Pular para o conteúdo principal

DIA DOS PAIS: SAIBA COMO DIFERENTES CULTURAS CELEBRAM A DATA

images

DIA DOS PAIS: SAIBA COMO DIFERENTES CULTURAS CELEBRAM A DATA

NEM TODOS OS PAÍSES CELEBRAM OS PAIS NO SEGUNDO DOMINGO DE AGOSTO, COMO NO BRASIL.


Domingo,dia 12-08-2018 é dia dos pais e você, certamente, já está se programando para celebrar com ele ou fazer uma homenagem àqueles que já se foram.
Boa oportunidade para relembrarmos as origens deste dia tão especial e conhecer como esta data é vivida em outros países.

ORIGEM NO BRASIL

A data escolhida para celebrar os pais, no Brasil, foi instituída em 1953, por uma sugestão do publicitário Sylvio Bhering – que propôs a comemoração, inspirado na celebração norte-americana.
O primeiro Dia dos Pais brasileiro ocorreu no dia 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Posteriormente, ele foi mudado para o segundo domingo de agosto. Outro país que celebra na mesma data é a ilha de Samoa, no Oceano Pacífico.

DIA DOS PAIS EM OUTROS PAÍSES

Em cerca de 70 nações, entre elas os Estados Unidos, o Dia dos Pais cai no terceiro domingo de junho. Já alguns países de tradição católica, como Portugal, Espanha e Itália, fazem a celebração em 19 de março, dia de São José, marido de Maria, mãe de Jesus.
Historicamente, o primeiro registro de uma homenagem aos pais data da antiga Babilônia, há cerca de 4 mil anos. Na época, um jovem teria feito um cartão para seu pai, moldado em argila, no qual desejava sorte, saúde e vida longa a seu progenitor.

TAILÂNDIA

Na Tailândia , o Dia dos Pais é celebrado no dia 5 de dezembro, data de nascimento do admirado rei Bhumibol Adulyadej, considerado o pai da nação, tendo-a governado por mais de 70 anos.
Tradicionalmente as pessoas usam amarelo neste dia, por ser a cor da segunda-feira, naquele país e os pais e avós costumam receber uma linda flor de canna.canna flower

ALEMANHA

Na Alemanha, o Dia dos Pais acontece no Dia da Ascensão, quadragésimo dia após a Páscoa. Conhecidas como Vatertag, Mannertag e Herrentag em diferentes regiões, as festividades  envolvem frequentemente homens vestidos com trajes típicos e carregando carrinhos cheios de álcool, decorados chamados Bollerwagon.
typisches-bild-vatertag-maenner-alkohol-bollerwagen-was-chri-1523439782

MÉXICO

Além das refeições comemorativas em família e dos presentes, no dia dos Pais acontece a Carrera Día del Padre, no Bosque de Tlalpan, uma área natural protegida e usada para recreação ao ar livre.
z709

RÚSSIA

Na Rússia, o Defensor do Dia da Pátria é celebrado em uma parada militar, em 23 de fevereiro, quando se comemora também a criação do Exército Vermelho durante a Guerra Civil Russa. A celebração inclui desfiles em homenagem às forças armadas, e mulheres prestam homenagem aos homens em suas vidas, incluindo pais, com pequenos presentes.
MOSCOW, Feb. 23, 2016 : People wave flags during a parade marking the Defender of the Fatherland Day in Moscow, Russia, on Feb. 23, 2016. The Fatherland Defender Day used to be the Day of Soviet Army and Navy. Since 2002 the Fatherland Defender Day has been a public holiday and a day off to commemorate those who died in WWII. (Xinhua/Evgeny Sinitsyn via Getty Images)
(Xinhua/Evgeny Sinitsyn via Getty Images)

NEPAL

Os rituais religiosos nepaleses chamados Gokarna Aunsi , Kushe Aunsi ou Bubako mukh herne din ocorrem no final do verão . Essas ocasiões são especiais para os pais, pois as pessoas passam tempo com eles, oferecem comida, presentes e orando. Muita gente visita lugares sagrados como Gokarna para rezar à divindade hindu Shiva e realizar rituais em homenagem a seus pais falecidos.
Nepalese perform rituals to their deceased father early morning on the bank of Bagmati River at Gokarna Temple during Kuse Aunsi, or Nepalese Fathers Day in Kathmandu, Nepal on August 21, 2017. Kuse Aunsi is a unique festival of Nepal where fathers living as well as deceased are honored. (Photo by Sunil Pradhan/NurPhoto via Getty Images)
(Photo by Sunil Pradhan/NurPhoto via Getty Images)

FRANÇA

La Fête des Pères é comemorada no terceiro domingo de junho e, segundo relatos , foi popularizada em meados do século 20, devido a uma campanha publicitária de isqueiros como um presente perfeito para os pais.
Fonte:http://minasfazciencia.com.br/infantil/2018/08/10/dia-dos-pais-saiba-como-os-paises-celebram-a-data/