LA CITÉ DU VIN : UM MUNDO DE CULTURAS


LA CITÉ DU VIN: UM MUNDO DE CULTURAS


Localizado em Bordeaux, o La Cité du Vin é um lugar cultural único no mundo que mostra o vinho de maneira diferente, através do mundo, através dos tempos, em todas as culturas e civilizações, no coração de uma arquitetura emblemática. Apoiado pela Fundação para a Cultura e a Civilização do Vinho, o La Cité du Vin abriu as suas portas a 1 de junho de 2016 e é hoje o passo essencial de uma visita a Bordéus. Entre o museu do vinho internacional e o centro de interpretação, La Cité du Vin considera o vinho como uma herança cultural, universal e viva, através de uma abordagem imersiva e sensorial.
Projetado pelo escritório de arquitetura XTU, Anouk Legendre e Nicolas Desmazières, o The City of Wine foi fundado no local de Forges, às margens do Garonne, nas Bacias do distrito de Flot, no norte de Bordeaux. Desde a fundação da pedra fundamental em junho de 2013 até a inauguração do edifício finalizado no final de maio de 2016, três anos em andamento, essa estrutura global única criou essa estrutura única. Especialização técnica, elevando a fasquia, resistência e personalização foram os principais conceitos por trás da construção do La Cité du Vin.
Enraizada nas margens do Garonne, a cidade do vinho pode ser vista e experimentada antes mesmo de você visitar. A arquitetura do edifício é uma evocação. Estimula a imaginação – um farol impressionante eleva-se a 55 metros, um cisne neste porto majestoso, a “redondeza perfeita” do edifício chama a atenção para mundos diferentes, dependendo da sua perspetiva: calha de vinha retorcida, redemoinhos no Garonne ou mesmo vinho rodando em um copo.
Dividida em dez andares, a Cidade do Vinho é um espaço arquitetônico de 13.350 m2 de tamanho, com uma torre de 55 metros de altura e uma plataforma de observação no oitavo andar a 35 metros de altura. No interior, é dividido em vários espaços para garantir que a Cidade do Vinho é uma vinda única que oferece múltiplas experiências.
Local de vida, local de saída, local de descoberta, a Cidade do Vinho convida-o a viajar num mundo de culturas.
Nossa vocação: promover e transmitir ao maior número o patrimônio cultural, universal e vivo que é o vinho.
Nossa vontade: privilegiar a emoção, as sensações e o sonho.
Os princípios fundadores da experiência do visitante: transmitir o conhecimento de forma interativa, experimentar no próprio ritmo, descobrir de acordo com os desejos da pessoa.
À primeira vista, a arquitetura do prédio não deixa indiferente. É uma jornada em si, formando um lugar repleto de símbolos de identidade: videira retorcida da vinha, vinho que gira no vidro, redemoinhos do Garonne. Cada detalhe da arquitetura evoca a alma do vinho e do elemento líquido. Composto por mais de 13.350 m² distribuídos em 10 níveis, culminando a 55 metros, o La Cité du Vin convida você a descobri-lo.
Um forte gesto arquitetônico imaginado pelos arquitetos Anouk Legendre e Nicolas Desmazières, da agência de arquitetos XTU, marca por sua forma e por suas curvas ousadas, suas reflexões cambiantes sobre as estações, os dias e as horas. Deixe-se levar por esta sensação de movimento, de fluxo ininterrupto entre o exterior e o interior do edifício. Embarque na aventura do vinho sob o telhado de madeira do toro, que lembra a moldura maciça de um navio afundando no mar.
A cidade do vinho, museu internacional do vinho? Se a abordagem é um museu, o modo de descoberta está longe dos códigos clássicos. Nenhuma coleção permanente, mas uma visita livre pontuada por 19 espaços temáticos, contando as culturas do vinho através de uma encenação imersiva e sensorial, cujo último passo o levará ao Belvedere para uma degustação de vinhos do mundo.
O Curso Permanente, o coração da Cité du Vin, convida você a uma viagem no tempo e no espaço para descobrir o vinho em suas dimensões cultural, civilizacional, patrimonial e universal. Os sentidos em alerta, vão ao encontro do vinho, da sua imaginação, da sua influência nas civilizações e regiões do globo há milénios, inclusive através da história, geografia, geologia, enologia ou das artes. . Entre mitos, sacralidade, religião e magia, viva a cultura do vinho como um grande épico, que moldou os homens e suas vidas durante séculos, inspirou e inspira-os hoje.
A última etapa da jornada levará você a 35 metros de altura, até o Belvedere de La Cité du Vin, onde você descobrirá a cidade girondina de 360 °: Bordeaux, sua cidade, seu Porto da Lua e ainda seus vinhedos e vinhedos. seu território, tanto quanto o olho pode ver.
Uma vista panorâmica única que pode desfrutar enquanto desfruta de um copo de vinho de uma das melhores vinhas do mundo.
Além do Curso Permanente e exposições temporárias, a diversidade de experiências oferecidas no La Cité du Vin torna um lugar único, um lugar de vida, cultural e amigável, seja em Bordeaux ou onde você morou na região.
Encontre um programa cultural rico e variado em torno do auditório Thomas Jefferson e espaços de reunião para descobrir durante todo o ano shows e concertos, ciclos de cinema, reuniões e debates.

Fonte:http://arquittetando.com.br/la-cite-du-vin-um-mundo-de-culturas/

Comentários