NAGUALISMO - O CONHECIMENTO DOS XAMÃS GUERREIROS

Nagualismo

Nagualismo é um conjunto de conhecimentos práticos que visam aumentar a nossa energia afim de podermos aumentar a nossa capacidade de percepção e de consciência. Tal aumento da energia também promove saúde, bem-estar, magnetismo, sorte ( poder pessoal ) e uma postura forte e equilibrada diante dos desafios da vida.
O termo nagualismo é uma expressão cunhada por Don Juan Matus, mestre de Carlos Castañeda, para definir o conhecimento ligado a linhagem de xamãs-guerreiros do qual faziam parte.
Carlos Castaneda trouxe à publico tal conhecimento, mas o conhecimento que veio à luz é apenas parcela, uma generosa parcela, de uma estrutura bem mais complexa. Em sua obra Poder do Silêncio, Carlos Castaneda nos fala que o nagualismo consiste em 21 cernes abstratos e nessa mesma obra estão delineados apenas 6 cernes. Por aí podemos deduzir a complexidade que envolve o nagualismo.
O conhecimeno prático revelado por Castaneda e suas companheiras, por xamãs como Don Miguel Ruiz, em comparação com outros conhecimentos afins revelam um quadro belo e portentoso. Percebemos nítidas afinidades entre o Nagualismo e o Taoísmo, entre o Nagualismo e o conhecimento do Quarto Caminho, entre o Nagualismo e a filosofia Tântrica, entre o Nagualismo e determinados ramos do Budismo, entre o Nagualismo e Thelema . Reconhecemos também a singularidade do Nagualismo. Em nenhuma outra escola esotérica encontramos por exemplo o conceito de ponto de aglutinação ou a formulação energética do ser humano como uma bolha de luz e energia, pelo menos se formos considerar isso com relação ao conhecimento esotérico que veio de alguma forma à público. A concepção de que o centro de energia do alto da cabeça está sob estado de sítio também é própria da visão do Nagualismo.
Essas semelhanças e singularidades legitimam um conhecimento, pois indicam que iniciados de outras escolas chegaram as mesmas formulações ao percorrerem o caminho e ao fazê-lo perceberam determinadas coisas que os outros não viram ou viram e não se aprofundaram pois o conhecimentto de fato é vastíssimo, infinito mesmo.
Nagualismo vem de nagual. Nagual é uma palavra que tem múltiplos significados.
Pode designar um líder de um grupo de xamãs-guerreiros, líder definido pela sua configuração energética específica. Um nagual é um ser que tem energia extra, duplicada. Enquanto um não-nagual possui uma bolha de energia dividida em dois compartimentos, o nagual possui como que uma bolha de energia dupla, com quatro compartimentos. Por ter energia extra o nagual é naturalmente um líder, pois sua energia permite à ele ou ela uma conexão mais intensa com o Intento. Segundo Don Juan o homem é um nagual apenas por poder refletir melhor o Infinito, mas o elo com o nagual humano é apenas eventual, nosso elo verdadeiro é como o Espírito, com o Abstrato. Contudo é interessante notar como a configuração dupla de um nagual, que sempre vem aos pares, macho e fêmea, espelha o signo do Infinito.
Nagual também é a designação para o Intento, o Abstrato, A Águia, O Infinito, uma força impessoal que permeia todas as coisas expressando-se através de leis cósmicas ou universais, é por si mesma indefinível . O Intento e o Tao parecem ser a mesma força.
Nagual é de outra maneira visto como o outro, o sósia, o corpo energético. O corpo energético é um corpo forjado através da disciplina e que nos permite expressar-nos em outras camadas da cebola, além da realidade comum ou ordinária. No nagualismo o sonho é visto como uma porta para adentrarmos em outras realidades e o veículo para tal viagem de percepção é o corpo energético. No nagualismo existem muitas realidades, o universo é um multiverso , a realidade que vivemos no dia à dia não é a única possível.
O nagualismo de certa forma é  um conjunto de práticas que visam formar um corpo de energia para podermos adentrarmos em outras realidades.
O nagualismo por ser uma disciplina prática ou um conjunto de conhecimentos práticos é um conhecimento aberto a incorporar novidades de acordo com o tempo. É um sistema aberto, vivo , pragmático de conhecimento. Não é uma doutrina ou um conjunto de dogmas. Não é uma religião. Não há Deus ou Deuses a serem adorados ou reverenciados como seres superiores. Há o Intento, o Tao, a Divindade como força da qual todos fazemos parte, da qual somos expressão direta, da qual somos manifestação efetiva. Assim o Nagualismo pode entender a afirmativa thelêmica : Não há Deus além do Homem. Mas o contrário também pode ser verdadeiro: Não há Homem além de Deus.
Nagual também pode significar o desconhecido, em oposição ao conceito de tonal, o conhecido. O tonal é tudo aquilo que pode ser definido, descrito. O nagual é tudo aquilo que foge à descrição, a conceituação. Tonal é a nossa pessoa social, nosso corpo, algo que tem começo e fim. Já o Nagual não tem começo ou fim, é eterno.
Assim o termo nagual é rico em sua abordagem, multifacetado, misterioso, complexo. Interessante é refletir na idéia de que o tonal e o nagual sendo opostos também são complementares e que um emerge do outro. Para onde vai o tonal ou de onde vem o tonal, já que ele tem começo e fim ? Do nagual. O nagual pode tornar-se tonal de certa forma quando o desconhecido torna-se conhecido. Assim um engendra o outro tal como no simbolo do Tao e seus pares de opostos : Yin e Yang.
O Nagualismo e o Taoísmo possuem profundas afinidades. No Nagualismo temos o conceito de agir por agir, agir sem esperar resultados. No Taoísmo temos o conceito de wu-wei ( não-ação ). Encontramos conceitos semelhantes no Budismo e sua ação segundo o dharma e na Karma-Yoga ou Yôga da Ação .
Acreditamos que as tradições afins podem aprender umas com as outras. O Nagualismo e o Taoísmo parecem ter vindo de um tronco comum. Na história da linhagem de Don Juan houve uma nagual chamado Lujan, um artista marcial chinês, que deu grandes contribuições ao nagualismo, associando passes mágicos e a arte macial da tradição oriental ( Kung Fu, Tai Chi, Chi Kung). Qualquer praticante de uma dessas artes nota de imediato à semelhança à ponto de um mestre de Tai Chi certa vez ter me perguntado várias vezes se eu era praticante de Tai Chi em minha primeira aula, tendo apenas praticado Passes Mágicos por 3 anos. O próprio Castaneda estimula a prática de Kung Fu como uma forma do praticante de Tensegridade aperfeiçoar sua arte. O mesmo Castaneda foi certa vez tratado e curado por um mestre em Kung Fu.
Acreditamos que um praticante por ser um ser pragmático e não um seguidor de doutrinas tem muito à ganhar se for capaz de ter a flexibilidade , a fluidez para aprender através de diferentes tradições colhendo aquilo que é útil para atingir a meta da liberdade de percepção através de técnicas que propiciem uma acumulação e canalização da Energia.
O Nagualismo assim é um método prático e aberto que visa aumentar o nosso poder pessoal para irmos além dos limites perceptivos que nos foram impostos. O Nagualismo é incompatível com o fanatismo sob todas as suas formas e incongruente com seguidores em sua dependência dos passos alheios. Alguém que de fato seja um praticante, num processo contínuo de acumulação de energia, nunca poderá ser vítima da armadilha fanática.
O Nagualismo enquanto conjunto de conhecimentos práticos, através do nagual Carlos Castaneda nos apresenta algumas ferramentas para o desenvolvimento do poder pessoal e do incremento de nossa energia :
O Caminho do Guerreiro ( um modo de vida ou estilo de ser )
Tensegridade ou Passes Mágicos
Recapitulação
Caderno de Navegação
Silêncio Interior
Uso dos Pequenos Tiranos
Sonhar
Espreitar
Todas essas ferramentas interagem de uma forma tal a produzir uma transformação pessoal. Deixamos de viver como homens e mulheres comuns, meros escravos da ordem social, para nos tornarmos guerreiros e guerreiras capazes de viver o sonho, o mito da liberdade total. Viver o sonho não é viver um mundo de fantasia, mas sermos capazes de efetuar uma revolução interna, pessoal, uma revolução da percepção, aqui e agora, em nossas vidas, através de atos concretos, atitudes reais, que constroem um tonal forte, um corpo forte, uma mente sadia, uma vida equilibrada, onde a meta é SER livre das amarras que nos foram impostas, amarras feitas de medo, culpa, preocupação com o que os outros vão pensar, conceitos ilusórios, que não nos permitem utilizar o poder incalculável que há em nossas mãos para adentrarmos em outras realidades e não sermos uma presa fácil num universo que o nagualismo compreende como predatório.
O aumento da energia ou da consciência implica em lutas para superarmos nossos limites e sempre que aumentamos nossa força , algo no imenso desconhecido reconhece o aumento e nos coloca em xeque. Isso por exemplo fica claro no Arte do Sonhar de Castaneda quando de seu embate com os seres inorgânicos. Aliás não é à toa que o Nagualismo que também pode ser definido como o Caminho do Guerreiro, tem esse nome. O processo de evolução da percepção é um esforço consciente, que demanda grande luta, disciplina e atenção, um embate feroz para superarmos as nossas fraquezas e limites, mas um embate que mesmo sendo feroz, pois exigente um intento inflexível, também exige fluidez, suavidade e leveza. Um embate feroz que não é uma luta pela moralidade, mas uma luta para desenvolvermos nossas habilidades perceptivas.
O Nagualismo não exige um nagual ou um líder para alcançarmos a liberdade. A exigência fundamental é que sejamos impecáveis em nosso agir, pois o Abstrato é o mestre , o guerreiro, o sonhador e o espreitador supremo. Quando um guerreiro ou guerreira é impecável o Poder abre seu caminho até ele ou ela. Nós já estamos no Nagual, melhor dizendo, de certa maneira nós somos o próprio Nagual, mas saber isso de fato é uma questão de energia e de percepção.
.
Rafael Guerreiro Coiote
.
Curso Gravado em Imagem Digital sobre Magia Tribal
Informe-se clicando no Shaman Don Juan

Fonte:http://www.imagick.org.br/blog/nagualismo/

Comentários