2016 SERÁ REGIDO POR OXALÁ E lEMANJÁ



2016 SERÁ REGIDO POR OXALÁ E lEMANJÁ

Iemanjá, considerada à esposa de Oxalá e mãe da maioria dos Orixás rege ao seu lado promovendo uma certa paz e harmonia ao longo do ano. Mas, para receber essas bênçãos e proteção espiritual será preciso estar alinhado a esses dois grandes Orixás, logo a baixo ensino ritual de limpeza e proteção.
Oxalá é o pai de todos os Orixás, ele oferece ajuda a todos nos momentos de dificuldade. Este Orixá possui uma capacidade incrível de argumentação, além de muita simpatia. Destaca-se, ainda, por sua inteligência e por seu forte poder de auxiliar as pessoas quando necessitam. Segundo a cultura afro-brasileira, é o primeiro orixá e também o responsável pela criação da vida na terra. Generoso e possuidor de muita sabedoria, ele teria ficado encarregado de fazer as esculturas da criação dos seres humanos. Porém, estava proibido de beber vinho ou azeite-de-dendê. Por desobedecer esta regra, algumas pessoas saíram com deficiência física. Os filhos de Oxalá são considerados calmos e pacientes. Muito extrovertidos e amigos, raramente fazem inimizades e se entregam de corpo e alma nas relações. Mas quando perdem a calma ou mesmo quando sua confiança é traida, qualquer tipo de argumento será inútil para reconquistar sua amizade.
Dia da Semana: Sexta-feira
Saudação: Epa Baba Oxalá, Axé!
Cores: Branco
Símbolo: Oparoxô (cajado)
Alimento Principal: Ebo ( canjica branca )
IEMANJÁ
Ela é considerada a mãe da maioria dos Orixás e, por causa disso, está sempre procurando dar ajuda aqueles que necessitam. Sensível e sensual, é capaz de comprender o mal que aflige o coração das pessoas, dando-lhes o conforto de que necessitam. Este é um Orixá feminino mais conhecido no Brasil, principalmente por causa das festas que são realizadas na passagem do ano em várias cidades do litoral do País. A rainha do mar é também considerada a protetora da maternidade. Algumas lendas contam que Iemanjá teria gerado pelo menos 15 Orixás. Seus filhos são considerados bastantes gentis e leais, porém sua personalidade pode mudar de uma hora para outra. São ainda vaidosos, ambiciosos e adoram o luxo. Com os amigos geralmente são capazes de qualquer sacrifício em nome da amizade, mais podem mudar de idéia caso sejam traídos. Como o espírito maternal está sempre presente nos filhos de Iemanjá, na vida a dois eles procuram dominar o relacionamento amoroso.
Dia da Semana: Sábado
Saudação: Odoiá.
Cores:
Símbolo: Abebê ( espelho )
Alimento Principal: Manjar
Cores e dicas para 2016:
A cor de Oxala é o branco, de Iemanjá o azul claro. Para receber a sua proteção na virada do ano use uma peça de roupa na cor do Orixá de sua preferência, lembrando que Oxala é Orixá que promove a paz, tranquilidade, saúde e longevidade. Iemanja traz harmonia no amor e todos os assustos ligado a família. O ideal é mesclar as duas cores para se ter uma dupla proteção. Poderão usar também na virado do ano acessórios e bijus que contem prata, níquel, pedras preciosas, cristal, que ampliará a sorte do seu portador.
Banho de Limpeza Espiritual com Iemanjá:
Com um saquinho de um kilo de arroz, quem tiver oportunidade de estar na beira da praia, ou em contato com a natureza, onde se tenha água, seja ela do mar ou não, deve-se ficar descalço e colocar os pés na água, pegue o arroz e vá despejando aos poucos em sua cabeça, pedindo para Iemanjá que limpe seu corpo físico, emocional, mental, de toda canseira acumulada no ano, que leve para o fundo do mar toda carga negativa que possa estar atrapalhando ou incomodando. Peça para Iemanjá que lhe dê cabeça para resolver seus problemas, paz de espírito e proteção para seus caminhos. Esse banho pode ser feito a qualquer hora e dia da semana, final de ano ou começo de ano.


Fonte:http://www.paiogun.com/previsoes_dos_orixas_2015.htm