ESPIRITUALIDADE,COSMO E PLENITUDE : O QUE TÊM A VER COM OS ALIMENTOS BIODINÂMICOS ?

Biodinâmicos

Espiritualidade, cosmo e plenitude: o que têm a ver com os alimentos biodinâmicos?

Certamente você já conhece os alimentos orgânicos, ou porque já os consome ou por causa das matérias aqui mesmo do Universo Jatobá. Mas você já ouviu falar nos alimentos biodinâmicos? Eles prometem sabores que dão a sensação de uma experiência mais intensa e saudável, além de um modo de produção sustentável.
Fundador da Antroposofia, Rudolf Steiner é também responsável pela introdução do modelo agrícola de produção da biodinâmica. Na primeira metade do século XX, em 1924, Steiner proferiu oito palestras para agricultores falando sobre o tema da biodinâmica.
Segundo ele, “a única coisa que torna viável a vida física na Terra, é sem dúvida, a agricultura”. É a agricultura inclusive é “a atividade que mais foi afetada pela vida espiritual moderna”. Desta forma, a alimentação das pessoas foi prejudicada e os alimentos deixaram de ter elementos essenciais para o desenvolvimento humano pleno.
Assim como na agricultura orgânica, a biodinâmica não usa adubos químicos, venenos, herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios. A diferença é que essa prática agrícola procura a integração entre as várias atividades de uma propriedade, como horta, pomar, pastos, mananciais, criação animal e florestas nativas. Ou seja, o agricultor visa transformar sua produção em um organismo concluso e diversificado. Simples conceitos como adubar, por exemplo, tornam-se mais complexos na biodinâmica. Adubar seria semelhante a vivificar e tonificar o solo e não apenar dar nutrientes para as plantas.
Para os agricultores dessa vertente, o reino vegetal está diretamente ligado às forças cósmicas e, por isso, é um reflexo do que se passa no Cosmo. Para intensificar as relações entre Terra e Cosmo, a biodinâmica usa preparados homeopáticos feitos de minerais, esterco bovino e plantas medicinais, com o objetivo de fortalecer os alimentos.
Entre os princípios que norteiam essa forma de produção estão a cura da terra, a produção de alimentos com vitalidade, o respeito ao meio ambiente, ao agricultor e suas tradições e ao consumidor.
Presente em mais de 50 países, esse tipo de agricultura visa cultivar o meio ambiente e proporcionar uma alimentação saudável ao ser humano. No mundo inteiro, os produtos biodinâmicos levam a marca da Demeter, que garante uma cultura agrícola baseada nos campos culturais, espirituais, políticos e legais, econômicos e ecológicos.
No Brasil, é possível encontrar produtos do selo Demeter à venda. Alguns tipos de alimentos não são vistos por todo o ano no mercado, porque a biodinâmica respeita o sistema de produção e o ciclo de vida natural das plantas. “Nossos produtos são sazonais, mas de alto valor biológico, nutricional e vital”.
Via internet, é possível fazer compras pela Feira Biodinâmica e Orgânica. Em alguns mercados também são encontrados alimentos biodinâmicos, como vinho, café, arroz e açúcar. A marca Native, líder na exportação de açúcar orgânico, também está intensificando a produção na linha de biodinâmicos, com o açúcar Cristal Demeter. Além disso, em algumas redes de produtos naturais estão disponíveis alimentos da linha biodinâmica.
Agora que você já os conhece, pelo menos virtualmente, que tal provar e ver os benefícios dessa maravilha na prática? Você vai se sentir pleno e leve!
Parceria e matéria do site Universo Jatobá.
Logo Universo Satobá - Parceria

Fonte: http://vivoverde.com.br/parceriauj-espiritualidade-cosmo-e-plenitude-o-que-tem-a-ver-com-os-alimentos-biodinamicos/#sthash.dFSUK3Zd.dpuf

Biodinâmicos

Comentários