DETROIT,A CIDADE DAS GUITARRAS FEITAS COM MADEIRA DE DEMOLIÇÃO

Guitarra (Foto: Divulgação)

Detroit, a cidade das guitarras feitas com madeira de demolição


Guitarras artesanais feitas com madeira de demolição de prédios históricos de Detroit homenageiam a lendária cena musical local e a nova cultura de sustentabilidade da cidade
Guitarra (Foto: Divulgação)
Quando era corretor de imóveis, Mark Wallace percebeu que muitas das madeiras descartadas em edifícios demolidos de Detroit tinham a mesma espessura de sua guitarra. Foi nessa época que teve a ideia de abrir a Wallace Detroit Guitars, uma empresa de guitarras artesanais, fundada em 20A cidade mais populosa e mais famosa do estado norte-americano do Michigan tem hoje cerca de 70 mil imóveis abandonados que nunca mais serão habitados. Em vez de demolir os edifícios, enviando os destroços para um aterro, a prefeitura local resolveu desconstrui--los para que as partes aproveitáveis pudessem ser reutilizadas. Mas não se engane: essas madeiras vintage não são apenas material para ser usado na construção civil. São uma mina de ouro para artesãos como Mark, que veem as peças com cicatrizes não como economia, mas como um tesouro.
Guitarra (Foto: Divulgação)
Guitarra (Foto: Divulgação)
Guitarra (Foto: Divulgação)
Guitarra (Foto: Divulgação)
A Wallace Detroit Guitars coleta diferentes madeiras dessas construções e usa as melhores para criar guitarras customizadas. Sua cor e textura únicas preservam ao mesmo tempo um aspecto vintage e produzem um som alto o suficiente para que se possa fazer um concerto intimista em casa sem precisar conectá-la a um amplificador – Jack White, Ron Asheton e Wayne Kramer ficariam orgulhosos. “Quando me mudei para cá, dez anos atrás, comprei uma casa antiga e comecei a reformá-la sozinho.
Ao longo dos anos, continuei ampliando meus interesses e minha caixa de ferramentas”, conta Mark. “A madeira que usamos é muito parecida com as utilizadas nas cobiçadas guitarras clássicas dos anos 60 e 70. Hoje, a maioria dos instrumentos são feitos a partir de árvores de reflorestamento planejado, que não são iguais às que cresceram livres na natureza.”
Como as impressões digitais, não há uma guitarra da Wallace Detroit igual à outra. Elas levam cerca de trinta horas para ficarem prontas – duas vezes o tempo de uma feita de madeira comum – e todas são edições limitadas. Quando a fonte se esgota não são mais reeditadas. Seu último lançamento foi uma série de dez unidades chamada Firehouse, com a matéria-prima extraída de um quartel do corpo de bombeiros desativado. Estão todas sold out, mas há vários outros modelos à venda a partir de US$ 2.800. wallacedetroitguitars.com14.
De largada já escolheu uma ótima estratégia de marketing: celebrar a história da cidade construindo seus instrumentos a partir de madeiras antigas recuperadas dos prédios abandonados da Michigan Avenue (local dos protestos de 1967), da Cadillac Stamping Plant, da sede do corpo de bombeiros e de outros lugares célebres de Detroit, berço da indústria automobilística e de bandas lendárias como MC5, Stooges e The White Stripes.
Fonte:https://gq.globo.com/Cultura/Musica/noticia/2018/05/detroit-cidade-das-guitarras-feitas-com-madeira-de-demolicao.html

Comentários