopédia Espírita (Encyclopédie Spirite) está reformulado. Conferir em: www.spiritisme.net.
Vincennes – A.P.E.S. - INFO: www.apes-asso.fr
Website: http://www.apes-asso.fr
Mail: mail@apes-asso.fr
A.P.E.S. - Associação de Estudos Espíritas Paris - Lei 1.901 Association
Espiritismo: Construindo hoje amanhã Humano.
Sejam bem-vindos à 22 rue laitières 94300 Vincennes
Atividades regulares:
Toda sexta-feira - 19h30 – 22h30
Todo segundo sábado do mês - 10h30 e 13h
A cada segundo e último sábados do mês – 14h30 – 17h30, exceto feriados.
Abertura ao público da biblioteca do EPAS - Todo segundo domingo de cada mês a partir das 15h às 19h
Mais informações pelo telefone 0141 931 708 e em nosso site http://www.apes-asso.fr 
Guatemala 
Ciudad de Guatemala – Nos dias 22/julho e 19/agosto – 15h30 (atención fraterna) / 19h00 (palestra) – na Escuela Heliosóphica Luz y Caridad – Realização: Grupo de Damas Heliosophicas Rogélia Marroquim de Bravo, com a presença de Alípio Gonzales (Venezuela) Info: www.auatespirita.org e www2.quatromaosdeluz.com.br/amricaseuropasiaafrica.html. 
Inglaterra
Londres – Leia os boletins do CEI disponíveis no website em 4 idiomas: http.://cei.spirite.org.
– Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro – Local: Rudolf Steiner Theatre – 35 Park Road, London, NW1 6XT – será realizado o 5th British Congress on Medicine & Spirituality – Info: www.medspiritstcongress.org.
Japão
– Projeto “Vida, Saúde e Luz” – realização: AME/Brasil e Nihon Supiritizumu Kyougikai (Japan Spiritism Council) – palestras com Dr. Marcelo Cury – programação: Em  JULHO: Dia 7 – 17h – “A religião nascida da ciência” (em português) / 19h – “A religion born from the science” (em inglês) – info: (080) 4445 7840 – www.japanspiritusm.jp.
Luxemburgo
Cidade de Luxemburgo – Groupe Spirite Allan Kardec – Informações através do site www.groupespiriteallankardeclux.com; e-mail: allankardeclux@yahoo.fr. O Grupo promove: Segunda-feira – Curso em português: Mediunidade – 20h às 21h30; Quinta-feira – Estudo em francês de O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno – 19h30 às 21h; Sexta-feira – Estudo em português de O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno – 19h45 às 21h15; Sábado – Evangelização Infantil (13 a 18 anos), (8 a 12 anos) e (4 a 8 anos) – 13h30 às 14h30; 14h30 às 15h30; 15h30 às 16h30; Estudo Sistematizado da doutrina em português – 16h30 às 18h.
– No Centre Philosophique Spirite Attitude d'Amour – Endereço: 83, Rue de Holleric - Luxembourg - Ville Luxembourg, são realizadas as Atividades Gerais:
Quartas-feiras – 19h
*Reunião de Estudos e Pesquisas (fechado ao público)
*Vibrações para encarnados e desencarnados
Sextas-feiras
*Auxílio Fraterno - a partir das 13h
*Estudos da Filosofia Espírita (em português)
Sábados - de 10 às 11h30 
*Educação Espírita para crianças e jovens
Obs: Nosso estudo de sexta-feira passou a ser em português. Um novo dia da semana será fixado para o estudo em Francês.
*Nosso Setor Filantrópico recebe e distribui bens de necessidade como: móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos. Contatos: Telefones 00 32 (0) 476 913 966 (Bélgica); 00 352 691 768 314 (Luxembourg). Endereço Eletrônico: cpsattitudedamour@gmail.com.
Noruega
Oslo – O Grupo de Estudos Allan Kardec norueguês continua desenvolvendo suas atividades no endereço: Dronningens gt. 23 – sala 512 – Centro. Mais informações através do site www.geeaknorge.com ou pelo e-mail post@geeaknorge.com.
– O Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – GEEAK – Norge, semanalmente, realiza:
•        O estudo de O Livro dos Médiuns, e o exercício prático da Mediunidade às segundas-feiras, das 18 às 20h (fechado ao público). Coordenadora: Cristina Latini;
•        O estudo de O Livro dos Espíritos em norueguês às terças-feiras, das 18h às 19h30 (aberto ao público). Coordenadora: Cristina Latini;
•        O ESDE às quartas-feiras, das 18h às 20h (aberto ao público, em português). Coordenadora: Sânia Salles. Facilitadoras: Beatriz, Karine e Sânia;
•        O Grupo Meimei (crianças e família) aos sábados, das 10h45 às 12h (aberto ao público, em português). O objetivo central do grupo é a Evangelização Infantil por meio de estudos com a família, e de atividades lúdicas e educacionais direcionadas às crianças. Coordenadora: Karine Porpino. Facilitadoras: Anna, Bárbara, Fabiana e Karine.
Contato: www.geeaknorge.com - post@geeaknorge.com.
– Nos dias 26 e 27 de setembro – seminário com Claudia Werdini – Tema: “Formação de Educadores” – Info: davidemirandafonseca@gmail.com. 
Portugal
ADEP – A ADEP-Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal tem um canal de vídeo. Subscreva o canal! www.youtube.com/user/adeportugal.
– Fique por dentro de todo o movimento espírita português, se inteirando das informações contidas na InfoEspírita Lusitana, e todos os seus anexos. Acesse o e-mail infoespirita <infoespirita@gmail.com>.
 Foi publicada mais uma edição do JORNAL DE ESPIRITISMO pela ADEP. A sua primeira distribuição se deu nas JORNADAS DE CULTURA ESPÍRITA, no início de Maio. Mais informações em https://cceespirita.wordpress.com/.
– A lista de todos os centros espíritas federados e não federados de Portugal, atualizada até 20/janeiro/2015, é divulgada por José Carlos Miranda Lucas. Informações: Tel: 00-351-938 466 898; artigosespiritaslucas.blogspot.com; www.facebook.com/jcmlucas; www.youtube.com/user/jcmlucas1.
– O médico, investigador e orador espírita Sérgio Filipe de Oliveira, vai estar em Portugal para uma série de palestras e seminários, entre os dias 5 e 14 de Julho. O tema central será a mediunidade sob o ponto de vista científico, sem esquecer a relação com a espiritualidade e entre a ciência e o Evangelho. A iniciativa é organizada e promovida pela A. M. E. Portugal – Associação Médico-Espírita de Portugal.
Programa:
05/07 – Malveira, Lisboa: Tema: A glândula pinel e as suas funções na saúde e na mediunidade;
06/07 – Braga: Ass. Luz no Caminho (20h30), Tema: Aspectos científicos dos ensinamentos de Jesus;
07/07 – Aveiro (UERA): Auditório Santa Joana (21h). Tema: Depressão, ansiedade e mediunidade;
08/07 – Coimbra – Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec (20h30). Tema: Cuidados Integrativos em Medicina – Vínculo entre ciência e espiritualidade;
09/07 – Póvoa do Varzim – Centro Espírita Irmã Filomena (20h30). Tema: A glândula pineal e as suas funções na saúde e na mediunidade;
10/07 – Viseu – Associação Social Cultural Espiritualista de Viseu (20h30). Tema: O momento exato da reencarnação – Provas biomoleculares;
11/07 – Porto – Centro Espírita Caminheiros da Luz (UERP). Minisseminário (15h-18h). Tema: Quando a ciência redescobre a espiritualidade – Passos para a felicidade;
12/07 – Viseu (A.M.E. Portugal) – Seminário (9h30-18h00). Tema: Fenomenologia Orgânica e Psíquica da Mediunidade;
14/07 – Açores – Associação Espírita de S. Miguel. Tema: Aspectos científicos dos ensinamentos de Jesus.
O Dr. Sérgio Filipe de Oliveira é médico neurocientista de nacionalidade brasileira, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), mestre em Ciências Biomédicas e investigador nas áreas de neurociências, medicina e espiritualidade. A sua tese de mestrado versou sobre o estudo da ultraestrtura da glândula pineal humana com microscopia electrônica. É diretor clínico do Pineal-mind Instituto de Saúde, onde faz seus atendimentos e aplica suas pesquisas. Professor responsável pela disciplina de Medicina e Espiritualidade da FMUSP e idealizador da UNIESPÍRITO – Universidade Internacional de Ciências do Espírito. Organização: A. M. E. Portugal – Associação Médica Espírita de Portugal. Apoio: Associação Social Cultural Espiritualista de Viseu. 
Açores – No dia 14 de julho – 20h30 – Auditório C da Universidade de Açores – palestra com Dr. Sergio Felipe de Oliveira (BR) – Tema “Aspectos científicos dos ensinamentos de Jesus”.
Águeda – Associação Espírita Consolação e Vida – Endereço: Travessa Vale de Rico, 196; Raso – Cumeada 3750 – 820 Valongo do Vouga – Águeda; Tel: 234184439 /963 284 435 – e-mail: aecvpt@gmail.com.
Alcobaça – A ACEA - Associação de Cultura Espírita de Alcobaça informa que tem uma nova sede. As instalações passarão a localizar-se no Casal do Rei, na rua da Padeira, n.º 4 - Alcobaça. Informações: www.acealcobaca.blogspot.pt / acealcobaca@hotmail.com; Tlm: 966 460 878 / Tlf: 262 585 258.
Angra do Heroísmo – A Associação Espírita Terceirense, com sede em Canada da Luciana, n.º 8 A – Santa Luzia, 9700 - 097 ANGRA DO HEROÍSMO – ILHA TERCEIRA – AÇORES, informa que agora poderão ser visualizadas no Meo Kanal 755188 novas palestras e entrevistas sobre temas atuais que preocupam grande parte da sociedade. Assistam e enviem questões para:aeterceirensegeral@gmail.com.
– A Associação Espírita Terceirense promoveu uma palestra no dia 30 de junho sobre o tema “A lei da destruição” – Cap. XX, item 5 de O Livro dos Espíritos. Mais informações através do site www.aeterceirense.blogspot.com.br.
Aveiro – Atividades Gerais da Associação Cultural Espírita Estrela de Aveiro, na Rua Ciudad Rodrigo, n.º 12, R/c.– Bairro do Liceu 3810 - 083 AVEIRO / Contatos: Telm: 965 204 151– 962 714 000;  E-mail: aceeaveiro@gmail.com.
– A Associação Cultural Espírita Estrela de AVEIRO informa os dias das palestras através dos contatos: Telm: 965 204 151 – 962 714 000 - E-mail: aceeaveiro@gmail.com.
Na ACEEA Aveiro:
Início das palestras: 21h.
Às Sextas-feiras, 21h - Estudo do livro "Os Mensageiros", alternando com o estudo da Mediunidade.
A primeira Sexta-feira de cada Mês – Tema Livre.
Atendimento Espiritual para casos, após avaliação – Segundas às 22h30.
Atendimento Fraterno Privado – Segundas-feiras das 20h às 21h.
Contato para Esclarecimentos ou marcações de atendimentos: 96 520 41 51.
Mais informações através do e-mail aceeaveiro@gmail.com.
– No dia 7 de julho – 21h – Auditório Santa Joana – palestra com Dr. Sergio Felipe de Oliveira (BR) – Tema “Depressão, Ansiedade e Mediunidade”.
– O Grupo Espírita Centelha de Luz tem sede na Rua Nova Vilar, fracção B, freguesia da Glória, Vera Cruz, 3810-196 Aveiro. Os contatos são: ge.centelhadeluz@gmail.com, telem 910 673 787.
– No dia 29 de Junho, segunda-feira, pelas 21h, tivemos uma conferência espírita nas instalações da Associação Cultural Espírita Estrela de Aveiro, na Rua Ciudad Rodrigo, n.º 12, R/c. – Bairro do Liceu 3810 - 083 AVEIRO / Contactos: Telm: 965 204 151 – 962 714 000, subordinada ao tema “A justiça das leis Divinas”, com Manuel Santos. 
– A ACEEA anunciou suas palestras de julho. Eis a programação:
Dia 06/07/2015 – “Perguntas e Respostas” – Trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho – ACEEA
Dia 13/07/2015 – “Bem-aventurados os Misericordiosos” – Flávio Almeida – Ass. Nosso Lar
Dia 20/07/2015 - “Tema Livre”- José Santos – C. E. Maria de Nazaré – Águeda
Dia 27/07/2015 - “A Perfeição Moral” – Marina Pereira – ACEE
Braga – No dia 6 de julho – 21h – Associação Espírita Luz no Caminho – palestra com Dr. Sergio Felipe de Oliveira (BR) – Tema “Aspectos científicos dos ensinamentos de Jesus”.
Caldas da Rainha – O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, sito na Rua Francisco Ramos, n.º 34, R/c, 2500 – 831 CALDAS DA RAINHA, telefone 966 460 878, 938 466 898, comunica que o seu novo endereço eletrônico passou a ser: www.cceespirita@wordpress.com, bem como o novo E-mail:ccespirita@gmail.com.
– A Associação Cultural Espírita, em Caldas da Rainha, conta com uma nova sede, na Rua 15 de Agosto, 29 A, 2500 - 801 Caldas da Rainha.
– A XII Jornada de Cultura Espírita do Oeste terá lugar em Caldas da Rainha, Portugal, nos dias 23 e 24 de Abril de 2016, no Centro Cultural e Congressos (CCC) em Caldas da Rainha, um dos melhores auditórios do país.
Cascais – A Associação Sociocultural Espírita de Cascais tem sede na Estrada da Rebelva, N.º 693-A, Rebelva; 2785-538 São Domingos de Rana - Cascais. Tel: 962326712 (Hugo Guinote) - E-mail: pontedeluz.asec@gmail.com.
Chaves – Centro de Estudos Espirituais de Chaves – Site/ E-mail: www.ceec.com.pt; info@ceec.com.pt.
AtividadesSegundas, às 21h: ESDE; terças, às 21h: Irradiação (privado); Estudo: “O Evangelho segundo o Espiritismo”; quartas, 21h: Desobsessão (privado); quintas, às 21h: Estudo da Mediunidade (só pessoas indicadas);sextas, 21h: Fluidoterapia (só pessoas indicadas pelo atendimento); Musicoterapia (só pessoas indicadas pelo atendimento); Sábados, às 21h: Palestra.
Coimbra – Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – Atividades, Programação, Horários: acesse http://www.geeak.pt/geeak_fale_connosco.htm.
– No dia 8 de julho – 20h30 – Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – palestra com Dr. Sergio Felipe de Oliveira (BR) – Tema “Integrativas em Medicina: vínculo entre a Ciência e a Espiritualidade”.
Figueira da Foz – ENCONTROS ESPÍRITAS 2015 – DATAS:
7º encontro: 15-07-2015
Horário: 20h. Local: auditório do IBIS Hotel. Rua da Liberdade, nº 20, Figueira da Foz.
Expositores e Temática:
Julho:
INTRODUÇÃO: JESUS E AS LEIS MORAIS - EDINÁ BROGNOLI
1º TEMA - https://www.youtube.com/watch?v=POXKs0f2FKs - Haroldo Dutra Dias
2º TEMA - AME NORTE PORTUGAL
Funchal – O Centro Cultural Espírita do Funchal (CCEF) organiza "Educar para ser feliz" ao longo de 2015. Para isso conta com conferencistas convidados com vertentes técnicas na área da psicologia e da psiquiatria, entre outras. O projeto está centrado na visão espírita da educação integral da criança como Espírito imortal - objetivando seis momentos de reflexão destinados aos pais, avós, tios, professores, educadores, auxiliares de educação e todos quantos lidam com crianças. Mais informações pelo e-mail cecfunchal@gmail.com.
Gondomar – A ACEFL (Associação Cultural Espírita Fernando de Lacerda) divulga os expositores do mês: link www.facebook.com/acelacerda.
Ílhavo – Todas as quintas-feiras, o Centro de Cultura Espírita Mar de Esperança realiza palestras, conforme: www.mardeesperanca.do.sapo.pt; mardeesperanca@sapo.pt.
– A Associação Cultural “PORTO DE ABRIGO”, com sede na Rua de Alqueidão, n.º 27 A, 3830 – 148 ÍLHAVO, contatos: Tel: 234 325 704 e E-mail: vieira4@sapo.pt, realiza:
Atividades regulares:
Segunda-feira – Passe magnético (21h às 22h).
Terça-feira – Palestra (21h às 22h) e atendimento fraterno (20h15 às 20h45/22h às 22h30).
Quinta-feira – Aprendizado (20h às 21h). Entrada livre e gratuita.
Leça da Palmeira – O Núcleo Espírita Rosa dos Ventos tem sede na Rua General Humberto Delgado, 354 r/c – 4450-699, Leça da Palmeira – nervespiritismo@yahoo.com e página na Internet em www.nervespiritismo.com, tel: 229962395/965384111.
Leiria – Associação Espírita de Leiria: Rua das Cervas, nº 135 - Barosa. 2400-013 Leiria; Correspondência: Apartado 4039, 2411-901 Leiria. Contatos: Telefone: 244 815 934 -Telemóvel: 962 984 388 -Fax: 244 801 784 – E-mail: ass.esp.leiria@gmail.com.
Lisboa – A Federação Espírita Portuguesa edita mensalmente uma newsletter, o “InfoFEP”, com notícias do movimento espírita nacional. Subscreva a newsletter da FEP e mantenha-se informado. Acessehttp://www.feportuguesa.pt.
– CURSO DE VERÃO FEC 2015 – A Fraternidade Espírita Cristã (FEC), com sede na Rua Saudade nº 8 - 1º, 1100-583 Lisboa, realiza um curso de verão subordinado ao tema: "História da civilização à luz do Espiritismo II", da Idade Média à Atualidade, às segundas-feiras, nos meses de Junho, Julho e Setembro. Pode inscrever-se através dos contatos: 21 882 10 43 - correio@fec.pt. Fonte: Departamento de Estudos Espíritas Fraternidade Espírita Cristã.

– Neste domingo, dia 5 de julho – 20h – Associação Fraterna Mensagens do Bem – Malveia – palestra com Dr. Sergio Felipe de Oliveira (BR) – Tema “A Glândula Pineal e suas funções na saúde e na espiritualidade”.

– A Fraternidade Espírita Cristã realizará nos dias 11 e 12 de julho de 2015 o curso Formação de Monitores DIJ. Mais informações, acesse o site www.fec.pt.

– No dia 6 de setembro – 9h30 às 13h / 15 às 18h30 – I Encontro Internacional dos Amigos de Chico Xavier e Sua Obra. O evento terá como sede a Faculdade de Medicina Dentária. Inscrições ou mais informações pelo site www.nfema.com. Programação: 8h30 – recepção; 9h30 – informações, música, prece; 10h15 – Geraldo Lemos Neto (Brasil) – Tema “Interseção dos Planos Espirituais com a Terra”; 11h15 – intervalo; 11h45 – Nuno Cruz – Tema “As sete esferas da Terra segundo André Luiz”; 13h – almoço; 15h – Rui Marta – Tema “Organizações de serviço (onde existe o mérito); 15h45 – Carlos Baccelli – Tema “Um Lar em Nosso Lar”; 16h45 – intervalo; 17h15 – Julieta Marques – Tema “O problema da alimentação”; 18h – encerramento, música, prece – Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/amricaseuropasiaafrica.html.
– Nos dias 7 a 9 de outubro/2016 – Local: Meo Arena – Sala Tejo – será realizado o 8º Congresso Espírita Mundial – Tema: “Em defesa da vida” – Informações: http://www.8cem.com; CEI: http://cei.spirite.org/pt;intercei@intercei.com – Realização: CEI: Conselho Espírita Internacional / FEP: Federação Espírita Portuguesa – Presenças: Antônio César Perri, Divaldo Pereira Franco, Raul Teixeira e Vitor Mora Féria.
Loures – A Associação de Cultura Espírita Fernando de Lacerda, com sede na Rua José Alfredo Dias – torre 3,  no Bairro das Sapateiras, possui para consulta: website www.acefernandolacerda.com e e-mail acefernandolacerda@sapo.pt.
Portimão – O Centro Espírita Boa Vontade, em Portimão, tem novo endereço: Rua Diogo Cão, lote 9, loja 1, Edifício Dália, Bemposta. 8500 – 430 Portimão. Tel: 964713393 - Sítio: http://cebv.blogspot.com/E-mail: octaviocsantos@hotmail.com.
Porto – O Centro Espírita Caridade por Amor comunica que as suas atividades passaram a ser realizadas na Rua Fonseca Cardoso nº39, 1º Dtº Frente, no Porto. Mais informações serão disponibilizadas oportunamente no nosso site www.ceca-porto.com e na página do Facebook:www.facebook.com/CECA.PORTO.
– A União Espírita da Região do Porto, juntamente com a Associação Médico-Espírita de Portugal e Associação Cultural Espiritualista de Viseu, realizarão o Minisseminário “Quando a Ciência redescobre a espiritualidade”, com Dr. Sérgio Felipe de Oliveira. Mais informações através do e-mail ceclseminariosaude@outlook.pt.
– O Centro Espírita Filomena reúne-se semanalmente às quintas-feiras, às 21h, sendo reuniões públicas seguidas de passes. Mais informações: site www.adeportugal.org.
– O Grupo de Estudos Espíritas Nova Sagres é uma Associação constituída por pessoas da Maia e arredores, que se interessam pelo estudo, divulgação e a prática da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec. Informações via e-mail gee.nova.sagres@gmail.com. Eis os horários de funcionamento:
Segunda-feira (público)
19h30 às 20h45 – atendimento fraterno.
21h às 22h30 – Estudo básico da Doutrina Espírita.
Quarta-feira (público)
19h30 às 20h45 – Atendimento fraterno.
21h – Exposição Espírita seguida de passe.
Quinta-feira (privado)
21h às 22h30 – Estudo.
Sexta-feira (Privado)
20h50 às 22h30 – Reunião de trabalhadores.
Sábado e domingo – Encerrado.
OBS: atendimento por agendamento através do telefone 96 984 29 29, com Diamantino Cruz.

– No dia 11 de julho – 15 às 18h – Centro Espírita Caminheiros da Luz – seminário com Dr. Sergio Felipe de Oliveira (BR) – Tema “Quando a Ciência redescobre a Espiritualidade”.
– A CEC (Comunhão Espírita Cristã) dispõe de uma série de atividades de caráter público na sede da instituição, Estrada de D. Miguel, 423 – Baguim do Monte.
Eis as atividades:
Atendimento fraterno: todos os sábados, às 15h, com duas equipes de voluntários à disposição de quem necessitar.
Palestras públicas: semanalmente às quartas-feiras, das 15h às 21h30, e, aos sábados, a partir das 15h, sempre referenciado pelo O Evangelho segundo o Espiritismo.
Mais informações através do site http://cec.planetaclix.pt/.
Porto de Abrigo – Para julho, a Associação Cultural Porto de Abrigo anunciou o calendário de palestras. Eis a programação:

Dia 07 – Sérgio Felipe Oliveira – Médico brasileiro, no Auditório de Santa Joana em Aveiro, as 21h, tema: Depressão, ansiedade e mediunidade.
Dia 14 – Luis Carlos – Associação Cultural Espírita Mar de Esperança ­de Ílhavo - Tema: Uma oração viva.
Dia 21 –Dra. Cátia – Psicóloga e divulgadora da Doutrina. Tema: “Gestação, o Regresso do Espírito ao Campo de Trabalho”.
Dia 28 – Palestrante da nossa Associação. Tema Livre.
Póvoa do Varzim – No dia 9 de julho - 21h – Centro Espírita Irmã Filomena – palestra com Dr. Sergio Felipe de Oliveira (BR) – Tema “A Glândula Pineal e suas funções na saúde e na espiritualidade”.

Rio Tinto
 – A Associação Cultural Espírita Fernando de Lacerda, tem sede na Rua da Ferraria, 615, 4435 – 250 RIO TINTO, com os contatos: E-mail:mamapitema@hotmail.com; http://www.facebook.com/acelacerda.

Tocha
 – Existe um novo Centro Espírita em Portugal. Está sediado na Tocha, e aqui ficam os contatos: ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA DA TOCHA - Av. Dr. João Garcia Bacelar, 1436 - 3060 - 704 TOCHA - Tel: 968 964 476 – E-mail: esclarecimentoeluz@gmail.com. Fonte: ADEP.
Vale de Cambra – A Associação Cultural Espírita Mudança Interior se reúne às quintas e sextas-feiras com estudos mediúnicos, atendimento fraterno e palestras públicas. Aos sábados e domingos, há evangelização infantil e juvenil, palestras e seções de fluidoterapia. Mais informações através do site www.acbmi.org ou por e-mail geral@acbmi.org.
Vila Nova de Gaia – Estamos divulgando o novo número do jornal "Gotas de Luz", do Centro Espírita do Infante, cuja edição digital pode ser vista aqui:http://ceinfante.blogspot.pt/2015/04/blog-post.html.
Viseu – No dia 10 de julho – 20h30 – Associação Social Cultural Espiritualista – palestra com Dr. Sergio Felipe de Oliveira (BR) – Tema “O momento exato da reencarnação – provas biomoleculares”.

– No dia 12 de julho – 9 às 18h – Aula Magna no Instituto Politécnico – seminário com Dr. Sergio Felipe de Oliveira (BR) – Tema “Fenomenologia Orgânica e Psíquica da Mediunidade”.
Principado de Liechtenstein
Liechtenstein – Informamos o registro oficial do GEEM (Grupo de Estudos Espíritas Miramez) em alemão, Spiritistische StudiengruppeMiramez. Os estudos e palestras são feitos na língua alemã ou traduzidas para esta.
Programação:
•        Segunda e última sextas-feiras do mês - estudo do ESDE das 19h às 20h15, alternado com o estudo d’O Livro dos Espíritos, neste mesmo horário.
•        A cada 2° e último sábados do mês, aulas de evangelização infantil espírita, de 7 a 10 anos. Horário: 9h às 10h30.
•        Palestras: 1° e 3° sábados do mês. Horário: 8h50 às 10h.
Mais informações: http://ssmiramez.jimdo.com/; miramezgruppe@adon.li.
Endereço: Praer 7 - 9496 Balzers – Fürstentum – Liechtenstein. Fone +423 384 1882; Fone móvel +41 78 798 9994.
República Democrática do Congo
Kinshasa – Para obter informações sobre o Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec de Kinshasa e suas atividades, acesse o site www.kinshasa.cesak.org ou e-mail bansele@yahoo.fr.
República Tcheca
Brno – O VAK-Viena promove mensalmente estudos doutrinários e palestras nesta cidade. Mais informações sobre estes eventos em: www.facebook.com/pages/VAK-Wien/ e www.spiritismus.at.
Praga – O Grupo de Estudos Allan Kardec de Praga (Skupina Allan Kardec Praha) prossegue divulgando a Doutrina Espírita no país através de sua página web www.kardec.cz e de palestras e seminários que organiza com o VAK-Viena em Praga.
Suíça
Genebra – O Centro de Estudos Espíritas de Genève (CESG) promove às segundas-feiras: “Estudos do Espiritualismo”, com temas diversos, das 20h15 às 21h30.  O CESG promove também aulas de evangelização infantil nas terças, às 19h, com as aulas ministradas em português. Informações no site www.cesg-ge.ch e por e-mail information.cesg@gmail.com.
Lausanne – O Grupo de Estudos Espíritas Paulo e Estêvão possui, para informações, o site www.geepe.ch. Palestras: http://www.geepe.ch/arquivos/boletins.
NOVIDADES E EVENTOS:
Informação importante - Palestras em francês, desde o mês de março.
Aviso aos frequentadores do estudo do ESDE às segundas-feiras: No dia 27 de abril, iniciou-se o estudo de uma nova apostila, intitulada "Programa Complementar - Tomo único", cujo primeiro módulo será a "Vida no Mundo Espiritual".
Grupo de Estudos Espíritas Paulo e Estêvão - Route de Bussigny 31, 1023 Crissier (ver mapa) - Tel.: 079 370 5341 (falar com Regina)
www.geepe.ch - geepe@geepe.ch - facebook.com/geepe.lausanne
Nossas atividades:
Segunda-feira, 20h00 - Reunião de estudos (pública)
Segunda-feira, 21h15 - Reunião mediúnica privativa
Quarta-feira, 20h00 - Palestra pública seguida de passe magnético
Quinta-feira, 20h00 - Estudo e Prática da Mediunidade (privativo)
Sábado (a cada 15 dias), 15h00 - Evangelização infantil e Estudo com pais.  
St. Gallen – O CEEFA (Centro de Estudos Espíritas Francisco de Assis) se reúne todas as quartas-feiras com palestras públicas entre 19h30 e 20h30, e estudo de O Livro dos Espíritos às segundas-feiras, das 19h às 20h. Mais informações pelo e-mail info@ceefa.ch ou pelo site www.port.ceefa.ch.
– No dia 23 de agosto de 2015, o Centro de Estudos Espíritas Francisco de Assis (CEEFA) realizará um churrasco beneficente. Mais informações através do sitewww.ceefa.ch ou pelo e-mail info@ceefa.ch.
Urtenen-Schönbühl – O Grupo Espírita Francisco de Assis – GEFA – e-mail www.casadefrancisco.org - + 41 77 430 3136 – desenvolve as seguintes atividades:
Quartas-feiras – 14h30 às 16h – Educação Espírita Cristã para crianças de 3 a 9 anos de idade, e, 18h30 às 19h35 – Estudo da série André Luiz;
Quintas-feiras – 19h às 19h20 – Fluidoterapia para todos, e, 19h30 às 20h30 – Palestra pública.
Winterthur – O CEEAK – Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec – em Winterthur – Industriestrasse 8, 8404 Winterthur desenvolve as seguintes atividades:
ATENDIMENTO FRATERNO – Horário marcado com antecipação com: Gorete Newton (078 805 61 81); Walda Stückelberger (079 690 63 58); Edith Marti (edith@ceeak.ch).
REUNIÕES PÚBLICAS:
Às Terças-feiras, das 19h às 20h30 (Passes: 19h-19h20, Palestras: 19h30-20h30);
Palestras em alemão: às primeiras terças-feiras, das 19h às 20h30 (Passes: 19h-19h20, Palestras: 19h30-20h30).
Aos domingos, de 10h às 12h (Prece: 10h25, palestra: 10h30-11h30, passes após a palestra. Almoço fraterno no último domingo de cada mês. Durante as férias escolares de verão, as reuniões públicas do domingo entram em recesso (12 de junho a 27 de agosto).
BIBLIOTECA CHICO XAVIER (Empréstimo de livros espíritas) – aberta antes e após as palestras.
LIVRARA JOANNA DE ÂNGELIS (Venda de livros espíritas, CDs, DVDs, em diversos idiomas) – aberta antes e após as palestras.
CURSOS:
ESDE II– (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita II) – 2ª e 4ª segundas-feiras das 19h às 20h35;
Estudo e Prática da Mediunidade e Leitura de O Livro dos Médiuns; leitura de O livro dos Médiuns – 1ª e 3ª segundas-feiras, das 19h às 20h35 (em português). O mês que tiver 5 semanas será dedicado a uma conclusão dos capítulos estudados naquele mês e/ou a reuniões de coordenação.
EDUCAÇÃO ESPÍRITA PARA CRIANÇAS E JOVENS – aos domingos, das 10h25 às 11h30: Ciclo 1 (4-6 anos); Ciclo 2 (7-11 anos), Pré-juventude 1 (12-15 anos).
Às terças-feiras, horário de 19h30 às 20h30 – pré-juventude.
GRUPO DE ESTUDO DO ESPIRITISMO: Na língua alemã: nas 2ª e 4ª quartas-feiras – 19h às 20h30. Mais informações acesse o site: www.ceeak.ch.
ALMOÇO FRATERNO: Último domingo de cada mês.
Agenda do CEEAK: consulte o boletim mensal em www.ceeak.ch ouceeak@ceeak.ch.
– O CEEAK – Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec – colocará em prática,neste domingo, dia 5 de julho de 2015, o Projeto Meio Ambiente Coleta de Lixo – Por um mundo melhor. O projeto é uma iniciativa do DIJ (Departamento de Infância e Juventude). Mais informações através do site www.ceeak.ch.
Zurique – O Grupo de Estudos, Renovação e Apoio Espiritual “Maria de Magdala”, situado em Allenmmoostrasse, 4, mantém semanalmente a seguinte programação: Terças-feiras, das 18h45 às 19h45, Palestra e Evangelização Infantil; Terças-feiras, das 20h às 22h, Curso Básico I do Espiritismo; Quintas-feiras, das 19h às 20h30, Palestra, Atendimento Fraterno e Passes; Quintas-feiras, das 21h às 22h15,  Escola de Aprendizes do Evangelho. Mais informações: maria.ponzetta@bluewin.ch; pelo site www.mariamagdala.ch.
– O Centro de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis inaugurou sua nova sede no endereço: CEEJA-ZH: Hotzwiesweg 45, 8047 Zürich; Parada Hubertus, próximo a Albisrierderplatz / Saindo de: Hauptbahnhof, Tram 3 - Hardbrücke, Bus 72 - Bahnhof Altstetten, Bus 89.
Uruguai 
Maldonado – Centro Espírita Por La Fraternidad – Av. Batlle Ordoñez, casi Hernandias – programação: No dia 4 de maio – Início do Curso: Doutrina Espírita para principiantes.

Fonte:http://www.oconsolador.com.br/ano9/421/oespiritismoemoutrospaises.html


Colaborou na redação desta seção o confrade Marcel Gonçalves, de Balneário Camboriú (SC) - marcel.bataglia@gmail.com
As instituições e confrades que desejarem divulgar seus eventos nesta revista devem enviar as notícias para a editora da seção, no seguinte e-mail: eunicecazetta@gmail.com     



Comentários