O QUE É E COMO VIVE UM MARAJÁ ?

O QUE É UM MARAJÁ ?

Na Índia, chamado de Maharaja é uma palavra originária do sânscrito que significa  "grande rei" ou "alteza", em português ficou Marajá. O feminino de Marajá é Maharani, significa tanto a esposa de um Marajá  quanto uma mulher no poder.

Na véspera da independência, em 1947, a Índia (incluindo o atual Paquistão e Bangladesh) tinha mais de 600 estados principescos, cada um com seu próprio governante, muitas vezes chamados de Raja, Rana ou Thakur (governante Hindu) ou Nawab (governante Muçulmano) além de outros títulos.

Os britânicos governaram diretamente dois terços da Índia, o resto estava sob o domínio indireto dos Marajás sob a influência considerável de representantes britânicos.

A palavra Maharaja significa "rei", apesar da sua tradução literal significar "grande rei". Isso aconteceu porque apenas uma parte dos estados foram verdadeiramente poderosos e ricos o suficiente para seus governantes serem considerados grandes monarcas; A outra parte era formada por Estados Principescos com algumas cidades ou grupos de aldeias. A palavra, no entanto, também pode significar imperador na Índia contemporânea.

O título do Maharaja não era tão comum antes da colonização britânica da Índia,  o qual muitos Rajas e governantes hindus foram elevados ao título de  marajás, independentemente do fato de que dezenas destes novos marajás governaram pequenos Estados.

  Dois Rajas que se destacaram e se tornaram marajás no século XX foram o Maharaja de Cochin e o lendário Maharaja Jagatjit Singh de Kapurthala.

Atualmente eles não influenciam a política, mas continuam respeitados pela população e ainda tratados como reis. Muitos deles disponibilizaram parte dos luxuosos palácios para hospedagem de turistas afortunados.


Maharaja Jagajit Singh  e esposa

Como vive um Marajá?

Repórter brasileira entrevista um Marajá


Fonte:http://cafecomchai.blogspot.com/

Comentários