23 FATOS INACREDITÁVEIS SOBRE OS MAIAS QUE VÃO SURPREENDER VOCÊ

23 fatos inacreditáveis sobre os maias que vão surpreender você



Tanto os Astecas quanto os Maias eram duas grandes civilizações da América Central pré-colombiana. A civilização maia, na verdade, precedeu os astecas por centenas e centenas de anos. Ela teve ascensões e quedas  ao longo dos últimos 2 mil anos e na verdade ainda vive hoje na cultura de numerosos maias que habitam a península de Yucatán.
1. Apesar de sua civilização diminuir e ser conquistada, em muitas áreas rurais do México e Guatemala a língua e cultura maia persevera.
2. Na verdade, há um número estimado de 7 milhões de maias vivendo dentro e ao redor da Península de Yucatán.
3. Alguns linguistas acreditam que a palavra “shark” (tubarão, em português) era originalmente uma palavra maia.
4. Os maias pré-colombianos muitas vezes procuravam “reforçar” as características físicas de seus filhos. Mães  pressionavam placas nas testas de seus filhos para que elas pudessem ser mais planas (na maior parte apenas na classe alta).

5. Objetos também eram muitas vezes balançados na frente dos olhos de um bebê até que ele ficasse vesgo,  outra característica desejável pela nobreza.

6. As crianças eram nomeadas de acordo com o dia em que nasciam.

7. A medicina maia era realmente avançada. Eles suturavam feridas usando cabelo humano, preenchiam dentes, e ainda faziam próteses.

8. Alguns maias hoje ainda praticam sacrifício de sangue usando galinhas, mas o sacrifício humano felizmente não é mais praticado.

9. Os maias utilizavam analgésicos tirados de seu ambiente natural tanto para rituais religiosos (como drogas alucinógenas) quanto para a medicina (como anestésicos).

10. Assim como os astecas, os maias eram jogadores ávidos do “jogo de bola mesoamericano”. Quadras foram encontrados em todas as grandes cidades e o esporte era muitas vezes associado a decapitação e sacrifícios do time ganhador, que considerava uma honra tal ato.

11. Uma versão moderna chamada “Ulama” ainda é jogada hoje, mas a decapitação não é, obviamente, uma parte do jogo como antes.

12. Saunas e banhos de suor desempenhavam um grande papel na cultura maia. Eles acreditavam que as saunas ajudavam a aliviar as impurezas.

13. Embora o povo maia ainda esteja vivo hoje, o último estado maia auto-governante foi submetido à dominação espanhola em 1697.

Chichen Itza

14. As ruínas e pirâmides que você sempre vê nas imagens provavelmente são as de Chichen Itza, uma das maiores cidades maias. Ela foi recentemente comprada pelo governo de um proprietário privado.

15. Os prisioneiros, escravos e outros estavam preparados para o sacrifício ao serem pintados de azul e às vezes torturados. Eles eram, em seguida, levados ao topo de uma das pirâmides. Lá eles eram atacados com flechas ou tinham seu coração arrancado ainda batendo por um sacerdote do templo. Em seguida, rituais eram feitos.

16. Ao contrário da crença popular, os maias não tinham apenas um calendário e nenhum de seus calendários previu que o mundo acabaria em 2012.

17. Na verdade, eles tinham três calendários que funcionavam em ciclos. Um deles, o Haab, tem um ciclo de 365 dias, assim como o calendário gregoriano moderno. Os ciclos do calendário de contagem longa “zeram” aproximadamente a cada 2.880.000 dias, e esse ciclo acabaria em 2012, levando as profecias do fim do mundo.

74-610x360

18. Os maias tinham um dos sistemas de escrita mais avançados de qualquer civilização antiga e escreviam em quase qualquer coisa que pudessem encontrar, incluindo os seus edifícios.

19. Infelizmente, muitos de seus escritos foram perdidos durante a conquista espanhola, mas muitas obras encontradas no século XX e XXI foram recuperadas e traduzidas.

20. Como os astecas, os maias nunca usaram ferro ou aço. Suas armas eram feitas de obsidiana, ou rocha vulcânica.

21. Além de ter testas achatadas ou olhos cruzados, os nobres maias tinham narizes que eram construídos com massa dando-lhes uma forma de bico. Seus dentes também eram embutidos com jade.

22. Além dos sistemas babilônicos, os maias foram, talvez, a primeira civilização a usar explicitamente o número 0. Matemáticos indianos mais tarde se tornaram os primeiros a usá-lo como um valor matemático em cálculos.

116-610x360

23. Ninguém sabe como o império maia diminuiu. Muito antes dos espanhóis chegarem, muitas das grandes cidades já estavam abandonadas e em ruínas. Estudiosos acreditam que uma seca, fome, superpopulação, ou mudanças climáticas foram as responsáveis. [List25]

Fonte:http://misteriosdomundo.org/23-fatos-inacreditaveis-sobre-os-maias-que-vao-surpreender-voce/