SISTEMA NO GOOGLE PREVÊ DOENÇA CARDÍACA ANALISANDO APENAS O OLHO


© Fornecido por Catraca Livre
Sistema do Google prevê doença cardíaca analisando apenas o olho 

Cada vez mais, a inteligência artificial tem apresentado soluções bastante rápidas e inovadoras para a saúde. Agora foi a vez do Google – em parceria com seu braço tecnológico, a empresa Verily – anunciar um novo algoritmo capaz de prever doença cardíaca escaneando apenas o olho do paciente.

De acordo com o documento publicado no Nature Journal Biomedical Engineering, a máquina faz uma varredura da parte de trás do olho da pessoa usando uma câmera alinhada ao um microscópio. A partir daí, consegue captar dados como idade, pressão arterial e se a pessoa é fumante ou não.
Saber tudo isso é possível porque a parede dessa região dos olhos está cheia de vasos sanguíneos, que refletem a saúde geral do corpo. Analisando esses dados, o algoritmo, então, é capaz de prever o risco de uma doença no coração ou um ataque cardíaco, por exemplo.
Os cientistas desenvolveram o recurso a partir do treinamento de uma máquina que analisou 300 mil pacientes. Com essa análise, os algoritmos aprenderam a associar sinais indicadores em suas análises oculares, com as métricas necessárias para prever os riscos.
Segundo os autores do estudo, o sistema consegue identificar corretamente o risco de doenças cardíacas com uma precisão de 70%, um pouco abaixo dos 72% conseguido com métodos convencionais e que implicam análises ao sangue.
Apesar de se mostrar eficiente, o método ainda requer mais testes detalhados para que possa ser usado em uma configuração clínica.
Fonte:https://www.msn.com/pt-br/saude/medicina/sistema-do-google-prevê-doença-cardíaca-analisando-apenas-o-olho/ar-BBJn0Mo?li=AAggNbi

Comentários