A CADA MOMENTO EXPERIMENTAMOS O DESPERTAR - KAZ SENSEI

Resultado de imagem para A CADA MOMENTO EXPERIMENTAMOS O DESPERTAR - KAZ SENSEI

A CADA MOMENTO EXPERIMENTAMOS O DESPERTAR - KAZ SENSEI



“‘A prática contínua é não dividida. Não forçada por você ou por outros.’ A prática é a não separação, que seria ver a iluminação como estando em outro lugar. E, então, desejar a iluminação, mas experimentar a iluminação como não sendo diferente da prática em si. A experiência da prática em cada momento não é diferente da experiência da iluminação. Eu chamo isso de micro círculo. A cada momento temos um círculo. É como um enso desenhado com um pincel. Não é um círculo perfeito como o de um relógio, é imperfeito. Mas ele também é perfeito. Então, ele está além ou inclui a perfeição e a imperfeição. Algumas partes do círculo podem apresentar falhas quebradas ou tortas. Não é como o círculo da geometria sagrada da cristandade do cristianismo. É mais natural, orgânico. A cada momento podemos experimentar esse despertar.
“A sua prática afeta toda a terra e todo o céu nas dez direções.”

‘O poder dessa prática contínua confirma você bem como os outros’. Confirmar significa tornar cada momento completo. Talvez você possa pensar: ah não, está bom, eu sou um iniciante, talvez eu esteja falhando. Mas, na verdade, a sua prática já está completa. Ela já contém todos os elementos. A aspiração para a iluminação, a prática, a iluminação e o nirvana.
‘Isso significa que a sua prática afeta toda a terra e todo o céu nas dez direções’. Isso pode ser um micro círculo muito pequeno, mas ele pode afetar a terra inteira e o céu inteiro. De alguma maneira isso nos libera. Eu sou tão pequeno. Minha ação é tão pequena. Eu sou tão limitado. Mas podemos dizer que temos capacidade infinita de criar um efeito grande, transformar nós mesmos, os outros e a sociedade. Nós temos essa capacidade.
‘Mesmo sem ser notada por nós mesmos ou pelos outros, é assim’. Normalmente nós não notamos nossa capacidade infinita. E nos sentimos pequeninos. Mas essa é a nossa delusão.”
Kaz Sensei durante o retiro “Círculo do caminho: ensinamentos do Mestre Dogen”, no CEBB Caminho do Meio (Viamão – RS).

Fonte:http://bodisatva.com.br/a-cada-momento-experimentamos-o-despertar/?

Imagem relacionada

Comentários