CONSIDERAÇÕES SOBRE O CORPO E O SEXO DOS ANJOS

Considerações Sobre o Corpo e Sexo dos Anjos

Não é possível precisar o momento em que Deus, sendo infinito e eterno, decidiu criar os anjos e suas classes ou hierarquias, no entanto, é possível crer que há anjos com diferentes temporalidades da mesma forma que existem relações de hierarquia e subordinação entre anjos e que, talvez, Deus continue a criar anjos ainda hoje. É um mistério!
Sendo o homem criado a imagem e semelhança de Deus e dos anjos, por dedução, cabe aqui a pergunta secular, partindo da premissa que naquele conceito envolve também a forma do corpo humano, qual o sexo dos anjos?
A criação do homem poderia “dar” luz ou lançar mais trevas sobre esta pergunta? A resposta é, depende da fonte e referência utilizada. A tese aqui que tentamos mostrar é que, se o homem foi criado à semelhança de Deus, os anjos não poderia ter sido criados doutra forma a não ser também, imagens e semelhanças de Deus. Então, por dedução, a criação dos anjos, sua forma física, explicaria a criação do homem. No entanto, não temos nada sobre a criação dos anjos, exceto teorias, assim, buscaremos na gênese do homem a definição da anatomia do corpo angelical.
Existem duas correntes, sendo que a primeira, tese judaico-cristã, defende a tese de que são seres masculinos assexuados e, a segunda, tese maçônica-rosacruzes, de que se trata de seres andróginos, dotados de ambos os sexos, representando elemento de perfeição e totalidade como aponta Paula Sandrine Machado, citando Mircea Eliade:
“A idéia da totalidade, da união dos opostos em um só ser, é o que fundamenta, em última instância, o pressuposto da androginia dos seres divinos. Dentro dessa lógica, o sexo dos anjos, expressão que dá nome a esse artigo, não remeteria ao fato de que anjos são seres sem sexo, sem idade ou outros atributos humanos. Pelo contrário, a figura do anjo, que alude à divindade, é justamente capaz de traduzir a possibilidade da existência de uma variabilidade de sexos.”
Heindel (2011, p.31) teorizando sobre este tema à luz da teoria maçônica-rosacruzes afirma que os anjos, que ele denomina de divinas hierarquias ou os Elohim, eram hermafroditas com capacidade de procriação mediante “sexo” psíquico:
“… sob a direção dos anjos, com o propósito de construir uma laringe e um cérebro para que o homem pudesse aprender a criar pelo pensamento como fazem as divinas hierarquias…não pode mais criar fisicamente de si mesmo, como fazem as plantas hermafroditas, nem psiquicamente como fazem os Ehohim, os Hierarcas masculino-feminino…”
Se utilizarmos a Bíblia e a teologia judaico-protestante como referência, iremos admitir, pelo consenso teológico, que os anjos são seres com corpo espiritual semelhante à forma humana, salvo as raras exceções descritas pelo Apostolo São João e pelo Profeta Ezequiel.
É no livro de Genesis onde ocorre a maior parte das aparições e interações de anjos com seres humanos. Todos aparecem como seres humanos com forma masculina, sendo que alguns, inclusive, manifestaram-se alimentando de comidas materiais, carne e pão, conforme capítulo 18 deste Livro, versículos 1-8:
“1. O Senhor apareceu a Abraão nos carvalhos de Mambré, quando ele estava assentado à entrada de sua tenda, no maior calor do dia. 2. Abraão levantou os olhos e viu três homens de pé diante dele. Levantou-se no mesmo instante da entrada de sua tenda, veio-lhes ao encontro e prostrou-se por terra. 3. “Meus senhores, disse ele, se encontrei graça diante de vossos olhos, não passeis avante sem vos deterdes em casa de vosso servo. 5. Descansai um pouco sob esta árvore. Eu vos trarei um pouco de pão, e assim restaurareis as vossas forças para prosseguirdes o vosso caminho; porque é para isso que passastes perto de vosso servo.” Eles responderam: “Faze como disseste.” 6. Abraão foi depressa à tenda de Sara: “Depressa, disse ele, amassa três medidas de farinha e coze pães.” 7. Correu em seguida ao rebanho, escolheu um novilho tenro e bom, e deu-o a um criado que o preparou logo. 8. Tomou manteiga e leite e serviu aos peregrinos juntamente com o novilho preparado, conservando-se de pé junto deles, sob a árvore, enquanto comiam.” (Grifo nosso).
Conclui-se que os anjos também seriam seres masculinos e sem órgãos sexuais, tendo em vista que a procriação é vedada aos anjos e, portanto, a existência de órgãos sexuais não funcionais seria contraproducente a sua condição espiritual, refutando assim, a tese maçônica-rosacruzes da androginia dos seres divinos.
Autor: Lucio Maciel
lucio134@yahoo.com.br
www.networkedblogs.com/blog/olhando-para-cruz-de-cristo

Comentários