YOGA NA EDUCAÇÃO PARA UMA INFÂNCIA EQUILIBRADA

Yoga na Educação para uma Infância Equilibrada

Crianças de 1 a 5 anos podem aprender os primeiros passos da arte iogue da meditação, da hatha-yoga e de uma vida equilibrada? A Escola Arte de Ser, em São Paulo, acredita que sim. Com uma proposta baseada nos princípios educacionais de Paramahansa Yogananda, grande mestre indiano, autor de uma vasta obra sobre a ciência da Ioga e da Meditação, a escola procura passar de uma forma lúdica a vivência dos valores humanos universais no dia-a-dia, princípios esses que devem ser, antes de mais nada, praticados pelos próprios educadores.
O currículo, baseado nos ensinamentos de Yogananda, está dividido basicamente em quatro grandes áreas de desenvolvimento humano para um modo de vida equilibrado:
Ciência do Corpo – A criança aprende sobre os princípios de energia que regem o seu corpo, com base na ciência da Yoga. São enfatizados os bons hábitos que deve adquirir para uma boa alimentação, bem como o respeito aos ritmos do comer e dormir, para uma maior qualidade de sua saúde. A hatha-yoga, como forma de recarregamento e equilíbrio da energia do corpo é um dos pilares enfatizados para a manutenção da saúde e base para o incremento da força de vontade e do auto-controle.
Engenharia Mental – A criança é estimulada a construir pontes sobre os rios das dificuldades que enfrenta e a desenvolver um plano de vida baseado em nobres ideais. A força de vontade, a coragem e o conhecimento da superioridade da mente sobre o comando do corpo são estimulados também nas diversas atividades escolares.
Artes Sociais – Nessa área, a criança aprende sobre a arte de regular a sua auto-ambição para que ela não discorde dos interesses e exigências da vida em sociedade, isto é, que possa converter o desejo de possuir na alegria do compartilhar. A arte da cooperação e da interdependência que temos como seres humanos, fazem parte do cotidiano escolar.
Dimensão Espiritual – A relação da criança com o seu universo espiritual, para que ela possa acessar a fonte de paz dentro de si mesma é o principal objetivo dessa filosofia educacional. As práticas de meditação e todas as atividades contemplativas propostas contribuem para o desenvolvimento da concentração e de um crescente sentimento de conexão e interligação com tudo que existe no Universo. Aprendendo, de forma lúdica, as leis espirituais que regem o Universo, como a Lei da Ação e Reação, a Lei da Atração e outras, a criança possa compreender, no seu dia-a-dia, como ela mesma pode moldar o seu destino e, com isso, influenciar no destino da Humanidade.
Mais informações sobre a Escola Arte de Ser: (11) 2936-0332. Rua Mário, 319, Lapa, São Paulo, SP. Facebook: Escola Arte de Ser
Fonte:http://www.culturadapaz.com.br/yoga-na-educacao-para-uma-infancia-equilibrada-2/

Comentários