QUANDO UM XAMÃ NA FLORESTA TROPICAL DA AMAZÔNIA SUPERA A MEDICINA OCIDENTAL

Quando um xamã na floresta tropical da Amazônia supera a medicina ocidental

Aqui está a sua escolha. São tratados por médicos norte-americanos, ou por um xamã no fundo da floresta amazônica. Parece uma decisão fácil, certo?Em sua conversa TED , que você pode assistir acima, etnobotânico Mark Plotkin conta essa história que pode mudar a maneira como você pensa:
Quatro anos atrás, eu machuquei meu pé em um acidente de escalada e eu fui ao médico. Ela me deu calor. Ela me deu frio.Ela me deu a aspirina, analgésicos narcóticos, anti-inflamatórios, injeções de cortisona. Não funcionou. Vários meses depois, eu estava na Amazônia Nordeste. Entramos em uma aldeia e o xamã disse "Você está mancando." E eu nunca vou esquecer isso enquanto eu viver. Ele me olhou nos olhos e ele disse: "Tire o seu sapato e dar-me o seu facão." Ele andou até uma palmeira e esculpido fora de uma samambaia, jogou-o no fogo, para aplicá-lo para o meu pé. Jogou-o em uma panela de água e tinha-me beber o chá. A dor desapareceu por sete meses. Quando ele voltou, fui ver o xamã novamente. Ele me deu o mesmo tratamento e eu fui curado por três anos agora.Quem você prefere ser tratado por?
  November 26

Here’s your choice. Get treated by U.S. doctors, or by a shaman deep in the 

Fonte:http://www.washingtonpost.com/blogs/innovations/wp/2014/11/26/when-a-shaman-in-the-amazon-rain-forest-outperforms-western-medicine/

Comentários