ARQUITETO CRIA CASA "ECOLÓGICA" COM CONTA DE LUZ ANUAL DE APENAS 21 EUROS

Arquitecto cria casa «ecológica» com conta de luz anual de apenas 21 euros

Arquiteto cria casa «ecológica» com conta de luz anual de apenas 21 euros

O mesmo consumo de uma lâmpada de 40 watts, ao custo de cerca de 21 euros por ano. Esta é a conta de luz da Passivhaus, em West Kirby, subúrbio de Liverpool, uma «casa económica» que acaba de ganhar um prémio nacional de energia, o Building and Energy Efficiency Awards.

A casa foi construída com alvenaria isolante e as suas janelas tem vidros triplos para conservar o calor. Todas as lâmpadas são LED e o sistema de aquecimento e refrigeração que bombeia ar quente para dentro da casa.
Para o dono da casa, Colin Usher, a Passivhaus (casa passiva, em alemão), «dilui o mito de que casas ecológicas são radicalmente diferentes». O imóvel, por sinal, tem preço um competitivo para o mercado britânico: 240 mil libras esterlinas.
Construída em 2014, a Passivhaus consome um total de 3.453 kw/hora por ano, mas gera 3338 kw/hora com os seus painéis solares. Uma casa do mesmo porte construída pela empresa de arquitectura de Usher apresentou custos energéticos de mais de 2,3 mil euros por ano. O modelo de casa económica é de origem alemã e foi usado para projectos imobiliários na Alemanha nas décadas de 1980 e 1990.
Há 37 mil «casas passivas» do género em todo o mundo, de acordo com o Passivhaus Institute, ONG responsável pelo movimento por imóveis energicamente eficientes. A entidade regula os princípios de design e construção. Mas, segundo Usher, o desempenho da sua casa é até melhor que o sugerido pela entidade alemã.
«Estamos com metas quatro vezes melhores que as recomendadas pelo Passivhaus Institute», diz.

Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=803247

Comentários