EFEITO GAME OF THRONES


game-of-thrones-magic

Efeito Game of Thrones

Na semana passada os fãs da série Game of Thrones foram surpreendidos com a notícia de que poderiam fazer parte da trama e, inclusive, ganhar uma morte sangrenta, típica do seriado. A ação faz parte da campanha do escritor George R.R. Martin – autor dos livros que deram origem à série – para arrecadar fundos para a ONG Wild Spirit Wolf Sanctuary, instituição que luta pela preservação de algumas espécies de lobos e distribui alimentos a pessoas carentes nos Estados Unidos.
Segundo a revista Veja, os fãs que contribuírem com a causa poderão participar desorteios de diversos prêmios, conforme o valor doado. Aqueles que desembolsarem entre 15 e 20 mil dólares poderão concorrer a maior premiação, o direito a colaborar na criação de um personagem, que fará parte do próximo livro e, futuramente, da reprodução televisiva.
Desde o lançamento de Game of Thrones, a HBO investiu pesado nas campanhas conhecidas como transmídia, ou seja, aquelas que têm como objetivo fazer com que ostelespectadores se sintam parte da história através de ações que conectam diversos canais de comunicação. Separamos algumas ações da emissora, assim como de outras marcas que estão tentando aproveitar o sucesso do seriado:

Ações da HBO

Desde a primeira temporada, o investimento em publicidade foi feito de modo a impressionar o público. Antes da veiculação do primeiro episódio em 2011, a HBO exibiu a sombra de um dragão no prédio da emissora, além de usar a mesma estratégia em um anúncio publicado no The New York Times. No mesmo ano, o nome do primeiro episódio ganhou destaque, e a expressão “Winter is comming” conquistou as redes sociaismeme que até hoje tem força.
predio-hbo-game-of-thrones-magic
A emissora também montou a exposição “GOT” que leva os elementos icônicos da sérieao redor do mundo. Na estrada desde a segunda temporada, a mostra permite que os fãs conheçam todos os detalhes dos figurinos, vejam protótipos dos dragões da personagem Daenerys Targaryen, além do famoso trono de ferro.
A HBO também convidou ícones de outros programas para promover o seriado. Tom Colicchio, jurado do reality show Top Chef, da Sony, foi convidado para elaborar umcardápio que representasse todos os reinos presentes da série, e passeou por Nova Iorque em um caminhão. Confira no vídeo abaixo:
Outro convidado foi Ami James, conhecido por sua participação no reality show Miami Ink, que tatuou os símbolos de cada família do seriado nos fãs mais aficionados durante uma tarde em Nova Iorque.

Na onda do sucesso

A partir da segunda temporada, outras marcas passaram a aproveitar o sucesso da série para se promover, dando ainda mais força para o programa da HBO. O serviço britânico de streaming Blinkbox expôs um “crânio de dragão” em uma praia do Reino Unido no início da terceira temporada. Segundo o site brainstorm9, o crânio demorou dois meses para ser confeccionado e foi exibido na praia de Charmouth, na cidade inglesa de Dorset.
dragao-game-of-thrones-magic
A própria abertura do seriado foi parodiada diversas vezes, incluindo uma versão daFOX, na introdução de Os Simpsons, enquanto internautas faziam suas próprias versões. Recentemente, a equipe do HootSuite, página de gerenciamento de redes sociais, fez uma homenagem à série com um vídeo que transforma os reinos de Game of Thrones em plataformas sociais, como você confere no vídeo abaixo:
Em abril, a rede de fast food KFC aproveitou uma cena da saga para fazer uma ação de oportunidade nas redes sociais. No Facebook, o perfil da marca simulava uma conversa com o personagem Sandor Clegane, conhecido como Cão de Caça, e brinca: “Cão, ouvimos que você estava afim de frango?”.
KFC-game-of-thrones-magic
Este ano, o Google fez uma brincadeira de Páscoa no Google Maps. Para comemorar o feriado, a empresa escondeu diversos ovos no mapa, com referência a seriados famosos. Quem pesquisa certo trajeto de Snowdon até Brecon Beacons, ambos no País de Gales, encontra a possibilidade de percorrê-lo com um dragão, uma referência a Games of Thrones, segundo a revista Exame.
mapa-game-of-thrones-magic
Esta é apenas uma amostra de como as marcas têm se aproveitado do sucesso do seriado para promoverem seus produtos de modo criativo e bem humorado. Quem mais ganha com as ações é a própria HBO, com publicidade gratuita e muitos fãs a caminho.
Se quiser saber mais sobre a trama, é possível ter informações sobre cada episódio através do site oficial de Game of Thrones, assim como cenas inéditas e comentários do diretor.
game-f-thrones-site-magic

A
 Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
——————————————————————————————-

Fonte:http://www.magicwebdesign.com.br/blog/marketing-digital/efeito-game-of-thrones/

Comentários