COMPREENDENDO O CONCEITO DE CARMA E DARMA OU KARMA E DHARMA

RODA-DE-SAMSARA-Ranakpur

O que é Carma e Darma ou Karma e Dharma

Se analisarmos o sentido hinduísta da palavra Dharma (ou Darma), veremos que tem uma conotação mais geral e abrangente, no sentido talvez de resumir a conquista à “salvação” ou a “ascensão aos céus” adquirindo Darma.
Acho um belo sentido.
Tentando falar de uma forma mais simples e objetiva sobre as Leis de Carma e Darma, resolvi criar este artigo.

Deixo claro que, aqui não existe nenhum dono da verdade (e nem quero ser), apenas tentarei esclarecer da maneira simples o que aprendi sobre Carma e Darma. E continuo aprendendo, sempre.
Ok?

BALANCA-JUSTICA-UNIVERSAL-DARMA-CARMA
Carma e Darma são duas Leis, entre tantas, do universo que interagem (e regem) 24 quatro horas por dia sobre todas as nossas ações.
Para simplicar como agem cada uma dessas leis, as palavras que me vêm a mente no momento são “crédito e débito”.
Ou seja, Darma é crédito (saldo) e Carma é débito (dívida).
Este crédito ou este débito são baseados em nossas atitudes diárias. Tudo que fazemos aqui no plantea Terra (plano físico ou terceira dimensão) e em qualquer outra dimensão ou mundo, ou plano espiritual (cada vertente dá-se um nome) todos estes atos ficam registrados e tem suas consequências.
Positivas ou negativas.

RODA-DE-SAMSARA-Ranakpur
A cada ato positivo, de bondade, solidariedade, compaixão, caridade, misericórdia e outros milhares pequenos ou grandes que causem o bem, adquirimos Darma (crédito).
E a cada ato negativo, de maldade, covardia, violência física ou mental, desonestidade, humilhação, crimes de toda sorte, falsidade, traição e outros milhares pequenos ou grandes que causem o mal, adquirimos Carma (débito).

O Carma e Darma também se dividem em espiritual (etéreo) e físico (material). Onde o espritual é quando a pessoa adquire mais consciência desperta se aproximando cada vez mais da Divindade. E o material é quando adquirimos bens materias de toda sorte, dinheiro, propriedades, etc.
Quem não já ouviu falar do ditado “É dando que se recebe”? Estas leis são assim quanto mais você dá mais você recebe. Se der o bem, o bem retorna, se der o mal, o mal terá.

Shoots_Further-CARMA-E-DARMA
Ligando estas leis à reencarnação (alguns chamam de “existências na Terra”), quanto mais Carma tivermos mais ficamos presos a este plano físico tridimensional, chamado também de Roda do Samsara.
E quanto mais Darma adquirimos, conquistamos a chance de um dia experimentarmos o que realmente vale a pena: o êxtase dos mundos superiores em outras dimensões (a salvação), não permitidas àqueles que nelas, não acreditam.
Podemos fugir das leis dos homens ou ludibriá-las, mas das leis cósmicas será que tem como fugir?
Simples assim.
Grande abraço!

Imagens:
en.wikipedia.org


Fonte:http://www.duniverso.com.br/o-que-e-carma-e-darma-ou-karma-e-dharma/

Comentários