O QUE SÃO OFERENDAS E EBÓS DA UMBANDA

O que são Oferendas e 

Ebós da Umbanda


Existem muitas dúvidas e mitos a respeito, se fazem bem ou mal a nossa espiritualidade, e se resolvem os problemas. Muitas pessoas perguntam o que vem a ser uma oferenda ou um ebó na Umbanda, que em resumo são a mesma coisa com diferentes objetivos. Uma oferenda é a soma da energia de cada elemento entregue a entidade ou orixá para trabalhar espiritualmente resolvendo seus problemas.

Trata-se de oferecer a determinadas entidades ou orixás da Umbanda alimentos, flores, bebidas e objetos de culto para que realizem no plano espiritual o “conserto” daquilo que está atrapalhando a sua vida.

São vários os tipos de trabalhos espirituais, oferendas e ebós que podem ser feitos na Umbanda, e de maneira alguma atrapalham sua vida ou causam mal a quem quer que seja, pois são feitos com espíritos de luz na linha branca da Umbanda, sem sacrifícios de animais. Veja alguns:

Oferendas de agradecimento: Quando em momentos de necessidades oramos e recebemos ajuda dos orixás e entidades regentes, costumamos fazer promessas ou retribuir de alguma forma. Pode ser uma oferenda na natureza ou algum auxílio aos necessitados. Compartilhando nosso sucesso e dizendo de forma simbólica que sem aquele suporte não teríamos conseguido, por isso, somos gratos.

Oferendas de pedido de ajuda: Em forma de vela acesa ou uma visita de oração a um ponto de grande poder natural, como um pico ou campo aberto. Os orixás, como forças da natureza se organizam em falanges que agem diretamente na esfera terrestre, estão nos campos e pontos energéticos da superfície terrestre, em todo nosso redor. Os poderes Divinos e a comunicação com os planos superiores estão nos pontos altos, até mesmo numa cobertura de um prédio onde podem ser feitas oferendas pedindo ajuda para todos os fins, como afastar pessoas, trazer o amor de volta, amarração de amor, trabalhos espirituais de prosperidade e muito mais.

Oferendas para recuperar o que foi perdido: Visa a devolução do que pode ter sido tirado de nós por magia negativa ou até por nosso próprio descuido com a vida espiritual. Por meio de pensamentos ou ações espirituais de energias negativas as pessoas podem tirar de nós desde o ânimo para levantar de manhã até a saúde física ou dinheiro. Uma oferenda propícia a espiritualidade o poder de ajudar a recuperar objetos, bens materiais até mesmo o eixo de sua vida.

Oferendas de purificação: Geralmente é feita em locais próximos à água corrente ou em matas. Alguns fazem em cemitérios, mas sem o controle espiritual de um sacerdote isso pode se reverter em energias negativas muito pesadas. Estes lugares funcionam como “ralos energéticos” e absorvem os maus fluidos, mas a água e as matas têm o poder reciclador, enquanto no cemitério a energia ruim absorvida pode ficar retida e prejudicar quem não estiver preparado,  pois é um local que acumula muita tristeza e pesar. Estas oferendas devem ser feitas sempre que sentirmos a sobrecarga espiritual mas somente com acompanhamento do sacerdote.

Oferendas aos orixás e entidades regentes: A fim de obter ajuda para realizar aquilo de melhor para nós, nossos “amigos espirituais” sempre vão requerer nosso comprometimento e fé e, algumas vezes, isto pode vir em forma de uma oferenda a pedido de nosso orixá ou entidade regente. Médiuns devem fazer frequentemente uma oferenda ritual a seus orixás , assim como deve fazer também para seus guias espirituais mais próximos, geralmente o Caboclo, Preto Velho e o Exú ou Pombagira, Boiadeiro, Marinheiro, Baiano, Cigano, entre outros.


Veja oferendas para respectivas situações:


1. Para atrair sorte para sua residência ou comércio:

01 taça de vidro
08 moedas de qualquer valor
-mel
01 ovo cru
-água
Coloque dentro da taça as moedas ,regue com bastante mel.Abra o ovo e coloque sobre o mel só a gema ,encha o restante da taça com água,coloque em um local bem alto e peça muita fatura e prosperidade.


2. Para clarear situações difíceis:

2.1. Para Nossa Senhora Aparecida: Oxum

01 bandeja de papelão
-canjica amarela cozida
04 quindins
04 velas brancas
-pedidos escritos em 04 papéis
Forre a bandeja com a canjica cozida,coloque os quindins sobre a canjica ,embaixo de cad quindim coloque o papelzinho com o seu pedido,leve à beira de uma água corrente e peça a Ns.Sra que lhe auxilie na solução deste problema,acenda as velas pedindo que seja iluminado o seu pedido.


2.2. Para São Jerônimo: Xangô

01 gamela de madeira
12 bananas catarinas
03 maçãs (vermelhas)
-fita branca
-fita vermelha
-mel
-pedido escrito em uma folha de papel com caneta vermelha
-1 vela de 7dias branca e vermelha
Escreva o seu pedido em uma folha de papel com a caneta vermelha ,enrole o papel com a escrita para dentro,amarre com as fitas e coloque no centro da gamela,descasque as bananas e coloque-as sobre o papel,arrume-as para que você possa colocar no centro as três maçãs,regue com um pouquinho de mel e leve a um verde onde haja uma pedra ,coloque a gamela sobre a pedra e peça a São Jerônimo que lhe ajude a vencer este processo.


3. Para a pessoa vencer seus inimigos:

01 imagem de São Miguel Arcanjo
01 vela de 07 dias branca e vermelha
01 pires
Escreva o nome das pessoas que lhe prejudicam, coloque embaixo da imagem, ascenda a vela ao lado e coloque-a dentro do pires, tomando o cuidado para deixar esta vela acesa em local seguro, peça a São Miguel que sempre lhe proteja e defenda de seus inimigos visíveis e invisíveis.


4. Para passar em concursos e provas:

01 gamela de madeira
06 bananas catarinas
01 vela vermelha
01 vela branca
01 vela marrom
-mel
-pedidos escritos 6 vezes
Pegue a gamela ,coloque as bananas descascadas dentro da gamela, embaixo de cada uma o papel com o seu pedido,leve a um verde de preferência onde tenha uma pedra grande para você colocar a gamela em cima, escreva o seu nome em cada uma das velas e depois de colocar a simpatia sobre a pedra ,ascenda as velas e peça muita proteção e auxílio quando você estiver prestando à prova.


5. Para a criança que dorme mal:

01 fronha do travesseiro que a criança dorme
70cm de fita azul
70cm de fita rosa
70cm de fita branca
01 colher de sopa de mel
Lave a fronha da criança normalmente ,coloque o mel na água e enxágüe a fronha ,coloque para secar à sombra.Coloque a fronha no traveseiro,deixe por 07 dias .Pegue as fitas escreva em cada uma o nome da criança,dê 07 nós e coloque embaixo do colchão ,deixe também por 07 dias.No oitavo dia pegue as fitas leve em uma praça e peça para Cosme ,Damião e Doum que velem pelo sono da criança e sempre a protejam,a fronaha você pode usar normalmente depois.


6. Para proteção das crianças com São Cosme e São Damião :

01 imagem de Cosme e Damião
01 fita rosa (menina)
01 fita azul (menino)
02 bicos
Pegue a fita e escreva 07 vezes o nome da criança ou das crianças de sua família,dos meninos na azul e das meninas na rosa(uma fita para cada criança),amarre o bico com esta fita e amarre a fita na imagem.Peça a São Cosme e São Damião muita saúde e proteção para as crianças.deixe esta imagem sempre próxima as crianças ,no próximo ano refaça a simpatia e despache as fitas em uma praça.


7. Para afastar pessoas invejosas e indesejáveis:

Você vai precisar de:

01 vassoura de carqueja ou de palha

Varra a sua casa ou comércio dos fundos para a frente,mentalizando as pessoas que você gostaria que se afastassem de você,vá pedindo a São Roque:”eu não estou tirando a sujeira de dentro da minha casa e sim estas pessoas que me fazem mal”.Pegue o lixinho e a vassoura e leve a um verde e despache.


8. Para Afastar Doenças:

01 vassourinha de palha
07 dentes de alho
01 pedra de carvão
01 saquinho de tecido lilás
01 fita lilás
01punhado de pipoca (em grão)
-papel com os nomes de todos da família
Coloque dentro do saquinho lilás: o papel com os nomes ,o alho,o carvão,e a pipoca,amarre o saquinho com a fita e amarre-o na vassourinha,guarde no alto e procure nunca mexer ,no próximo ano despache este em um verde e faça outro.Peça a Saõ Roque muita saúde e proteção para a sua família.


9. Proteção da casa:

01 fita vermelha
01 chave
07 moedas
07 grãos de milho
01 saquinho de tecido vermelho

Coloque dentro do saquinho: a chave,as moedas e os grãos de milho,amarre com a fita vermelha e pendure acima da porta de entrada da sua residência ou comércio,pedindo proteção ,fartura e bons negócios.


10. Abertura profissional:

-1 bandeija papelão
-pipoca estalada(sem sal e sem açúcar)
-7 papéis com os pedidos escritos
-7 velas vermelhas
-7 chaves
Forre a bandeija com a pipoca,escreva os pedidos referentes à parte profissional em 7 papéis ,enrole cada papel em um chave e coloque dentro da bandeija formando um círculo,sendo que a ponta da chave fica voltada para fora,leve a uma encruzilhada e peça a Bará que abra os seus caminhos para que consiga um emprego ou uma promoção,etc.


11. Para atrair um novo amor:

-canela-em-pau
-cravo-da-índia
-noz-moscada
-flor de laranjeira
-folhas de pitangueira
-pétalas de 1 rosa vermelha
-óleo de amêndoas
-água
Ferva a canela,o cravo,a noz-moscada ,as folhas de pitangueira,desligue e acrescente as flores de laranjeira e as pétalas de rosas.Abafe,deixe esfriar.Tome um banho higiênico,depois o banho atrativo do pescoço para baixo ,mentalizando a pessoa que você deseja ter a seu lado;logo após ,passe o óleo de amêndoas em suas zonas erógenas ,pedindo para que a pessoa amada permaneça sempre em seus braços.


12. Para aproximar quem está distante:

-1 abafador de barro
-1 maçã
-1 par de alianças
-1 pedaço de favo de mel
-fita vermelha
-fita branca
-algodão
-1 vela vermelha
Pegue o favo de mel,abra no meio com uma colher e escreva o nome do casal à lápis em um papel ,dobre e coloque dentro do favo.Amarre as alianças com as fitas e amarre o favo também com estas fitas,faça um buraco na maçã com a colher ,coloque o favo dentro,forre toda a maçã com bastante algodão,coloque dentro do abafador e regue com muito mel,tape o abafador,ascenda a vela ao lado,após a vela queimar plante esta simpatia em um vaso de folhagem ,sem espinhos.


13. Banho de 07 ervas contra inveja e mau olhado:

Faça um banho morno com as seguintes ervas:
- Arruda;
- Alecrim;
- levante;
- Guiné;
- Boldo;
- Folhas de pitangueira;
- Espada de São Jorge.
Tome o banho do pescoço para baixo, de prefrência antes de dormir. Descarregue a água "suja" num verde. Repita por 07 segundas-feiras seguidas.


14. Para conseguir um bom emprego:

Material
•Farofa com dendê;
•Ferradura;
•7 moedas antigas;
•1 cravo vermelho;
•1 vela vermelha e verde.

Forre um abandeja com a farofa feita com farinha de mandioca e azeite de dendê. Coloque em cima da farofa os demais itens e seus pedidos escritos num papel. Entregue no mato para Ogum.


15. Magia para o amor:

Material:
1 vidro de boca larga, pelo qual possa passar uma maça inteira sem ferir a fruta;
Uma maça bem bonita e vermelha;
Mel
Sete fitas de cores variadas, exceto preto.
Uma vela branca
Nome do casal.

Modo de Preparo:

Corte o tampo da maça e esvazie o miolo. Escreva no papel o nome do seu amor, por cima, escreva o seu próprio nome, tornando o primeiro ilegível. Ponha o papel dentro da maça, depois de fazer com ele um rolinho, despeje por cima um pouquinho de mel. Ponha no lugar o tampo da fruta e prenda-o amarrado à maça com os setes fitas, dando sete nós bem apertados. Se não usar as fitas prenda a tampa na maçã atravessando as duas partes com o galho, como se ele fosse uma flecha. Ponha a fruta dentro do pote e encha-o com mel; feche-o a seguir com a tampa.
Na noite de Lua crescente ou cheia, enterre o vidro junto ao pé de uma árvore florida, acendendo a vela ao lado. Se preferir, guarde o vidro no fundo do seu guarda-roupa (onde ninguém a ache) ou mesmo enterre-o na entrada de sua casa.


16. Chuveiro para abertura de cruzeiro:

Milho claro (07 punhados)
07 punhados de pipoca
07 punhados de Farinha de mandioca
07 punhados de açúcar
07 punhados de mel

Num saco de papel misture tudo.
Vá a um cruzeiro de bastante movimento, e faça um puxado passando pela agência bancária, passando sempre pôr cruzeiros bem movimentados, entre-se pelo portão sempre fazendo chuveirinho sobre a casa de frente para os fundos.


17. Ebó para o amor:

Material:
07 Maçãs vermelhas
07 Botões de Rosas vermelhas
07 Velas Vermelha e Branca
04 galhos de pitangueira
Mel
07 Papéis com os nomes escritos

Coloque os nomes em cada maçã.
Forme um círculo de maçãs numa bandeja.
Ponha as velas e os galhos de pitangueira por fora do círculo de maçãs.
Despeje mel por cima
Despache no mato acendendo as velas e fazendo seus pedidos e oferecendo á Yansã.


18. Ebó de Oxum para prosperidade:

Numa tigela de vidro coloque os ingredientes, obedecendo a ordem a seguir:
08 Moedas;
01 Punhado de Farinha de Milho;
Mel;
Água até a proximidade da borda da tigela;
Perfume;
Pétalas de Flores Amarelas.

Deixe em sua casa ou no local de trabalho durante 07 dias. Despache num verde, reaproveite as moedas e a tigela de vidro.
Peça á Oxum prosperidade e fartura.


19. Para afastar pessoas indesejáveis:

Torre numa panela velha os seguintes ingredientes:
07 Grãos de Milho;
07 Grãos de Feijão;
07 Grãos de Amendoim:
03 Pimentas;
Os nomes das pessoas indesejáveis escritos num papel.
Chame pelas pessoas enquanto mexe na panela.
Depois de torrado, triture até se transformar em pó.
Assopre numa encruzilhada mandando as pessoas para longe de sua vida.


20. Para conseguir seus objetivos:

Pegue uma tigela de vidro e coloque no fundo um papel com seus objetivos escritos. Coloque mel por cima. Encha a tigela com água e 08 flores brancas. Guarde por 08 dias. Despache no verde. Faça todos os seus pedido á Oxalá.
21. Para estreitar laços de amizade e melhorar o relacionamento familiar:
Material
Canjica Amarela cozida;
04 Quindins;
08 Balas de Mel;
Os nomes escritos num papel.
Arrume tudo numa bandeja e despache na praia fazendo seus pedidos á Oxum.


22. Banho para Yemanjá:

Material
Água morna
Folhas de Pata de Vaca;
Folhas de Tapete de Oxalá (boldo);
Mel
Flores Brancas

Lave as folhas uma a uma, coloque-as numa bacia com água e de frente para a bacia macere as folhas esfregando uma na outra, pensando positivamente em seu objetivos. Acrescente 08 gotas de perfume. Tome o banho do pescoço para baixo.

Fonte:http://umbandauthis.blogspot.com.br/2016/03/o-que-sao-oferendas-e-ebos-da-umbanda.html


Resultado de imagem para umbanda