O QUE É A CIENTOLOGIA : A CIÊNCIA DO AUTODESCOBRIMENTO ?

 (Foto: Divulgação)
Cientologia: a ciência do autodescobrimento

A atriz e ex-cientologista Leah Remini promete revelar os segredos ocultos de sua antiga religião, na série 'Escravos da Cientologia', do canal A&E


O fanatismo, seja por um time de futebol, por um ídolo ou por uma religião, sempre leva as pessoas a mostrarem o pior lado de si mesmas. E isso pode acontecer com qualquer um, até mesmo astros e estrelas de Hollywood. Na série documental Escravos da Cientologia, a atriz Leah Remini expõe os segredos da instituição religiosa criada em 1952 por L. Ron Hubbard, e que comanda a vida de seus pupilos com austeridade — além de receber deles milhões de dólares em doações.

A nova série do canal A&E, que estreia no dia 21 de março, às 23h15, mostra como a Cientologia é mais do que uma organização controladora. Os nove episódios trazem entrevistas de ex-membros que sofrem até hoje por terem renegado os fundamentos da instituição. A Cientologia tem como um dos principais membros ninguém menos que Tom Cruise, que se juntou aos milionários associados da religião em 1990 e desde então provou ser tão fiel que até seleção para encontrar uma nova namorada ele deixou ser coordenada pela instituição.

Já John Travolta quase perdeu um dos papéis mais importantes de sua carreira quando foi aconselhado por Mike Rinder, ex-membro de alto escalão da Cientologia, a não aceitar fazer o filme Pulp Fiction por ser muito uma produção violenta e relacionada ao uso de drogas. E ainda protagonizou o fiasco A Reconquista, baseado na obra de L. Ron Hubbard, de 1982, sobre o domínio do alienígena Psychlos na Terra. A atriz Juliette Lewis, por sua vez, foi criada na Igreja e defende que a base da religião é mostrar como viver melhor liberando o espírito de impurezas.

Mas como uma estrutura com fundamentos secretos e membros que prezam a discrição acima de tudo consegue chamar tanta atenção de ricos e famosos no mundo? É o que Leah Remini vai tentar desvendar em Escravos da Cientologia ao mostrar o que a fez abandonar o culto depois de 34 anos servindo aos propósitos de L. Ron Hubbard e as consequências dessa decisão. Será que valeu a pena? Só assistindo à série para descobrir.

O que é a Cientologia?
Os cientologistas acreditam que as pessoas possuem dentro de si uma parte que descende de espíritos ruins que vieram à Terra para serem eliminados, mas que acabaram entrando na estrutura dos primeiros homo sapiens. Portanto, as pessoas são seres espirituais imortais que viveram antes e que viverão novamente, e que sua felicidade e imortalidade futuras como seres espirituais dependem de como eles se conduzem no presente e de como elas conseguem se livrar dessa influência interna. Confuso, não é?

Quais são os rituais?

Auditoria
É o processo em que um auditor treinado apaga as "experiências dolorosas da vida" e aumenta as "habilidades espirituais" do cientologista. Os auditores fazem perguntas à pessoa com o objetivo de ajudá-la a erradicar fontes de sofrimento espiritual.

Nascimento
Um dos rituais mais divulgados é a idéia do nascimento silencioso. Os cientologistas pedem silêncio durante o nascimento de um bebê para reduzir o risco de cicatrização psíquica no recém-nascido, esse silêncio é mantido pelos médicos, enfermeiros e familiares, mas a mãe não precisa permanecer quieta durante o parto.

Morte
Os funerais não devem ser uma ocasião sombria, pois os adeptos acreditam na reencarnação. Quando uma pessoa morre, eles deixam o corpo terreno que habitavam e vão de encontro a um novo corpo. Portanto, uma cerimônia é destinada a celebrar a vida da pessoa e preparar seu espírito para a próxima fase de sua existência.

Difícil entrar, mais difícil ainda sair
Os membros assinam um contrato de um bilhão de anos para simbolizar seu eterno compromisso com a religião. Segundo comunicado oficial, “é um documento simbólico que, semelhante aos votos de dedicação em outras religiões, serve para significar o compromisso eterno de um indivíduo com os objetivos, propósitos e princípios da Cientologia”. Vale a pena se comprometer com os nove episódios e descobrir a história familiar trágica de uma antiga dirigente da Cientologia que levou Leah Remini a revelar as doutrinas e segredos ocultos dessa religião.


Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Publicidade/noticia/2017/03/cientologia-ciencia-do-autodescobrimento.html


O que é a cientologia?
Tom Cruise

Tom Cruise, Juliette Lewis, Priscilla Presley, John Travolta, Kirstie Alley... O que é a "religião" que tem tantos adeptos famosos?
É um conjunto de crenças e práticas criado em 1954 pelo norte-americano l. ron Hubbard (1911-1986), autor de livros de ficção científica. Entre os principais objetivos da entidade está o surgimento de uma civilização sem insanidade, criminosos e guerra, na qual o homem prosperaria e seria livre para se elevar em sua verdadeira natureza espiritual. Mas esqueça-se da imagem de igreja convencional. Os prédios abrigam amplas salas de estudo e displays interativos que explicam os princípios da instituição. No local, ministros tiram dúvidas de fiéis e curiosos e sugerem a participação em cursos – no Brasil, o mais procurado é sobre como superar os altos e baixos na vida. Atualmente há mais de 10 mil igrejas, missões e grupos em 165 países. Por aqui, são três endereços, todos na Grande São Paulo.
FIQUE CIENTE
Entenda os princípios seguidos pelos fiéis da cientologia, como o ator Tom Cruise
Pai da fé
O fundador da cientologia, L. Ron .Hubbard, é considerado por alguns como um dos pioneiros no ramo dos livros de autoajuda ao publicar Dianética – A Ciência Moderna da Saúde Mental. A ele são atribuídas afirmações de que criar uma religião seria uma forma de enriquecimento fácil.
– A cientologia é muito criticada por cobrar pelos cursos e pelas audições necessários para que os membros evoluam na fé.
Máquina da verdade
Para apagar as memórias nocivas e restaurar o equilíbrio, os adeptos participam de audições. Nessa espécie de terapia, um auditor faz perguntas ao fiel e utiliza um .e-metro, aparelho criado para medir o estado espiritual da pessoa e apontar os aspectos da vida que precisam ser desenvolvidos.
Escrituras sagradas
Os principais livros da cientologia, de autoria de Hubbard, são A Ciência da Sobrevivência e Dianética. De acordo com o segundo, o cérebro armazena todas as experiências de vida. Episódios ruins ou dolorosos seriam causadores de futuros problemas emocionais e físicos.
Crença pop
Os Centros de Celebridades – como os que estão em Hollywood, Nova York, Paris e Londres – são voltados a atores, músicos, esportistas, políticos etc. Embora possam ser frequentados por não-famosos, os locais servem para ajudar aqueles que, segundo L. Ron Hubbard, têm papel essencial na melhoria do mundo.
– Alguns dos famosos adeptos (e garotos-propaganda) da cientologia são Tom Cruise, Juliette Lewis, Priscilla Presley, John Travolta e Kirstie Alley.

CIENTOLOGIA
Forma do homem
O ser humano seria formado por corpo, mente e thetan (espírito sem o qual corpo e mente não existiriam). A necessidade de sobrevivência orientaria as oito dinâmicas da vida: o indivíduo, a criatividade, a sobrevivência em grupo, a espécie, as formas de vida, o Universo, o espiritual e o infinito (que é o Ser Supremo).
– A cientologia existiria para libertar os humanos da influência dos thetans.
Passo a passo
Os fiéis novatos são os preclear. Após realizar uma série de cursos, eles ganham habilidades, são considerados clear (esclarecidos) e evoluem na organização, podendo até vir a ser auditores. Cada igreja tem capelão, oficiais e diretores. As missões têm apenas ministros, que celebram os ritos e organizam os cursos.
Rotina semanal
A cientologia realiza casamentos, batizados, serviços funerais, cerimônias de nomeação para novos membros e entrega de diplomas aos que concluem os cursos. Além disso, existem os serviços dominicais, em que o capelão ou outro ministro lê o credo da igreja e faz um sermão baseado nas palavras de L. Ron Hubbard.
TOP SECRET
Ex-adeptos relatam como seria a origem da humanidade, revelada apenas para cientologistas avançados.
1- Há 75 milhões de anos, o ditador intergaláctico lorde Xenu expulsou bilhões de seres que superpovoavam os planetas que ele controlava.
2- Os prisioneiros foram enviados à Terra a bordo de aviões e jogados, juntamente com bombas de hidrogênio, dentro de vulcões para serem exterminados.
3- As almas das vítimas (thetans) ficaram vagando pelo planeta e possuíram os primeiros Homo sapiens, causando sofrimento espiritual aos homens desde então.

FONTES Livro Scientology – Os Fundamentos do Pensamento, de L. Ron Hubbard e site scientology.org
CONSULTORIA Luciana Gomez, supervisora da Igreja da Cientologia Missão São Paulo
Fontes:https://mundoestranho.abril.com.br/religiao/o-que-e-a-cientologia/#



Inside the Scientology Celebrity Centre: An Ex-Parishoner Reveals All


Ex-pároco revela tudo o que ocorre dentro do Scientology Celebrity Centre (em inglês apenas).


Atriz Leah Remini, de “King of Queens”, abandona a seita da Scientology


Clique AQUI para abrir o índice dos posts mais importantes a respeito da organização criminosa chamada Cientologia (Quem foi seu fundador L. Ron Hubbard, O Grande Segredo da Cientologia, Operações Criminosas Conduzidas pela Organização)
Image
A atriz norte-americana Leah Remini abandona a seita da Scientology após anos de “interrogatórios” e “lavagem cerebral”, de acordo com suas próprias palavras.
Isso é importante para provar que nunca é tarde, mesmo para ela que já havia atingido o nível OT V.
Após sua saída, Leah Remini levantou novos questionamentos a respeito da esposa do dono da Scientology, David Miscavige, amiga pessoal de Leah e que não é vista em público há 6 anos, e fez uma queixa por desaparecimento de pessoa no Departamento de Polícia de Los Angeles, CA.


Ex-Cientologista: Eu Sofri Lavagem Cerebral


Clique AQUI para abrir o índice dos posts mais importantes a respeito da organização criminosa chamada Cientologia (Quem foi seu fundador L. Ron Hubbard, O Grande Segredo da Cientologia, Operações Criminosas Conduzidas pela Organização)
No dia 8 de março de 2013, a BBC de Londres publicou no seu website uma entrevista com Jenna Miscavige Hill, terceira geração de uma das famílias mais fortemente associadas à seita. Ela fala sobre sua infância (seus pais entraram na seita quando ela tinha dois anos), a Sea-Org, manipulação, lavagem cerebral, o contrato de um bilhão de anos, de ter autorização para ver seus pais apenas uma vez por semana, a vida no Ranch (onde vivem os filhos dos executivos da seita), e outros assuntos que a Scientology e Dianética tentam esconder.


Contradição: Cientologia abriu exceção para Tom Cruise ver Suri


Clique AQUI para abrir o índice dos posts mais importantes a respeito da organização criminosa autodenominada religião (O que é Cientologia, Dianética, Quem foi seu fundador L. Ron Hubbard, Operações Criminais Conduzidas pela Organização)
Fonte Revista Veja
Cientologia abriu exceção para Tom Cruise ver Suri
Pelas regras da seita, o ator teria que cortar totalmente os laços com a filha e a ex-mulher, Katie Holmes, por elas terem deixado de ser membros da igreja
Tom Cruise leva Suri para a aula de ginástica (Donald Traill/AP)
Tom Cruise leva Suri para a aula de ginástica (Donald Traill/AP)
Os momentos que têm passado ao lado da filha Suri, após ter se divorciado de Katie Holmes, representam um privilégio para Tom Cruise. Como membro da cientologia, o ator teria que ter cortado totalmente o contato com Suri e a ex-mulher simplesmente por elas terem deixado de ser integrantes da seita com a separação.
Em entrevista ao site Radar Online, a ex-presidente do Celebrity Center (braço da igreja voltado a cooptar famosos) Nancy Many diz que a exceção concedida a Tom Cruise está provocando revolta entre os demais membros, que também desejam manter contato com familiares desligados da religião. “Por ter aderido a uma igreja católica logo depois do fim do casamento, Katie deixou bem clara sua rejeição à cientologia, o que é visto como uma afronta.”
O site também revela que fontes próximas a Cruise garantem que ele está repensando seu compromisso com a cientologia pelo estrago que a seita já provocou em seus relacionamentos.
As esquisitices da seita teriam sido o estopim do fim do casamento do ator com Katie Holmes, que tem tomado todas as medidas para impedir que Suri frequente escolas ligadas à cientologia.
Os filhos adotivos de Tom Cruise, no entanto, desconectaram-se de Katie Holmes, a quem chegaram a chamar de mãe.


Ex-mulher do presidente da cientologia é impedida de ver corpo do filho


Fonte: Revista Veja Online

Alexander Jentzsch foi encontrado morto na casa dos sogros na última terça-feira, em Los Angeles, mas a mãe, Karen de la Carriere, ex-membro da igreja, é proibida de ver e cremar o corpo

Alexander Jentzsch, membro da cientologia, foi encontrado morto  (Reprodução/Karen de la Carriere)
Alexander Jentzsch, membro da cientologia, foi encontrado morto (Reprodução/Karen de la Carriere)
Katie Holmes parece certa em exigir que a filha Suri, de 6 anos, fique longe da cientologia, seita apontada pela imprensa americana como pivô da separação entre a atriz e Tom Cruise. Outro escândalo revelado semana passada mostra a dimensão dos conceitos pouco ortodoxos da cientologia.
Alexander Jentzsch, de 27 anos, foi encontrado morto na casa dos sogros na última terça-feira. O filho de Heber Jentzsch, presidente da cientologia nos Estados Unidos, teve uma febre forte e, na manhã seguinte, estava morto, segundo explicações dadas por um legista à mãe de Jentzsch, Karen de la Carriere. Ex-membro da cientologia, Karen é vista como persona non grata e, por isso, está impedida de ver o corpo do filho, mantido num necrotério em Los Angeles. “Descobri que meu filho estava morto dias depois dele ter partido”, disse Karen ao site americano The Village Voice.
Ela conta que não falava com o filho há dois anos, o distanciamento foi uma ordem da igreja seguida por ele, pelo fato da mãe ter deixado a organização. “Ele me ligou um dia e pediu para nunca mais procurá-lo. Pude ouvir os membros do escritório de assuntos especiais ao fundo.”
O pai de Alexander também demorou para ser informado sobre a morte do filho. Em entrevista ao The Village Voice, Karen acredita que o ex-marido é mantido refém num dos escritórios de David Miscavige, dono da seita, já que ele não é visto em público desde 2004.
Há um ano, Kate escreveu um depoimento num site crítico à cientologia. No texto, ela diz ter certeza de que o ex-marido vive em cárcere privado por ter falhado numa tarefa imposta por Miscavige. Além disso, ela conta que a nora foi obrigada pela igreja a abortar o filho que esperava de Alexander.

Fonte:https://cientonetica.wordpress.com/

Cientologia é um conjunto de crenças e práticas relacionadas criado por L. Ron Hubbard (1911–1986), começando em 1952, como sucessor ao seus sistemas de auto-ajuda chamado Dianéticas.[1] Hubbard caracterizou a Cientologia como religião e em 1953 incorporou a Igreja da Cientologia em Camden, Nova Jersey.[2][3]
Cientologia ensina que as pessoas são seres imortais que se esqueceram de sua verdadeira natureza.[4] Seu método de reabilitação psiquiátrica espiritual é um tipo de aconselhamento conhecido como Auditoria, no qual os praticantes visam reviver conscientemente os eventos dolorosos ou traumáticos de seu passado a fim de libertar-se dos seus efeitos limitantes.[5] Os materiais de estudo e cursos de auditoria são disponibilizados aos membros em troca de doações específicas.[6] A Cientologia é reconhecida legalmente como uma religião isenta de impostos nos Estados UnidosItália,[7][8] África do Sul,[9] Austrália,[10] Suécia,[11] Nova Zelândia,[12][13] Portugal[14] e Espanha.[15][16][17][18][19] A Igreja da Cientologia enfatiza isso como prova de que é uma religião de boa-fé.[20] Em outros países, nomeadamente CanadáFrançaAlemanha e no Reino Unido, a Cientologia não tem status religioso comparável embora suas Igrejas sejam permitidas.
A maioria dos países da Europa considera a Cientologia uma seita. Na Alemanha, a cientologia é monitorada nacionalmente pelo Bundesamt für Verfassungsschutz (BfV).[21] É público e notório que a Cientologia gasta milhões de dólares com advogados e detetives particulares para processar e espionar qualquer pessoa que se mostre uma ameaça aos seus negócios. A cientologia foi condenada definitivamente na França em 2013, por fraude e formação de quadrilha, depois que o Tribunal de Cassação, a instância judicial mais importante no país, rejeitou o recurso apresentado pela organização. Os juízes, na sentença de fevereiro de 2012 do Tribunal de Apelação, consideraram provado que as duas principais entidades da Cientologia na França contavam com uma estrutura destinada a extorquir pessoas vulneráveis.[22]
A justiça belga quer estabelecer um precedente internacional com uma condenação exemplar da Igreja da Cientologia, estabelecida na Bélgica desde 1974, acusada de fraude, violação da lei de proteção de dados pessoais (proteção da privacidade), extorsão e charlatanismo (exercício ilegal de medicina). O processo partiu de uma investigação que se prolongou por seis anos. Ofertas de emprego teriam sido feitas pela Igreja da Cientologia em Bruxelas para recrutar voluntários e novos membros, infringindo as rígidas leis trabalhistas belgas. A Igreja da Cientologia na Bélgica exigia aos interessados que aderissem aos seus princípios filosóficos.[23]
As filmagens sobre a tentativa de assassinato de Adolf Hitler no filme Operação Valquíria, com Tom Cruise no papel principal, foram proibidas em área militar alemã (em torno do Memorial Bendlerblock, em Berlim), pelo fato do protagonista pertencer à Igreja da Cientologia. Além de ser o produtor, Tom Cruise fez o papel principal, interpretando o herói alemão Claus Schenk Graf von Stauffenberg, que tentou assassinar Adolf Hitler com uma bomba escondida em uma pasta em julho de 1944.[24] Na Alemanha membros da Cientologia estão constantemente sob vigilância do Bundesamt für Verfassungsschutz (BfV) (Escritório Federal para Proteção da Constituição), cujo trabalho é monitorar atividades antidemocráticas como partidos políticos neonazistas, células terroristas e seitas.[25]
Na Alemanha, o governo quer suprimir a existência das Parallelgesellschaften (sociedades paralelas) baseadas em convicções filosóficas separadas por meio do sistema educacional. Para o diretor da Associação Alemã de Professores de Escolas Primárias, aulas particulares conduzidas por cientologistas podem tirar vantagem da vulnerabilidade das crianças com dificuldades de aprendizado, que podem se sentir inferiores, o que as torna mais influenciáveis. A qualidade do ensino é, de um modo geral, muito boa e os custos são acessíveis, no entanto, os professores encorajam os estudantes a participar de outras classes, frequentemente muito mais caras, prometendo transformar o aluno em uma nova pessoa.[26]
Um grande número de organizações que supervisionam a aplicação da Cientologia foram estabelecidas,[27] a mais notável delas sendo a Igreja da Cientologia. A Cientologia patrocina uma variedade de programas de serviço social.[27][28] Estas incluem a Narconon, programa antidrogas, a Criminon, programa de reabilitação em prisões, a Study Tech, metodologia de educação, a Volunteer Ministers, o World Institute of Scientology Enterprises e um conjunto de diretrizes morais expressas em um livreto chamado The Way to Happiness.[29]
A Igreja da Cientologia é um dos mais controversos movimentos religiosos surgidos no século XX. Tem sido muitas vezes descrita como um culto que faz lavagem cerebral,[30] defrauda e abusa financeiramente de seus membros, cobrando taxas exorbitantes por seus serviços espirituais[6][31][32] Em resposta, os cientologistas têm argumentado que é um movimento religioso genuíno e que tem sido deturpado, caluniado e perseguido.[33] A Igreja da Cientologia tem usado de forma consistente litígio contra seus críticos, e sua agressividade processando seus inimigos tem sido condenada como assédio.[34][35] As controvérsias centram-se na crença da Cientologia que as almas ("thetans") reencarnaram e viveram em outros planetas antes de viverem na Terra,[36] e que alguns dos ensinamentos relacionados não são reveladas aos praticantes até que eles paguem milhares de dólares para a Igreja da Cientologia.[37][38] Outra crença controversa assegurada pelos cientologistas é de que a prática de psiquiatria é destrutiva, abusiva e deve ser abolida.[39][40]

Etimologia e uso anterior


L. Ron Hubbard em 1950
A palavra Cientologia é um emparelhamento da palavra latina scientia ("conhecimento", "habilidade"), que deriva do verbo scīre ("saber"), e da palavra em grego λόγος lógos ("palavra" ou " relato [sobre]").[41][42]
A palavra Cientologia usada por L. Ron Hubbard, vem do latim scio, que significa "conhecimento, no sentido mais pleno da palavra" e da palavra grega logos, que significa "estudo de". A palavra Cientologia é ainda definida como "o estudo e manejo do espírito em relação a si mesmo, universos, e outras formas de vida."[43]
Em 1901, Allen Upward cunhou Cientologia "como um termo depreciativo, para indicar uma cega e irracional aceitação de doutrina científica" de acordo com o Internet Sacred Text Archive como citado no prefácio da edição recente do livro de Upward, The New Word: On the meaning of the word Idealist pela Forgotten Books.[44] Continuando a citação, o editor escreve: "Eu não estou ciente de qualquer evidência de que Hubbard sabia deste livro bastante obscuro."[45]
Em 1934, filósofo Anastácio Nordenholz publicou um livro que usou o termo para significar "ciência da ciência".[46] Também é incerto se Hubbard estava ciente desse uso anterior da palavra.[47]

Dianéticas

A Cientologia foi desenvolvida por L. Ron Hubbard como uma sucessora para o seu sistema anterior de auto-ajuda chamado de Dianética. A Dianética usa uma técnica de aconselhamento conhecido como auditoria, desenvolvida por Hubbard para permitir lembrança consciente de eventos traumáticos no passado de um indivíduo.[5] Esse sistema foi originalmente destinado a ser um novo tipo de psicoterapia e não era esperado se tornar a base de uma nova religião.[48][49] Hubbard definiu a Dianética de várias maneiras como uma tecnologia de cura espiritual e uma ciência organizada do pensamento.[50] A declarada intenção da Dianética é libertar os indivíduos da influência de traumas passados ​​pela sistemática exposição e remoção das reminiscências que esses eventos deixaram para trás, em um processo chamado de limpeza.[50]

A Igreja da Cientologia


A Igreja Fundadora da Cientologia em Washington DC
Em 1952, Hubbard construiu sobre a estrutura existente estabelecida da Dianética e publicou um novo conjunto de ensinamentos como Cientologia, uma filosofia religiosa.[51] Em dezembro de 1953, Hubbard incorporou três igrejas - uma "Igreja da Ciência Americana", a "Igreja da Cientologia" e uma "Igreja da Engenharia Espiritual" - em Camden, New Jersey.[52] Em 18 de fevereiro de 1954, com a bênção de Hubbard, alguns de seus seguidores criaram a primeira Igreja local da Cientologia, a Igreja da Cientologia da Califórnia, adotando os "objetivos, finalidades, princípios e credos da Igreja da Ciência Americana, como fundada por L. Ron Hubbard."[52][53] O movimento espalhou-se rapidamente através dos Estados Unidos e para outros países de língua inglesa como Inglaterra, Irlanda, Sul da Africa e Austrália.[54] A segunda Igreja local da Cientologia a ser criado, após a da Califórnia, estava em Auckland, Nova Zelândia.[54] Em 1955, Hubbard criou a Igreja Fundadora da Cientologia em Washington, D.C.[55] Em 1957, Igreja da Cientologia da Califórnia recebeu concessão de estatuto de isenção fiscal por parte dos Estados Unidos Receita Federal (IRS), e assim, por um tempo, existiu ainda outras igrejas locais.[56][57] IEm 1958, no entanto, a Receita Federal iniciou uma revisão da adequação desse status.[56]
A Igreja experimentou novos desafios. O FDA iniciou uma investigação sobre as alegações da Igreja da Cientologia feitas em conexão com seus E-meters.[56] Em 4 de janeiro de 1963 eles invadiram os escritórios da Igreja da Cientologia e apreenderam centenas de e-meters como sendo dispositivos médicos ilegais. Os dispositivos já foram obrigados a ter um aviso dizendo que são um artefato puramente religiosa.[58]
Em meados dos anos sessenta, a Igreja da Cientologia foi proibida em vários estados australianos, começando com Vitória em 1965.[59] A proibição foi baseada no Relatório de Anderson, que constatou que o processo de auditoria envolvia hipnose de "comando", em que o hipnotizador assume "controle autoritário positivo" sobre o paciente. Neste ponto, o relatório afirma:
É firme conclusão deste Conselho sobre a maioria das técnicas da Cientologia e dianética são de hipnose autoritária e, como tal, são perigosas ... a evidência científica que o Conselho ouviu de vários peritos de reconhecida reputação ... leva à conclusão inevitável de que apenas o nome difere a hipnose autoritária das técnicas da Cientologia. Muitas técnicas da cientologia são de fato técnicas hipnóticas e Hubbard não mudou a sua natureza, apenas alterou seus nomes.[60]
A Igreja australiana foi forçada a operar sob o nome de "Igreja da Nova Fé", como resultado, o nome e a prática da Cientologia têm se tornado ilegal nos estados relevantes.[59] Several years of court proceedings aimed at overturning the ban followed.[59]
No decorrer do desenvolvimento de Cientologia, Hubbard promoveu rápidas mudanças de ensinamentos que eram muitas vezes contraditórios.[61][62] Para o quadro interno de cientologistas desse período, o envolvimento não dependia tanto na crença de uma doutrina particular, mas na fé inquestionável em Hubbard.[61] Em 1966, Hubbard deixou o cargo de diretor-executivo da Cientologia para se dedicar à pesquisa e à escrita.[55][63] No ano seguinte, ele formou a Organização Sea ou Sea Org, que seria desenvolvida para um grupo de elite dentro da Cientologia.[55][64] O Sea Org tem base em três navios, chamados DianaAtena e Apolo.[64] Um mês após o estabelecimento da Sea Org, Hubbard anunciou que havia feito uma descoberta revolucionária, cujo resultado foram os materiais da "OT III" que pretendem fornecer um método para superar fatores inibidores do progresso espiritual.[64] Estes materiais foram divulgadas pela primeira vez nos navios e depois propagados pelos membros da Sea Org redesignados como funcionários das Organizações Avançadas em terra.[64]

Um centro Cientologia no Hollywood Boulevard em HollywoodLos Angeles, California
Em 1967, a Receita Federal dos EUA removeu o status de isenção fiscal da Cientologia, afirmando que suas atividades eram comerciais e operadas para o benefício de Hubbard e não para fins de caridade ou religião.[57] A decisão resultou em um processo judicial que foi resolvido em favor da Igreja, um quarto de século mais tarde. Este foi o mais longo processo judicial na história da Receita Federal americana[56]
Em 1979, como resultado de investigações do FBI durante a Operação Branca de Neve, onze pessoas seniores no Gabinete do Guardião da igreja foram condenados por obstrução da justiça, roubo de escritórios do governo e roubo de documentos de propriedade do governo. Em 1981, a Cientologia levou o governo alemão ao tribunal pela primeira vez.[65]
Em 1 de Janeiro de 1982, a Cientologia estabeleceu o centro Religious Technology Center (RTC) para supervisionar e garantir a aplicação do padrão da tecnologia da Cientologia.[66] e em 11 de novembro de 1982, a Free Zone foi fundada por ex-cientologistas avançados em desacordo com a RTC.[67] A associação Free Zone foi fundada e registrada sob as leis da Alemanha e acredita que a Igreja da Cientologia se afastou de sua filosofia de origem.[68]
Em 1983, em uma decisão unânime, a Alta Corte da Austrália reconheceu a cientologia como religião na Austrália, derrubando as restrições que limitavam as atividades da igreja após o Relatório de Anderson.[69]
Em 24 de janeiro de 1986, L. Ron Hubbard morreu em sua fazenda perto de San Luis Obispo, Califórnia e David Miscavige tornou-se o chefe da organização.
A partir de 1991, pessoas ligadas à Cientologia moveram cinquenta ações judiciais contra o Cult Awareness Network (CAN), um grupo de críticos à Cientologia.[70] Embora muitos dos fatos fossem descartados, uma das ações movidas contra o Cult Awareness Network resultou em dois milhões de dólares em perdas para a rede.[70] Consequentemente, a organização foi obrigada a declarar falência.[70] Em 1996, Steven L. Hayes, um cientologista, comprou o logotipo e os pertences da falida Network Awareness Cult[70][71] e um novo Cult Awareness Network foi criado com o apoio da Cientologia; o grupo funciona como um centro de informação e de networking para as religiões não-tradicionais, referindo-se como um interlocutor entre acadêmicos e outros especialistas.[72][73]
Em 1993, uma ação judicial da Igreja da Cientologia contra Steven Fishman, um ex-membro da Igreja, trouxe à tona o depoimento deste sobre a Cientologia o qual incluía dezenas de páginas do outrora secreto esoterismo da Cientologia, detalhando aspectos da sua cosmogonia.[74] Como resultado do litígio, este material, outrora bem resguardado e usado apenas nos "níveis de OT" mais avançados da Cientologia, foi divulgado na Internet. [74]Isto resultou em uma batalha entre a Igreja da Cientologia e seus críticos on-line sobre o direito de divulgar este material, ou proteger a sua confidencialidade.[74] A Igreja da Cientologia foi forçada a emitir um comunicado de imprensa reconhecendo a existência desta cosmogonia, ao invés de permitir que seus críticos "distorcessem e abusassem dessas informações para seus próprios fins." [74] Mesmo assim, o material, nomeadamente a história de Xenu, desde então tem sido amplamente divulgado e utilizado para caricaturar a Cientologia, apesar do vigoroso programa da Igreja em litígio por direitos autorais.[74]

Estatísticas de Associação

Em 2005, a Igreja da Cientologia declarou sua adesão a nível mundial em oito milhões, embora esse número inclua pessoas que tomaram apenas o curso introdutório e não continuaram.[75] Em 2007, um oficial da Igreja alegou ter 3,5 milhões de membros nos Estados Unidos,[76] mas uma pesquisa de 2001 realizada pelo City University of New York encontrou apenas 55 mil pessoas nos Estados Unidos que afirmavam ser cientologistas. Em todo o mundo, alguns observadores acreditam que uma estimativa razoável do núcleo da Cientologia praticante varia entre 100 mil e 200 mil, principalmente nos EUA, Europa, África do Sul e Austrália.[77] Em 2008, a American Religious Identification Survey descobriu que o número de cientologistas-americanos caiu para 25.000.[78]
Os cientologistas tendem a menosprezar pesquisas religiosas gerais com o fundamento de que muitos membros que mantêm laços culturais e sociais com outros grupos religiosos informariam ser praticantes de religiões mais tradicionais e socialmente aceitas. A Igreja da Cientologia afirma ser o movimento religioso que mais cresce no mundo.[79] Por outro lado, o erudito religioso J. Gordon Melton disse que as estimativas da igreja sobre seus números de adesão são significativamente exagerados.[80] Melton também diz, no entanto, que "a Igreja tem sido uma das poucas entre muitas novas religiões fundadas desde a Segunda Guerra Mundial, que se espalharam com sucesso em todo o Ocidente, durante a última metade do século XX." [81]

Crenças e práticas

De acordo com a Cientologia, suas crenças e práticas são baseadas em pesquisas rigorosas e suas doutrinas são concedidas a importância equivalente à dessas leis científicas.[82] "A Cientologia funciona cem por cento do tempo quando é devidamente aplicada a uma pessoa que sinceramente deseja melhorar sua vida", assim diz a Igreja da Cientologia.[82] A conversão é considerada de menor importância do que a aplicação prática dos métodos cientologistas.[82] Os adeptos são incentivados a validar o valor dos métodos que se aplicam através de sua experiência pessoal.[82] Hubbard colocava desta forma: "Para um cientologista, o teste final de qualquer conhecimento que ele ganhou é "os dados e seu uso na vida realmente melhorou sua condição ou não?"[82]

Corpo e Espírito

As crenças da Cientologia giram em torno do thetan, a expressão individualizada da fonte cósmica, ou força de vida, tem o nome da letra grega teta (θ).[83][84][85] O thetan é a verdadeira identidade de uma pessoa - um núcleo intrinsecamente bom, onisciente e não-material capaz de criatividade ilimitada.[83][84]
No passado primordial, os thetans criaram o universo material em grande parte para seu próprio prazer. [83] O universo não tem realidade independente, mas deriva sua realidade resultante do fato de que a maioria dos thetans concordam que existe.[84] Os thetanscaíram em desgraça quando começaram a identificar-se com a sua criação, em vez de seu estado original de pureza espiritual.[83] Eventualmente, eles perderam a memória de sua verdadeira natureza, juntamente com os poderes espirituais e criativas a ela associadas. Como resultado, os thetans pensam em si como nada além de seres encarnados.[84][86]
Os thetans renascem em novos corpos através de um processo chamado de "hipótese", que é análogo à reencarnação.[83] Como no Hinduísmo, a Cientologia postula uma relação causal entre as experiências de encarnações passadas com a vida presente e que a cada renascimento, os efeitos do universo MEST (MEST aqui significa Matéria, Energia, Space [espaço] e Tempo) no thetan ficam mais fortes.[83]

Igreja da Cientologia no México

Emoções e Mente

A Cientologia apresenta duas divisões principais da mente.[87] A "mente reativa" é pensada para absorver toda a dor e trauma emocional, enquanto a "mente analítica" é um mecanismo racional responsável pela consciência.[84][88] A "mente reativa" armazena imagens mentais que não estão prontamente disponíveis para a "mente analítica" (consciente), estas são referidos como "engramas".[89] Os engramas são dolorosos e debilitantes, a medida que se acumulam, as pessoas se afastam de sua verdadeira identidade.,[83] o objetivo básico da Cientologia é evitar esse destino e a [83] "auditoria" pela Dianética é a maneira pela qual a Cientologia pode progredir em direção para o estado "limpo", ganhando liberdade gradual de engramas da mente reativa e assim adquirir a certeza de sua realidade como um thetan.[86]
A Cientologia usa um sistema de classificação emocional chamada de tone scale (escala de tom),[90] uma ferramenta utilizada em aconselhamento; os cientologistas afirmam que saber a posição da pessoa na escala faz com que seja mais fácil prever suas ações e assim auxiliá-lo na melhoria de sua condição.[91]

Sobrevivência e ética

A Cientologia enfatiza a importância da sobrevivência, que se subdivide em oito classificações referidos como "dinâmica"[92][93]. O desejo de um indivíduo de sobreviver é considerado a primeira dinâmica, enquanto que a segunda dinâmica refere-se a procriação e família[92][94]. As dinâmicas restantes abrangem áreas mais amplas de ação, envolvendo grupos, a humanidade, toda a vida, o universo físico, o espírito, e o Infinito, muitas vezes associadas com o Ser Supremo.[92] É considerada como melhor solução para qualquer problema a solução que trazer maior benefício para o maior número de dinâmicas.[92]
A Cientologia ensina que o progresso espiritual requer e permite a obtenção de elevados padrões éticos[95]. então a racionalidade é forçada sobre a moralidade. [95] ações são consideradas éticas se promovem a sobrevivência em todas as oito dinâmicas, beneficiando o maior número de pessoas ou coisas possíveis, prejudicando o menor número de coisas e pessoas que for possível[96].

ARC e os triângulos KRC


Placa em Boston, é possível ver as iniciais contendo os triângulos KRC
O ARC e os triângulos KRC são mapas conceituais , que mostram uma relação entre três conceitos para formar um outro conceito. Estes dois triângulos estão presentes no símbolo da Cientologia. O triângulo inferior, o triângulo ARC, é uma representação da síntese do conhecimento que a Cientologia se esforça em conseguir[83]. Compreende Afinidade (afeição, amor ou apreciação), Realidade (realidade consensual) e Comunicação (a troca de ideias).[83] acreditam que a melhoria de um dos três aspectos do triângulo "aumenta o nível" dos outros dois, mas a Comunicação é considerada a mais importante.[97] O triângulo superior é o triângulo KRC, as letras KRC postulando uma relação semelhante entre Knowledge (Conhecimento), Responsabilidade e Controle.[98]
Entre os cientologistas, as letras ARC são usadas como uma comunicação pessoal, por exemplo, no final de uma carta.[99] Os problemas sociais são falhas atribuídas à ARC - em outras palavras, a falta de acordo sobre a realidade, a falta de comunicação eficaz ou a falha no desenvolvimento de afinidade.[100] Estes podem assumir a forma de overts - atos prejudiciais contra os outros, intencionalmente ou por omissão - que são normalmente seguidas por "retenção"' - esforços para esconder a transgressão, o que aumenta ainda mais o nível de tensão na relação.[100]

A Cruz cientológica

A Igreja da Cientologia afirma que "a barra horizontal representa o universo material e a barra vertical representa o espírito. Assim, o espírito é visto subindo triunfalmente, em última análise, transcendendo a turbulência do universo físico para alcançar a salvação."[101]

Personalidades sociais e antissociais

Enquanto Cientologia afirma que muitos problemas sociais são resultados não-intencionais de imperfeições das pessoas, também afirma que há indivíduos verdadeiramente maléficos. Hubbard acreditava que cerca de 80 por cento de todas as pessoas têm o que chamou de personalidades sociais, são pessoas que aceitam e contribuem para o bem-estar dos outros. Os 20 por cento restantes da população, pensava Hubbard, eram pessoas "supressivas".[100] De acordo com Hubbard, apenas cerca de 2,5 por cento deste 20 por cento são personalidades desesperadamente antissociais, as quais compõem a pequena proporção de indivíduos verdadeiramente perigosos na humanidade: "Adolf Hitler e Genghis Khan, assassinos impenitentes e barões das drogas". Assim, os cientologistas acreditam que qualquer contato com pessoas supressivas ou antissociais tem um efeito adverso sobre sua condição espiritual, necessitando a desconexão.[100][102]

Auditoria


E-meter
A Cientologia afirma que as pessoas têm habilidades ocultas que ainda não foram completamente desenvolvidas. [81] Acredita-se que o aumento da consciência espiritual e benefícios físicos são alcançados através de sessões de aconselhamento conhecidas como auditoria[103]. Através de auditoria, diz-se que as pessoas podem resolver seus problemas e libertar-se de seus engramas[77] Isso restaura as pessoas à sua condição natural como thetans e permite que elas "tomem o controle" em suas vidas diárias, respondendo de forma racional e criativamente a eventos da vida, em vez de reagir a eles, sob a direção de engramas armazenados.[104] Assim, aqueles que estudam os materiais da Cientologia e recebem sessões de auditoria avançam do status de Preclear (pré-limpo) para Clear (Limpo) e depois Operating Thetan (Thetan Operante).[105] O objetivo utópico da Cientologia é "limpar o planeta", um mundo em que todo mundo está limpo de seus engramas.[106].
A auditoria é uma sessão pessoa por pessoa com um conselheiro ou auditor da Cientologia[107] Ele tem uma semelhança superficial com a confissão ou aconselhamento pastoral, mas o auditor grava e armazena todas as informações recebidas e não dispensa o perdão ou conselho da mesma maneira que um pastor ou padre poderia fazer. Em vez disso, a tarefa do auditor é ajudar a pessoa a descobrir e compreender seus engramas efeitos limitantes, para si mesma.[107] A maioria das auditorias requerem o uso do E-meter um dispositivo que mede as alterações por minuto da resistência eléctrica pelo corpo, quando uma pessoa tem eléctrodos de metal ("cans"), e uma pequena corrente passa através deles.[77] A Cientologia afirma que assistir as mudanças na tela do E-meter ajudam a localizar engramas, uma vez que uma área de preocupação for identificada, o auditor faz perguntas individuais e específicas sobre o assunto a fim de ajudara pessoa a eliminar o engrama; e usa o E-meter para confirmar que "carga" do engrama foi dissipada e o engrama foi, de facto apurado; a medida que o indivíduo progride, o foco da auditoria muda de engramas simples para engramas de complexidade crescente. Nos mais avançados níveis OT[108] de auditoria, os cientologistas realizam sessões de auditoria sozinhos, atuando como seus próprios auditores.[107]

A Ponte para a Liberdade Total

O desenvolvimento espiritual dentro da Cientologia é realizado através do estudo de seus materiais (chamados "Tecnologia ou "tecnologia no jargão da Cientologia), estes materiais são estruturados em níveis sequenciais (ou "gradientes"), para que sejam tomadas medidas mais fáceis primeiro e medidas de maior complexidade são tratadas no momento apropriado. Este processo é por vezes referido como mover-se ao longo da "A Ponte para a Liberdade Total" (em inglês Bridge to Total Freedom), ou simplesmente A Ponte. O conceito tem dois lados: treinamento e processamento, o Treinamento significa educação nos princípios e práticas de auditoria e o Processamento é o desenvolvimento pessoal através da participação em sessões de auditoria.[95]
A Igreja da Cientologia acredita no princípio da reciprocidade, que envolve dar e receber em cada transação humana, então os membros são obrigados a fazer doações para os cursos de estudo e de auditoria à medida que "sobem a ponte", as quantias doadas aumentam a medida que níveis mais elevados são atingidos. A participação em cursos de nível superior na ponte pode custar vários milhares de dólares e os cientologistas geralmente ingressam na ponte a uma taxa regida por sua renda.[6]

"Ópera Espacial" e materiais confidenciais


O cruzeiro da Cientologia chamado de Freewinds
A Igreja da Cientologia afirma que nos níveis mais elevados de iniciação OT, são transmitidos ensinamentos místicos que podem ser prejudiciais para os leitores despreparados. Esses ensinamentos são mantidos em segredo pelos membros que não atingiram esses níveis. A Igreja afirma que o sigilo é garantido para manter o uso dos seus materiais no contexto e para proteger seus membros de serem expostos a materiais para os quais ainda não estão preparados[77].
Estes são os níveis OT acima dos níveis clear, cujo conteúdo é guardado pela Cientologia. Os ensinamentos de nível OT incluem informações sobre várias catástrofes cósmicas que se abateram sobre os thetans [109]. Hubbard descreveu esses primeiros eventos coletivamente como uma "Ópera espacial" (Space Opera).[nota 1]
Nos níveis OT, Hubbard explica como reverter os efeitos de padrões de trauma da vida passada que supostamente se estendem por milhões de anos.[110] Entre esses ensinamentos avançados está a história de Xenu (às vezes "Xemu"), apresentado como um governante tirano da "Confederação Galáctica".[111] De acordo com essa história, 75 milhões anos atrás, Xenu trouxe milhares de pessoas para a Terra em naves espaciais semelhantes à aviões Douglas DC-8, empilhando-as sobre vulcões e depois detonando bombas de hidrogênio sobre eles. Os thetans então agrupados, apegaram-se aos seus corpos vivos e assim continuaram até hoje. Os cientologistas em níveis avançados coloca ênfase considerável em isolar o thetan do corpo e assim neutralizar seus efeitos nocivos.[112]
O material contido nos níveis de OT tem sido caracterizados como uma ficção científica ruim pela crítica, enquanto outros afirmam que há semelhanças estruturais no pensamento gnóstico e de antigas crenças hindus da criação e da luta cósmica.[109][113] J. Gordon Melton sugere que estes elementos dos níveis de OT podem nunca ter sido concebidos como descrições de eventos históricos e que como outras mitologias religiosa, podem ter sua verdade nas realidades do corpo e da mente que simbolizam e acrescenta que, seja em qual for o nível que os cientologistas podem ter recebido essa mitologia, eles parecem ter achado o mito útil em sua busca espiritual.[109]
Trechos e descrições de materiais OT foram publicadas online por um ex-membro, em 1995 e depois circulou na mídia. Isso ocorreu depois que os ensinamentos foram apresentados como prova em processos judiciais envolvendo a Cientologia, tornando-se uma questão de registro público.[110][114] Existem oito níveis de OT publicamente conhecidos, OT I a OT VIII.[115] O nível mais alto, o OT VIII, é divulgado apenas no mar, a bordo do navio de cruzeiro da Cientologia o "Freewinds"[115]. Há rumores de que os níveis de OT adicionais, que dizem ser baseado em material escrito por Hubbard há muito tempo, serão lançados em algum momento apropriado no futuro.[116]

Cerimônias

Na Cientologia, as cerimônias para eventos, como casamentos, nomeação criança e funerais são observados, serviços de sexta-feira são realizadas para comemorar a conclusão dos serviços religiosos de uma pessoa durante a semana anterior.[83] Ministros ordenados pela Cientologia podem realizar tais ritos[83], No entanto, estes serviços e o clero que os executam desempenham apenas um papel menor na vida religiosa dos cientologistas.[117]

Influências

A orientação geral da filosofia de Hubbard deve muito a Will Durant, autor do popular clássico de 1926 A História da Filosofia, a obra Dianética é dedicada a Durant, a visão de Hubbard de uma mecânica mente funcionando em particular, encontra paralelos próximos no trabalho de Durant sobre Espinosa.[118]
A psicologia de Sigmund Freud , popularizada na década de 1930 e 1940, foi um dos principais contribuintes para o modelo de terapia da Dianética e foi reconhecida sem reservas como tal por Hubbard em seus primeiros trabalhos.[119] Hubbard nunca se esqueceu de que quando tinha 12 anos de idade, conheceu o comandante Joseph Cheesman Thompson, um oficial da Marinha dos EUA que tinha estudado com Freud.[120] E quando a escreveu para a Associação Americana de Psicologia chegou a afirmar que estava conduzindo pesquisas com base no "trabalho inicial de Freud".[121]
Outra grande influência foi a Semântica Geral de Alfred Korzybski.[119] Hubbard era amigo do colega escritor de ficção científica A. E. van Vogt, que explorou as implicações de lógica não-aristotélica das obras de Korzybski como The World of Null-A, e a visão de Hubbard sobre "mente reativa" tem paralelos claros e reconhecidos com o pensamento de Korzybski, na verdade, o "antropômetro" de Korzybski pode ter inspirado invenção do E-meter de Hubbard.[119]
Além disso, o próprio Hubbard enumerou muitas outras influências em seus próprios escritos - em Scientology 8-8008, por exemplo, suas influências incluem os filósofos a partir de Anaxágoras e Aristóteles até Herbert Spencer e Voltaire, físicos e matemáticos, como Euclides e Isaac Newton, bem como fundadores de religiões, como BudaConfúcioJesus e Mohammed -, mas há pouca evidência nos escritos de Hubbard de que ele estudou esse grande número de filosofias com grande profundidade.[119]
Como se observa, há elementos de religiões orientais evidentes na Cientologia,[121] em particular os conceitos de karma, como presentes no Hinduísmojainismo e dharma.[122][123] Além das ligações com textos hindus, Hubbard tentou ligar a Cientologia ao Taoísmo e ao Budismo.[124].
Na década de 1940, Hubbard estava em contato com Jack Parsons, um cientista e membro da Ordo Templi Orientis liderada então por Aleister Crowley o que rendeu sugestões de que esta conexão influenciou algumas das idéias e símbolos da Cientologia. Estudiosos da religião como Gerald Willms e J. Gordon Melton têm apontado que os ensinamentos de Crowley têm pouca ou nenhuma semelhança com a doutrina da Cientologia.[125][126]

Organização

Há um número considerável de organizações da Cientologia (ou orgs), que geralmente suportam um dos seguintes três objetivos: permitir a prática da Cientologia e formação, promover a aplicação mais ampla da tecnologia da Cientologia, ou fazer campanhas para a mudança social.[127] Estas organizações são apoiadas por uma estrutura hierárquica de três níveis compreendendo praticantes leigos, funcionários e no topo da hierarquia, membros da chamada Sea Organization ou Sea Org;[128] esta compreende mais de 5.000 membros e tem sido comparada à ordem monástica encontrada em outras religiões, é composta dos adeptos mais dedicados, que trabalham para a compensação nominal e expressam simbolicamente seu compromisso religioso através da assinatura de um contrato com duração de um bilhão de anos.[128][129]

Status de religião

Em Dezembro de 1993, a Igreja da Cientologia experimentou um grande avanço em suas contínuas batalhas legais quando o Internal Revenue Service (IRS) concedeu a isenção total de imposto a todas as igrejas, missões e organizações da Cientologia.[130][131] Com base nas isenções do IRS, o Departamento de Estado dos EUA formalmente criticou a Alemanha por discriminação contra os cientologistas e começou a observar queixas de assédio contra cientologistas, em seu relatório anual de direitos humanos.[132]
Em 1997, uma carta aberta ao então chanceler alemão Helmut Kohl, publicado como um anúncio de jornal no International Herald Tribune, traçou paralelos entre a "opressão organizada" sofrida pela Cientologia na Alemanha com o tratamento dado aos judeus em 1930 pela Alemanha nazista[133][134] A carta foi assinada por Dustin HoffmanGoldie Hawn e uma série de outras celebridades de Hollywood e executivos.[134][135] Comentando sobre o assunto, um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse que os cientologistas foram discriminados na Alemanha, mas condenou as comparações com o tratamento dos nazistas aos judeus como extremamente inadequada, assim também comentou o relator especial da ONU.[135][136]
Em 2000, a Suprema Corte italiana determinou que a Cientologia é uma religião por fins legais.[137][138] Nos últimos anos, o reconhecimento religioso também foi obtido em outros países, incluindo a Suécia,[17][139] Espanha,[139][140] Portugal,[141] Eslovênia,[139]Croácia[139], Hungria,[139]Quirguistão[142] e a República da China (Taiwan).[17] Outros países, nomeadamente Canadá, França, Alemanha, Grécia, Bélgica e Reino Unido, recusam-se a conceder à Cientologia reconhecimento religioso.
  • A justiça grega ordenou a dissolução da secção da Cientologia situada na Grécia e que tem o nome de "Kephe". A decisão foi tomada depois de um processo que terminou em 7 de outubro de 2006.
  • Em 1995, o Tribunal Federal do Trabalho da Alemanha (Bundesarbeitsgericht) determinou que a Cientologia "não é uma religião nem uma ideologia.".[143]
  • Em 2009, a Igreja da Cientologia em França foi condenada pelo crime organizado de fraude, mas a decisão não impediu a Igreja de exercer a sua actividade no país, desde que essas não envolvessem a prática de ilegalidades.[144][145]
  • Em 2012, um tribunal francês condenou a Igreja da Cientologia por prática de fraude. Foi aplicada uma multa de 600 mil euros e quatro dos seus dirigentes foram condenados a penas suspensas de 2 anos.[146][147]
  • Em dezembro de 2012 o Ministério público federal belga decidiu processar a Igreja da Cientologia por suspeita de ser uma "organização criminal", autora de fraudes e do exercício ilegal de medicina.[148]
  • Em outubro de 2009, o cineasta Paul Haggis abandonou a Cientologia depois de a religião ter proibido a união entre homossexuais.[149]

Controvérsias

Relatórios e denúncias foram feitos por jornalistas, tribunais e órgãos governamentais de vários países afirmando que a Igreja da Cientologia é uma empresa comercial sem escrúpulos que persegue seus críticos e brutalmente explora seus membros.[150][151] A revista Time publicou um artigo (The Thriving Cult of Greed and Power em 1991) que descrevia a Cientologia como "uma organização mundial extremamente rentável que sobrevive ao intimidar seus membros e críticos ao estilo da máfia."[34]
As controvérsias que envolvem a Igreja e seus críticos, alguns deles em andamento, incluem:
  • A política de "desligamento", em que os membros são encorajados a cortar todo o contato com amigos ou familiares que são "antagônicos" à Cientologia (uma prática semelhante aos Amish.[152]
  • A morte da cientologista Lisa McPherson, enquanto estava sob os cuidados da Igreja. (Robert Minton patrocinou o processo judicial multimilionário contra a Cientologia pela morte de McPherson. Em maio de 2004, McPherson e a Igreja da Cientologia chegaram a um acordo confidencial.)[153]
  • Reed Slatkin co-fundador do serviço Earthlink e um gestor de investimentos baseado no Esquema Ponzi, foi um ministro da Cientologia e muitas de suas vítimas eram membros da Igreja[154].
  • Em 2011 foi anunciado que o FBI está a investigar a Cientologia por suspeitas de tráfico humano e trabalhos forçados.[155]
  • Declarações conflitantes sobre a vida de L. Ron Hubbard, em afirmações específicas de Hubbard ao discutir sua intenção de iniciar uma religião para ter lucro e de seu serviço nas forças armadas.[34]
  • O assédio da Cientologia e ações litigiosas contra seus críticos incentivados por sua política Fair Game (do inglês, "jogo justo")[34]
  • Tentativas de forçar legalmente motores de busca como Google e Yahoo! omitirem quaisquer páginas de críticos da Cientologia de seus motores de busca[156]
  • Denúncias de um ex-cientologista do alto escalão de que o líder da Cientologia David Miscavige bate e desmoraliza seu pessoal e que a violência física por parte dos superiores para com o pessoal que trabalha para eles é uma ocorrência comum na igreja.[157][158]O porta-voz da Cientologia Thomas W. Davis negou essas afirmações e forneceu testemunhas para refutação.[157]

Celebridades

Hubbard previu que as celebridades teriam um papel fundamental a desempenhar na divulgação da Cientologia, e em 1955 lançou o Projeto Celebridade, a criação de uma lista de 63 pessoas famosas que ele pediu a seus seguidores para direcionar para a conversão à Cientologia.[159] A estrela Gloria Swanson e o pianista de jazz Dave Brubeck estavam entre as primeiras celebridades atraídas para os ensinamentos de Hubbard.[159][160]
Hoje, a Cientologia opera oito igrejas que estão designadas como "Centro das celebridades" a maior delas sendo a de Hollywood [161], os centros de celebridades são abertos ao público em geral, mas são projetados principalmente para ministrar aos cientologistas famosos.[161] Artistas como John TravoltaKirstie AlleyLisa Marie PresleyNancy Cartwright, Jason Lee, Isaac HayesEdgar WinterTom CruiseChick Corea e Leah Remini geraram publicidade considerável para a Cientologia.[159]

Notas

  1. Ir para cima Space opera é o nome dado a um gênero de ficção científica espacial.

Referências

  1. Ir para cima «Remember Venus?»Time Magazine. 22 de dezembro de 1952 (em inglês)
  2. Ir para cima Melton, J. Gordon (1992). Encyclopedic Handbook of Cults in America. New York: Garland Pub. p. 190. ISBN 0-8153-1140-0 (em inglês) (em inglês)
  3. Ir para cima Guiley, Rosemary (1991). Harper's Encyclopedia of Mystical & Paranormal Experience. [San Francisco]: HarperSanFrancisco. p. 107. ISBN 0-06-250365-0 (em inglês)
  4. Ir para cima Neusner 2003, p. 227 (em inglês)
  5. ↑ Ir para:a b Melton 2000, p. 28
  6. ↑ Ir para:a b c Melton 2000, pp. 59–60 (em inglês)
  7. Ir para cima «Italian Supreme Court decision». Cesnur.org. Consultado em 20 de setembro de 2012Cópia arquivada em 29 de julho de 2012 (em inglês)
  8. Ir para cima Gallagher, Eugene V.; Ashcraft, W. Michael (2006). Introduction to New and Alternative Religions in AmericaISBN 0-275-98712-4, p. 185 (em inglês)
  9. Ir para cima «Scientology Marriage Officers Approved in South Africa»CESNUR. 11 de abril de 2000. Consultado em 21 de julho de 2007Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012(em inglês)
  10. Ir para cima High Court of Australia «CHURCH OF THE NEW FAITH v. COMMISSIONER OF PAY-ROLL TAX (VICT.) 1983 154 CLR 120»Cópia arquivada em 30 de maio de 2012 (em inglês)
  11. Ir para cima «Decision of March 13, 2000 registering Scientology as a "religious community" in Sweden»CESNUR. 13 de março de 2000. Consultado em 21 de julho de 2007Cópia arquivada em 2 de agosto de 2012 (em inglês)
  12. Ir para cima «Scientology gets tax-exempt status»New Zealand Herald. 27 de dezembro de 2002. Consultado em 1 de agosto de 2007Cópia arquivada em 30 de maio de 2012the IRD said the church met the criteria of a charitable organisation in the category of the advancement of religion (em inglês)
  13. Ir para cima «Opinion of the New Zealand Inland Revenue Department on the Charitable Status of Scientology». 4 de dezembro de 2002. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2012 (em inglês)
  14. Ir para cima «2007 U.S. Department of State – 2007 Country Reports on Human Rights Practices: Portugal». State.gov. 11 de março de 2008. Consultado em 9 de setembro de 2014Cópia arquivada em 5 de agosto de 2012 (em inglês)
  15. Ir para cima «La Audiencia Nacional reconoce a la Cienciología como iglesia». El Pais. 1 de novembro de 2007. Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012 (em espanhol) (em inglês)
  16. Ir para cima Finkelman, Paul (2006). Encyclopedia of American Civil Liberties. [S.l.]: CRC Press. p. 287. ISBN 978-0-415-94342-0 "Scientology has achieved full legal recognition as a religious denomination in the United States." (em inglês)
  17. ↑ Ir para:a b c Davis, Derek H. (2004). «The Church of Scientology: In Pursuit of Legal Recognition» (PDF). Münster, Germany: Lit Verlag. Consultado em 10 de maio de 2008Many countries, including the United States, now give official recognition to Scientology as a religion [...] (em inglês)
  18. Ir para cima Lucy Morgan (29 de março de 1999). «Abroad: Critics public and private keep pressure on Scientology». St. Petersburg TimesIn the United States, Scientology gained status as a tax-exempt religion in 1993 when the Internal Revenue Service agreed to end a long legal battle over the group's right to the exemption. (em inglês)
  19. Ir para cima Toomey, Shamus (26/6/2005). "'TomKat' casts spotlight back on Scientology."Chicago Sun-Times (em inglês)
  20. Ir para cima Willms 2009, p. 245. "Ser uma religião é uma das questões mais importantes da atual auto-representação da Cientologia." (em inglês)
  21. Ir para cima Bundesamt für Verfassungsschutz (BfV) monitora, entre outros, as atividades do Partido Nacional Democrata Alemão e da Cientologia, considerada anti-constitucional.
  22. Ir para cima Cientologia é condenada definitivamente por fraude na França. Revista Exame, 16/10/2013.
  23. Ir para cima Bélgica acusa Igreja da Cientologia de ser "organização criminosa". 29 de dezembro de 2012.
  24. Ir para cima Alemanha proíbe filmagem de Tom Cruise em área militar. Deutsche Welle, 27 de junho de 2007.
  25. Ir para cima Influência da Cientologia no ensino alemão preocupa autoridades. Deutsche Welle, 28 de julho de 2006.
  26. Ir para cima Influência da Cientologia no ensino alemão preocupa autoridades. Deutsche Welle, 28 de julho de 2006
  27. ↑ Ir para:a b Koff, Stephen (22 de dezembro de 1988). «Dozens of groups operate under auspices of Church of Scientology»St. Petersburg Times. Consultado em 30 de setembro de 2008Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012 (em inglês)
  28. Ir para cima Neusner 2003, p. 222 (em inglês)
  29. Ir para cima Melton 2000, pp. 39–52 (em inglês)
  30. Ir para cima Sweeney, John (2013). The Church of Fear: Inside the Weird World of Scientology. London: Silvertail Books. ISBN 1909269034 (em inglês)
  31. Ir para cima Beit-Hallahmi, Benjamin (2003). «Scientology: Religion or racket?» (PDF). Marburg Journal of Religion. 8 (1): 1–11 (em inglês)
  32. Ir para cima Marney, Holly (20 de maio de 2007). «Cult or cure?»Opinion. Edinburgh: Scotsman. Consultado em 4 de janeiro de 2009Rotulado de culto por seus críticos, defendida como uma religião de boa-fé por seus devotos[...]
    • Mallia, Joseph (1 de março de 1998). «Powerful church targets fortunes, souls of recruits»Inside the Church of Scientology. Boston Herald. São tais táticas que fazem com que os críticos a chamem de igreja - fundada em 1953 - um culto e uma máquina de agarrar dinheiro que separa milhares de membros da igreja comuns como Covarrubias de seu livre-arbítrio e seu dinheiro.
    • Huus, Kari (5 de julho de 2005). «Scientology courts the stars»MSNBC. Consultado em 4 de janeiro de 2009Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012[...] Cientologia, reconhecida pelo governo federal como uma organização religiosa, mas denunciado por críticos como um culto que extrai dezenas de milhares de dólares de seus seguidores. (em inglês)
  33. Ir para cima Urban, Hugh B. The Church of Scientology: A History of a New Religion. [S.l.]: Princeton Press. p. 2. ISBN 0-691-14608-X (em inglês)
  34. ↑ Ir para:a b c d Behar, Richard (6 de maio de 1991). «Scientology: The Thriving Cult of Greed and Power»Time Magazine. Consultado em 3 de novembro de 2008Cópia arquivada em 24 de maio de 2012 (em inglês)
  35. Ir para cima Palmer, Richard (3 de abril de 1994). «Cult Accused of Intimidation». Sunday Times
  36. Ir para cima Sappell, Joel; Welkos, Robert W. (24 de junho de 1990). «Defining the Theology»Los Angeles Times. Consultado em 26 de outubro de 2008Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012 (em inglês)
  37. Ir para cima Ortega, Tony (30 de junho de 2008). «Scientology's Crushing Defeat»Village Voice. Consultado em 4 de janeiro de 2009Cópia arquivada em 17 de setembro de 2012Ex-membros dizem que hoje o cientologista típico deve dispor de vários anos e cerca de US$ 100.000 em auditoria antes de descobrir sobre a OT III que eles estão cheios de almas alienígenas que devem ser removidas através de uma auditoria ainda mais cara. (em inglês)
  38. Ir para cima Kennedy, Dominic (23 de junho de 2007). «'Church' that yearns for respectability»The Times. London. Consultado em 4 de janeiro de 2009Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012A Cientologia é provavelmente a única que mantém seus textos sagrados em segredo até que, normalmente, os devotos paguem dinheiro suficiente para saber o que eles dizem. (em inglês)
  39. Ir para cima Kent, Stephen A. «Scientology – Is this a Religion?» (PDF). Marburg Journal of Religion. 4 (1): 1–23. Consultado em 3 de março de 2013 (em inglês)
  40. Ir para cima Cohen, David (23 de outubro de 2006). «Tom's aliens target City's 'planetary rulers'»Evening Standard. Consultado em 3 de março de 2013Como Miscavige começa um crescendo "Nosso próximo passo é a erradicação da psiquiatria deste planeta, vamos triunfar!" (em inglês)
  41. Ir para cima Cusack 2009, p. 394 (em inglês)
  42. Ir para cima Benjamin J. Hubbard/John T. Hatfield/James A. Santucci An Educator's Classroom Guide to America's Religious Beliefs and Practices, p. 89, Libraries Unlimited, 2007 ISBN 978-1-59158-409-4 (em inglês)
  43. Ir para cima «Beginnings». Patheos.com. Consultado em 20 de setembro de 2012Cópia arquivada em 5 de setembro de 2012 (em inglês)
  44. Ir para cima The New Word original versão disponível para download. (em inglês)
  45. Ir para cima The New Word, Publisher: Forgotten Books (7/2/2008), ISBN 1-60506-811-X ISBN 978-1-60506-811-4 (em inglês)
  46. Ir para cima Anastasius Nordenholz Scientology: Science of the Constitution and Usefulness of Knowledge, Freie Zone e. V., 1995 ISBN 978-3-9804724-1-8 (em inglês)
  47. Ir para cima The Encyclopedia of Christianity, Erwin Fahlbusch, Geoffrey W. Bromiley, page 556 (em inglês)
  48. Ir para cima Wilson, Bryan (1970). Religious Sects: A Sociological Study, McGraw-Hill, p. 163 (em inglês)
  49. Ir para cima Book: The Oxford Handbook of New Religious Movements By James R. Lewis, p. 110. [S.l.]: Books.google.com. 2004. ISBN 978-0-19-514986-9. Consultado em 4 de setembro de 2010 (em inglês)
  50. ↑ Ir para:a b «Psychiatry and Psychology in the Writings of L. Ron Hubbard». Journal of Religion and Health. 46 (3): 437–447. Setembro de 2007 (em inglês)
  51. Ir para cima Christian D. Von Dehsen-Scott L. Harris Philosophers and Religious Leaders, p. 90, Greenwood Publishing Group, 1999 ISBN 978-1-57356-152-5 (em inglês)
  52. ↑ Ir para:a b Miller, Russell (1987). Bare-faced Messiah, The True Story of L. Ron Hubbard First American ed. New York: Henry Holt & Co. pp. 140–142. ISBN 0-8050-0654-0 (em inglês)
  53. Ir para cima Melton 2000, p. 11 (em inglês)
  54. ↑ Ir para:a b Melton 2000, p. 12 (em inglês)
  55. ↑ Ir para:a b c Cowan & Bromley 2006, p. 172 (em inglês)
  56. ↑ Ir para:a b c d Melton 2000, p. 13 (em inglês)
  57. ↑ Ir para:a b Frantz, Douglas (9 de março de 1997). «Scientology's Puzzling Journey From Tax Rebel to Tax Exempt»New York Times. Consultado em 26 de outubro de 2008Cópia arquivada em 20 de julho de 2012 (em inglês)
  58. Ir para cima «1963 FDA raid». Cs.cmu.edu. 4 de janeiro de 1963. Consultado em 9 de setembro de 2014Cópia arquivada em 4 de agosto de 2012 (em inglês)
  59. ↑ Ir para:a b c Melton 2000, p. 14 (em inglês)
  60. Ir para cima Anderson, Kevin Victor, Q.C. (1965). Report of the Board of Enquiry into Scientology. Melbourne: Government Printer. p. 155 (em inglês)
  61. ↑ Ir para:a b Lindholm, Charles (1992). «Charisma, Crowd Psychology and Altered States of Consciousness». Kluwer Academic Publishers. Culture, Medicine and Psychiatry. 16 (3): 287–310. doi:10.1007/BF00052152 (em inglês)
  62. Ir para cima Wallis, Roy (1977). The Road to Total Freedom. New York: Columbia University Press. p. 153 (em inglês)
  63. Ir para cima Neusner 2003, p. 225 (em inglês)
  64. ↑ Ir para:a b c d Melton 2000, p. 17 (em inglês)
  65. Ir para cima Elisabeth Amveck Researching New Religious Movements, p. 261, Routledge, 2006 ISBN 978-0-415-27754-9 (em inglês)
  66. Ir para cima Lewis & Hammer 2007, p. 24 (em inglês)
  67. Ir para cima William W. Zellner Extraordinary Groups, p. 295, Macmillan, 2007 ISBN 978-0-7167-7034-3 (em inglês)
  68. Ir para cima «Free Zone». Consultado em 13 de julho de 2011Cópia arquivada em 1 de agosto de 2012 (em inglês)
  69. Ir para cima Melton 2000, pp. 14–15 (em inglês)
  70. ↑ Ir para:a b c d Knapp, Dan (19 de dezembro de 1996). «Group that once criticized Scientologists now owned by one»CNNTime Warner. Consultado em 29 de outubro de 2007Cópia arquivada em 28 de julho de 2012 (em inglês)
  71. Ir para cima Russell, Ron (9 de setembro de 1999). «Scientology's Revenge – For years, the Cult Awareness Network was the Church of Scientology's biggest enemy. But the late L. Ron Hubbard's L.A.-based religion cured that–by taking it over». New Times LA (em inglês)
  72. Ir para cima Book: Cults: A Reference Handbook By James R. Lewis, Published by ABC-CLIO, 2005, ISBN 1-85109-618-3, ISBN 978-1-85109-618-3. [S.l.]: Books.google.co.uk. 3 de maio de 2005. ISBN 978-1-85109-618-3. Consultado em 9 de setembro de 2014 (em inglês)
  73. Ir para cima Goodman, Leisa (2001). «A Letter from the Church of Scientology»Marburg Journal of Religion: Responses From Religions. Church of Scientology International. pp. Volume 6, No. 2, 4 pages. Consultado em 28 de outubro de 2007Cópia arquivada em 26 de maio de 2012 (em inglês)
  74. ↑ Ir para:a b c d e Dawson, Lorne L.; Cowan, Douglas E. (2004). Religion Online: Finding Faith on the Internet. New York, NY/London, UK: Routledge Taylor & Francis Group. pp. 262, 264–265. ISBN 0-415-97022-9 (em inglês)
  75. Ir para cima Flinn, Frank K. (5 de julho de 2005). «Scientology»Live discussion. Washington Post. Consultado em 4 de fevereiro de 2008Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012(em inglês)
  76. Ir para cima Kevin Collison, Kevin (17/3/2007). "Scientology center heads downtown", Kansas City Star (em inglês)
  77. ↑ Ir para:a b c d Reitman, Janet. «Inside Scientology»Rolling Stone. Rolling Stone. Consultado em 22 de agosto de 2011Cópia arquivada em 20 de setembro de 2012 (em inglês)
  78. Ir para cima Bernstein, Fred (9 de novembro de 2010). «In Pasadena, a Model for Scientology's Growth Plan»The New York Times. Consultado em 13 de julho de 2011Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012 (em inglês)
  79. Ir para cima Bromley, David; Cowan, Douglas. Cults and new religions: a brief history. [S.l.: s.n.] (em inglês)
  80. Ir para cima Jarvik, Elaine (18 de setembro de 2004). «Scientology: Church now claims more than 8 million members»Deseret News. Consultado em 1 de agosto de 2007Cópia arquivada em 8 de julho de 2012Melton, diz que as estimativas da igreja sobre os números de adeptos - 4 milhões nos Estados Unidos, 8 a 9 milhões em todo o mundo, - são exagerados. "Você está falando de qualquer um que já comprou um livro sobre a Cientologia ou fez o curso básico. Noventa e nove por cento dessas pessoas nunca estarão na porta da igreja de novo." Se a igreja realmente tem 4 milhões de membros nos Estados Unidos, como diz, "seriam como os luteranos e apareceriam em uma pesquisa nacional", como na pesquisa da Harris. (em inglês)
  81. ↑ Ir para:a b J. Gordon Melton The Encyclopedia of American Religion, p. 224, McGrath Publishing Co., 1978 ISBN 978-0-7876-9696-2 (em inglês)
  82. ↑ Ir para:a b c d e Cowan & Bromley 2006, pp. 170–171 (em inglês)
  83. ↑ Ir para:a b c d e f g h i j k l Neusner 2003, pp. 221–236 (em inglês)
  84. ↑ Ir para:a b c d e Chryssides, George D. (1999). Exploring New Religions. [S.l.]: Continuum International Publishing Group. p. 283. ISBN 0-8264-5959-5 (em inglês)
  85. Ir para cima Carl G. Liungman Symbols, p. 297, Ionfox AB, 2004 ISBN 978-91-972705-0-2 (em inglês)
  86. ↑ Ir para:a b Melton 2000, p. 32 (em inglês)
  87. Ir para cima Flowers 1984, p. 98 (em inglês)
  88. Ir para cima Bednarowski, Mary Farrell (1995). New Religions and the Theological Imagination in America (Religion in North America). Bloomington: Indiana University Press. p. 60. ISBN 0-253-20952-8 (em inglês)
  89. Ir para cima Pollock, Robert (2002). The Everything World's Religions Book: Discover the Beliefs, Traditions, and Cultures of Ancient and Modern Religions. Avon, MA: Adams Media Corporation. p. 210. ISBN 1-58062-648-3 (em inglês)
  90. Ir para cima Malko, George (1970). Scientology: The Now Religion. New York: Delacorte Press. p. 109. ISBN 1-112-96373-1 (em inglês)
  91. Ir para cima John Corrigan (2008). The Oxford Handbook of Religion and Emotion, page 132. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-19-517021-4 (em inglês)
  92. ↑ Ir para:a b c d Roy Wallis. «The Road to Total Freedom A Sociological analysis of Scientology, page 1»Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012 (em inglês)
  93. Ir para cima Melton 2000, p. 31 (em inglês)
  94. Ir para cima Melton 2000, p. 25 (em inglês)
  95. ↑ Ir para:a b c Neusner 2003, p. 228 (em inglês)
  96. Ir para cima Melton 2000, pp. 33–34 (em inglês)
  97. Ir para cima Cowan & Bromley 2006, p. 176 (em inglês)
  98. Ir para cima «The KRC Triangle». Religioustolerance.org. Consultado em 4 de setembro de 2010Cópia arquivada em 10 de setembro de 2012 (em inglês)
  99. Ir para cima Ortega, Tony (6 de janeiro de 2012). «Scientology in Turmoil: Debbie Cook's E-Mail, Annotated»The Village Voice. Consultado em 14 de janeiro de 2012Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012 (em inglês)
  100. ↑ Ir para:a b c d Cowan & Bromley 2006, p. 177 (em inglês)
  101. Ir para cima "Scientology Cross", Church of Scientology International. (em inglês)
  102. Ir para cima Zellner & Petrowsky 1998, pp. 146–147 (em inglês)
  103. Ir para cima Paul Finkelman Religion and American Law, p. 509, Taylor & Francis, 2000 ISBN 978-0-8153-0750-1 (em inglês)
  104. Ir para cima Cowan & Bromley 2006, p. 175 (em inglês)
  105. Ir para cima Cowan & Bromley 2006, pp. 176–177 (em inglês)
  106. Ir para cima Palmer 2009, p. 316 (em inglês)
  107. ↑ Ir para:a b c Neusner 2003, pp. 229–230 (em inglês)
  108. Ir para cima Operating Thetan é o nível logo acima de Clear (em inglês)
  109. ↑ Ir para:a b c Melton 2000, p. 33 (em inglês)
  110. ↑ Ir para:a b Ortega, Tony (23 de dezembro de 1999). «Double Crossed»Phoenix New TimesVillage Voice Media. Consultado em 16 de setembro de 2007Cópia arquivada em 6 de setembro de 2012 (em inglês)
  111. Ir para cima Cientologista do Brasil se diz contra 'idolatria' a Tom Cruise
  112. Ir para cima Sappell, Joel; Welkos, Robert W. (24 de junho de 1990). «The Scientology Story»Los Angeles Times: page A36:1. Consultado em 9 de agosto de 2006Cópia arquivada em 29 de dezembro de 2007 Outro link: Carnegie-Mellon University (em inglês) (em inglês)
  113. Ir para cima Herrick, James A. (2004). The Making of the New Spirituality. Downers Grove, IL: InterVarsity Press. p. 199. ISBN 0-8308-3279-3 (em inglês)
  114. Ir para cima Hines, Matt (8 de setembro de 2003). «Scientology loss keeps hyperlinks legal». CNET. Consultado em 16 de setembro de 2007Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012 (em inglês)
  115. ↑ Ir para:a b Derek Davis New Religious Movements and Religious Liberty in America, pp. 45–47, Baylor University Press, 2004 ISBN 978-0-918954-92-3 (em inglês)
  116. Ir para cima Lewis & Hammer 2007, p. 36 (em inglês)
  117. Ir para cima Cowan & Bromley 2006, p. 170 (em inglês)
  118. Ir para cima Willms 2009, pp. 248–249 (em inglês)
  119. ↑ Ir para:a b c d Willms 2005, pp. 54–60 (em inglês)
  120. Ir para cima Lewis & Petersen Controversial New Religions, p. 238, Oxford University Press, ISBN 978-0-19-515682-9 (em inglês)
  121. ↑ Ir para:a b Cowan & Bromley 2006, p. 171 (em inglês)
  122. Ir para cima Bryan Wilson (1995): «Religious Toleration & Religious Diversity»Cópia arquivada em 6 de setembro de 2012, The Institute for the Study of American Religion. (em inglês)
  123. Ir para cima James R. Lewis The Oxford Handbook of New Religious Movements, p. 429, Oxford University Press US, 2004 ISBN 978-0-19-514986-9 (em inglês)
  124. Ir para cima Kent, Stephen A. «Scientology's Relationship With Eastern Religious Traditions»Cópia arquivada em 30 de junho de 2012Journal of Contemporary Religion, Vol. 11, No. 1, 1996, page 21 (em inglês)
  125. Ir para cima Willms 2009, p. 259 (em inglês)
  126. Ir para cima Melton 2000, pp. 7–8, 67 (em inglês)
  127. Ir para cima Cowan & Bromley 2006, pp. 180–184 (em inglês)
  128. ↑ Ir para:a b Cowan & Bromley 2006, p. 180 (em inglês)
  129. Ir para cima Melton 2000, p. 43 (em inglês)
  130. Ir para cima Phillip Lucas New Religious Movements in the 21st Century, p. 235, Routledge, 2004 ISBN 978-0-415-96577-4 (em inglês)
  131. Ir para cima Internal Revenue Service (1993). «Form 906 – Closing Agreement On Final Determination Covering Specific Matters». Consultado em 23 de maio de 2010Cópia arquivada em 24 de maio de 2012 (em inglês)
  132. Ir para cima Peter Beyer; Lori G. Beaman (2007). Religion, globalization and culture. [S.l.]: BRILL. p. 274. ISBN 978-90-04-15407-0. Consultado em 10 de outubro de 2010 (em inglês)
  133. Ir para cima Schmid, John (January 15, 1997). «German Party Replies To Scientology Backers»Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012International Herald Tribune (em inglês)
  134. ↑ Ir para:a b «Germany, America and Scientology»Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012Washington Post, 1/2/1997 (em inglês)
  135. ↑ Ir para:a b Bonfante, Jordan; van Voorst, Bruce (10/2/1997). "«Does Germany Have Something Against These Guys?»Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012", Time (em inglês)
  136. Ir para cima Staff (2/4/1998). "«U.N. Derides Scientologists' Charges About German 'Persecution'»Cópia arquivada em 14 de julho de 2012", New York Times (em inglês)
  137. Ir para cima Cowan & Bromley 2006, p. 185 (em inglês)
  138. Ir para cima «Italian Supreme Court decision». Cesnur.org. Consultado em 4 de setembro de 2010Cópia arquivada em 29 de julho de 2012 (em inglês)
  139. ↑ Ir para:a b c d e «La justice espagnole accorde à la Scientologie le statut de religion»Cópia arquivada em 4 de agosto de 2012, 2008-01-09, Le Monde: "A Igreja da Cientologia está lentamente se estabelecendo no cenário religioso europeu. Depois da Suécia, Portugal, Eslovénia, Croácia e Hungria, foi agora a vez do ordenamento jurídico espanhol adicionar a Cientologia no registo oficial de religiões. O registro ocorreu em 19 de dezembro, seguido de uma decisão da Audiencia Nacional, o mais alto tribunal da Espanha." (em inglês)
  140. Ir para cima «La Audiencia Nacional reconoce a la Cienciología como iglesia»Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012, 2007-11-01, El País (em inglês)
  141. Ir para cima «2007 U.S. Department of State – 2007 Country Reports on Human Rights Practices: Portugal». State.gov. 11 de março de 2008. Consultado em 4 de setembro de 2010Cópia arquivada em 5 de agosto de 2012 (em inglês)
  142. Ir para cima «U.S. State Department – 2005 Report on International Religious Freedom: Kyrgyzstan»Cópia arquivada em 5 de agosto de 2012: "In the past year the State Commission on Religious Affairs (SCRA) also registered the Church of Scientology" (em inglês)
  143. Ir para cima [1] (em alemão)
  144. Ir para cima «França acusa Cientologia de fraude e ameaça bani-la (Diário de Notícias)» (em português)
  145. Ir para cima «Alteração na lei francesa impede dissolução da Cientologia (Diário de Notícias)» (em português)
  146. Ir para cima «Igreja da Cientologia multada por fraude em França (Rádio Renascença)» (em português)
  147. Ir para cima «La Cienciología, condenada por "estafa en banda organizada" (Religion Digital)» (em espanhol)
  148. Ir para cima http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2967546&seccao=Europa (em português)
  149. Ir para cima «Paul Haggis abandona a Cientologia (TVI)» (em inglês)
  150. Ir para cima Leiby, Richard (25 de dezembro de 1994). «Scientology Fiction: The Church's War Against Its Critics – and Truth»The Washington Post. p. C1. Consultado em 21 de junho de 2006Cópia arquivada em 30 de maio de 2012 (em inglês)
  151. Ir para cima Goodin, Dan (3 de junho de 1999). «Scientology subpoenas Worldnet». CNET News.com. Consultado em 4 de maio de 2006Cópia arquivada em 24 de maio de 2012(em inglês)
  152. Ir para cima Farley, Robert (24 de junho de 2006). «The unperson». St. Petersburg Times. pp. 1A,14A. Consultado em 24 de junho de 2007Cópia arquivada em 14 de setembro de 2012 (em inglês)
  153. Ir para cima Farley, Robert (29 de maio de 2004). «Scientologists settle death suit». St. Petersburg Times. Consultado em 9 de setembro de 2014Cópia arquivada em 30 de maio de 2012(em inglês)
  154. Ir para cima Peter Sander. Madoff: a História Da Maior Fraude Financeira de Sempre. [S.l.]: Centro Atlantico. p. 21. ISBN 978-989-615-075-4
  155. Ir para cima «Cientologia sob investigação do FBI por tráfico humano (Visão)» (em inglês)
  156. Ir para cima Loney, Matt; Hansen, Evan (21 de março de 2002). «Google pulls anti-Scientology links». CNet. Consultado em 10 de maio de 2007Cópia arquivada em 30 de maio de 2012 (em inglês)
  157. ↑ Ir para:a b Joe Childs, Thomas C. Tobin (23 de junho de 2009). «The Truth Run Down». St Petersburg Times. Consultado em 23 de junho de 2009Cópia arquivada em 12 de setembro de 2012 (em inglês)
  158. Ir para cima Joe Childs, Thomas C. Tobin (23 de junho de 2009). «Scientology: Ecclesiastical justice». St Petersburg Times. Consultado em 9 de setembro de 2014Cópia arquivada em 30 de maio de 2012 (em inglês)
  159. ↑ Ir para:a b c Shaw, William (14 de fevereiro de 2008). «What do Tom Cruise and John Travolta know about Scientology that we don't?»The Daily Telegraph. London. Consultado em 25 de junho de 2009Cópia arquivada em 21 de setembro de 2012 (em inglês)
  160. Ir para cima Cusack 2009, pp. 394–395 (em inglês)
  161. ↑ Ir para:a b . Neusner 2003, p. 233 (em inglês)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Páginas oficiais[editar | editar código-fonte]

Fonte:Wikipédia

5 segredos da Igreja da Cientologia revelados por documentário de TV

'Going Clear' entrevista ex-membros de alto escalão da igreja que revelam cultura de abusos físicos e psicológicos e controle da vida pessoal de seguidores, entre eles, celebridades como John Travolta e Tom Cruise.


Os detalhes e a estrutura de funcionamento da Igreja da Cientologia ainda são pouco conhecidos apesar de sua fama ter crescido nas últimas décadas.
A Cientologia foi fundada na Califórnia nos anos 1950 pelo escritor de livros de ficção científica L. Ron Hubbard. Em alguns países, inclusive nos Estados Unidos, tem condição de religião. Mas, em outros, como a França, é considerada uma seita.
Sabe-se que os responsáveis pela religião não poupam esforços para silenciar seus críticos, recorrendo a tribunais e lançando campanhas de propaganda.
Mas com a chegada da internet e as redes sociais, a tarefa de proteger a imagem da igreja tornou-se cada vez mais difícil.
Exemplo disso é a repercussão na internet de um documentário transmitido no domingo pelo canal de televisão americano HBO, no qual são feitas acusações sérias contra os responsáveis pela Cientologia.
O documentário é chamado Going Clear: Scientology and the Prison of Belief (Esclarecendo: Cientologia e a Prisão de Crença, em tradução livre), baseado no livro de mesmo título de Lawrence Wright, ganhador do prêmio Pulitzer.
Dirigido por Alex Gibney, que ganhou um Oscar em 2008, o documentário entrevista ex-importantes membros da Igreja que revelam, entre outros pontos, a alegada manipulação a que alguns seguidores são submetidos, incluindo nomes conhecidos, como os atores Tom Cruise e John Travolta.
O programa mostra também detalhes sobre o financiamento da Igreja e os supostos abusos físicos e psicológicos sofridos por membros.
A porta-voz da Cientologia Karin Pouw disse, há algumas semanas, em comunicado enviado à BBC Mundo - o serviço em espanhol da BBC - que "as acusações feitas no documentário são totalmente falsas e foram feitas sem pedir a versão da Igreja".
"A Igreja está comprometida com a liberdade de expressão. No entanto, a liberdade de expressão não dá carta branca para emitir ou publicar informações falsas".
Veja abaixo alguns dos detalhes sobre a Igreja da Cientologia revelados por entrevistados do documentário "Going Clear".
1. Membros da Igreja "são submetidos a abusos físicos e psicológicos"
O documentário fala sobre a política de "desligamento", que obriga os seguidores da Igreja a cortar todo contato com família e amigos que deixam a fé.
Além disso, dá detalhes sobre o que é conhecido como "The Hole" (o buraco), cativeiros onde, supostamente, são mantidos membros desobedientes do Sea Org - nome de um ramo que dirige a Igreja e que conta uma frota de barcos - e que seriam abusados física e psicologicamente.
Como o documentário explica, muitos membros da Sea Org trabalham em troca de uma salário baixíssimo. Dali controla-se a chamada Força do Projeto de Reabilitação, que possui campos de internação para onde são enviados membros da Cientologia que não cumprem as expectativas da organização e os que são forçados a trabalhar sem descanso.
Uma ex-membro da Igreja conta como, supostamente, foi obrigada a realizar "trabalho forçado" durante a gravidez. Ela diz que teve seu bebê levado e, em seguida, abandonado doente "em um berço coberto por urina, fezes e moscas."
Além disso, segundo o documentário, membros da Sea Org - que tem uma seção infantil na qual crianças começam a trabalhar desde cedo - são aconselhados a não ter filhos e, em caso de gravidez, o aborto é sugerido.
2 - A Cientologia "pressionou autoridades para ser declarada uma religião e não pagar impostos"
No documentário, afirma-se que L. Ron Hubbard - que é acusado de mentir sobre seu histórico no Exército dos EUA e de maltratar sua segunda esposa - decidiu criar a Cientologia para ganhar dinheiro.
A organização - que o Going Clear diz ter 50 mil membros - não paga impostos há décadas e deve centenas de milhões de dólares a autoridades.
No início dos anos 90, o atual líder da organização, David Miscavige, pressionou o IRS americano, órgão equivalente à Receita Federal brasileira, para conceder à Cientologia status religioso, o que a isentaria de impostos.
O programa diz que a Igreja entrou com mais de 2 mil ações judiciais contra funcionários do IRS e investigou a vida pessoal de muitos deles com detetives particulares.
Finalmente, em 1993, o IRS concedeu à Igreja a condição de religião, o que, segundo o documentário, permitiu que a Cientologia atingisse um patrimônio de US$ 1,5 bilhão.
3 - Detalhes da religião "são conhecidos apenas após o pagamento de milhares de dólares"
Ao contrário do que acontece na maioria das religiões, membros na Cientologia só passam a conhecer detalhes do credo da religião aos poucos, e depois de pagar grandes quantidades de dinheiro, diz o documentário.
Eles têm de pagar por anos para subir dentro da Igreja e só quando atingem certo nível, conhecido em inglês como "Operating Thetan III", têm acesso a documentos escritos pelo próprio Ron. L. Hubbard.
Neles, há explicações sobre a história de Xenu, um ditador galático que há 75 milhões de anos trouxe milhões de pessoas à Terra em naves espaciais, depositando-as em vulcões e aniquilando-as com bombas de hidrogênio.
A Cientologia evita falar publicamente sobre Xenu. Em Going Clear, o cineasta Paul Haggis, que deixou a organização há alguns anos, conta que não era capaz de acreditar que esta história fizesse parte da tradição da Igreja.
4 - A Igreja da Cientologia "causou a separação de Tom Cruise e Nicole Kidman"
Um ex-alto funcionário da Igreja conta como supostamente a organização não via com bons olhos a relação de Tom Cruise, seu membro de mais alto perfil, e Nicole Kidman, que estiveram casados entre 1990 e 2001.
É afirmado que a atriz era considerada uma "fonte potencial de problemas" por ter sido criada no catolicismo e ter um pai psicólogo - um dos inimigos da Cientologia é a psiquiatria.
Kidman teria sido, supostamente, investigada por detetives particulares e seu telefone foi interceptado a pedido de Cruise. A Igreja teria, ainda, tentado colocar os dois filhos adotivos do casal contra a mãe para que Cruise pudesse conseguir a custódia deles no caso de um divórcio.
Em Going Clear também afirma-se que, após o divórcio do casal, a igreja comprometeu-se a encontrar uma nova namorada para Tom Cruise, a também atriz Nazanin Boniadi.
5 - John Travolta "não deixa a Igreja por medo de que detalhes de sua vida pessoal sejam revelados"
Os membros da Cientologia são regularmente submetidos a chamadas auditorias, confissões gravadas e nas quais explicam detalhes de sua vida pessoal. As sessões teriam o objetivo de encontrar a origem dos traumas que afetam uma pessoa.
Going Clear afirma que as informações obtidas nas auditorias são, então, usadas para "chantagear" membros descontentes com a organização.
Esse seria o caso do ator John Travolta que, alega-se, não deixa a Igreja por medo de que detalhes de sua vida pessoal sejam revelados.
Fonte:http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2015/03/5-segredos-da-igreja-da-cientologia-revelados-por-documentario-de-tv.html
Fraude, agressões e abuso sexual: atriz revela sua experiência na Igreja da Cientologia em série poderosa
Talvez você se lembre de Leah Remini como a atriz que co-estrelava a série The King Of Queens, lançada no Brasil como O Rei do Bairro. Quem sabe você se lembre de Leah do filme Dias Incríveis. Seja como for, a atriz americana agora se colocou em uma nova e nobre missão – essa sim, pela qual deseja ser lembrada, pelo bem de seus colegas, de centenas de milhares de pessoas e do futuro da humanidade: revelar a verdade por trás da Cientologia, a obscura religião que já arregimentou milhões de pessoas pelo mundo, inclusive diversas celebridades como Tom Cruise, John Travolta, Lisa-Marie Presley, Jeffrey Tambor, Christopher Reeve, Isaac Heyes, Beck, Laura Prepon e Kirstie Alley.
Ciento4
Por décadas Leah foi também uma dessas celebridades, que tanto ajudaram a trazer publicidade e, assim, novos seguidores para a seita. Pois além de famosos e seguidores, a Cientologia reuniu, em suas mais de seis décadas de atividades, uma coleção de seríssimas acusações contra suas práticas e integrantes, como abuso físico, forçar mulheres a praticarem aborto, manter pessoas em cativeiro, abusos sexuais, assédio, perseguição, violação de privacidade, fraude, extorsão e charlatanismo.
Esse aspecto sombrio de sua antiga religião que Leah pretende revelar, em uma nova série documental, chamada “Escravos da Cientologia. “Eles estão destruindo a vida das pessoas. Abuso mental, abuso sexual, pessoas sendo presas”, ela diz, concluindo que o que ela poderia fazer era expor essas história.
Fundada em 1952, a Cientologia nasceu da cabeça de L. Ron Hubbard, um escritor norte-americano, então conhecido por suas histórias de ficção científica e fantasia, publicadas dentro do gênero conhecido como pulp – publicações populares, de baixa qualidade tanto em seu papel e impressão, quanto em seu conteúdo. Em seu início, a Cientologia funcionava como uma pseudociência de auto-ajuda, baseada nos princípios do que Hubbard chamou de dianética, um sistema pensado em 1950 por Hubbard para funcionar como uma terapia, e não uma religião.
Ciento9
L. Ron Hubbard
E aí começava o problema: ainda que se apresentasse como uma ciência, a dianética – que se tornou o principal meio para arrebanhar seguidores para a Cientologia – não preenchia nenhum dos requisitos considerados para ser reconhecida como tal, e a grande maioria de seus auditores, lidando diretamente com a saúde física e mental de pessoas, não possuía qualquer formação ou especialização profissional em áreas como a medicina, psicologia, psiquiatria ou mesmo formações religiosas.
Em 1952, quando já era acusado de charlatanismo, foi que Hubbard publicou os princípios de sua nova religião. Em 1954 a primeira igreja da Cientologia foi aberta, na Califórnia.
Ciento13
Suas doutrinas defendem, entre mil outras arbitrariedades, que as pessoas seriam em verdade “imortais”, mas que teriam esquecido de sua “verdadeira natureza”. As “almas” (conhecidas no meio como ‘thetans’) teriam vivido em outros planetas antes de reencarnarem na Terra. Para se resgatar a imortalidade, é preciso atravessar um processo no qual se enfrenta os momentos mais traumáticos de sua vida, através de um programa intenso realizado pela Igreja. Os ensinamentos só são revelados aos crentes, no entanto, mediante o pagamento de milhares de dólares à Igreja. Não por acaso, outra prática comum na Cientologia é a condenação irrestrita da psicanálise.
Ciento17
Interior de uma igreja na Flórida, nos EUA
E desde então, na mesma medida em que a religião nasceu e cresceu, cresceram as acusações e os olhos da justiça sobre a Cientologia. Em 1958 o status reconhecido de ‘religião’ já começou a ser revisto nos EUA, e em meados dos anos 1960 a doutrina de Hubbard começaria a ser proibida em diversos países – a partir principalmente da conclusão de um conselho australiano, que concluiu que a igreja praticava “hipnose de comando”, na qual o hipnotizador assume posição autoritária e de controle sobre o hipnotizado.
Aos poucos, tornar-se membro da Cientologia não se resumia a assumir as doutrinas prévias, mas principalmente em aceitar as orientações de Hubbard sem qualquer questionamento.
Ciento3
David Miscavige, atual liderança da igreja
Hubbard viria a morrer em 1986, e seu cargo foi assumido por David Miscavige, que comanda a igreja até hoje. O reconhecimento da Cientologia como religião cresceu nos anos 1990, mas são diversos os países que não aceitam o seita como uma religião oficial. Da mesma forma, os processos, investigações e denunciam não cessam em surgir, tornando-a um dos mais controversos movimentos religiosos a surgir no ocidente desde a religião Mórmon.
Ciento12
A relação de Leah Remini com a Cientologia começou cedo em sua vida, quando a atriz ainda tinha 9 anos. Sua dedicação foi irrestrita até meados dos anos 2000.
ABC's "The Family Tools" - Season One
Em julho de 2013, no entanto, Remini se desligou da igreja, informando que seu desligamento se dava por ter sido proibida de questionar qualquer ato da coordenação de David Miscavige (a quem até hoje Remini acusa de corrupção e diversos outros crimes), pelo hábito da igreja de obrigar seus membros a se “desconectarem” de qualquer antigo membro que se desligue da igreja (fazendo com que casamentos se desfizessem, pais se separassem de filhos e amigos deixassem de se falar como parte obrigatória do crescimento espiritual dentro da religião), e ainda a prática de difamar quem se desligasse da seita. Remini então retirou-se da igreja, e levou junto toda sua família.
Não queria admitir que aquilo a que tinha me dedicado a vida toda era uma mentira, mas algo dentro de mim me dizia ‘tire-os daqui. Tire os dessa coisa”, ela afirmou.
Ciento5
Tom Cruise, o ‘pai supremo’ da Cientologia
Dentre as diversas revelações que Remini passou a fazer – principalmente em seu livro de memórias, de 2015 – está a de que teve de doar 1 milhão de dólares para poder pertencer ao círculo de amigos de Tom Cruise, conhecido dentro da igreja como ‘Pai Supremo’. Ainda assim, Remini só pôde estar no casamento do ator com Katie Holmes depois de convencer celebridades de alto calibre, como Jennifer Lopez, a estarem presentes à festa.
Ciento15
Agora Remini segue sua campanha contra a seita de que fez parte por 30 anos através da série documental “Escravos da Cientologia, contando não só sua própria história, como dando voz a outras pessoas que passaram pelo mesmo processo que ela.
Durante muito tempo, essa organização multimilionária intimidou vitimas e jornalistas, para evitar que saibam da verdade. Tenho a esperança de que, ao revelar informações que dão consciência ao mundo sobre o que realmente está acontecendo, outras pessoas se sintam estimuladas a falar, para que os abusos possam terminar para sempre”, ela declarou.
Ciento1
A série vem causando escândalo nos EUA desde sua estréia por lá, em novembro do ano passado – e realmente trazendo novas pessoas a revelarem seu história com a religião. Representando da Cientologia tentaram impedir a série de ir ao ar, sem sucesso. Eles, no entanto, negam grande parte das acusações – principalmente as mais graves – e defendem-se sob o direito à liberdade de expressão para justificarem algumas das práticas.
Na série, Remini também relata o processo de investigação que levou a seu desligamento, e que até hoje a faz levantar novos relatos e acusações.
Ciento7
Rodeada de polêmicas, “Escravos da Cientologia estreia no canal A&E no dia 21 de março, às 23h15, como um estudo profundo sobre as escusas relações entre a força do dinheiro e a religião e até mesmo sobre as relações humanas como um todo.
Ciento6
© fotos: divulgação
Fonte:http://www.hypeness.com.br/2017/03/fraude-agressoes-e-abuso-sexual-atriz-revela-sua-experiencia-na-igreja-da-cientologia-em-serie-poderosa/


Reportagem sobre a Cientologia no Fantástico

Clique AQUI para abrir o índice dos posts mais importantes a respeito da organização criminosa autodenominada religião (O que é Cientologia, Dianética, Quem foi seu fundador L. Ron Hubbard, Operações Criminais Conduzidas pela Organização)




Ex-seguidores contam segredos da cientologia


Fonte: Fantástico, Rede Globo (http://fantastico.globo.com)
Edição do dia 08/07/2012 – Atualizado em 09/07/2012 00h52

Ex-seguidores contam segredos da cientologia

Religião é conhecida por atrair super celebridades, como Tom Cruise, John Travolta e Juliette Lewis
O Fantástico fala sobre a separação de um dos casais mais famosos do mundo. Tom Cruise, 49 anos, e Katie Holmes, 33, anunciaram recentemente o fim de um casamento que parecia perfeito e durou cinco anos. Oficialmente, eles não revelaram os motivos, mas no centro da polêmica está a cientologia, uma religião misteriosa a que o casal pertence.
Uma reportagem especial da BBC de Londres mostra os bastidores dessa igreja e as pressões sofridas por quem tenta abandoná-la.
Uma religião conhecida por atrair super celebridades, como: Tom Cruise, John Travolta e Juliette Lewis. Notória pelos regimentos internos implacáveis- “a organização não deve cuidar de crianças ou bebês”, diz o ex-membro da cientologia Marc Headley- e métodos muito estranhos, como um detector de verdade.
Quando se casou com Cruise, Katie Holmes adotou a religião do marido. Mas com o tempo ela teria se cansado da disciplina imposta pela seita. Principalmente por causa da filha do casal, Suri, hoje com 6 anos. Segundo um escandaloso jornal inglês, Kate ficou aterrorizada porque Tom queria matricular Suri em uma escola controlada pela cientologia. A atriz não fez nenhuma declaração oficial a respeito.
Ela também se mostrou pouco à vontade para discutir a vida pessoal em entrevista inédita ao Fantástico. Foi no lançamento do filme “Cada um tem a gêmea que merece”, ao lado do comediante Adam Sandler. É por isso que ele também aparece nas imagens. A conversa aconteceu no México, no ano passado. Antes, portanto, do divórcio. Na época, Suri não ia à escola. Era educada em casa pelos pais.
O repórter perguntou por quanto tempo ela planejava manter esse esquema.
“Está funcionando bem”, ela respondeu, já emendando um “obrigado” e querendo encerrar a conversa.
Mas ele insistiu: até quando a Suri vai estudar em casa?
Muito reticente, ela diz: “Sabe, o jeito que eu… Sou mãe… Eu procuro ouvir o que minha filha quer, em vou em frente com isso.”
O repórter tentou mais uma pergunta sobre a filha: o que Kate acha de Suri, tão novinha, já ser super ligada em moda?
“Ah, eu acho empolgante”, disse Holmes.
Será que ela se separou para proteger a filha da cientologia? As especulações continuam, alimentadas pela obsessão dessa igreja por manter em segredo tudo o que acontece lá dentro. E também por seguidas denúncias de pessoas que pertenceram à religião, mas decidiram sair e contar tudo.
É isso o que mostra a reportagem especial, produzida pela respeitada BBC, de Londres, e exibida no Brasil com exclusividade pelo Fantástico (a reportagem não pode ser exibida no site por motivos contratuais).
O repórter da BBC está à espera de um homem que prometeu contar tudo o que sabe sobre a cientologia.
Mike Rinder foi da igreja por quase 50 anos. Chegou a um cargo importante, porta-voz oficial. Mas acabou saindo, e hoje é considerado um traidor.
“Esta casa foi de L. Ron Hubbard”, diz Rinder ao mostrar a residência.
L. Ron Hubbard era escritor de ficção científica. Foi ele que criou a cientologia. Para Hubbard, todos nós temos um espírito – chamado de thetan – que reencarna várias e várias vezes.
Essa é a versão oficial da cientologia. A não oficial, relatada por ex-membros, inclui outros detalhes, como a crença em Xenu, um ditador intergaláctico que teria deixado o espírito de ETs no nosso planeta. Mas a igreja nega que a figura de Xenu exista nos ensinamentos.
Em 2007, o repórter da BBC gravou um primeiro documentário sobre o tema, e viu que não era fácil. “Estamos sendo seguidos”, diz ele ao notar um carro preto atrás de seu veículo. “Estamos sendo seguidos de novo”, repete ao ver outro transporte o seguindo novamente.
Seriam representantes da cientologia? A igreja negou. A pressão foi crescendo. Acusado de distorcer informações nas entrevistas, o repórter finalmente explodiu. “Você não ouviu nem gravou toda a entrevista, está ouvindo? Você não estava lá”, grita ele com um homem.
Agora, três anos depois, Mike está fora da igreja, e livre para confessar: “você estava sendo seguido”, revela ao repórter.
Nos Estados Unidos, vigora a mesma política de vigilância. É lá que existe o maior número de adeptos da religião.
Marty Rathbun ficou na igreja por 27 anos. Trabalhava em um dos processos mais importantes, chamado de auditing, uma espécie de aconselhamento espiritual.
Tudo começa com um aparelho. “É bem simples, um medidor de resistência. Parece um detector de mentiras”, diz Rathbun. “Eu vou te beliscar, quero que você veja o que a agulha faz”, fala ao repórter. “Está vendo isso? Agora quero que você se lembre do momento do beliscão”, acrescenta.
“Minha mente se lembrou do beliscão e isso ficou registrado no aparelho”, aponta o repórter.
Na sessão com o aparelho, segundo os cientólogos, os fiéis descarregam sentimentos negativos. Passam a se sentir melhor.
Tudo é registrado por câmeras escondidas. É o que contam Marc e Claire, um casal que fez parte da elite da cientologia, responsável pela administração da igreja.
“Eu montei mais de cem salas que tinham duas câmeras e um microfone”, conta Marc Headley, ex-membro da cientologia.
Claire chegou a ver vídeos das sessões de Tom Cruise. Elas incluíam questões pessoais, coisas que Tom Cruise não gostaria que as pessoas soubessem.
Marc e Claire, que foram criados dentro da cientologia, viram a religião se voltar contra eles.
Os dois eram casados quando ela engravidou. Moravam no quartel general da seita, um local recluso na Califórnia. Lá, o regulamento é claro: funcionários não podem ter filhos.
Claire diz que teve que abortar duas vezes por causa disso. Frustrado, o casal abandonou a seita – e sofreu as consequências.
“No dia seguinte, a igreja chamou minha mãe, meu padrasto, meus irmãos e disse que eles não deveriam mais ter contato comigo”, conta Claire Headley, ex-membro da cientologia.
Marc e Claire agora têm dois filhos que nunca conheceram os avós. Mas igreja nega ter bloqueado a comunicação do casal com a família.
Mike viveu algo parecido. Depois de deixar a igreja, ele perdeu o contato com a ex-mulher e os filhos, que ainda estão lá. Quanto tenta ver alguém da família, recebe um não como resposta. Mike até continua recebendo visitas, mas não de amigos. Mike se tornou vítima da política de vigilância que ele mesmo ajudou a criar.
Apesar de tanta polêmica, a cientologia diz que continua crescendo e tem seguidores em 167 países – inclusive o Brasil.
“Nosso arquivo das pessoas que adquiriram os livros, nos temos ao redor de 20 mil pessoas”, contabiliza a porta-voz da cientologia no Brasil, Lúcia Winther.
Há três igrejas no país, todas na Grande São Paulo. Jorge Carlos Jucoski, fiel há oito anos, afirma que a religião o ajudou na vida pessoal e profissional.
“Sempre procurei respostas pras verdades essenciais da vida. Pra coisas assim, como de onde viemos, quem somos, essas coisas todas”, conta o membro da religião.
As respostas ele diz encontrar nos livros da cientologia, que lê todos os dias. Uma disciplina que Tom Cruise também segue, mas da qual Kate Holmes preferiu se afastar, levando junto a filha Suri.



Bruno Motta sobre a separação de Tom Cruise e Katie Holmes






Comentários