PENA DE MORTE É PRÁTICA PRIMITIVA SEGUNDO A ONU - CONHEÇA OS MÉTODOS BÁRBAROS DE ANIQUILAMENTO

Foto: Mehdi Hasan Khan (Wikipédia/Creative Commons)









Foto: Mehdi Hasan Khan (Wikipédia/Creative Commons)

A aplicação da pena de morte é uma prática “primitiva” para a qual não há espaço no século 21, disse o vice-secretário-geral da ONU, Jan Eliasson. A declaração foi feita nesta quinta-feira (25) durante o evento intituladoDeixando a pena de morte para trás: Liderança nacional, realizado paralelamente à Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
O objetivo do encontro é promover uma pressão nos líderes mundiais para definir um caminho que leve à completa abolição da pena de morte e avançar em direção a uma agenda judicial mais progressista em seus respectivos países.
“Estamos vendo um progresso substancial para a abolição universal da pena de morte”, disse Eliasson, acrescentando que “a ONU representa o direito à vida”.
Para o vice-secretário-geral, a aplicação da pena de morte priva as pessoas de suas vidas “de forma arbitrária e cruel” e a própria prática é “injusta e incompatível com os direitos humanos”.
“Pedimos que vocês mostrem uma liderança baseada em princípios sobre a questão da pena de morte”, disse Eliasson aos participantes. “Privar uma pessoa de sua vida é incompatível com o século 21. Vamos acabar com a pena de morte. Ao fazê-lo reafirmamos a fé na vida humana.”

Que tipos de pena de morte são usados atualmente?

Apedrejamento
Como mata: A vítima é envolvida dos pés à cabeça em um tecido branco e colocada numa vala. Como em geral é aplicada em crimes de honra praticados por mulheres de países mulçumanos, os carrascos são homens – membros da família e da comunidade local. Eles fazem um círculo em volta  da vítima e pegam pedras, que não devem ser muito grandes (para evitar desmaios rápidos). Todo o ritual é conduzido para assegurar uma morte lenta e dolorosa. Quem começa o ritual é o juiz da sentença, seguidos pelos jurados e pelo público.
Como morre: As pedradas geram um monte de traumas por todo o corpo  do condenado, mas a morte geralmente se dá pelas pedradas na cabeça – que provocam fortes hemorragias intracranianas. Entre a primeira pedra atirada e a morte da vítima, costuma transcorrer mais de uma hora.
Grau de sofrimento: Máximo.
Onde é aplicada: Irã, Nigéria, Paquistão, Arábia Saudita entre outros países.
Fuzilamento
Como mata: Um pelotão de fuzilamento fica disposto a cerca de 6 metros de distância da vítima e dispara simultaneamente tiros de armas de fogo contra ela, que é vendada e tem seus pés e mãos amarados. A posição de morte pode ser sentado ou em pé. Nenhum membro do grupo armado pode deixar de atirar. É muito aplicada em execuções de crimes de guerra – até países que não aplicam pena de morte em outras circunstâncias, como o Brasil, prevêem o fuzilamento militar.
Como morre: Pelo fato de os tiros partirem de diversas direções e alturas,a vítima sofre lesões em vários orgãos do corpo ao mesmo tempo. A morte se dá por hemorragia ou por lesão direta pelo projétil no sistema nervoso central, no caso de uma bala atingir a cabeça de imediato. O condenado leva cerca de dois minutos para morrer.
Grau de sofrimento: Médio.
Onde é aplicada: EUA, China, Somália, Taiwan, Uzbequistão, Guatemala, Vietnã, entre outros países.

Cadeira Elétrica
Como mata:  O condenado tem o corpo todo depilado (para evitar pêlos em chamas). Ele é preso com cintas na cadeira. Eletrodos com esponjas embebidas em solução salina são ligados às pernas e a cabeça – para fechar o circuito – e um capaçete de metal é colocado no crânio para conduzir corrente elétrica. O prisioneiro é então vendado. Pelo menos dois choques de 500 a 2 mil volts são aplicados durante cerca de 30 segundos. Se o condenado sobrevive, o processo é repetido quantas vezes for necessário.
Como morre: As descargas interrompe funções vitais, como o controle dos batimentos cardíacos e do ritmo respiratório – e também deixa o condenado inconsciente. No momento do choque, todos os músculos do corpo da vítima se contraem e ocorre arritmia e parada cardíaca.
Grau de sofrimento: Variável. Se a morte ocorrer no primeiro choque, o sofrimento é médio. Se for preciso mais de uma descarga elétrica, o consenado sofre muito.
Onde é aplicada: Nos EUA.
Forca
Como mata: Primeiro. é feito um ensaio com um saco de areia do mesmo peso do condenado para saber que comprimento da corda causará uma morte rápida. Se ela for longa demais, poderá arrancar a cabeça. Muito curta, pode causar asfixia, o que prolonga a agonia por até 20 minutos. A corda é fervida e torcida para que não enrole ou fique torta. O nó é lubrificado com sabão para garantir o deslizamento. Um alçapão é aberto sob o prisioneiro, que cai e fica pendurado pela corda no pescoço.
Como morre: Há dois tipos de morte por enforcamento. Quando a corda que prende o condenado é loga, ocorre fratura das vértebras cervicais e lesão da medula espinhal. Nesse caso, a morte se dá em menos de um minuto. Na morte por asfixia, demorada, há convulsões – e o prisioneiro urina e defeca.
Grau de sofrimento: Baixo (em condições normais) à alto (em caso de corda muito curta).
Onde é aplicada: EUA (apesar de ainda ser prevista em lei, não é usada desde 1996), China, Guatemala, Iraque, entre outros países.

Injeção Letal
Como mata: A primeira etapa da execução é amarrar o condenado à uma maca. Depois, um membro do comitêde execução põe sensores de batimentos cardíaco em seu  corpo. Duas sondas são inseridas em veias dos braços. Uma injeta soro fisiológico, que depois será substituído por veneno. A outra so é acionada em caso de falha no sistema principal. Quando a execução é autorizada, a sonda injeta um sedativo. O condenado dorme, recebe curare e, por fim, cloreto de potássio (KCl).
Como morre: Quando recebe o curare, o corpo da vítima sofre paralisia em todo o sistema muscular, incluindo o diafragma – músculo responsável pela respiração -. Após a injeção do cloreto de potássio (KCl), há a parada cardíaca e a morte. O tempo médio para o falecimento varia de 5 à 7 minutos, embora o procedimento todo dure uns 45 minutos.
Grau de sofrimento: Mínimo.
Onde é aplicada: EUA – 37 dos 38 estados que tem pena de morte usam esse tipo de execução -, China e Guatemala, entre outros países.

Decapitação
Como mata: Nos países em que ainda é praticado, o método ultiliza a espada para matar. O condenado é geralmente vendado e pode ficar sentado ou deitado. Quando apenas um golpe de espada é suficiente para decapitar a vítima, ela perde a consciência em segundos. No entanto, devido ao fato de os músculos e as vértebras do pescoço serem rijos, a decapitação pode exijir mais espadadas.
Como morre: A morte ocorre porque a medula espinhal, que abriga células que transmitem impulsos vitais do cérebro para os orgãos, é cortada. Assim, batimentos cardíacos e respiração cessam instantaneamente, e a consciência dura menos de 3 segundos.
Grau de sofrimento: Mínimo,se o carrasco mandar bem e cortar a cabeça num só golpe. Cada espadada extra aumenta o sofrimento.
Onde é aplicada: Arábia Saudita, China, Guatemala e Iraque.
- N.T. Ainda bem que eu não moro em nenhum desses países :] -

Fonte:http://tedioon.wordpress.com/2010/07/28/que-tipos-de-pena-de-morte-sao-usados-atualmente/

Comentários