25 AÇÕES ESSENCIAIS PARA AUMENTAR A AUTOCONFIANÇA

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25 Ações Essenciais para Aumentar a sua Autoconfiança
Quando acreditamos em nós mesmos, podemos arriscar, experimentar a curiosidade, os desejos, a delícia espontânea ou qualquer experiência que revele o espírito humano. – E.E. Cummings
Uma das coisas que me sabotou ao perseguir os meus sonhos, por muitos anos, foi o medo do fracasso… E a falta de autoconfiança, da qual eu precisava para superar esse medo.
Acho que é algo que todos nós enfrentamos, em algum grau. A questão fundamental é: como você supera esse medo?
A resposta é: trabalhando a sua autoconfiança e a sua autoestima.
Sem pensar nesses termos, foi o que eu fiz ao longo dos anos, e o que me ajudou a finalmente superar meus medos e perseguir os meus sonhos.
Eu ainda tenho aqueles medos, sem dúvida. Mas agora eu sei que eu posso vencê-los, que eu posso quebrar essa parede de medo e sair do outro lado. Eu já fiz isso muitas vezes até agora, e este sucesso alimenta ainda mais sucessos.
Este post foi inspirado pelo leitor Nick, da Finlândia, que me pediu um artigo sobre autoestima e autoconfiança:
“Muitas das coisas que você propõe fazem as pessoas se sentirem melhores sobre si mesmas e as ajudam a construir autoconfiança. No entanto, eu gostaria de ler a sua opinião, em geral, sobre este tema. Investindo tempo para os seus próprios planos e sonhos, fazendo as coisas de outra maneira, diferente de como a maioria das pessoas fariam, geralmente, não necessariamente “se encaixando”, pode ser bastante difícil, se você tiver uma baixa autoconfiança…”
São palavras muito verdadeiras. Fica quase impossível arranjar tempo para seus sonhos, se libertar do molde tradicional e ser verdadeiro consigo mesmo, se você tem pouca autoconfiança e baixa autoestima.
Como um adendo, eu sei que algumas pessoas fazem uma grande distinção entre autoestima e autoconfiança. Neste artigo, vou usá-los de maneira intercambiável, mesmo se há uma sutil, mas talvez importante, diferença… a diferença está aqui: se você acredita que é digno do respeito dos outros (isso é ‘autoestima’) e se você acredita em si mesmo (isso é ‘autoconfiança’). No final, ambos equivalem à mesma coisa, e as ações que eu menciono abaixo dão um impulso tanto à autoestima quanto à autoconfiança.
Tomando o controle da sua autoconfiança
Se você tem pouca autoconfiança, é possível fazer alguma coisa para mudar isso? A sua autoconfiança está sob o seu controle?
Pode não parecer mas, se você tiver pouca autoconfiança, eu acredito firmemente que você possa fazer coisas para aumenta-la. Isso não é genético, e você não deve depender dos outros para aumentar a sua autoconfiança. Se você acredita que não é muito competente, não é muito inteligente, não é muito atraente, etc… isso pode ser alterado.
Você pode se tornar alguém digno de respeito e alguém que possa perseguir o que deseja, apesar da resistência das outras pessoas.
Você pode fazer isso assumindo o controle da sua vida e da sua autoconfiança. Tomando essas ações concretas para melhorar as suas competências, a sua auto-imagem, você poderá aumentar a sua autoconfiança, sem a ajuda de ninguém.
Abaixo, eu listo 25 dicas que irão ajudá-lo nessa tarefa. Nenhuma delas é revolucionária. Nenhuma delas vai fazer isso sozinha por si mesma. A lista certamente não está completa! Estas são apenas algumas das minhas dicas favoritas, coisas que funcionaram para mim.
E você não precisa fazê-las todos elas, como se isso fosse uma receita… escolha aquelas que fazem sentido pra você, talvez apenas algumas poucas neste início, e experimente-as. Se elas funcionarem, experimente outras. Se não funcionarem, tente ainda outras!
Aqui estão elas, em nenhuma ordem particular:

1. Cuide-se. Esta pode parecer óbvia, mas é incrível quanta diferença um banho, uma barba bem feita, ações para se cuidar, podem fazer nos seus sentimentos de autoconfiança e na sua auto-imagem. Houve dias em que meu humor mudou completamente porque fiz estas coisinhas!
2. Vista-se bem. Para complementar o item acima… se você se vestir bem, você vai se sentir bem, bonito, bacana, em relação a si mesmo. Você vai se sentir bem sucedido e apresentável, e pronto para enfrentar o mundo. Agora, vestir-se bem significa algo diferente para cada um de nós… não significa, necessariamente, vestir uma roupa de R$500,00, mas pode significar usar roupas casuais que sejam bonitas, confortáveis e apresentáveis.
3. Faça um Photoshop da sua auto-imagem. A nossa auto-imagem significa muito para nós, mais do que muitas vezes imaginamos. Temos uma imagem mental de nós mesmos e ela determina o quão confiante nós somos em relação a nós mesmos. Mas essa imagem não é fixa e imutável. Você pode mudá-la. Use as suas habilidades mentais de Photoshop e trabalhe a sua auto-imagem. Se ela não for muito boa, mude-a. Descubra por que você se vê dessa forma e encontre uma maneira de corrigir isso.
4. Pense positivo. Uma das coisas que aprendi quando comecei a correr, há dois anos, é como substituir pensamentos negativos (veja no próximo item) por positivos. Como eu realmente posso mudar meus pensamentos e, por assim fazer, realizar grandes coisas? Com esta pequena habilidade eu consegui treinar e correr uma maratona no prazo de um ano. Parece tão banal mas, meu Deus, isso funciona! Sério mesmo! Se você ainda não tentou, tente.
5. Elimine os pensamentos negativos. Esta dica está de mãos dadas com a dica anterior, mas é tão importante, que eu fiz um item separado pra ela. Você tem que aprender a estar ciente de sua auto-fala, dos pensamentos que você tem sobre si mesmo e do que está fazendo. Quando eu estava correndo, às vezes a minha mente começava a dizer “isso é difícil demais. Eu quero parar e ir ver televisão.” Bem, logo eu aprendi a reconhecer esta auto-fala negativa, e aprendi um truque que mudou tudo na minha vida: Eu imaginava que um pensamento negativo era como um mosquito e, de forma vigilante, ficava atento a estes mosquitos. Quando eu pegava um, eu o espantava (mentalmente, claro) e o esmagava. Eu o matava. E, em seguida, o substituía por um pensamento positivo. (“Vamos lá, eu posso fazer isto! Apenas mais um quilômetro!”)
Conheça a si mesmo e você ganhará todas as batalhas. – Sun Tzu
6. Conheça a si mesmo. Quando entra numa batalha, o general mais sábio aprende a conhecer o seu inimigo muito, muito bem. Você não pode derrotar o inimigo sem conhecê-lo. E quando você está tentando superar uma auto-imagem negativa e substituí-la por autoconfiança, o seu inimigo é você mesmo. Conheça a si mesmo muito bem. Comece a ouvir seus pensamentos. Comece a escrever um diário sobre si mesmo e sobre os pensamentos que você tem sobre si, e analise por que você tem esses pensamentos negativos. Depois, pense coisas boas sobre si, coisas que você pode fazer bem, coisas das quais você gosta. Comece a pensar em suas limitações e se elas são reais ou são apenas aquelas que você permitiu serem colocadas lá, artificialmente. Cave fundo dentro de si mesmo e você sairá dessa (eventualmente) com ainda mais autoconfiança!
7. Tenha atitudes positivas. Mais do que apenas pensar positivo, você tem que colocar esses pensamentos em ação. A ação, na verdade, é a chave para desenvolver a autoconfiança. Uma coisa é aprender a pensar positivo. Mas quando você começa a agir assim, você muda a si mesmo. Uma ação de cada vez. Você é o que você faz e, então, se você mudar o que você faz, você mudará o que você é. Aja de forma positiva. Ao invés de somente falar a si mesmo que você não pode, vá lá e faça! Seja positivo. Fale com as pessoas de uma forma positiva, colocando energia positiva em suas ações. Em breve você vai começar a notar uma boa diferença.
8. Seja gentil e generoso. Ah, que sentimental…! Se isso é muito brega para você, siga em frente. Mas, para o resto de vocês, saiba que ser gentil com os outros, e generoso para com você mesmo, com seu tempo e com o que você tem, é uma tremenda forma de melhorar a sua auto-imagem. Você age de acordo com a ‘Regra de Ouro’ e começa a se sentir bem em relação a si mesmo, e a pensar que você é uma boa pessoa. Isso faz maravilhas na sua autoconfiança, acredite!
Uma chave importante para o sucesso é a autoconfiança. Uma chave para a autoconfiança é a preparação. – Arthur Ashe
9. Prepare-se. É difícil ter confiança em si mesmo se você acha que não vai bem em alguma coisa. Elimine este sentimento, preparando-se tanto quanto possível. Pense, por exemplo, ao fazer uma prova: se você não estudou, você não terá muita confiança em suas habilidades para fazer tal prova. Mas, se você estudou bastante, você está preparado e você se sentirá muito mais confiante. Agora, pense na vida como sendo a sua prova e prepare-se.
10. Conheça os seus princípios e viva-os. Quais são os princípios sobre os quais a sua vida é construída? Se você não sabe, você terá problemas, porque a sua vida vai ficar sem rumo. Este é o meu princípio-chave e eu tento viver a minha vida de acordo com isso. Pense sobre os seus princípios… você pode tê-los, mas talvez você não lhes dê muita atenção. Pense se você realmente vive estes princípios, ou se você apenas acredita, mas não age com base neles.
11. Fale lentamente. Esta é uma coisa tão simples, mas que pode fazer uma grande diferença em como os outros percebem você. Uma pessoa de autoridade, com autoridade, fala lentamente. Isso demonstra confiança. Uma pessoa que sente que não vale a pena ser ouvida, falará rapidamente, porque ela quer evitar que as outras pessoas fiquem à espera de algo que não é digno de ser ouvido. Mesmo se você não sentir em si a confiança de alguém que fala devagar, tente fazer isso algumas vezes. Isso vai fazer você se sentir mais confiante. Claro, não leve isso ao extremo! Apenas não soe apressado.
12. Arrume sua postura. Eu tenho uma postura horrível. Então, dar este conselho, vai soar hipócrita para mim. Mas eu sei que funciona porque eu o experimento muitas vezes. Quando me lembro de endireitar a minha coluna, ficar com a postura reta, eu me sinto melhor. Eu imagino que uma corda está puxando o topo da minha cabeça em direção ao céu e o resto do meu corpo se endireita por consequência. A verdade é que as pessoas que apresentam uma postura ereta e confiante são mais atraentes. Então isso é uma coisa boa a se fazer todos os dias!
13. Aumente as suas competências. Como você se sente mais competente? Tornando-se mais preparado. E como você faz isso? Estudando e praticando. Dê pequenos passos de cada vez. Se você quer ser um escritor mais competente, por exemplo, não tente enfrentar o desafio da profissão escrevendo tudo de uma só vez. Comece a escrever mais e mais. Jornais, blogs, contos… faça alguns trabalhos freelance como redator. Quanto mais você escrever, melhor você será. Reserve 30 minutos por dia para escrever, por exemplo, e a prática aumentará a sua competência.
14. Defina um objetivo pequeno e alcance-o. Muitas vezes as pessoas cometem o erro de definirem um objetivo muito difícil e então, quando elas falham, elas se desanimam. Ao invés disso, almeje algo muito mais viável, alcançável. Defina uma meta que você sabe que pode alcançar e, então, alcance-a. Você vai se sentir bem com isso! Depois defina outro pequeno objetivo e alcance-o. Quanto mais você conseguir alcançar pequenas metas, melhor preparado você estará e melhor você se sentirá. Em breve você estará definindo objetivos maiores (mas, ainda alcançáveis!) e certamente os alcançará.
15. Altere um pequeno hábito. Não um grande, como aquele de deixar de fumar. Só um pequeno hábito, como escrever as coisas que você tem que fazer. Ou acordar 10 minutos mais cedo. Ou beber um copo de água quando você acorda. Uma coisa pequena que você sabe que pode fazer. Faça isso por um mês. Quando você realizar essa mudança, você se sentirá muito, muito bem!
16. Foque nas soluções. Se você é um reclamão, ou foca somente nos problemas, mude o seu foco agora. Colocar o foco nas soluções, ao invés de colocar nos problemas, é uma das melhores coisas que você pode fazer para ajudar a sua autoconfiança e a sua carreira. “Eu sou gordo e preguiçoso!” Então, como você pode resolver isso? “Mas eu não consigo me motivar!” Então, como você pode resolver isso? “Mas eu não tenho energia!” Então, qual é a solução?
17. Sorria. Mais uma banal. Mas que funciona. Eu me sinto instantaneamente melhor quando sorrio, e isso me ajuda também a ser mais gentil com os outros. Uma coisinha minúscula que pode ter uma reação em cadeia. Não é um mau investimento de tempo e energia.
18. Faça um trabalho voluntário. Isso está relacionado ao item anterior, com o tema “ser amável e generoso”, mas é mais específico. Digamos que seja a temporada de férias agora… Você pode encontrar tempo para se voluntariar para uma boa causa, para melhorar a vida dos outros? Vai ser uma das melhores coisas que você já terá feito, e um incrível benefício adicional é que você vai se sentir melhor em relação a si mesmo, imediatamente.
19. Seja grato. Eu acredito firmemente no poder da gratidão. Ser grato pelo que você tem na vida, pelo que os outros lhe deram, é uma atitude de humildade… Essa também pode ser uma atitude muito positiva e gratificante que irá melhorar a sua auto-imagem.
20. Faça exercícios. Meu Deus, parece que eu coloco esse item em quase todas as listas. Mas se eu deixasse isso fora desta aqui, eu estaria fazendo um desserviço. Fazer exercícios tem sido uma das minhas atividades mais eficientes nos últimos dois anos, que me fez sentir muito melhor em relação a mim mesmo.Tudo o que você precisa fazer é caminhar algumas vezes por semana, e você já verá benefícios. Inicie esse hábito.
21. Capacite-se com o conhecimento. Capacitar-se, em geral, é uma das melhores estratégias para a construção da autoconfiança. Você pode fazer isso de várias maneiras, mas uma das maneiras mais seguras para se capacitar é através do conhecimento. Isto está na mesma veia que a construção de competências e, se você se preparar, se tornar mais experiente, você se sentirá mais confiante. E você se torna mais experiente fazendo pesquisas e estudando. A internet é uma grande ferramenta, é claro, mas as pessoas em torno de você também o são – as pessoas que fizeram o que você quer fazer, livros, revistas e instituições educacionais.
22. Faça alguma coisa que você esteja procrastinando pra fazer. O que está na sua lista de afazeres há muito tempo? Faça esta atividade logo pela manhã, e tire-a do caminho. Você vai se sentir bem em relação a si mesmo.
23. Torne-se ativo. Fazer algo é quase sempre melhor do que não fazer nada. Claro, fazer algo pode nos levar a cometer erros… mas os erros fazem parte da vida. É assim que aprendemos. Sem errar, nunca conseguiremos ser melhores. Não se preocupe com os erros. Simplesmente faça alguma coisa. Saia da cadeira e torne-se ativo fisicamente, ou torne-se ativo dando passos para realizar algo.
24. Trabalhe em pequenas coisas. Tentar assumir um enorme projeto ou tarefa pode ser algo esmagador, assustador e intimidante para qualquer um, mesmo para os melhores de nós. Em vez disso, aprenda a cortar as tarefas em pedaços pequenos e trabalhar nessas pequenas partes. Pequenas realizações farão você se sentir bem e, quando somadas, elas representarão grandes realizações. Aprenda a trabalhar assim o tempo todo e, em breve, você será uma pessoa muito autoconfiante!
25. Limpe sua mesa. Isto pode parecer uma coisa pequena, simples (mas, novamente, para alguns de vocês, isso pode não ser tão pequeno assim!). Isso sempre funcinou que foi uma maravilha para mim. Se minha mesa começa a ficar bagunçada, e o mundo à minha volta está um caos, arrumar a minha mesa é a minha maneira de colocar um pequeno pedaço da minha vida sob controle. É a calma no centro da tempestade ao meu redor.

De algum modo, eu não acredito que haja qualquer altura que não possa ser escalada por uma pessoa que conhece os segredos para realizar seus sonhos. Este segredo especial, me parece, pode ser resumido em quatro C’s. Essas pessoas são curiosas, confiantes, corajosas e constantes. E a melhor de todas essas características é a confiança.Quando você acreditar em uma coisa, acredite até o fim, implicitamente e inquestionavelmente. – Walt Disney



Fonte:http://autoestimaem30dias.com.br/25-acoes-essenciais-para-aumentar-a-sua-autoconfianca/

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