A SUA DOR É IMPORTANTE PARA OUTRAS PESSOAS


*Por Camila Santana


É com grande alegria que compartilho com todos vocês o primeiro texto da minha querida amiga Camila Santana aqui no blog! Nesse texto ela levanta uma interessante reflexão extraída da conhecidíssima série “13 reasons why”.
Que sua contribuição com o blog suscite em cada  leitor reflexões sobre a vida e o autoconhecimento! Seja muito bem-vinda Camila!
**********************
Quero expressar minha opinião sobre a série mais comentada do momento: “13 Reasons Why”, disponibilizada pela Netflix no dia 31 de março de 2017.
A série aborda diversos temas como: suicídio, bullying, estupro entre outros que sempre estão em nossa realidade, mas a maioria insiste que não são assuntos pra serem comentados, portanto, sempre desviam.
Tenho certeza que todos que me leem aqui irão se identificar com no mínimo uma história da série, tendo já vivenciado ou presenciado. A questão é que o objetivo da série é representar essa realidade cruel, e como cada ser humano pode afetar significativamente o mundo de outro.
Durante a série, Hannah Baker em uma conversa com um colega da escola, Ryan Shaver, ele diz pra ela a seguinte frase: “O objetivo da expressão é segurar um espelho pro mundo. Por sorte essas pessoas horríveis podem começar a ver a si mesmas e a fazer conexões para ajudá-las a enfrentar suas vidas tristes. A sua dor… a sua dor é importante pra outras pessoas.”
13 Reasons Why 1x08 – Fita 4, Lado B RYAN SHAVER
Hannah Baker e Ryan Shaver
Foi isso o que mais me impactou. Durante toda a série, através das fitas que a Hannah gravou, ela quer expressar a sua dor. Porém, ninguém a ouviu ou compreendeu quando ela tentou, daí ela faz com que cada um vivencie na pele seus momentos de aflição, através de um mapa indicando o lugar que eles devem ouvir cada fita, que foram os lugares que ela viveu cada situação, compreendendo assim o que se passou de fato.
Mesmo sendo um adolescente, o Ryan foi muito sábio ao dizer essas palavras transcritas acima. Ele quis dizer que vendo a dor das outras pessoas, quem está vivendo algo semelhante pode ter a certeza de que não está sozinha! Isso por si só já ajuda a conviver com as dores e sofrimentos com um pouco mais de leveza.
Inclusive, o psiquiatra e escritor Augusto Cury, sempre fala em seus livros e palestras uma frase maravilhosa: “Pessoas inteligentes aprendem com seus próprios erros. Pessoas sábias aprendem com os erros dos outros”.
Por isso que é tão importante buscarmos o autoconhecimento através da leitura de livros, assistindo filmes ou séries como o “13 reasons why”, conversando com pessoas maduras, exatamente porque nós temos essa capacidade de aprender observando os erros dos outros!
Definitivamente, não temos noção de como impactamos a vida de cada pessoa que passa por nós, seja por simples sorriso em um dia, seja por uma cara feia. Acredite! Isso influencia a vida das pessoas e as atitudes de cada um.
Suicídio nunca será solução! Devemos nos atentar aos pontos positivos da série, toda dor e amor devem ser expressados. Todo sentimento é uma arte! Isso sim é uma das melhores maneiras de combater a depressão ou qualquer outro sentimento ruim que te impeça de viver.
Cante, dance, pule, escreva, pinte seja como for, expresse o que sente! O mundo precisa de você, não desista da sua obra!
*Camila Santana. Santa Bárbara D’ Oeste – SP. Analista de Sistemas. Apaixonada por esportes, viagens, livros, teatro, músicas e toda forma de expressão. Vem conseguindo aos poucos se soltar com as palavras e descobrindo uma nova paixão na escrita e se Deus permitir uma futura psicóloga.

Fonte:https://paralemdoagora.wordpress.com/2017/05/29/a-sua-dor-e-importante-para-as-outras-pessoas/

Comentários