HOT YOGA: CONHEÇA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS QUE LEVA À FELICIDADE

Hot Yoga (Foto: Reprodução/Pinterest)

Hot Yoga: Conheça a prática de exercícios que leva à felicidade

A Hot Yoga, a prática em sala aquecida, nasceu em 1970 nos EUA e logo virou mania. Aos detalhes: 
Hot Yoga (Foto: Reprodução/Instagram)
Você já ouviu falar na hot yoga? A prática, que nasceu nos 1970 nos Estados Unidos, une tudo aquilo que gostamos em um exercício: é aeróbica (ou seja, dá um boost em sua atividade cardiorespiratória), fortalece os músculos, previne e cura doenças, desintoxica e te deixa mais disposta e feliz.
Bom, a fórmula parece mágica, mas prometemos que é mais fácil do que parece. Vamos conhecê-la?
A hot yoga consiste, basicamente, em uma aula de yoga (mistura das modalidades hatha e ashtanga), de 60 ou 90 minutos, em uma sala aquecida entre 38° e 40°, com umidade controlada. O calor — mais confortável do que parece — ajuda a relaxar os músculos, deixando as articulações mais macias. Assim, os praticantes avançam nas posturas com mais facilidade e intensidade, sem tanto risco de lesões. 
Hot Yoga (Foto: Reprodução/Instagram)
A Glamour conversou com a professora e co-diretora do Hot Yoga São Paulo, Andrea Wellbaum, que largou o jornalismo para se dedicar à atividade e hoje acumula mais de 700 horas de treinamento na prática. Também batemos um papo com a nossa editora-assistente de arte, Carolina Goulart, que há 6 meses está completamente addicted pela prática. 
Para Carol, a hot yoga foi uma virada em sua rotina. "A prática trouxe muito mais equilíbrio e clareza mental para todas as áreas da minha vida. A sala quente foi um desafio que venci aos poucos. Não foi nada fácil, mas passado o sufoco, ganhei muita concentração e isso me fez estar 100% presente", conta feliz. 
Hot Yoga X Yoga tradicional
A hot yoga é diferente da ashtanga, por exemplo — uma vertente da yoga também vigorosa, que utiliza diversos recursos respiratórios de autoaquecimento para deixar o exercício mais profundo. Mas, por ser feita em uma sala à temperatura ambiente, ela gera um risco maior de lesões. 
"Na hot yoga, as saudações ao sol são substituídas pela sala aquecida. No que isso ajuda? Essa vertente atinge um público mais vasto, como pessoas com problemas crônicos ou mais idade (e, por isso, menos mobilidade articular). A prática de ashtanga pode ser muito intensa pra elas, por causa das Suryas Namaskar, uma sequência intensa de posturas.
Hot Yoga (Foto: Reprodução/Pinterest)
Benefícios mil
Prepare-se, são muitos! Segundo Andrea, além de equilibrar e fortalecer todos os sistemas internos do corpo, as séries da hot yoga previnem e curam doenças crônicas e lesões, além de retardar os efeitos do envelhecimento. 
A hot yoga também é aeróbica: se exercitar no calor desintoxica o corpo através do suor e também da compressão dos órgãos internos. 
Os sistemas de digestão e respiração, assim como o endócrino, linfático e de eliminação começarão a trabalhar de forma harmoniosa. Seu apetite deve se normalizar com o tempo e seus desejos por comidas que fazem mal à saúde tendem a diminuir. Tudo acontece naturalmente. 
"A prática da hot yoga oferece sangue fresco para 100% do corpo, realinha o sistema esquelético, reduz o desgaste do corpo e melhora a circulação sanguínea e energética. Respiração é tudo, quando você respira de forma completa, você tem uma vida mais saudável", afirma Andrea. 
Hot Yoga (Foto: Pinterest)
Para Carol, os benefícios da hot yoga foram visíveis no seu corpo e na sua vida. "Não só fiquei mais sequinha, como também mais disposta, sinto todos os meus músculos acordados. Depois da aula vejo minha pele e cabelos também renovados, mais brilhantes e com vida. Valorizo esse momento como um encontro especial comigo mesma e não deixo de ir nem no final de semana", revelou.
A sala quente
É comum sentir náusea e tontura durante sua primeira aula. Praticar yoga em uma sala aquecida revela nossa condição presente e inspira a cuidar melhor de nós mesmos.
"Geralmente o problema é que não tomamos água suficiente no nosso dia-a-dia, muito menos para se exercitar em uma sala aquecida. Na sala aquecida de yoga seu corpo precisa da quantidade adequada de água para permitir que a transpiração solte o calor do corpo enquanto você pratica. Assim, estima-se que o praticamnte necessita de mais 2 a 2,5 litros de água (tomados ao longo do dia) para permanecer os 90 minutos de prática na sala", diz Andrea. 
Perda de peso
Não dá para generalizar o número de calorias que uma pessoa perde durante a prática: tudo vai depender do esforço e também do metabolismo de cada um. "O que vemos é que a perda não vêm apenas do esforço físico. A yoga mexe com as glândulas e com o sistema endócrino. Ao regular as glândulas, você equilibra o seu peso para mais ou pra menos. Pessoas muito magras, que não conseguem engordar, regulam o peso para cima, por exemplo".
Regularidade e naturalidade
Fato é: a prática tem que ser feita com regularidade, para você educar o seu corpo a pensar e trabalhar conforme a lei da natureza. "Depois que você começa, não tem mais vontade de comer comidas industrializadas e pesadas. Naturalmente, você faz escolhas saudáveis, porque desenvolve uma conexão com o próprio corpo", diz Andrea.
Resumindo: Você não precisa forçar nada. Tudo acaba acontecendo no seu tempo e no fluxo que a natureza prevê para você!
Hot Yoga (Foto: Reprodução/Pinterest)
Caminho para o autoconhecimento
A hot yoga também oferece ao praticante a capacidade de conexão com as emoções. "Você equilibra e fortalece todos os sistemas internos do seu corpo. Sua mente ganha um descanso de 90 minutos e você aprende a viver o momento presente. Você não pensa em mais nada, o que é altamente relaxante", conta Andrea.
Chorar durante a aula? Tá valendo!
Andrea conta que o trabalho da aula é muito poderoso em diversos sentidos, pois mexe com a energia mais sutil do corpo. "Um professor uma vez me disse: se você nunca riu ou chorou, o que você está esperando?". Essas são reações muito normais e muito bem-vindas. 
"Durante a aula, você consegue digerir suas emoções. Posturas como a retroflexão de peito, por exemplo, têm o poder muito grande desencadear reações emocionais. A gente percebe a impermanência das nossas emoções. Você percebe que tudo passa, mesmo que esteja passando por pânico, tristeza, você sabe que aquilo vai passar", disse.
Fonte:http://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/noticia/2017/07/hot-yoga-conheca-pratica-de-exercicios-que-leva-felicidade.html


Comentários