ENTENDA MAIS SOBRE KARMA EM SE COMETER SUICÍDIO - ESPIRITUALIDADE

karma em suicidar

Entenda mais sobre o karma em se cometer suicídio – Espiritualidade

Um dos assuntos que mais assustam as pessoas é o suicídio, com crescente números de causas ao passar dos anos. Diante de toda a situação, o que será que passa na cabeça da pessoa no momento em que ela decide se matar? O que pensou antes, de tomar toda essa decisão? Em relação a espiritualidade, para onde ela vai? Será condenada pelas atitudes? Essas são algumas das perguntas que rondam nossa cabeça quando descobrimos que uma pessoa decidiu optar pelo suicídio. Além disso, essa ação causa dor tanto para os familiares, pessoas que souberam por acaso como também para a própria pessoa.

Mas, você sabe o que realmente acontece segundo o espiritismo? Continue lendo e entenda melhor como o conceito de reencarnação se encaixa perfeitamente nesse caso:

Quem tira a própria vida tem salvação?

O suicídio é a interrupção da vida, só que infelizmente isso acontece geralmente, em uma fase que não se deveria, (por ser uma ação carregada de emoções e impulso) isso levando em consideração o ponto de vista da espiritualidade como um todo. Isto é, cada pessoa aqui na terra vive o seu destino, tudo tem seu tempo e todas as coisas possuem seu devido significado, se o indivíduo interrompe esse ciclo, não é só a ele que está se ferindo, mas todos os amigos, familiares, mentores, guias espirituais que planejaram uma encarnação perfeita de aprendizados. Essa pessoa consequentemente levará um karma que o acompanhará assim que ela desencarnar.
Lembrando que o nosso corpo, é uma ferramenta com vida que transporta toda a sabedoria do espírito! É como se fosse uma prateleira e a vida entregasse os livros certos e necessários para completar cada vazio.
Quando reencarnamos em uma nova missão, em um novo ser e um novo estilo de vida, temos que ter a consciência que primeiramente aceitamos todas essas condições da terra (e na realidade a maioria delas foram escolhidas por nós mesmos). Hoje não temos a sabedoria de entender os motivos, mas para o plano espiritual, absolutamente tudo faz sentido.
Então, quem tira a própria vida tem salvação segundo o ponto de vista espírita, pois nós somos um corpo em desenvolvimento espiritual, e até mesmo nos erros voltaremos para aprendermos com ele, só que quem interrompe a própria jornada carregará em seu espírito o peso de ter que corrigir essa repentina interrupção, isso você poderá conferir mais abaixo:

O que o espiritismo diz sobre o suicídio?

Segundo Allan Kardec e as principais consequências ( suicídio na visão espirita)

As principais consequências para quem toma esse tipo de ação, é que terá um prolongamento do estado de pertubação, como Kardec nos ensina. O espírito que desencarna através de um suicídio segue por uma ilusão infinita, fica delirando que ainda se vive naquele mundo, com aquele corpo, além disso o espírito acredita ainda está materializado inteiramente no mundo dos vivos, tenta voltar aos antigos costumes e esquece-se completamente que um dia passou por toda a dificuldade.
Depois do corpo estar morto, existe alguns suicidas que entram em uma espécie de recuperação, em que o espírito sente absolutamente todas as dores que o corpo sofre, e principalmente experimenta a dor da decomposição, se enche de horror e angústia, além disso, esse momento pode durar ao ponto de dar a impressão de uma vida inteira.
Lembrando que não existe suicídio indolor, se não for no corpo material será depois em espírito. Além disso, não importa as formas que foram utilizadas para se chegar ao fim, sejam suicidas por enforcamento ou de outras maneiras, o ato ainda continua sendo uma ação totalmente contrária às leias da vida.

Duas exceções do suicídio segundo o espiritismo

  • Aquele cometido por uma pessoa que sofre por doenças mentais ou ainda um desequilíbrio bioquímico, porque assim podemos perceber que elas estão com a capacidade de decisão comprometida e após passarem para o outro lado precisam de uma espécie de calma e abrigo;
  • O outro e último motivo é quando a alma retorna ao mundo material antes de um momento apropriado.

Dúvidas sobre o suicídio – Espiritismo (Livro dos Espíritos)

  • Aqueles que pensam no suicídio para fugir de algum erro ou vergonha cometido por ele mesmo, é preciso lembrar que o ato de se matar não apaga a falta, muito pelo contrário, pois desse pensamento surgirão duas!;
  • Se a pessoa pensa que se matar chegará mais depressa em uma vida melhor, está enganada, mesmo chegando ao pós-vida com mais facilidade, ela viverá um “inferno interior” e será impedida de viver em uma situação melhor por um longo período;
  • Quando uma pessoa vem a esse mundo com grandes problemas, debilitada ou com alguma condição física restrita, ela provavelmente cometeu suicídio em vidas passadas e agora, essa situação é um impedimento para que ela não cometa o mesmo erro, da mesma forma.

Setembro Amarelo

O Setembro amarelo é uma campanha que foi criada em prol da conscientização da gravidade do suicídio, (não só para quem passa por esse momento de questionamentos, mas também para as pessoas que têm contato com esse indivíduo, para que assim levem mais a sério a barreira que o outro está passando) além disso  ela é consequentemente motivadora ao combate à depressão, ansiedade, síndromes, entre outros.
Essa campanha teve início em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira da Psiquiatria.
Aproveite para fazer uma oração e enviar vibrações positivas para todos aqueles que ainda estão perdidos por terem interrompido sua jornada, ou na angústia para tirarem a própria vida.
Fonte:https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/karma-no-suicidio/

Comentários