STARTUP LANÇA ROBÔ PARA AJUDAR IDOSOS

Startup lança assistente pessoal para idosos (Foto: Divulgação)

Startup lança robô para ajudar idosos

Com design de Yves Béhar, o gadget promete conectar, facilitar e fazer companhia para pessoas mais velhas


14/01/2017| POR GIOVANNA MARADEI FOTOS DIVULGAÇÃO



Fundado com a intenção de criar tecnologias e produtos que melhorassem a qualidade de vida das pessoas, a start up israelense Intuition Robotics acaba de desenvolver o Elli•Q, um assistente pessoal, digital, desenvolvido especialmente para idosos.

O produto é uma combinação entre um tablet e um assistente digital (como a Siri da Apple ou a Alexa da Amazon), mas vai além das funcionalidades básicas destes dois produtos, sendo também capaz de ter ações pró-ativas (ou seja, que não demandam um pedido do idoso).

Startup lança assistente pessoal para idosos (Foto: Divulgação)
De acordo com o vídeo de lançamento, o assistente não só é capaz de cumprir tarefas, lembrar o usuário de sua agenda social e do horário dos remédios - o que já é de grande ajuda. Ele também pode recomendar atividades, como fazer exercícios ou sair com os amigos, ajudar a pessoa a interagir com as redes sociais e ligar por outros aplicativos, como Skype ou Whatsapp, para amigos e familiares.
Para além das funções tecnológicas, o design do Elli•Q também chama atenção. Desenvolvido  por Yves Béhar, o assistente tem características "humanas" que facilitam a interação entre pessoa e maquina e o diferencia dos demais assistentes digitais - que muitas vezes mais parecem uma grande caixa de som.
Startup lança assistente pessoal para idosos (Foto: Divulgação)
A proposta do designer era que, sem ter uma aparência muito infantil e nem hi-tech demais, o Elli-Q estabelecesse também uma comunicação corporal. Por isso, ele traz características típicas de um robô, como uma "cabeça móvel", ou seja, uma bola na parte de cima que se mexe e uma luz central que ascende de acordo com a interação.
Startup lança assistente pessoal para idosos (Foto: Divulgação)
O produto foi oficialmente lançado no dia 12 de janeiro durante uma exposição no Museu de Design de Londres, mas ainda não é possível comprá-lo, apenas se inscrever em uma lista de espera disponível no site da start up.
Startup lança assistente pessoal para idosos (Foto: Divulgação)
Vale lembrar, porém, que no último Natal, o assistente pessoal da Amazon, Echo, fez surpreendente sucesso nos Estados Unidos e esgotou em todas as lojas uma semana antes do lucrativo feriado. Daí em diante o investimento neste tipo de produto só vem crescendo e nos fazendo acreditar piamente que o futuro envolve muitos robôs. Com sorte, eles serão tão uteis quanto este lançamento.
Fonte:https://casavogue.globo.com/Design/noticia/2017/01/startup-lanca-robo-para-ajudar-idosos.html


Comentários