YOGA X PILATES : QUAL A MELHOR ESCOLHA ?

GISELE BÜNDCHEN E ALESSANDRA AMBRÓSIO SÃO ADEPTAS DA YOGA (Foto: Reprodução Instagram)

Yoga X Pilates: qual é a melhor escolha?

Entre tantas modalidades de exercício físico existentes, o yoga e o pilates parecem atrair duas tribos diferentes de adeptos. Confira então as especificidades de cada uma delas e descubra qual mais combina com você.


YOGA

Em entrevista ,britânica, Louise Hutchings, professora de yoga e diretora da academia Champneys, compartilhou informações sobre a técnica.

Benefícios

- Energiza
- Fortalece
- Acalma o sistema nervoso
- Aumenta a flexibilidade
- Aumenta a sensação de felicidade


Quem deve fazer?

"Há muitas variedades de Hatha yoga para escolher. Algumas são realmente físicas, algumas incluem exercícios de canto, e outros se concentram mais na respiração e meditação. Antes de começar uma aula, considere o que você quer conquistar com a yoga. Isso vai depender da sua saúde física, boa forma e até mesmo da sua personalidade. E procure experimentar diferentes estilos e professores, antes de se submeter à prática regular.”

"Ashtanga Vinyasa yoga é perfeita para quem deseja se concentrar em força e resistência, bem como trabalhar a flexibilidade e o equilíbrio. Yin yoga concentra-se em acalmar o corpo e a mente, mexendo com os músculos que aliviam a tensão. Por isso, é boa para iniciantes que querem conhecer as posturas lentamente. Já a Bikram yoga é para quem quer desintoxicar e adora suar! É perfeito para os tipos atléticos, que querem se aprofundar em posturas.”

Quem deve evitar?

"Qualquer um que tenha lesões na coluna vertebral, osteoartrite, osteoporose ou quaisquer outros problemas físicos devem evitar os tipos mais dinâmicos, incluindo Ashtanga Vinyasa. Por isso, é muito importante conversar antes com o professor e descobrir se aquela modalidade é adequada. Se você tiver uma lesão ou contraindicação médica, opte pela yoga mais suave ou pela yoga terapêutica, que é uma excelente maneira de fortalecer, melhorar a flexibilidade, acalmar e energizar.”
ISIS VALVERDE E IZABEL GOULART PRATICAM PILARES REGULARMENTE (Foto: Reprodução Instagram)
REGULARMENTE 
(Foto: Reprodução Instagram)


PILATES

Aqui, quem esclarece as dúvidas é Lynne Robinson, cofundadora do estúdio britânico Body Control Pilates.

Benefícios

- Melhora a postura
- Respiração mais eficiente
- Silhueta enxuta e músculos tonificados 
- Melhora o equilíbrio e a coordenação
- Melhora as articulações
- Melhora a força e a flexibilidade

Quem deve fazer?

"Normalmente, as pessoas mais adequadas para a modalidade são aquelas que procuram por treinos mais estruturados. Pilates é uma disciplina e isso provavelmente diz tudo. Ele exige compromisso e prática regular para que os benefícios sejam conquistados. Os exercícios de pilates são mais lentos, feitos com poucas repetições – para que a execução seja impecável – 
e com foco na respiração, que dita o ritmo dos movimentos. Enquanto o yoga trabalha o corpo como um todo, o pilates trabalha partes específicas individualmente com a ajuda de aparelhos."

Quem deve evitar?

"Qualquer um que seja impaciente e esteja à procura de uma solução rápida vai se decepcionar. Existem algumas condições médicas para as quais o pilates pode não ser adequado, razão pela qual um professor bem qualificado sempre exigirá um atestado médico.”

Fonte:http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2014/09/yoga-x-pilates-qual-e-melhor-escolha.html

GISELE BÜNDCHEN E ALESSANDRA AMBRÓSIO SÃO ADEPTAS DA YOGA (Foto: Reprodução Instagram)

Comentários