SOBRE A INTELIGÊNCIA - J.KRISHNAMURTI

Animated wallpaper, screensaver 240x320 for cellphone

Sobre a Inteligência - J. Krishnamurti

"Examinemos esta questão devagar, pacientemente. Para descobrir. 
Descobrir não é chegar a uma conclusão. Não sei se vocês percebem a diferença. No momento em que vocês chegam a uma conclusão sobre o que é inteligência, deixam de ser inteligentes. 

Foi isso o que fez a maioria das pessoas mais velhas: chegaram a conclusões. Por isso, deixaram de ser inteligentes. Vocês descobriram, pois, uma coisa: que a mente inteligente é aquela que está aprendendo constantemente, sem jamais tirar conclusões.

O que é inteligência? A maioria das pessoas se satisfaz com uma definição do que é inteligência. Ou dizem: “Esta é uma boa explicação”, ou preferem sua explicação própria, pessoal. Mas a mente que se satisfaz com explicações é muito superficial e, por conseguinte, ininteligente. Vocês começaram a 
ver que a mente inteligente não é aquela que se satisfaz com explicações, com conclusões; não é, tampouco, a que acredita, porque a crença é, também, outra forma de conclusão. 

A mente inteligente é aquela que investiga, que observa, aprende, estuda. E o que significa isso? 
Que só há inteligência quando não há medo, quando vocês estão dispostos a se rebelarem contra toda a estrutura social a fim de descobrir o que é Deus, descobrir a verdade relativa a qualquer coisa.

Inteligência não é sapiência. Se vocês pudessem ler todos os livros do mundo, isso não lhes daria inteligência. 
A inteligência é coisa muito sutil; ela não tem ancoradouro. Surge quando vocês compreendem o processo total da mente — não a mente segundo certo filósofo ou professor, mas a própria mente de vocês. A mente de vocês é o resultado da comunidade inteira e, quando a compreendem, não necessitam 
de estudar um só livro, porque ela contém todo o conhecimento do passado. 

A inteligência, pois, surge com a compreensão de si mesmo; e só podem se compreender em relação com o mundo das pessoas, das coisas, e das ideias. Inteligência não é coisa adquirível, como a sapiência; ela surge quando há uma grande revolta, isto é, quando não há medo; e isso significa: quando há 
sentimento de amor, pois, quando não há medo, há amor.

Se você só está interessado em explicações, receio que irá achar que não respondi à sua pergunta. 
Perguntar o que é inteligência é coisa semelhante a perguntar o que é a vida.

vida é estudo e recreação, sexo, trabalho, disputa, inveja, ambição, amor, beleza, verdade; a vida é tudo, não é? Mas, vejam, a maioria de nós não tem paciência para prosseguir, séria e constantemente, nesta investigação."
J. Krishnamurti em A Cultura e o Problema Humano

Fonte:http://ventosdepaz.blogspot.com.br/2013/08/sobre-inteligencia-j-krishnamurti.html

Comentários