MOSTEIROS GREGOS,ISOLADOS EM ROCHEDOS,OFERECEM CENÁRIO ESPIRITUAL PERFEITO

  • As construções ficam em uma linda região no centro da Grécia
    As construções ficam em uma linda região no centro da Grécia

Isolados em rochedos, mosteiros gregos oferecem cenário espiritual perfeito


Conhecida por suas praias paradisíacas, a Grécia também oferece destinos perfeitos para os amantes de destinos espirituais. 
No centro do país europeu, em meio a um lindo terreno montanhoso, fica o complexo de mosteiros cristãos de Meteora, com os templos religiosos erguidos no topo de íngremes rochedos.
Hoje, há seis mosteiros na área abertos a visitas turísticas: das construções, é possível admirar as paisagens verdejantes dos vales da região conhecida como Tessália e as montanhas da cordilheira dos Pindus.

Getty Images
Turista tira foto de um dos mosteiros de Meteora, na Grécia

Mas as atrações mesmo são os edifícios cristãos e a maneira como eles se integram com a natureza à sua volta. Os registros de monges vivendo no cume das rochas remontam ao século 9 d.C., com as primeiras ermidas sendo construídas, ao que tudo indica, entre os séculos 11 e 12.  
O isolamento e o difícil acesso proporcionado pelas montanhas seria ainda mais importante a partir do século 14, quando a expansão do Império Otomano (que seguia o islã) começou a ensaiar invasões ao território grego e fez com que diversos monges cristãos buscassem Meteora como abrigo.
Hoje, o maior mosteiro remanescente é o Santo Mosteiro de Grande Meteoron, construído no século 14. Os outros edifícios foram erguidos, em sua maioria, no século 16, e se encontram a centenas de metros de altura, oferencendo lindas visões panorâmicas. Monges (e monjas) ainda podem ser vistos no local. 
Há escadas e trilhas que abrem caminho para os turistas até os templos religiosos. A porta de entrada da região é a cidade de Kalambaka. 

Getty Images
A presença de monges cristãos em Meteora remonta ao século 9


Getty Images
Pôr do sol visto desde um dos mosteiros de Meteora, na Grécia


Getty Images
Muitos dos mosteiros remanescentes de Meteora datam do século 16

Fonte:http://viagem.uol.com.br/noticias/2015/10/14/isolados-em-montanhas-mosteiros-gregos-montam-cenario-espiritual-perfeito.htm