segunda-feira, 5 de setembro de 2016

5 PASSOS PARA UM MUNDO MAIS VERDE

mundo-verde

mundo-verde

5 passos para um mundo mais verde

Você sabe o que são tecnologias verdes, sustentáveis ou ecológicas? São tecnologias de ponta, criadas ou para resolver um problema ambiental, ou para que possamos continuar desenvolvendo nossas atividades, mas com o mínimo impacto possível sobre o ambiente. Como exemplo, temos as tecnologias de energia regenerativa, que aproveitam a energia desperdiçada diariamente com o movimento de veículos e pessoas, e transformam em energia elétrica. Você pode ver mais aqui e aqui!
Ao passo que é muito bom ver essas soluções sendo viáveis tecnologicamente, ainda precisamos caminhar para que possam ser viáveis economicamente, sendo produzidas em escala e ganhando o mundo. Para que isso possa acontecer, precisamos dentre muitas coisas:
  • Que as pessoas conheçam, divulguem e exijam essas tecnologias
  • Que o governo edite normas para que as tecnologias verdes sejam usadas e criadas
  • Que as empresas criem e usem tecnologias verdes
  • Que as pessoas usem tecnologias verdes
Este último, porém, como disse antes, ainda está um pouco longe, pois poucas são as tecnologias disponíveis e acessíveis economicamente. Mas não desanime! Podemos e devemos fazer o que está ao nosso alcance. Para te ajudar, listo abaixo 5 passos para você reduzir o seu impacto e alavancar as mudanças que desejamos, para que tenhamos juntos um futuro mais verde:

mundo-verde1. Leitura e compartilhamento

Leia e compartilhe coisas interessantes, aplique seu tempo em coisas úteis, siga canais e use aplicativos que te ajudarão a ser o mais verde possível, sem custos e sem esforços. Sem conhecimento, nenhum dos próximos passos será possível. Vale a pena usar aplicativos como Flipboard e Pinterest, selecionar temas como sustentabilidade, tecnologias verdes, meio ambiente, reciclagem. Você terá uma boa dose diária de conhecimento que poderá compartilhar diretamente em suas redes!

2. Bons hábitos

Diminuir nosso impacto passa por avaliar nossos hábitos, separar o que é bom do que é ruim e trocar os últimos por hábitos mais saudáveis para nossa mente, corpo e para o planeta. Para começar, que tal separar seu lixo e encaminhar para a reciclagem?

3. Consumo consciente

Consumir conscientemente é muito importante. Além de impactar positivamente na nossa saúde e na do planeta, direciona o mercado e as indústrias, mostrando que nos importamos e que queremos produtos mais verdes! Escolha sempre os produtos eletro eletrônicos com o selo procel A. Além de menor impacto no planeta, menor impacto na sua conta de luz e no seu bolso!

4. Neutralizar nossa pegada ecológica

Lembra aquela história de ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore? Se tiver que escolher um, plante a árvore! É fácil, rápido e pode ser feito a custo zero. Anualmente, com todas nossas atividades, emitimos uma série de gases de efeito estufa para a atmosfera, que aquecem o planeta. Uma das formas de neutralizar este impacto, é plantando árvores e cuidando para que cresçam saudáveis!

5. Exercício da cidadania

Para que uma indústria resolva investir em tecnologias verdes, existem diversos caminhos. Os mais importantes deles, passam pelo consumo consciente e pela criação de subsídios ou leis de compensação ou de obrigação, pelo governo. Para que isso possa acontecer, é necessário que haja um bom entendimento de que este é o interesse dos cidadãos, o que se dá através do exercício da cidadania, de várias formas. Que tal se voluntariar para ajudar em movimento ou empresa que te agrade? Além de ajudar, você irá aprender e conhecer pessoas que acreditam e trabalham por um mundo melhor. Tempo não é só dinheiro!
Nos próximos meses, detalharei, darei exemplos práticos e indicarei caminhos para cada um dos pontos listados acima.
Nosso planeta é nossa casa e devemos juntos, cuidar dele! Até a próxima!
Fonte:http://www.culturadapaz.com.br/5-passos-para-um-mundo-mais-verde/