COMO HARMONIZAR SUA COZINHA UTILIZANDO O FENG SHUI


Imagem relacionada


COMO HARMONIZAR SUA COZINHA UTILIZANDO O FENG SHUI



A cultura oriental é repleta de técnicas e disciplinas desenvolvidas para cuidar da saúde e do bem-estar físico e espiritual do ser humano. A maioria delas tem como a palavra chave o “equilíbrio” e para o Feng Shui esse também é seu principal objetivo.
O Feng Shui trabalha para atingir a harmonização energética dos ambientes e isso pode excelente para locais como a cozinha da casa afinal, dentro da cultura Chinesa e Oriental a cozinha é um dos locais mais importantes da casa, sendo símbolo da prosperidade e da riqueza familiar.

CUIDADOS COM A COZINHA SEGUNDO O FENG SHUI


A cozinha é mais que um espaço para preparar alimentos, onde desde tempos antigos ela simboliza a reunião familiar, sendo como um ponto de encontro e de interesse comum a todos os integrantes da casa e mesmo de convidados. Fortalecer a presença de energias positivas com o Feng Shui é fundamental para tornar esse ambiente o mais acolhedor possível, o que é possível seguindo orientações muito simples.

LOCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO


Nem sempre podemos escolher onde será a cozinha da nossa casa, o que torna essa etapa um pouco mais difícil. Mas para aqueles que possuem escolha é preferível que ela esteja orientada para o sul e próxima à porta de entrada da casa. Devemos evitar, porém, que ela seja vista da entrada principal, que a porta da cozinha se encontre de frente à do banheiro e que quem estiver cozinhando fique de costas para a porta. Caso isso aconteça, pode-se colocar alguma superfície refletora para que a pessoa possa ver o que acontece atrás dela.

ELEMENTOS


O primeiro ponto a ser levantado é a presença abundante dos elementos Fogo e Água, provenientes de fontes como o fogão, forno, geladeira e torneiras. Essa presença abundante e até mesmo excessiva destes dois elementos exige que se siga algumas regras para não haver conflitos de energias. O primeiro ponto é o agrupamento de itens de um mesmo elemento, ou seja, elementos do fogo como fogão, forno e forno de micro-ondas, os quais devem estar próximos entre si; assim como os itens do elemento água como a geladeira, a pia, máquina de lavar louça e máquina de lavar.
Além de agrupados, é importante que eles estejam bem separados, isso quer dizer que os elementos de água devem estar preferencialmente em lados opostos do cômodo, evitando que estejam lado a lado ou frente a frente. Em espaços pequenos onde isso é dificultado, podemos amenizar a situação criando uma separação com objetos de madeira ou aço.

CORES


Cores como o Azul e o Vermelho devem ser evitadas na cozinha, já que os elementos água e fogo já são mais que presentes no ambiente. Para equilibrar esse fluxo energético, o Feng Shui recomenda que se use tons neutros, como o Creme, o Bege, Terra e Branco para trazer mais tranquilidade ou tons de amarelo, para criar mais sensação de calor.

ILUMINAÇÃO


A iluminação deve ser sempre muito abundante, de modo que seja possível enxergar com clareza todas as partes do cômodo. Durante o dia a preferência é da luz natural; quanto mais, melhor.

DECORAÇÃO


Itens decorativos devem seguir as mesmas tendências de cores e elementos gerais, onde para aumentar o fluxo de energias positivas podem ser usadas plantas, frutas naturais, flores frescas ou representações relacionadas com a alimentação. Como a cozinha é um ponto de reunião familiar é importante que esteja presente uma mesa, na qual seja possível reunir todos os integrantes da casa.

Fonte:http://www.wemystic.com.br/artigos/como-harmonizar-sua-cozinha-utilizando-o-feng-shui/


Comentários