QUAIS SÃO OS LUGARES SAGRADOS DE JERUSALÉM?

jerusalem

Quais são os locais sagrados de Jerusalém?


BASÍLICA DO SANTO SEPULCRO
Construída onde acredita-se ser o local da ressurreição de Jesus, é o lugar mais importante para os cristãos. Lá está uma tumba com a pedra em que o corpo de Cristo teria sido colocado. Construída no século 4, foi destruída no século 11 pelo califado que governava a cidade, reerguida e ampliada no século 12.
Jerusalém registrou só em 2010 a visita de mais de 3,5 milhões de turistas. O Rio de Janeiro, 1,6 milhões.


A CIDADELA
Também conhecida como Torre de Davi (os bizantinos erroneamente a chamavam de Palácio do rei Davi).Construída no século 2 a.C.e aprimorada nos séculos 1, 15 e 16 d.C., a Cidadela foi usada como meio de defesa, aguentando as investidas dos soldados do papa Urbano II durante a Primeira Cruzada.


SINAGOGA DE RAMBAN
Primeira grande sinagoga da cidade, erguida 500 anos após os judeus serem expulsos. Ficava perto do monte Sião, mas mudou para a localização atual por volta de 1400. Em 1599, deixou de ser uma sinagoga a mando dos otomanos que controlavam Jerusalém. Voltou a ter a função em 1967, com Israel obtendo o controle da Cidade Velha.

MONTE SIÃO
Colina próxima ao monte dasOliveiras, embora o nome Sião também seja associado à própria Jerusalém e à ideia da Terra Prometida. Lá fica a Abadiade Hagia-Maria, construída sobre o lugar em que a mãe de Jesus teria morrido. Também estão no monte o edifício onde teria ocorrido a Última Ceia e a suposta tumba do rei Davi.


VIA DOLOROSA (ou Via sacra)




É um percurso pelas ruas da cidade com 14 “estações”, que representam as etapas da crucificação de Jesus. A primeira marca sua condenação e as demais simbolizam o caminho até o Calvário, onde teria morrido. As quatro últimas estão dentro da Basílica do Santo Sepulcro. São simbólicas: não há precisão geográfica (ou histórica). Os locais já até mudaram algumas vezes.


DOMO DA ROCHA
Fica na Mesquita de Omar, finalizada em 691, e tem o domo coberto de ouro. É o terceiro lugar mais sagrado do islamismo, depois de Meca e Medina. A tal rocha fica no centro da mesquita e é, segundo a tradição islâmica, o lugar de onde Maomé ascendeu ao céu. Para os judeus, é onde Abraão foi ordenado a sacrificar seu filho Isaac.


MONTE DAS OLIVEIRAS
Segundo a Bíblia, foi o local para onde Jesus teria ido após a Última Ceia. Lá fica o jardim de Getsêmani, onde Cristo foi traído por Judas, e a Mesquita da Ascensão, construída onde ele teria ascendido para os céus. Para os judeus, é neste local que o Messias retornará no dia do Julgamento.

MURO DAS LAMENTAÇÕES
O lugar sagrado do judaísmo é parte do Templo de Salomão, destruído pelos babilônios, reconstruído no século 1 a.C. e destruído de novo em 70 d.C. pelos romanos. Sobraram quatro muros – o das Lamentações é o maior, com 57 m. No século 18, surgiu o hábito de colocar papéis com pedidos em suas fendas.

por Victor Bianchin | Edição 119

FONTES Eyewitness Travel: Jerusalem, Israel,Petra Sinai, vários autores, site oficial de Jerusalém; CONSULTORIA Cleo Ickowicz, diretora do Ministériodo Turismo de Israel no Brasil

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-locaissagrados-de-jerusalem

Comentários