NO FIM DAS CONTAS,OS CHAMADOS ROSÁRIOS DA FÉ,SOMOS TODOS IGUAIS


No fim das contas

As contas passam pelas mãos de milhões de fiéis em todo o mundo sob forma de rosários. Estes instrumentos de oração, feitos de contas de diversos materiais, pontuam rituais e fazem com que os homens tenham acesso ao plano divino.


contas-rosario-japamala-shu-zhu-tasbi-oracao-mantra-budismo-chines.jpg


Usado como pulseiras ou rosário de 108 contas, o shu zhu encerra na tradução do seu nome um significado poético: pérolas de Buda. Na tradição religiosa, o rosário é gerador de força positiva, potencializada pela repetição contínua do nome de Buda. Ele remete à iluminação, a uma vida sem limites e plena de felicidade.

A capacidade de gerar concentração e energia é expressa na própria história do shu zhu. Conta-se que, entre os discípulos de Buda, havia um especialmente confuso e distraído, incapaz de absorver ensinamentos ditados pelo mestre. Para auxiliá-lo, Buda pegou algumas sementes da árvore bodhi (espécie vegetal comum na Índia) e enfileirou-as num cordão. Buda recomendou ao discípulo que se concentrasse no seu nome sempre que desfiasse o shu zhu. A mente do aluno foi tornando-se cada vez mais clara e seu coração cada vez mais alegre. Depois de algum tempo, ele recebeu a graça da grande iluminação. Por isso, até hoje, os fiéis usam o shu zhu, feito de sementes de bodhi, de sândalo, de jade e de cristal.


contas-rosario-japamala-shu-zhu-tasbi-oracao-mantra-budismo-tibetano.jpg


Na vertente budista nascida no Tibete (país localizado ao norte da Índia), o mala também é um elemento religioso de destaque. É usado continuamente pelos fiéis, em especial durante os retiros, onde são recitados nada menos que 100.000 mantras. A repetição desses sons sagrados nos leva ao estado original da mente, libertando-a da torrente de pensamentos que nos aprisiona. Segundo a tradição, deve ser feita a repetição dos mantras, uma, três, sete ou 108 vezes.

Os rosários tibetanos são considerados mais poderosos se forem ativados por um mestre, recebendo assim sua energia pessoal. Essa ativação é feita com um sopro e com a repetição de mantras. Após a repetição dos sons sagrados, o mala é esfregado entre as mãos para ativar a energia acumulada na prática religiosa e dirigi-la a todas as criaturas vivas do universo ou a alguém em particular.


contas-rosario-japamala-shu-zhu-tasbi-oracao-mantra-catolicismo.jpg


A noção de que um instrumento de orações possa conter a energia de quem o manipula também existe numa tradição bem próxima à nossa, a católica. A antiga tradição católica recomenda que um rosário, que tem três vezes o tamanho do terço, seja feito de madeira escura, com crucifixo de madeira e de metal, com uma medalha de Nossa Senhora pendurada entre as contas. A peça deve ser benta e de uso exclusivo do sacerdote – ninguém pode tocá-la.

A madeira, tem o poder de armazenar energia, principalmente se for escura. Com a prática das orações, o rosário fica impregnado de força, daí que vem o antigo costume de padres ofertarem seus rosários aos noviços. Assim, eles transferiam seu poder espiritual aos jovens religiosos.

Na tradição cristã, existem mais de setenta tipos de rosários, com materiais e números de contas variáveis. Monges ortodoxos gregos, por exemplo, usavam rosário de lã negra com 100 bolinhas feitas do mesmo fio. Repetiam o nome de Jesus ininterruptamente, assim como fazem os budistas com o nome de Buda. A palavra Jesus – Yeshua, em aramaico – quer dizer Deus Salva e contém sons sagrados. Repetir constantemente essa frase guarda em si muito poder.


contas-rosario-japamala-shu-zhu-tasbi-oracao-mantra-umbanda.jpg


Os adeptos da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino, grupo religioso de umbanda de São Paulo, preferem chamar de guias os fios de contas sagrados. Segundo eles, servem para proteger e manter boas energias. As contas são feitas de pedras ou materiais naturais, e cada pessoa tem seu rosário particular, confeccionado com as cores correspondentes ao nível de desenvolvimento espiritual e à vibração energética. Por exemplo, um praticante de sexto nível, considerado estágio de grande espiritualidade, recebe rosário feito de fios e contas de aço, simbolizando os planetas sagrados. Esse metal é empregado porque contém muito carbono, elemento que passa a vibrar em sintonia com o carbono que compõe o corpo humano. Para os adeptos da Ordem, as guias coloridas de plástico e miçangas têm valor de proteção apenas psicológico e não energético, condição que só poderia ser ativada com materiais naturais.



contas-rosario-japamala-shu-zhu-tasbi-oracao-mantra-sufismo.jpg


tasbi, como é reconhecido o rosário muçulmano, podem ser feitos de diversos materiais como de madeira, madrepérola, metais e pedras preciosas, com ricos significados dentro das astrologia islâmica, como também existem tasbis feitos de caroço de azeitona polidos ou de plásticos fosforescente. O material não importa, o fundamental é a repetição incessante dos nomes e qualidades de Deus.

Ao escolher um nome – que pode ser traduzido, por exemplo, como Santificado, Louvado ou Deus é maior –, deve-se repeti-lo 99 vezes. Essa prática religiosa pode ocorrer em vários momentos do dia, conforme a vontade de quem reza. É como se fosse uma prece perpétua do coração. E toda oração nada mais é do que uma recordação de Deus e da nossa profunda relação com Ele.




Fonte: Bons Fluidos, Ed. 12, Editora Abril




No fim das contas somos todos iguais:


SHALOM*

(Carlinhos Brown)



O mundo indivisível

Ralé, religiões

E manifestações

Vidas comuns



Na lente do invisível

Aonde os pingos vão

É, por destino, ao chão

Quem vem retornará



Me dê a mão de sabão, de sabão, de sabão, de sabão

De violão, viola, violão, viola, violão

E de shalom, de shalom, de shalom, de shalom, de shalom

Me dê a mão de favo de feijão e deixe a missa lá



Na missa Alah de shalom

Na de Krishna de shalom

Na de Oxalá de shalom

Na de Buda de shalom

Vem Maria, vem aqui

Encher a vida de paz

Sobre a família o pão

Livra os presos da prisão



Corre estradão caminhão

Córregos pro litoral

Escorre esta lenda canção

Dá margem pro marginal



Pode colher da calma

Ao leste das manhãs

O mundo é puro e são

Igual teu rumo luz



Shalom é uma palavra de origem hebraica que significa “paz”


Fonte:https://www.comprazen.com.br/blog/1/253/no-fim-das-contas-rosario-japamala-shu-zhu-tasbi-espiritualidade-oracao-mantra-nosso-blog

Comentários