MÚSICA PARA "DESPERTAR" DO ALZHEIMER

Música para "despertar" do Alzheimer

Música para "despertar" do Alzheimer

Por Renata Deos

Você sabia que as últimas áreas a serem atingidas pelo Mal de Alzheimer no cérebro são as relacionadas à memória musical?

A Associação Brasileira de Alzheimer descreve o Mal de Alzheimer como sendo uma doença sem cura e que se agrava com o tempo. Suas vítimas são pessoas idosas que perdem as funções cognitivas como memória, orientação, atenção e linguagem, por causa da morte de células cerebrais.

Apesar de não ter cura, o Mal de Alzheimer pode e deve ser tratado.
Um grupo espanhol tem desenvolvido trabalhos com pacientes que sofrem com a doença e obtido resultados positivos em relação à diminuição da ansiedade e agitação, melhoria na qualidade de vida, estado físico, memória, socialização etc.
Para comprovar esses resultados descritos acima, o grupo disponibiliza vídeos em sua página do Youtube com alguns dos momentos da terapia aplicada junto aos pacientes.
Segundo os responsáveis pelos estudos, os efeitos do "despertar" vão além do movimento coordenado e das emoções. Há o resgate da autonomia, tão importante para quem sofre com o Mal de Alzheimer.
Mesmo que por um breve momento, a sensação de voltar a ser protagonista dá direcionamento, sentido.
A música para "despertar" auxilia como terapia no tratamento junto aos remédios, sendo mais barata e com menos efeitos colaterais.
Neste vídeo acima, a música tocada é "Piel Canela", interpretada pelo grupo "Los Panchos".
Qual música te faz despertar os sentidos?
(Foto: reprodução do vídeo)

Especialista em Mídias Digitais, Renata participou de momentos importantes do cenário digital brasileiro, com passagens por empresas como Grupo Estado, Microsoft e Editora Abril. Esteve à frente de grandes projetos, entre os quais Estadao.com.br, MSN Brasil e MdeMulher. Hoje, é ela a responsável pelo blog Essa Moda Vai Pegar, projeto pessoal em que revela tudo sobre lançamentos e curiosidades relacionadas a produtos e serviços. Sua curadoria e olhar afiado sempre trazem as novidades mais importantes para quem quer estar em sintonia com o que vem por aí.

Fonte:http://disneybabble.uol.com.br/br/saude-e-bem-estar/musica-para-despertar-do-alzheimer

Música para "despertar" do Alzheimer

Comentários