MEDITAÇÃO DE MANTRA - O PORQUÊ, O COMO E OS MÉTODOS



Imagem relacionada

MEDITAÇÃO DE MANTRA - O PORQUÊ, O COMO E OS MÉTODOS


Um mantra é um dos objetos mais comuns usados ​​para meditação - e um dos mais poderosos também. A prática da meditação mantra é encontrada em muitas das tradições contemplativas do mundo, e também na prática da meditação em um contexto secular.
Neste artigo, explorarei as diferentes técnicas de meditação que empregam o mantra, como escolher um mantra, por que os mantras são poderosos e quais são os diferentes níveis e sutilezas dessa prática. Pessoalmente, juntamente com trataka , mantra meditação é minha prática favorita, por isso estou muito feliz por escrever sobre isso.
Primeiro, começamos com a definição de mantra. Mantra  é uma palavra sânscrita derivada de duas raízes: homem (que significa “mente” ou “pensar”) e trai significa “proteger”, “livre de” ou “instrumento / ferramenta”. Portanto, mantras são ferramentas da mente, ou ferramentas para libertar a mente.
Alguns mantras têm um significado literal e podem ser traduzidos, mas a maioria deles, de acordo com a tradição, deriva seu valor principalmente de sua qualidade de som. Alguns são mantras curtos e de uma sílaba; outros são longos, compostos de muitas palavras.
Às vezes o mantra é recitado; outras vezes é escutado . Às vezes é repetido rapidamente; outras vezes devagar. Às vezes é simplesmente repetido por si só, e outras vezes em conexão com a concentração na respiração, certos sentimentos, chakras, visualizações ou conceitos abstratos.
De fato, o tema do mantra e práticas relacionadas é um vasto e complexo estudo dentro do hinduísmo, yoga e budismo. Aqui eu me esforcei para dar uma visão geral muito ampla da meditação mantra, com a abordagem pragmática e não sectária que é característica deste blog. Independentemente de você ser agnóstico ou ter uma mentalidade espiritual, este artigo lhe dará dicas práticas importantes para sua prática.
Na parte inferior deste artigo, você encontrará um botão para baixar uma cópia em PDF deste artigo.


Resultado de imagem para MEDITAÇÃO DE MANTRA

POR QUE USAR UM MANTRA?

O poder transformador do som

Você pode estar se perguntando: “O que há de tão especial em repetir uma palavra? Por que é considerado uma ferramenta poderosa para meditação? ”.
O som é vibração. E todas as células do seu corpo estão vibrando. Tudo no universo está vibrando e cada um tem seu próprio ritmo. Seus pensamentos e sentimentos são, de fato, vibrações em seu corpo e sua consciência.
Os padrões sonoros também afetam a água em seu corpo, sua secreção de hormônios, cognição, comportamento e bem-estar psicológico .
Visto dessa maneira, sua mente - sua psique - é uma coleção de padrões, cada um vibrando em sua própria frequência, velocidade e volume peculiares. O que os místicos e iogues de outrora descobriram é que ao sustentar uma determinada vibração sonora por um longo tempo, a natureza da mente e do corpo pode ser um pouco transformada.
Qualquer músico ou cineasta irá dizer-lhe o poder que o som tem para induzir / evocar humores, pensamentos e emoções . Se ouvir uma música pode mudar seu humor e até mesmo ajudar a curar seu corpo , imagine o poder de programar um som específico em sua mente, repetindo-o milhares de vezes com cuidado e atenção!
Som, ritmo e fala têm efeitos profundos em seu corpo, pensamentos e emoções. A meditação mantra é o uso desses três elementos com o propósito de purificar, pacificar e transformar sua mente e coração.
Assim, o mantra, sendo um instrumento da mente , pode ajudá-lo a criar mudanças profundas em seu corpo e psique e produzir estados alterados de consciência. A meditação mantra é um método de rotação da consciência emtorno de um som, amplificando-o para o efeito máximo. Na tradição contemplativa do Yoga, muitas vezes se diz que a meditação mantra é o método mais fácil e seguro.
E aparentemente, o mantra também pode acalmar aqueles que experimentam uma crise de vida ...

O mantra substitui o pensamento


A qualquer momento, nossa atenção pode estar em apenas um objeto. Mesmo quando dizemos que somos multitarefas, o que estamos realmente fazendo é trocar objetos de atenção muito rapidamente - e é por isso que a multitarefa é taxativa e ineficaz .
Para meditação, a implicação é bem simples: em todos os momentos em que você está prestando atenção total ao mantra, você não é perturbado por nenhum outro pensamento, lembrança ou sensação. Se você for capaz de unir continuamente o final de uma repetição de mantra até o começo da próxima, você permanecerá nesse belo estado durante a meditação.
Um mantra substitui 10.000 pensamentos diferentes por um pensamento - um pensamento que dá paz e consciência. Ele permite que você colete sua atenção dispersa, espalhada por todo o lugar, e unifique-a, fortalecendo-a.
Naturalmente, o processo de meditação é o mesmo com outros objetos de concentração, como a respiração ou a visualização. A vantagem de um mantra, no entanto, é que ele facilmente se sobrepõe à fala mental, que é a forma predominante de pensamento consciente para a maioria das pessoas. Outra vantagem é que a natureza rítmica do mantra ajuda a sobrepujar aquelas músicas incômodas que às vezes tocam continuamente em nossa mente durante a meditação.

ESSENCIAIS DE MEDITAÇÃO MANTRA

Como escolher seus mantras para meditação

Decidir qual mantra usar depende primeiro de sua abordagem em relação à meditação - seja secular ou espiritual. Essa abordagem também afetará os resultados que você obterá da prática.
Alguns mantras, no entanto, são bastante universais e podem ser usados ​​com ambas as abordagens. Exemplos são os mantras em sânscrito om  e so ham .

Abordagem secular
Nessa abordagem, a meditação é vista como uma ferramenta, um exercício projetado para lhe proporcionar melhor saúde, desempenho, relaxamento ou crescimento pessoal. Você não acredita necessariamente em algo espiritual - seja Deus, iluminação, alma ou vida após a morte. Ou talvez você acredite, mas queira manter sua prática de meditação separada disso.
Nesse caso, você pode escolher um mantra do seu próprio idioma. Pode ser uma palavra ou uma frase curta que leva uma mensagem que você quer imbuir na sua psique.
Aqui estão algumas diretrizes que sugiro para escolher uma palavra:
  • significado é o mais importante. Escolha uma palavra / frase que represente algo que você queira desenvolver mais em si mesmo, sentir mais ou se conectar. Pode ser amor, paz, liberdade, consciência, luz, coragem , etc.
  • som da palavra precisa falar com você. A única maneira de perceber isso é repeti-lo por alguns minutos e observar como você se sente antes e depois.
  • Evite palavras que tenham significados duvidosos ou possíveis conotações negativas.
Você pode tentar alguns mantras antes de decidir qual deles fala mais com você. Uma vez escolhido, é melhor usar sempre o mesmo mantra, para que seus efeitos realmente se desenvolvam.

Abordagem espiritual
Meditação de Mantra - O Porquê, o Como e os MétodosSe você meditar com um objetivo ou propósito espiritual em mente, a maneira de escolher um mantra é diferente. Você pode considerar que cada palavra contém sua própria "energia", que se impregnou nela pela maneira como ela foi repetidamente usada por outras pessoas. Por isso, faz sentido pegar um mantra tradicional - uma palavra ou som que tem sido usado por buscadores espirituais por séculos, com atitude e intenção nobres.
Nesse caso, faz pouco sentido traduzir um mantra. É melhor você usar a palavra original na língua em que foi concebida / descoberta (geralmente sânscrito, pali, hebraico, aramaico ou tibetano). Além disso, a pronúncia e a entonação corretas do mantra são muito importantes, uma vez que estamos tentando replicar essa vibração sonora específica.
O primeiro passo é então decidir qual tradição espiritual e linhagem mais fala com você (se você não tiver certeza, este artigo pode ser um bom começo). Uma vez que você sabe com o que você ressoa melhor, então você pode:
  • Encontre um professor / mestre dessa tradição - alguém que você respeita - e peça a ele que sugira um mantra para você. Dependendo da tradição, um mestre de mantras terá praticado mantras extensivamente diferentes, conhecerá o tipo de vibração de cada um e poderá selecionar um para você com base em seus objetivos e temperamentos específicos.
  • Pesquise os mantras usados ​​nesse caminho em particular, experimente cada um deles por alguns dias e, em seguida, selecione aquele que mais lhe dá o que você está procurando.
Ao repetir um mantra como prática espiritual, tente simultaneamente contemplar o significado ou estado representado por esse mantra. De certa forma, é isso que torna a meditação mantra mais do que uma prática de afirmação glorificada.
O mantra é como uma senha, uma chave, para um certo estado de consciência ou princípio universal que você quer experimentar.
Nesta abordagem, você é aconselhado a manter o mantra secreto. Mesmo que seja um mantra que está aqui na internet, e milhares o praticam. A razão simples é: o sagrado é secreto. Trate o seu mantra como sagrado, como secreto, e então seus efeitos em sua consciência se aprofundarão.

Progresso e Níveis


Quanto mais repetimos nosso mantra, mais ele é "energizado" ou "magnetizado". Para os mantras de uma sílaba, diz-se que depois de 125.000 repetições, “ganha vida própria”. É nossa atenção repetida trabalhando com o mantra que o cobra. O mantra eventualmente se torna o pensamento mais poderoso em sua mente, e então você pode realmente confiar nele para trazer-lhe a paz.
Uma vez que seu mantra realmente ganhe impulso, a repetição se torna mais e mais fácil. É quase como se simplesmente "começássemos" ou "entramos" no mantra, e ele continua por si mesmo, levando-nos ao silêncio interior.
Este é o progresso tradicional da prática:
  • Recitação verbal - você repete em voz alta. Isso envolve mais os seus sentidos, tornando mais fácil manter sua atenção focada.
  • Sussurrando - os lábios e a língua se movem, mas quase não há som vindo. Essa prática é mais sutil e profunda do que a recitação verbal.
  • Recitação mental - você repete o mantra somente dentro de sua mente. No começo, há naturalmente algum movimento na língua e na garganta; mas com o tempo eles também cessam, e a prática é puramente mental. Este estágio é o que as pessoas normalmente associam à meditação mantra.
  • Escuta espontânea - neste ponto, você não está mais repetindo o mantra, mas o mantra continua sozinho em sua mente, espontaneamente, o tempo todo. Neste ponto, não há necessidade de se preocupar com a sua intensidade, velocidade, etc. Basta ouvir a repetição, pois naturalmente quer ser repetida. Este nível é chamado ajapa japa .
Como você pode ver, há uma progressão do grosseiro para o sutil, do esforço para o sem esforço. Um erro potencial que algumas pessoas cometem é querer pular níveis e começar diretamente apenas com repetição mental ou repetição espontânea. Essa é uma subida muito mais íngreme do que a progressão passo a passo descrita acima.
Mesmo que você não goste de recitação verbal e queira ir diretamente ao nível mental, recomendo que faça pelo menos algumas séries de recitação sussurrante no começo. Isso ajudará você a centralizar sua mente no mantra com muito mais facilidade.
Seja qual for o ponto em que você se encontra nessa escala, se perceber que sua mente se desvincula do mantra, distrai-se em pensar ou dormir, então diminua um pouco e faça um esforço mais consciente para usar o mantra, até que ele esteja pronto para carregá-lo novamente.

TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO MANTRA

O mantra pode ser combinado com outras práticas, como visualização, foco em um chakra, devoção, etc. A primeira técnica explicada aqui pode ser praticada com uma abordagem puramente secular / agnóstica; os outros têm alguns elementos espirituais neles.

Meditação Mantra

As diretrizes abaixo formam o esqueleto da meditação com um mantra e também são aplicáveis ​​a todas as outras práticas .

Postura
Para meditação mantra formal, adote uma postura sentada .
Para a prática informal, você pode repetir o mantra no fundo da mente, com os olhos abertos, durante outras atividades diárias.

Rapidez
Cantando o mantra rapidamente energiza você. Cantando lentamente acalma a mente. Se você fizer isso muito rápido ou muito devagar, ele se tornará um processo automático e sua mente passará a pensar ou a adormecer.
A velocidade com que você recita o mantra também varia dependendo do comprimento do mantra. Mantras curtos (de uma a três sílabas longas) são freqüentemente repetidos mais lentamente do que os mantras de frase longa.
Como isso é específico da técnica e específico do mantra, é melhor seguir as sugestões dadas pelo seu professor. Na ausência de um, experimente com diferentes velocidades de repetição e veja qual deles você mais gosta.
Na minha experiência, tanto repetir o mantra rapidamente quanto repeti-lo lentamente me levam a um estado de silêncio, embora o "gosto" desse silêncio seja diferente em cada caso. Ao repetir-se lentamente, parece um tipo de silêncio aprofundado, ampliando as ondas teta . Ao repetir-lo rapidamente, que é mais de uma intensa, “no fluxo”, gama-ondas tipo de silêncio.
Em qualquer caso, é melhor manter uma velocidade uniforme de repetição, em vez de alterá-la várias vezes durante uma sessão.

Loudness e Force
Se a sua mente é muito barulhenta, você pode querer “aumentar o volume” da repetição do mantra, tornando-a cada vez mais alta. Caso contrário, sua atenção irá simplesmente se desviar do pensamento.
À medida que sua mente fica mais quieta, o mantra frequentemente fica “mais fino e mais baixo”, como um som de alta frequência que você mal consegue ouvir. A palavra em si está quase perdida e o mantra parece mais com vibrações sonoras.
Se isso acontece naturalmente para você, deixe ser assim. Mas se você voltar a perder o mantra e esquecê-lo, é melhor trazê-lo de volta a um nível em que você possa ficar mais facilmente.

Respiração
Você pode ou não sincronizar o mantra com sua respiração. Algumas opções são:
  • Tanto inalação e exalação . Se o seu mantra é muito curto, como om , você pode repeti-lo uma vez ao inspirar e novamente ao expirar. Ou você pode aumentar a velocidade e repeti-la três vezes na inspiração e três vezes na expiração - ou quantas vezes ela for boa para sua velocidade e duração da respiração. Se o seu mantra é longo, então você pode fazer isso pela inalação e o segundo pela expiração.
  • Apenas exalação . Inspire sem som algum e repita o mantra ao expirar.
  • Independentemente da respiração . Concentre-se apenas no mantra, sem prestar atenção à respiração. Com o tempo, a respiração tende a se sincronizar naturalmente com o ritmo do mantra.

Mente
Se você está recitando o mantra ou apenas ouvindo, a tarefa da mente é prestar atenção ativamente a cada repetição. Que toda repetição seja nova, fresca, cheia de vida e consciência.
Una sua mente com o mantra completamente. Torne-se um com isso. Deixe cada gota de sua atenção estar envolvida com isso. Uma maneira de facilitar isso é colocar algum sentimento na prática - como cuidado, curiosidade, reverência, gratidão ou o que for que faça sentido para esse mantra em particular.
Pense no mantra como uma estação de rádio e em sua mente como a antena. O problema com esta antena, porém, é que ela mantém a frequência de comutação por si só. Nosso objetivo é manter essa antena em sincronia com o mantra.
Depois de algum tempo, você perceberá que, embora possa haver uma camada de pensamento em andamento, há também uma camada de mantra em um nível mais profundo de sua mente. Mova sua atenção para essa camada mais profunda. Fique aí.
Finalmente, não force sua mente. Isso cria tensão, o que não é propício para a meditação. A tarefa é simplesmente manter a consciência do mantra, momento após momento, sem ser pesado. É uma consciência contínua e descontraída.

Mantra em Yoga - Chakra, Pranayama, Kundalini

Na tradição contemplativa do Yoga, existem muitos caminhos que usam a meditação mantra. Nessas práticas, a repetição de mantras geralmente está ligada à respiração, visualizações específicas, contemplações e chakras .

Chakras
Em algumas linhagens ( Kundalini Yoga , Laya Yoga e Tantra Yoga ) há a prática de recitar mantras enquanto se concentra a mente em chakras específicos (centros no corpo). Uma maneira de praticar isso é repetindo o som da semente de cada chakra . Aqui estão os principais chakras com seus mantras e o guia de pronúncia entre parênteses.
Meditação de Mantra - O Porquê, o Como e os Métodos
  • Chakra Raiz -> LAM (“lum”)
  • Chakra Sacral -> VAM (“vum”)
  • Chakra do Plexo Solar -> RAM (“rum”)
  • Chakra do Coração -> YAM (“yum”)
  • Chakra da Garganta -> HAM (“hum”)
  • Chakra do Terceiro Olho -> OM
  • Chakra da Coroa -> * Silêncio *


O nome técnico desta meditação é chakra mantra dharana .
Outra maneira é simplesmente usar o seu mantra favorito e, ao repeti-lo, focar sua atenção no terceiro olho ou no chakra do coração, como se o mantra estivesse se originando ali. Isso permite que você adicione uma dimensão espacial à meditação, envolvendo, assim, mais de seus sentidos.

Respiração Pranayama
Meditação de Mantra - O Porquê, o Como e os Métodos
No Hatha Yoga, no Tantra e em outras escolas de yoga, existe também a prática de sincronizar o mantra com padrões respiratórios específicos. aqui estão alguns exemplos:
  • Mantra A-HAM (“eu sou”) . Repetindo “A” por inalação e “HAM” na expiração.
  • Mantra SO-HAM . Repetindo “SO” por inalação e “HAM” ao expirar, enquanto move sua atenção e respira para cima e para baixo em sua espinha.
  • SOHAM - HAMSA . Inspire pela narina esquerda enquanto repete “so” e, em seguida, expire pela narina direita enquanto repete “ham”. No caminho de volta, agora inspire pela narina direita repetindo “presunto” e expire pela narina esquerda repetindo “sa”. Esse é um ciclo. Pratique pelo menos dez ciclos.
Há também outras práticas mais elaboradas, mas se você é como eu e prefere a simplicidade, elas servem.

Rituais e visualização
Na escola de Mantra Yoga, um uso elaborado de mantras com visualizações e rituais é empregado. Este tema está além do escopo deste artigo.

Contemplação
No Vedanta ( Jnana Yoga ), são usados ​​mantras que encapsulam uma verdade espiritual. Estes são chamados de "Mahavakyas", ou grandes ditos. Os principais são:
  • Aham Brahmasmi ("Eu sou Brahman")
  • Tat Vam Asi ("Tu és aquilo")
  • Sarvam khalvidam brahman  ("Tudo é Brahman")
Nesta prática, o foco principal é a contemplação do significado do mantra, em vez da mera repetição de palavras ou sons. O objetivo é desenvolver sabedoria, reforçando uma compreensão ou insight.

Mantra Escrita ( likhita japa )
Essa prática envolve mais sentidos: escrever o mantra, ver o mantra, falar o mantra, ouvir o mantra. Aqui estão algumas diretrizes básicas:
  • Reserve um caderno de boa qualidade e lápis / caneta para ser usado apenas para os propósitos desta prática.
  • Durante toda a sessão, anote o mantra no papel, ao mesmo tempo, repita-o em sua mente, em voz alta ou sussurrando-o.
  • Para intensificar o exercício, tente escrever o mais pequeno e ordenadamente possível. Isso exigirá mais concentração.
  • Fixe seus olhos no notebook. Não os mova até que você tenha completado a sessão.

Meditação da Deidade - Tantra e Caminhos Devocionais


Em ambos os caminhos, a meditação do mantra é feita às vezes com os olhos abertos, mantendo a contagem do número de repetições usando um colar de 108 contas (também chamado de mala ).

Mantra no Tantra
Meditação de Mantra - O Porquê, o Como e os MétodosO verdadeiro Tantra, desenvolvido na Índia e no budismo tibetano, é muito diferente do tantra comercializado no Ocidente, que tem como objetivo o aprimoramento sexual.
No caminho do Tantra tradicional, uma prática espiritual central é a Deidade Yoga . O objetivo dessa prática é experimentar um estado de comunhão / identidade com certas forças universais da natureza, personificadas como deuses e deusas, e assim despertar percepções e qualidades espirituais na consciência do praticante. (Os psicólogos junguianos considerariam essas divindades como arquétipos do inconsciente coletivo.)
Para esse propósito, o mantra é o veículo essencial. No tantra, o mantra não é uma oração. Não é nem mesmo o nome da divindade, mas a forma sonoradessa divindade. Uma vez que nos conectamos com o poder do mantra, então a vibração de nossa própria mente fica ligada a essa mente maior, que em si mesma tem uma natureza vibratória.
No tantra (hindu ou budista), enquanto se repete o mantra, o praticante tipicamente também emprega uma ou mais das seguintes práticas:
  • Visualize a forma da divindade escolhida;
  • Contemple os atributos dessa divindade (como poder, beleza, sabedoria, etc.);
  • Olhe para uma imagem ou símbolo ( yantra ) dessa divindade, assim como em trataka ;
  • Cultive sentimentos de reverência, reverência, devoção ou entrega à divindade;
  • Desenvolva a atitude de identificar-se com a divindade abordada pelo mantra.
Exemplos de mantras no tantra hindu são as famosas  shakti bijas : Objetivo, Hrim, Shrim, Halim, Krim, Klim, Strim, Hum, Sauh, etc.

Mantra Japa em Bhakti Yoga
No “Yoga da Devoção” ( bhakti ), o mantra usado é o nome do Divino na forma e no aspecto que preferir. O praticante então repete esse nome, ou uma curta oração contendo esse nome, repetidas vezes, com sentimentos de devoção.
Os mantras dependerão da divindade selecionada. Aqui estão alguns exemplos de mantras para divindades populares no panteão hindu:
  • Shiva -> Om Namah Shivaya
  • Vishnu -> Om Namo Bhagavate Vasudevaya
  • Ganesh -> Om Gam Ganapataye Namaha
  • Saraswati -> Om Aim Mahasarasvatyai Namah

Outras Tradições


Meditação Mantra Budista
Meditação de Mantra - O Porquê, o Como e os MétodosNo budismo, embora a respiração seja mais universalmente usada, há o reconhecimento do poder do mantra como uma ferramenta para focalizar a mente.
No budismo theravada, cantar certos mantras é usado como uma ajuda para a concentração, especialmente por pessoas leigas. O Venerável Ajahn Sumedho, por exemplo, recomenda o mantra Buddho , com a prática sugerida de recitar “Bud” enquanto inspiramos e “-ho” ao exalar, de modo que a mente esteja ocupada com o mantra para o ciclo completo da respiração. .
No Budismo Mahayana, cantam-se mantras relacionados a diferentes formas do Buda. A prática de cantar - embora isso não seja exatamente o mesmo que a meditação mantra - também é encontrada na maioria das tradições budistas, incluindo o zen.
Para os budistas Nichiren, a recitação do mantra Nam Myōhō Renge Kyō é sua principal prática espiritual.
O budismo tibetano usa mantras extensivamente, como discutimos acima no tópico do tantra.
Aqui está uma lista de mantras budistas para meditação
  • Pali mantras
    • Sabbe satta sukhi hontu
    • Om Shanti Shanti Shanti
    • Buddho
    • Buddham saranam gacchami. Dhammam saranam gacchami. Sangham saranam gacchami.
  • Mantras Sânscritos
    • Porta portão  paragate parasamgate bodhi svaha
    • Om Mani Padme Hum
    • Om Tara Tuttare Ture Svaha
  • chinês
    • Namo Amituofo

Meditação Cristã Mantra
A prática da Oração Contemplativa, também conhecida como Meditação Cristã , tem a mesma mecânica da meditação mantra. Uma palavra sagrada da tradição cristã é escolhida - como Senhor, Pai, Jesus, Maria, Abba, Misericórdia, Amor ou maranatha (aramaico para “Vem, Senhor!”) - e depois repetida com sentimentos de devoção.
Vale a pena notar que este estilo de Meditação Cristã foi criado pelo monge beneditino irlandês John Main, que aprendeu a meditação do mantra a partir de um swami hindu quando servia na Malásia.

Meditação Mantra Sufi
Meditação de Mantra - O Porquê, o Como e os MétodosNo sufismo, o nome do mantra é Zikr (ou Dhikr ). O aspecto essencial desta prática é a lembrança contínua de Deus, tipicamente repetindo Allah (Deus), Allah Ho  (Deus é) ou La Illalahu  (“Deus é Deus”).
Encontramos também um sufi que alude ao estágio mais elevado da prática do mantra (repetição espontânea): “Primeiro você faz o zikr e depois o zikr faz você”.



Resultado de imagem para MEDITAÇÃO DE MANTRA

Meditação transcendental

A TM é talvez a forma mais famosa de meditação mantra fora da Índia. Apesar de todos os esforços de marketing para diferenciar os dois, a técnica da MT é basicamente uma meditação mantra.
Eu vou poupá-lo da narrativa oficial, como você pode ler no site deles . Aqui vou apenas apontar alguns fatos que não são amplamente discutidos:
  • Como mencionado, sua técnica é essencialmente meditação mantra, que pode ser aprendida de graça ou através de um bom livro.
  • Os mantras que ensinam não são exclusivos para cada aluno, mas dados com base em seu gênero e faixa etária.
  • Seus mantras não são "sons sem sentido", mas na verdade são nomes tântricos de divindades védicas.
  • A organização da MT se apresenta como secular, mas tem profundas raízes espirituais. Daí a cerimônia de iniciação e a linhagem de gurus. E, se é espiritual por natureza, por que eles estão cobrando pela iniciação?
  • Muitas vezes eles ensinam que a técnica da MT não envolve esforço. No entanto, como discutido acima, abandonar todo o esforço e apenas ouvir o mantra é algo que só podemos fazer efetivamente após um longo período de treinamento, onde repetimos propositalmente o mantra, com consciência e foco. Se você pular isso e apenas ir diretamente para a repetição espontânea, logo alcançará um patamar em sua prática, e níveis profundos de concentração que levam ao samadhi não serão desenvolvidos.
Eu exploro esses itens em maior detalhe aqui . aqui estou eu explicando sua “técnica secreta” no Quora (eu consegui 120 mil visualizações para “revelar” isso, assim como muitos emails / comentários de ódio).
Do lado positivo, a organização da MT está, de fato, ajudando muitas pessoas a iniciar uma prática sólida de meditação e a comercializa amplamente. Se você pratica TM e sente que é bom para você, não deixe meus escritos desmotivá-lo - por todos os meios, continue com a prática.

Imagem relacionada

Imagem relacionada

Imagem relacionada


PARTE DE PENSAMENTOS

Minha intenção com este artigo foi dupla:
  • Para lhe dar uma visão geral da amplitude e profundidade da meditação mantra em diferentes tradições
  • Para compartilhar instruções práticas sobre meditação mantra, suas variações e níveis de prática
Se você leu até aqui, bem feito! Aposto que agora você tem uma compreensão muito melhor do mantra e de onde ir a partir daqui.
Se você ainda não tem uma prática de mantra e está confuso por onde começar, eu recomendo que você selecione um mantra (secular ou espiritual), e comece a praticá-lo de acordo com as instruções básicas sob o título “Mantra Meditation” acima.

Fonte:https://liveanddare.com/mantra-meditation


Resultado de imagem para MEDITAÇÃO DE MANTRA

Comentários