ARTE INCRÍVEL : DESENHO DE JESUS FEITO COM UMA ÚNICA LINHA

447px-Claude_Mellan_-_Face_of_Christ_-_WGA14764

Desenho de Jesus feito com uma única linha


Existem uns trabalhos de arte que eu olho, olho e ainda assim não acredito. Isso acontece muito com obras antigas como pintores classicos e etc, mas eventualmente descubro uma ou outra coisa que me faz precisar reencaixar meu maxilar.
Um bom exemplo é esta obra aqui, que se resume a uma gravura de Jesus, feita com uma só linha. A arte inteira é feita somente da mesma linha, que vai girando numa espiral, alterando sua espessura e a distância entre as linhas para formar a imagem. Isso representa um colosso de paciência e habilidade que deve ter chocado muitas pessoas da época. Até porque isso foi feito em 1649, pelo gravador francês Claude Mellan.

Sem undo. Sem nenhum erro na linha! Qualquer soluço, qualquer coceira no pescoço, qualquer mínimo vacilo colocaria tudo a perder!
A obra, que esta exposta no Museu Britânico é muito mais impactante ao vivo do que reduzida na internet. Por conta da falta de resolução, não conseguimos visualizar a verdadeira VIA CRUCIS que deve ter sido fazer esta imagem. Nesse contexto, ser um desenho de Jesus até se justifica, muito embora eu ficaria igualmente boquiaberto com a capacidade desse cara mesmo se o retratado ali fosse o Hitler.
Opnamedatum:  2011-04-29
Opnamedatum: 2011-04-29
Claude_Mellan_-_Face_of_Christ_(detail)_-_WGA14765
É notável como a variação na pressão da linha consegue iludir nossa mente sobre a gradação da profundidade e do volume, graças a nossa imperfeição (ou não) cerebral de reconhecer padrões e fechar Gestalt.
Hoje pesquisando sobre esse cara, achei outro artista maluco cuja obra se relaciona intimamente com a do Claude Mellan.
A obra em espiral de Mellan é tão fenomenal que manteve-se popular através dos séculos. Impressões foram feitas por muitos anos após a morte do artista, e de certa forma, este desenho de Jesus é tão impressionante que ofuscou tudo o mais o pintor-gravador fez.
Assim, O Sudário continua a inspirar artistas ainda hoje. Em 2007 um compositor sueco chamado Leif Elggren conseguiu a proeza de gravar audio no desenho de Jesus feito por Mellan, tal qual ele fosse um disco de vinil!
“A fonte de som básica para este CD é a gravura de cobre” O Sudário de St Veronica ‘, gravada pelo artista francês Claude Mellan (1598-1688) em Paris 1649. Um retrato de Cristo gravada através de uma linha espiral contínua que começa no ponta do nariz.Um heliogravura que obtida de uma reprodução do século 19 de uma das impressões originais foi usada para fazer uma foto-gravura em cobre para obter uma réplica tão fiel quanto possível da chapa original. Esta placa foi reproduzido com um toca-discos especialmente construído e gravado no Firework Edition, Estocolmo, 17 de julho de 2007. “
dob044
Aqui podemos ver o LP com edição limitada. Elggren deu a Mellan a coautoria de seu projeto musical, de modo que ele é o único gravurista francês do século 17 autor de um disco!
R-1568189-1229036410

Aqui em baixo podemos ver a chapa de cobre usada para criar o LP:
R-1568189-1229036425

Não sei quanto a você, mas eu vibro muito com maluquices desse tipo!
Eu fiquei curioso para ouvir o que deve estar gravado no áudio do rosto de Jesus. Se você está curioso também, aqui tem o disco que custa 42 dolaresDei uma olhada no youtube sobre ele e ouvi uns sons meio loucos, experimentais e tal. Não duvido se o disco de Jesus for só um monte de ruídos estrambóticos.


Fonte: http://www.mundogump.com.br/desenho-de-jesus-feito-com-uma-unica-linha/#ixzz3gwp4m300
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial