EXERCÍCIOS INTENSOS NA TERCEIRA IDADE AUMENTAM AS DEFESAS DO ORGANISMO

Resultado de imagem para Exercícios intensos na terceira idade aumentam as defesas do organismo

Exercícios intensos na terceira idade aumentam as defesas do organismo

Pesquisa da PUC-RS revela: mulheres e homens mais velhos podem e devem fazer exercícios intensos.

Desde os primeiros passos, os desafios, cada vez mais numerosos, também podem aumentar as nossas defesas e fortalecer o coração em qualquer momento.
A professora Carisi Polanczk, cardiologista do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, chama a nossa atenção: as artérias e veias precisam ficar livres, sem gordura, sem entupimento. Onde tem sangue correndo, tem defesa.
“É a rodovia por onde chegam os nossos defensores contra as infecções. Nós temos órgãos sólidos - timo, baço - que estão relacionados com o sistema imune, mas para maior parte dos outros tecidos são os linfócitos, macrócitos e os leucócitos, células que nos defendem contra a invasão do organismo. E eles chegam nos tecidos através do sangue”, diz a cardiologista.
O professor de imunologia Moisés Bauer coordena o Laboratório de Imunologia do Envelhecimento na PUC-RS. A pesquisa da equipe de Bauer é animadora: mulheres e homens mais velhos podem e devem fazer exercícios intensos. No local são testados os atletas acima dos 65 anos. Ao todo são 40 pessoas. Os 19 que fazem maratonas tiveram excelente resultado.
“Alguns marcadores de inflamação no sangue estão muito bem controlados, extremamente bem controlados”, afirma Bauer.
O aposentado Israel Trindade garante não ter doenças. “Meu remédio é minha atividade física. Minha musculação, que faço na academia, e as minhas corridas, que eu faço na rua”, conta. 
Ele não faz maratona, mas o Israel é um dos atletas da pesquisa de Bauer: “Nós coletamos amostra de sangue e de saliva antes e após fazer estes testes de esteira”, explica.
O pediatra Marcos Nolasco, do Departamento de Pediatria da Unicamp, explica quando que o sistema imune fica pronto. "É um processo longo. Podemos considerar que o sistema imune está maduro ao final da adolescência. Aproximadamente entre os 14 e 18 anos a maior parte das funções do sistema imune já está plenamente amadurecida", diz.
Instruir o sistema imune não deixa de ser um estímulo para despertar nossas defesas.
Estamos aperfeiçoando a arte de sobreviver com saúde desde o nascimento.


Globo Repórter - 23/06/2017



Fonte:http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2017/06/exercicios-intensos-na-terceira-idade-aumentam-defesas-do-organismo.html

Comentários