UM RETRATO DO HOMEM NEGRO NA ATUALIDADE - EXPOSIÇÃO DE SIDNEY AMARAL

  • Dor fantasma, Sidney Amaral
    Dor fantasma, Sidney Amaral
Um retrato do homem negro na atualidade




A partir de 25 de janeiro, os trabalhos de Sidney Amaral vão estar em cartaz em O Banzo, o amor e a cozinha de casa, no Museu Afro Brasil.
 
A obra de Sidney é uma tentativa de destrinchar o complexo cotidiano do homem negro na atualidade.
 
Seus desenhos e pinturas propõem metáforas visuais que o tornam complexos. Em “Dor Fantasma”, um primeiro olhar não é capaz de identificar o quê o personagem principal carrega.
 
Um visitante qualquer poderia dizer que  a figura assemelha-se a uma melância. Outro, mais ousada, apontasse à imagem do vazio dilacerado que deixa escapar vísceras por todos os lados.
 
Independentemente da resposta correta, o debate sobre a obra é interessante. Outro aspecto a ser discutido é a questão autobiográfica. Várias obras do artista são autorretratos.
 
“Uma parte expressiva dessa mostra é formada por autorretratos. Utilizo do meu corpo como representação de uma ideia de identidade, de memória; fragmentos de meu corpo repensado no objeto das casas”, explica o artista plástico.
 
Para Emanoel Araújo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil, Sidney é importantíssimo para compreensão da arte afro e da sociedade. “Sidney é o equilibrista em ação, discutindo o cotidiano de um homem negro numa sociedade, sempre disposta a se esquecer dos valores destinados a todos, sem exceção”.
 
O Banzo, o amor e a cozinha de casa segue aberta à visitação até 26 de março de 2015. A entrada é gratuita.
  • Museu Afro Brasil - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Ibirapuera, São Paulo
    + Ver mapa
  • terça à domingo: 10h às 17h..
  • Entrada gratuita.
  • 25/01/2015 a 26/03/2015











Fonte:http://www.obeijo.com.br/roteiro/museus__espacos_culturais/um_retrato_do_homem_negro_na_atualidade_25012015



Comentários